18/03/2015

7.293.(18mar2015.7.7') A conquista do espaço. Feitos da Astronáutica

 ***
20jul2019...
50 depois...
 20jul1969...o ExtraordináRIO feito dos EUA...12 homens caminharam na lua: Neil Armstong ("É um pequeno passo para o Homem, um salto de gigante para a Humanidade."(...Edwin "Buzz" Aldrin...foi na Apolo 11...Tb lá seguia Michael Collins que não saiu da Apolo11...2.ª viagem: Charles Pete Conrad...Alan Bean...3.ª: Alan Shepard (deu 2 tacadas em 2 bolas de golfe...)...4.ª: David Scott/James Irwin (conduziram o veículo lunar Rover Apolo 15)...jul1971...5.ª: John Young/Charles Duke (Apolo 16, Abril 1972)...6.ª: Eugene Cernan/Harrisos Schmitt (Apolo 17/dez1972)
*
EUA planearam que até 2024 voltam lá com 1 Homem e uma Mulher
*
Rússia e China até 2030...
*
A China tem um robô a explorar o lado escuro
***
(16jun2019)

16 de Junho de 1963: Primeira viagem espacial de uma mulher, a astronauta Valentina Tereshkova

Valentina Vladimirovna Tereshkova (Maslennikovo, 6 de Março de 1937) foi a primeira cosmonauta da história e a primeira mulher a ir ao espaço, em 16 de Junho de 1963.

Em 1962, ela foi admitida como cosmonauta, junto a mais quatro mulheres, sendo a única que acabou indo ao espaço. Valentina era especialista em paraquedismo, considerado condição fundamental para o voo, já que a nave Vostok operava automaticamente, dispensando pilotagem, mas o ocupante era ejectado dela após a reentrada, pousando com um pára-quedas pessoal.

Em Junho de 1963, a União Soviética colocou duas naves simultaneamente no espaço, sendo que a primeira foi conduzida por Valery Bykovsky, que bateu o recorde de resistência no espaço, quando completou uma missão de cinco dias. Valentina voou na nave Vostok 6, lançada de Baikonur a 16 de Junho, tornando-se a primeira mulher no espaço. Ela completou 48 órbitas ao redor da Terra, no total de 71 horas, quase três dias.

Valentina teve problemas na descida. Quando ejectada da Vostok VI, esteve próxima de cair dentro de um lago, e ela narra nas suas memórias que se isso acontecesse talvez não conseguisse sobreviver, sem forças para nadar até à borda. Mas um forte vento mudou a direcção do pára-quedas e Valentina caiu em terra. Mesmo assim, o impacto foi forte e ela ficou com uma grande mancha roxa no nariz, que bateu no capacete, sendo obrigada a usar  maquilhagem bastante forte nos dias seguintes quando realizou várias aparições públicas oficiais.

Ao realizar o primeiro voo espacial feminino, Valentina recebeu as duas principais condecorações do país, Herói da União Soviética e a Ordem de Lenine. Ela também foi presidente do comité das mulheres soviéticas e tornou-se membro do Soviete Supremo.
wikipedia (Imagens)



Ficheiro:Soviet Union-1963-Stamp-0.10. Valentina Tereshkova.jpg

Selo da URSS em homenagem a Valentina  Tereshkova
 https://www.youtube.com/watch?v=y20e0zpWoxY
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/06/16-de-junho-de-1963-primeira-viagem.html?spref=fb&fbclid=IwAR1HnvfAeKJggVKjeroQRj8tY0YooadpRIvVI6owKDNVpx0jI6kW0cuHQc0
***
avante 21dez2017
escrito pelo Gustavo Carneiro
Sputnik 2, Laika e a superioridade do socialismo
Fez por estes dias 60 anos que a cadela Laika, a bordo do Sputnik 2, se tornou no primeiro ser terrestre a orbitar o planeta. Este extraordinário feito seguiu-se a outro, igualmente alcançado pela União Soviética: o lançamento do primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik 1. Estava-se nos últimos meses de 1957.

Os meses e anos que se seguiram foram marcados por uma impressionante sucessão de realizações no campo da exploração espacial por parte da União Soviética: em Maio de 1958 é colocado em órbita o primeiro laboratório de investigação espacial, o Sputnik 3; no ano seguinte, a sonda Luna 2 atinge a superfície da Lua e a sua sucessora, a Luna 3, obtém imagens do lado obscuro da Lua, invisível a partir da Terra; em 1960 é criado o primeiro centro de treino de cosmonautas.

