13/03/2015

6.796.(14mar2015.11.11") Dia Mundial do Sono

a importância de dormir
sonhar...
***
2018
16mar
No dia 16 de março comemora-se o Dia Mundial do Sono, data com a qual se pretende sensibilizar a população para a importância do sono na saúde e bem-estar e ainda alertar que a qualidade de vida dos que têm perturbações do sono pode — e deve — ser melhorada.

A Associação Portuguesa do Sono (APS), uma associação sem fins lucrativos que tem por fim todas as ações que visem a investigação, desenvolvimento e divulgação dos temas relativos ao estudo do sono e das suas perturbações, volta a associar-se a esta iniciativa, com a dinamização de várias atividades, com destaque para a criação de um pequeno vídeo informativo e de sensibilização da população em geral.

O tema do Dia Mundial do Sono de 2018, proposto pela World Sleep Society, é “Dê importância ao sono, cuide dos seus ritmos, desfrute a vida”, com o qual se pretende dar projeção à atribuição do Prémio Nobel da Medicina, no ano passado, a três investigadores americanos que estudam os ritmos circadianos.

Ritmos circadianos são oscilações biológicas, de aproximadamente 24 horas, fundamentais para todas as células e seres vivos. Estas oscilações são condicionadas por estímulos como a luz/noite, temperatura, oxigénio e até exercício físico e alimentação. Muitos dos nossos processos fisiológicos variam também ao longo dessas 24 horas, desde os ciclos de sono, produção de hormonas ou a temperatura corporal.

Estas variações cíclicas, que ocorrem no nosso organismo ao longo do dia, estão sincronizadas com o meio ambiente e essa sincronização é crucial para a nossa saúde e bem-estar. Neste sentido, o mau funcionamento dos relógios biológicos está associado a várias patologias do sono, assim como ao desenvolvimento de doenças como a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares ou até cancro.

O vídeo produzido pela APS para assinalar o Dia Mundial do Sono em 2018 tem como objetivo principal alertar a população para este relógio circadiano e a importância de atender aos seus ritmos para conseguir um vida saudável. À semelhança do ano passado, a APS está a tentar assegurar que o pequeno filme de sensibilização seja divulgado em hospitais, centros de saúde e outros prestadores de cuidados de saúde, na rede de farmácias e em redes sociais.
O desafio da Associação Portuguesa do Sono é que acertemos o relógio neste dia e consigamos um melhor sono para todos.
https://www.apsono.com/index.php/pt/eventos/eventos-apsono/214-dia-mundial-do-sono-2018
***
uns dizem que é a 13 de março
outros a 14
e outros a 15 de março

https://www.apsono.com/index.php/pt/eventos/eventos-apsono/41-contributos-da-psicologia-na-medicina-do-sono
***
http://www.justnews.pt/noticias/dia-mundial-do-sono-jornal-alerta-para-as-regras-de-higiene-do-sono/#.VQIr-XysVVI

Dia Mundial do Sono: jornal alerta para as «regras de higiene do sono»

No Dia Mundial do Sono, que se assinala a 13 de março, vão ser distribuídos, nos hipermercados e parafarmácias do Grupo Auchan, 50 mil exemplares de um jornal gratuito, que visa alertar para as principais consequências e fatores de risco associados à privação do sono, bem como prestar conselhos para uma rotina de sono tranquila.

Esta ação de sensibilização, organizada com o apoio da BIAL e em parceria com o Grupo Auchan, conta com os contributos de Teresa Paiva, neurologista e uma das maiores especialistas portuguesas na área do sono, e do presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Vítor Oliveira.

"O sono, principalmente na sua fase REM, é um equilibrador do humor e das emoções, recupera o corpo e a memória, estimula a criatividade e consolida a aprendizagem”, afirma Teresa Paiva.

A especialista explica que “a nossa noite é uma fonte de aprendizagem. Durante o sono, processamos e reformulamos as nossas emoções e podemos ter experiências sem riscos. A noite é, através do sonho, uma forma de experimentação sem risco e isto é muito importante para a sobrevivência”.

Além de se referir à "verdadeira caixa de Pandora" que é a atividade cerebral durante o sono, Vítor Oliveira salienta, no jornal, o "justo prestígio" alcançado por Teresa Paiva, que "extravasa largamente os meios médicos, propagando-se pelo público em geral, mercê das obras de divulgação publicadas e da intervenção nos meios de comunicação, com o fim de dar a conhecer as regras de higiene do sono, visando a promoção da qualidade de vida da população".
***

07:19 12.03.2015

Linha do Sono lançada sexta-feira para ajudar portugueses a lidarem com a insónia

http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/sono/2015-03-12-Linha-do-Sono-lancada-sexta-feira-para-ajudar-portugueses-a-lidarem-com-a-insonia
***
23mar2009
a qualidade de vida passa por dormir e sonhar bem... até há 1 associação
http://www.apsono.com/

e o link do teste à qualidade do sono
http://www.apsono.com/pt/sono.html
Vejam a notícia que retirei do Sol digital
"....Segundo explicou ao SOL a presidente da APS, Marta Gonçalves, ao colocar este teste «reconhecido internacionalmente» na Internet, a associação pretendeu criar «uma maneira simples de os portugueses avaliarem a qualidade do sono de uma forma genérica».
Através deste teste, cujas questões são baseadas no inquérito internacional Pittsburgh Sleep Quality Index, é possível determinar se o utilizador tem bons hábitos de sono ou se, pelo contrário, as noites mal dormidas estão a prejudicar a sua saúde.
Marta Gonçalves considera que esta iniciativa pode ajudar os portugueses a ter mais atenção ao seu sono «porque as próprias perguntas alertam para aspectos que as pessoas não costumam valorizar no seu sono».

«O objectivo é também que se comece a falar mais no sono e como é importante no nosso bem-estar», conclui.