21/01/2014

7.396.(21jan2014.8.8') Programação do CTA João d'Oliva Monteiro...até final de março...Como estamos longe do Contra Regra trimestral, atempado...

Há uma clara desproporção entre o que se investe 50 mil
 com o que se gasta de despesas correntes:
O Programador custa com IVA perto dos 25 mil euros anuais!!!
**
Ainda estão a decidir que forma vai ter a nova agenda cultural
**
Porque não noticiaram que o CCCela vai dia 25 apresentar os seus 15 anos?
***

via
 https://www.facebook.com/cineteatroalcobaca
e  tintafresca.net
Programação do 1º trimestre anunciada esta 2ª feira
    Câmara Municipal relança programação
    do Cine-Teatro de Alcobaça
      
                                Inês Silva e Rui Morais
     A programação do Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro para o primeiro trimestre de 2014 foi apresentada em conferência de imprensa no dia 20 de janeiro, no Pequeno-auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, por Inês Silva, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Alcobaça e Rui Morais, programador artístico. Teatro como “A Loucura dos 50” e “Como queiram”, de William Shakespeare, música com os Anjos – Acústico, e dança com Companhia de Dança de Almada, entre outros fazem parte da programação até final de março. O orçamento anual é de 50 mil euros.
       Inês Silva adiantou que a autarquia pretende “revalorizar o papel do Cine-Teatro, trazer bons espetáculos e voltar a ter uma programação regular. Vamos procurar recuperar a agenda do Cine-Teatro, apostar na comunicação”, explicou.
       A vereadora revelou que o orçamento anual do Cine-Teatro é de 50 mil euros e que o objetivo passa por “apresentar uma programação muito diversificada” que atinga vários públicos. Inês Silva considera importante “trazer nomes nacionais, mas também dar espaço aos grupos locais, que também têm o seu lugar e que são importantíssimos no concelho”. A autarca recordou que sendo o Cine-Teatro “um espaço muito importante no concelho, gostaríamos de o ver valorizado e de preferência sempre de casa cheia”.

       Por seu turno, Rui Morais confirmou que o objetivo é que “o Cine-Teatro tenha sempre muito público”, por isso “apresentamos uma programação variada por forma a chegar a todos os públicos”. O programador recordou que “Alcobaça ao longo destes últimos anos, com maior ou menor investimento, tem tido muita programação cultural”, embora não muito regular.

       Assim, o objetivo passa por “recuperar uma regularidade ao nível programático sobretudo no que diz respeito à comunicação”, explica Rui Morais, pelo que “muito em breve estaremos em condições de apresentar a programação para o segundo trimestre”. O programador afirmou ainda que irá ser lançada uma agenda programática nas próximas semanas, estando ainda a estudar-se qual o nome e a periocidade da mesma.

       Em relação ao orçamento, Rui Morais admite que “é um orçamento bastante razoável”, mas que o fundamental foi “haver uma estabilidade”, porque “mais importante do que ter 50 ou 60 mil euros é ter estabilidade e saber que não vai haver mudanças ao longo do ano”, o que torna mais fácil a contratação dos espetáculos.

       De realçar, na programação, o primeiro espetáculo, já no dia 1 de fevereiro com a peça de teatro “Como Queiram”, de William Shakespeare, com encenação de Beatriz Batarda. Um espetáculo com a co-produção de Arena Ensemble, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional São João e Oficina/Centro Cultural de Vila Flor, mas que passará também por Alcobaça.

       Para abrir o apetite para a programação do 2ºtrimestre de 2014, Inês Silva destacou já o 1º festival de Teatro do Concelho de Alcobaça, que se realiza nos dois primeiros fins-de-semana de abril, em vários locais do concelho, e que é uma organização do Grupo de Teatro “Os Gambuzinos”.

       Programação 


    1 de fevereiro, 21h30
    Teatro – “Como Queiram” de William Shakespeare, encenação de Beatriz Batarda

    15 de fevereiro, 22h
    Música – Anjos – Acústico
    Especial Dia dos Namorados

    22 de fevereiro, 21h30
    Música – Concerto de encerramento da Semana Aberta da Academia de Música de Alcobaça

    26 de fevereiro, hora a designar
    Teatro para crianças e jovens
    “ A Caminhada dos Elefantes, de Inês Barahona e Miguel Fragata

    8 de março, 21h30
    Dança - “La Ligne de Vie” pela Companhia de Dança de Almada
    Especial Dia Internacional da Mulher

    22 de março, 21h30
    Teatro/ Comédia – “A Loucura dos 50”, com Joaquim Nicolau, António Melo, Almeno Gonçalves e Fernando Ferrão

    23 de março, 18h
    Música – Banda Sinfónica de Alcobaça
    Concerto de Abertura da Temporada 2014
    30 de março, 16h30
    Teatro para crianças e famílias
    “Gato Berlioz – À Descoberta da Música do Mundo na… América Latina”

       Para mais informações:https://www.facebook.com/cineteatroalcobaca

       Mónica Alexandre
    20-01-201
    *********
    via beneditafm

    Câmara e grupo de teatro “Os Gambuzinos” organizam Festival de Teatro em Abril

    Jan 23rd, 2014 | By  | Category: Cultura
    O Cine-Teatro de Alcobaça deverá receber um festival de teatro organizado pelo município em colaboração com o grupo de teatro “Os Gambuzinos” da Benedita em abril.
    O anúncio foi feito na sessão pública de apresentação do programa daquele espaço cultural, apontando a vereadora da cultura para os dois primeiros finais de semana como datas prováveis para a realização do certame.
    O festival deverá passar para além de Alcobaça, pela Benedita, podendo ainda passar pela freguesia de São Martinho do Porto.
    Este festival fará parte da programação do Cine-Teatro para o segundo trimestre do ano. Ainda nesta sessão pública foi anunciado um orçamento de 50 mil euros para 2014, um valor “razoável” segundo o programador Rui Morais, referindo ainda que o mais importante do ponto de vista da organização, é que o valor esteja fixado com antecedência.