A 12 de Abril de 1961, exactamente dois meses após a missão Venera 1 ter aberto o caminho para Vénus, Iuri Gagárine (cidadão soviético de origem camponesa) torna-se no primeiro homem no espaço: durante 108 minutos, a nave Vostok 1, com o major de 27 anos lá dentro, circunda a Terra, regressando em segurança. Em 1963, Valentina Tereshkova é a primeira mulher cosmonauta e dois anos depois Alexei Leonov protagoniza o primeiro passeio em espaço aberto, de 12 minutos.

Soviéticos foram ainda os primeiros aparelhos a aterrar suavemente na Lua, Vénus e Marte, as primeiras transmissões televisivas da superfície lunar e as pioneiras explorações do seu solo e ainda a primeira estação espacial. Estes e outros feitos permitiram aos soviéticos, e através deles a toda a Humanidade, ampliar o conhecimento em áreas tão diversas quanto a meteorologia, a óptica, a astronomia, a química, a medicina e as telecomunicações.

Na exploração do Cosmos, a União Soviética, sendo pioneira, não esteve sozinha. Também os Estados Unidos protagonizaram façanhas de extraordinária dimensão e importância. A chegada do Homem à Lua é, de entre elas, a mais simbólica.  

Impressionante salto em frente

Poucos feitos atestam de forma tão expressiva o impressionante e acelerado desenvolvimento científico e tecnológico alcançado pelo socialismo na União Soviética do que a exploração espacial. Se a ela se somar os avanços alcançados noutros sectores – energia, aeronáutica, informática, agricultura, entre muitos outros –, o feito assume dimensões de epopeia.

Apenas 12 anos antes do lançamento do Sputnik e da viagem da cadela Laika, a União Soviética encontrava-se arrasada pela invasão nazi-fascista e pelo esforço de guerra, que lhe custara mais de 20 milhões de vidas e a destruição de grande parte da sua capacidade produtiva: se em 1940 a produção industrial soviética representava 45 por cento da norte-americana, quando a guerra terminou ela caíra para 20 por cento. Como já sucedera antes, o povo soviético, dirigido pelo seu Partido Comunista, reergueu o país com as suas próprias forças, alcançando em 1950 os níveis de produção industrial de dez anos antes.

O impetuoso desenvolvimento da ciência e da técnica na União Soviética, que tanto contribuiu para o progresso social e cultural do seu povo, deve-se à política seguida desde o primeiro dia pelo poder proletário: a alfabetização de todo o povo, a formação de milhares de cientistas e engenheiros de origem operária e camponesa, a criação de institutos e laboratórios bem equipados, o financiamento público da investigação e a definição de planos do Estado para o desenvolvimento científico e tecnológico foram medidas decisivas para os avanços alcançados e para a construção da nova sociedade. 
 http://www.avante.pt/pt/2299/argumentos/148036/
***
 3noVEMbro1957... URSS lança o satélite Sputnik II com a cadela Laika a bordo...
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/11/03-de-novembro-de-1957-urss-lanca-o.html?fbclid=IwAR2dge-lsWWdGUNGNj-NqwbtxlEmc7dqZGObpwr8t77CYEbAkRGdU54IOCw
***

Via
http://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/2010/03/17/5390242/

17 Março 2010, 16:40

Aleksei Leonov foi o primeiro homem a sair da nave espacial para o Espaço

Aleksei Leonov foi o primeiro homem a sair da nave espacial para o Espaço

No dia 18 de março de 1965, a nave espacial soviética “Voskhod-2” entrou em órbita circunterrestre. O sinal de chamada da neve era “Diamantes” . Uma hora e meio depois um dos  membros da tripulação,  Aleksei Leonov,  saiu da nave para o espaço, tornando-se o primeiro terrestre a realizar esta proeza. O “passeio” durou mais de 12 minutos.


