25/03/2014

7.714.(25mar2014.17.5') Parque Eólico em Portela do Pereiro...2007 aprovada em AFreguesia...1ª pedra...novembro pronto

em construção
Chefe Silva coloca perguntas no Facebook
Eólicas, volto a este tema primeiramente com um esclarecimento para quem se tem sentido incomodado, o que me move em relação e este assunto tal como a outros que se teem passado nesta freguesia, é a falta de esclarecimento, aqui não pode continuar a ser a republica das bananas, não se podem tomar decisões que teem implicação na vidas das populações sem se dar ouvidos a ninguém, a eleição para a junta de freguesia dá poderes, mas também responsabilidades, o impacto visual na serra será para sempre afectado, a vida das aves que ali nidificam é afectada, o impacto sonoro é significativo, a nível dos solos, as vibrações provocadas podem ter implicações nos níveis freáticos, enfim a nível local, não consigo ver nenhuma vantagem, as únicas vantagens que consigo ver são para os investidores, daí a minha preocupação e as minhas perguntas que gostaria de ver respondidas por quem de direito.1- a quem realmente pertence os terrenos onde vão ser implantadas? 2- que vantagens entendeu a junta este investimento trazer para a freguesia? 3 - o dinheiro das rendas revertem para quem e onde será investido? 4- por quantos anos é celebrado o contrato ? 5-Que contrapartidas haverá para as populações locais ? É assim tão complicado responder a isto??? Aproveito para informar que haverá no próximo Sábado uma visita guiada ao local da implantação das eólicas promovida pelo Sr. Presidente da junta... Infelizmente só para convidados...pode ser que alguém se digne esclarecer, e já agora se o PS uma vez que agora tambem pertence ao elenco se se dignar esclarecer-me eu agradeço...até lá vou continuar a perguntar !!!
***
O que já encontrei:
5.023.
sobre baldios...http://uniralcobaca.blogspot.pt/2011/10/50234out201111h24-baldios-artigo-do.html
***
5.786.
reunião de câmara de 15.6.2012
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2012/06/578612junho20121242-ordem-de-trabalhos.html
retiro este excerto:
(OBRAS PARTICULARES) 8.
------ PROCESSO DE LICENCIAMENTO DE OBRAS – FREGUESIA DE ÉVORA
DE ALCOBAÇA – INFORMAÇÃO---------------------------------------------------------------
------ PROC. N.º 19/2012 – Requerente: Parque Eólico do Norte dos Candeeiros,
Limitada-JFreguesia de Évora faz 1 escritura com a ENERBAÇA (Paulo Mateus é o administrador...PJ de Cela). A ENERBAÇA tinha direito a vender e vendeu a Parque Eólico do Norte dos candeeiros Lda... Dr. Nuno Costa fundamenta. A questão da propriedade e quem administra. Se aparecerem compartes. Quis avivar o histórico do eólico em Alcobaça. Intermediário...Perguntei pelo dirimir em Tribunal da Junta da Benedita com a Câmara...PARQUE EÓLICO DA BEnedita quando deu e dá de receita? 
A Câmara cumpre o que a DGEnergia e a lei confere...Houve tentativa de conciliação entre Câmara e JFBenedita mas é impossível chegar a acordo...A Câmara recebeu 1,5M€ no contrato e recebe 2,5% do facturado da energia produzida o que dá cerca de 27 mil euros x mês de receita à câmara.
***
via benedita.fm

Obras do Parque eólico de Évora de Alcobaça retomadas em julho

Mar 25th, 2014 | By  | Category: DestaqueInformação
Quatro novos aerogeradores deverão começar a trabalhar em novembro deste ano na Portela do Pereiro. As obras serão retomadas em julho adiantou à Benedita FM, Joaquim Pego, presidente da junta.
O projeto de implantação das estruturas tem estado suspenso devido a trabalhos de conservação da Gralha, ave típica da Serra de Aire e Candeeiros que está em vias de extinção e cujo habitat é afetado pelos aerogeradores.
Esta poderá ser segundo o presidente da Junta de Évora de Alcobaça uma nova fonte de receita para a freguesia eborense.
Recorde-se que no concelho existem parques eólicos na Benedita e na Cela desde 2006. Benedita conta com 11 aerogeradores com 3megawatts. No caso da Cela 1 aerogerador com 2megawatts.