-A Terra está cercada por um invólucro cinza-claro. - fala Aleksei Leonov das suas impressões.  - Não é muito bonito, mas quando a gente olha para a Terra do lado do Sol, ela parece uma bola da árvore de Natal de cor esmeralda. É interessante que o mar Negro é realmente o mar mais escuro, enquanto que o Báltico é cinzento e o mar das Caraíbas é azul-esmeralda. Tudo depende da superfície do fundo e da profundidade.
              Durante esta saída para o espaço cósmico Leonov deu provas de uma coragem excepcional, especialmentequando o escafandro começou a aumentar de volume e não lhe permitiu retornar para a nave. Conseguiu entrar na eclusa somente depois de abaixar a pressão excessiva do escafandro.
              Mas as situações extraordinárias não acabaram aí. Pouco antes do pouso o sistema automático de orientação da cosmonave “Voskhod – 2” deixou de funcionar. O outro cosmonauta, Pavel Beliaiev, conseguiu orientar a nave com a ajuda do sistema de comando manual e ligou o motor de frenagem. Em resulto disso, a “Voskhod-2” pousou fora do local previsto inicialmente e os cosmonautas tiveram que passaram duas noites na floresta siberiana, nas condições de frio intenso. Somente no terceiro dia um grupo de socorristas conseguiu abrir caminhoao local do seu pouso. Eles tiveram que derrubar árvores a fim de abrir uma clareira em que o helicóptero pudesse pousar.
              Antes do vôo a tripulação da “Voskhod-2” ensaiou cerca de três mil possíveis situações de emergência. No entanto, o projetista – chefe das cosmonaves Serguei Korolev disse-lhe no momento de despedida: “Não podemos sugerir nada. Vai voando, depois conta tudo”. 
Serguei Korolev nos disse então: “Se você conhece três mil situações de emergência, no vôo vai surgir a situação número três mil e um. Mas se já conhece três mil, vai dominar mais uma”. - prossegue Alekssei Leonov-Mas houve mais situações de emergência. Entre nós já havia os que desconfiavam das tecnologias espaciais, pois não esperávamos que o número de situações extraordinárias fosse tão grande. Mas acabámos por resolver todos os problemas.  
              A saída do cosmonauta soviético Aleksei Leonov para o espaço cósmico aberto foi uma festa para todo o país e um evento de enorme envergadura . Dez anos depois, Aleksei Leonov partiu de novo para o Espaço. E novamente se deu um evento de envergadura planetária – o acoplamento da nave soviética “Soyuz” e da nave americana “Apollo”.
***

20Jul1969: Neil Armstrong torna-se o primeiro homem a pisar a Lua




No dia 20 de Julho de 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong, torna-se o primeiro homem a pisar a lua. Naquele dia, após descer do módulo lunar Eagle (águia), ele pronuncia estas palavras:“Este é um pequeno passo para o homem, mas um  salto gigantesco para a humanidade". 
  
O esforço norte-americano de enviar astronautas à lua teve origem num apelo do presidente John Kennedy feito numa sessão especial conjunta do congresso, em 25 de Maio de 1961. "Acredito que esta nação pode comprometer-se em atingir este objectivo antes que esta década termine, em colocar um homem na lua e fazê-lo retornar à Terra", disse o presidente na ocasião. 

Na época, Os Estados Unidos ainda estavam atrás da União Soviética em conquistas espaciais. A corajosa proposta de Kennedy foi bem recebida pela opinião pública norte americana. Em 1966, após cinco anos de trabalho feito por uma equipa internacional de engenheiros e cientistas, a NASA dirigiu a primeira missão Apolo não tripulada, testando a integridade estrutural do veículo de lançamento proposto combinado com a nave espacial. Em 27 de Janeiro de 1967, uma tragédia abateu-se no centro espacial de Cabo Canaveral, quando o fogo se instalou na cabine da Apolo ainda na plataforma de lançamento. Três astronautas morreram no acidente. 

A despeito do contratempo, a NASA prosseguiu e, em Outubro de 1968, a missão Apolo 7, a primeira tripulada, orbitou a Terra e testou com sucesso muitos dos sofisticados sistemas necessários para concretizar uma viagem à lua. Em Dezembro do mesmo ano, a Apolo 8 levou três astronautas ao lado oculto da lua, trazendo-os de volta. Em Março de 1969, a Apolo 9 testou o módulo lunar pela primeira vez em órbita terrestre. Em Maio, finalmente, os três astronautas da Apolo 10 fizeram o primeiro voo orbital em torno da lua num ensaio geral para a missão de desembarque lunar programada para Julho. 

No dia 16 de Julho, a Apolo 11 parte do Centro Espacial Kennedy com os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin Jr.e Michael Collins a bordo. Armstrong, um piloto de provas civil de 38 anos, era o comandante da missão. Depois de percorrer 385 mil quilómetros em 76 horas, a Apolo 11 entrou em órbita lunar no dia 19 de Julho. No dia seguinte, o modulo lunar Eagle, tripulado por Armstrong e Aldrin, separou-se do módulo de comando, onde Collins permaneceu. Duas horas mais tarde, o Eagle começou a sua descida à superfície lunar.  
Cinco horas após a programação oficial, Armstrong abriu a escotilha do módulo lunar. À medida que descia a escada do módulo lunar, uma câmara de televisão acoplada ao aparelho registava as suas acções e transmitia o sinal à Terra, onde centenas de milhões de olhos colados às televisões o acompanhavam com enorme excitação. Entretanto Armstrong pronuncia a sua famosa frase, que mais tarde sustentou ter sido levemente alterada. 


"Buzz" Aldrin juntou-se a ele posteriormente e juntos tiraram fotos do terreno, colocaram uma bandeira dos Estados Unidos, fizeram algumas experiências científicas simples e falaram com o presidente Nixon via Houston. Entretanto ambos os astronautas regressaram ao módulo lunar e a escotilha foi fechada. Os dois dormiram naquela noite na superfície da Lua. Já no dia 21 a Eagle começou a levantar voo lentamente para se acoplar novamente ao módulo de comando. Entre os vários itens deixados na superfície da lua havia uma placa que dizia: "Aqui, homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez o solo da lua – Julho de 1969 d. C.. Viemos em paz em nome de toda a humanidade." 
 

. Fontes: Opera Mundi
  wikipedia (imagens)

Neil ArmstrongMichael Collins e Edwin Aldrin
Buzz Aldrin em continência à bandeira  norte americana
 https://www.youtube.com/watch?v=abfwdBSRCB4
*
http://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2015/07/20-de-julho-de-1969-neil-armstrong.html
*

05 de Agosto de 1930: Nasce o astronauta norte - americano Neil Armstrong

Piloto norte-americano, Neil Alden Armstrong nasceu a 5 de agosto de 1930, no seio de uma família residente em Wapakoneta, no Ohio, Estados Unidos da América.Com apenas quinze anos de idade, Armstrong iniciou-se nas lições de voo, num aeroporto a norte de Wapakoneta (Ohio). Como era uma paixão dispendiosa, Neil começou a trabalhar em vários empregos, quer na cidade quer no próprio aeroporto. Um ano mais tarde, já tinha a sua licença de estudante de pilotagem e, rapidamente, conseguiu ter a licença para pilotar aviões.
Em 1947, com dezassete anos, Neil Armstrong terminou o ensino secundário na Blume High School, em Wapakoneta. Nessa mesma altura, e por ser bom aluno, obteve uma bolsa de estudo da Marinha dos Estados Unidos. Ingressou na Universidade de Purdue, onde começou os estudos de engenharia aeronáutica.
Já formado, entrou para a NASA, onde começaram as verdadeiras aventuras de Armstrong. A 16 de março de 1966 fez a sua primeira missão espacial como piloto de comando a bordo da "Gemini 8", ao lado de David Scott. O propósito dessa missão foi o de, pela primeira vez, acoplar a nave a outra que já se encontrava em órbita. A capacidade de Armstrong enquanto piloto de comando foi demonstrada quando ele conseguiu fazer a "Gemini 8" levantar da nave onde se encontrava. A missão acabou numa aterragem de emergência feita em pleno Oceano Pacífico.O ano de 1969 foi o melhor da carreira de Neil Alden Armstrong: a 16 de julho, juntamente com os pilotos Michael Collins e Edwin "Buzz" Aldrin, começou a sua primeira viagem à Lua. Mais uma vez, como comandante da "Apollo XI", Neil pilotou o módulo lunar e, quatro dias mais tarde, a 20 de julho de 1969, tornou-se o primeiro homem a pisar solo lunar. Foi nessa altura que fez a sua conhecida afirmação: "Este é um pequeno passo para um homem mas um salto gigante para a Humanidade".O famoso astronauta fez uma última viagem ao espaço no início de 1999, que ajudou a demonstrar, com experiências científicas, que o envelhecimento do homem é retardado quando este se encontra no espaço. Recebeu nesse mesmo ano o prémio Space Flight Award da Sociedade Americana de Astronautica (American Astronautical Society, AAS). Faleceu no dia 25 de agosto de 2012, não resistindo a complicações relacionadas com intervenções cirúrgicas.
Neil Armstrong. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
wikipedia (Imagens)


 Arquivo: Neil Armstrong pose.jpg
Neil Armstrong -  Julho de 1969
Arquivo: AP11-s69-31740.jpg
A tripulação da Apollo 11. Da esquerda para a direita: Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin 

 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/08/05-de-agosto-de-1930-nasce-o-astronauta.html?spref=fb&fbclid=IwAR2APz3H7aMPEPOdKgrIXO1GzMd7nO-4Csjolhsotfmm6zHGRA3koY6PB1Q
***
Há quem ponha em causa a ida do Homem à lua em 20jul1969...
https://www.youtube.com/watch?v=giw1YMnKYmo
Publicado a 10/08/2013
A FRAUDE DO SÉCULO

Será que o homem foi à lua? Milhões de pessoas em todo o planeta presenciaram o acontecimento do século, a "chegada do homem a Lua"!

Esse assunto vem em boa hora, para raciocinarmos a respeito de tantas movimentações e rumores de acontecimentos em nosso Sistema Solar!

De acordo com a versão oficial, em horário mundial UTC, às 13 horas e 32 minutos de 16 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins partiram na ponta do foguete Saturno V, de Cabo Canaveral na Flórida, Estados Unidos, tripulando a nave Apollo 11, composta pelo Módulo de Comando Columbia e pelo Módulo Lunar Eagle, na presença de centenas de milhares de pessoas que, pelas estradas e campos ao redor do Centro Espacial Kennedy, assistiam ao lançamento do foguete.

A Missão Apollo 11, foi a quinta missão tripulada do Programa da NASA e teria sido a primeira a pousar na Lua. Após quatro dias de expedição, sob o olhar de milhões de telespectadores em todo o mundo, o Módulo Lunar teria tocado a superfície lunar e Neil Armstrong teria sido o primeiro homem a pisar na Lua em 20 de julho de 1969 dizendo a célebre frase "Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade".

Tempos depois começaria uma polêmica que alteraria este acontecimento mundial. Acusava-se a NASA de fraude!. As fotografias tiradas pela missão Apollo, os passeios lunares e alguns acidentes técnicos anteriores à primeira missão com êxito continham "anomalias" que haviam sido descobertas por fotógrafos experientes e investigadores.

A opinião desses especialistas se apoia sobre uma fraude total, ou seja, jamais o homem esteve na lua e fomos enganados a uma escala nunca vista pela humanidade. Foi uma propaganda para demonstrar seu poderio à frente a Ex-União Soviética na época da "Guerra Fria"!

Vale lembrar, que nunca mais tentaram tal feito. Raciocino eu, que se isso tivesse acontecido de verdade, a maioria das potências mundiais já teriam suas bandeiras apregoadas lá!

*Filme original do pouso na lua está perdido...
***
20jun2016
Bruno Januário:
Amigo Rogério, a guerra fria acabou à muito tempo  
Desde 1969 que lá está montado pelos astronautas da Apollo 11 uma retrorefletor que permite enviar um feixe de laser que permite média a distância exacta entre a terra e a lua. Este dispositivo não 
só serviu para isso mas para que todos soubessem que o Homem tinha chegado à lua! 
Desde esse ano em todo o mundo podem fazer esse teste... até os Russos o fizeram e fazem! 
A ida à lua pelo Homem não foi só um marco dos EUA, foi um marco da humanidade, na missão estavam presentes pessoas de todo o mundo! Até Russos! 
Podemos questionar o que fizeram mais na lua e que está classificado, mas que eles estiveram lá pelo próprio pé em 1969 estiveram!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10207696637547477&set=p.10207696637547477&type=3&theater
***
20jun2016
Pedro Roldão acha ridículo este vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=ZXx1PjgJ3gY
***
23mar1965
NASA lança GEMINI III - o 1º voo espacial dos EUA tripulado por 2 austronautas
Gus Grissom e John Young
***
mas os americanos dizem  foram lá 6 vezes:
http://www.manualdomundo.com.br/2013/05/quantas-vezes-o-homem-pisou-na-lua/
O Homem já pisou na Lua seis vezes, todas em missões dos EUA.
Foi em 20 julho de 1969 que fizemos a primeira alunissagem (sim, chama-se “alunissagem”!). Os astronautas que colocaram os pés em solo lunar foram Neil Armstrong e Edwin Eugene “Buzz” Aldrin Jr.
Depois disso, mais dez pessoas, em cinco missões, chegaram ao nosso satélite natural, de acordo com a NASA.
Missões e astronautas que desceram na Lua:
  1. Julho de 1969 – Missão Apollo 11 – Neil Armstrong e Edwin Eugene “Buzz” Aldrin Jr.
  2. Novembro de 1969 – Missão Apollo 12 – Charles “Pete” Conrad e Alan Bean
  3. Fevereiro de 1971 – Missão Apollo 14 – Alan Shepard e Edgar Mitchel
  4. Julho de 1971 – Missão Apollo 15 – David Randolph Scott e James Irwin
  5. Abril de 1972 – Missão Apollo 16 – John Watts Young e Charles Duke
  6. Dezembro de 1972 – Missão Apollo 17 – Eugene Cernan e Harrison Schimitt
***
Via Vitor Dias:
http://www.theguardian.com/world/2015/mar/18/russia-soviet-first-space-walk-alexei-leonov?CMP=share_btn_fb
Há 50 anos
Alexei Leonov
***
27mar1968...morreu  Gagarin...
hj é dia do Yuri Gagarin (cosmonauta soviético)... morreu num caça a jacto...Foi o 1.º homem a entrar em órbita à volta da terra...
https://www.facebook.com/teleSUR/photos/a.10150565130246179.376197.186321186178/10151939924981179/?type=3&theater
*
Dia Internacional dos Voos Espaciais Tripulados
 *

Iúri Gagárin: o homem no espaço

Foi no dia 12 de Abril de 1961 que o soviético Iúri Gagárin se tornou o primeiro homem a viajar no espaço, a bordo da Vostok I. Um feito que «abriu o caminho à exploração do espaço para benefício de toda a Humanidade», tal como sublinhou, em Abril de 2011, a Assembleia Geral da ONU, ao declarar 12 de Abril como o Dia Internacional dos Voos Espaciais Tripulados.
 
O cosmonauta soviético Iúri Gagárin
O cosmonauta soviético Iúri GagárinCréditos / forum.freecodecamp.com

«Poderei eu alguma vez esquecer o Sol, fonte da vida do nosso planeta, exuberante, de um branco azulado, completamente diferente da sua imagem observável desde a Terra? Os que o viram tal como ele é são ainda pouco numerosos. De todas as maneiras, estou certo de que muitos o verão, dezenas, centenas de terrestres, homens de todas as profissões e cidadãos de todos os países. Procurando decifrar os mistérios do Universo, eles sonharão com o bem dos homens.»
Estas palavras do cosmonauta e herói soviético, escritas por ocasião do cinquentenário da Revolução de Outubro, são de sobra conhecidas pelos que abordaram textos evocativos da sua vida e do feito inesquecível que a ela ficou associada. E nunca é demais lê-las. Testemunho de uma experiência humana pioneira, elas são também demonstrativas do espírito com que Iúri Gagárin abordou a viagem ao espaço extra-terrestre.
Posteriormente, dirá: «Konstantin Tsiolkovski, sábio dotado de um poder de previsão extraordinário, disse que os homens acabariam por conquistar todo o espaço à volta do Sol. Apercebo-me de que esta obra exigirá o esforço de numerosas gerações, desenvolvendo-se em consonância com o ritmo do progresso científico e técnico. Se os homens progressistas unirem os seus esforços, estou convencido de que a Humanidade construirá os primeiros degraus que conduzirão ao Espaço, talvez a Marte. Esta domesticação do Cosmos, realizada num clima de amizade, trará vantagens infinitas também segundo o plano puramente terrestre, por exemplo, em matéria de controlo do clima.»
A visão, profundamente humanista, ganhou actualidade no reconhecimento, por parte das Nações Unidas, ao contributo decisivo que o cosmonauta soviético deu para o «início da era espacial».
Na resolução A/RES/65/271, aprovada a 7 de Abril de 2011, as palavras de Gagárin ganham presença quando a Assembleia Geral se mostra «profundamente convencida de que convém a toda a Humanidade fomentar e expandir a exploração e utilização do espaço extra-terrestre, como património de toda a Humanidade, com fins pacíficos, e perseverar nos esforços para que todos os estados possam gozar dos benefícios derivados dessas actividades».

1 hora e 48 minutos em redor da Terra

Iúri Gagárin entrou para a História como o primeiro homem a viajar pelo espaço a bordo da Vostok 1 – a nave que, lançada do Cosmódromo de Baikonur, completou uma volta em órbita da Terra em 1 hora e 48 minutos, a 12 de Abril de 1961.
O interesse do jovem soviético pelo espaço vinha desde meados da década anterior. Concluída a formação num clube de aviação, onde realizou o seu primeiro voo a solo, entrou para a Força Aérea Soviética e para a Escola de Aviação Orenburg. Em 1959, já piloto de caça, candidatou-se à equipa de cosmonautas e, no ano seguinte, integrou os 20 seleccionados que foram submetidos a cursos e treinos exigentes, acabando por ser um dos seis pré-seleccionados para a preparação do primeiro voo espacial tripulado. Como um dos dois melhores qualificados, acabou por ser o escolhido para ocupar o voo da Vostok 1.

Feito de Gagárin e da União Soviética

A façanha de Iúri Gagárin, com um valor universalmente reconhecido, é igualmente um feito da União Soviética e da sua cosmonáutica na fase de maior pioneirismo. Convém não perder de vista que a impressionante força científica e tecnológica que sustentou o passeio espacial de Gagárin era potenciada num país que, 20 anos antes, fora invadido pelas forças de Hitler e que, na sua luta heróica de resistência contra o aniquilamento, perdeu mais de 20 milhões de vidas – expulsando finalmente as hordas nazi-fascistas do seu território e correndo com elas até Berlim.








Iúri Gagárin Créditos
O voo de Gagárin evidenciou a pujança do programa espacial soviético e o seu pioneirismo na conquista espacial: em Outubro de 1957, a URSS lançou o primeiro satélite artificial, o Sputnik, e, no mesmo ano, o primeiro ser vivo entrou em órbita: a cadela Laika. Em 1959, a sonda Luna 2 alcançou a Lua, de cujo lado oculto a sonda Luna 3 enviaria as primeiras imagens, também nesse ano. Em 1960, os cães Belka e Strelka foram os primeiros seres vivos a regressar em segurança à Terra, depois de um voo espacial. Já depois do voo de Gagárin, Valentina Tereshkova tornar-se-ia a primeira mulher a conquistar o espaço, em 16 de Junho de 1963.
Com erros, falhanços e perdas de vidas humanas, foi também um programa repleto de sucessos, ou, dito de outra forma, de contributos fundamentais para o avanço da ciência, do desenvolvimento da tecnologia e da aventura espacial em que a Humanidade se lançou.
Gagárin, herói soviético e da Humanidade, morreu novo, num voo de treino, a 27 de Março de 1968, pouco tempo depois de ter completado 34 anos. Hoje, 56 anos passados sobre aquele 12 de Abril, o seu feito inesquecível continua a ser lembrado, assim como a sua audácia, a sua coragem e o seu sorriso confiante e contagiante, que parecia vir de quem sabia que ajudara a abrir uma nova era e parecia dizer-nos que sonhava «com o bem dos homens».
 https://www.abrilabril.pt/internacional/iuri-gagarin-o-homem-no-espaco?from=onesignal&fbclid=IwAR0PAvjFbQBOQl3GXKnpY9VUbqLjml53Fm4-N5BmDqCqCvi8bzSQVPSGwO0
*

12 de Abril de 1961: O cosmonauta soviético Yuri Gagarine é o primeiro homem em órbita em redor da Terra, a bordo da nave Vostok-1.

No dia 12 de Abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarine tornou-se o primeiro ser humano a completar uma volta em torno da Terra no espaço, em 1h48min. A sua frase "A Terra é azul!" entrou para a história.

A baixa estatura havia garantido ao major da Força Aérea russa Yuri Alexeievitch Gagarine, então com 27 anos, um lugar na apertada cápsula que o levaria à órbita terrestre. Seria mais uma vitória soviética na corrida contra os norte-americanos pela conquista do espaço.

Essa corrida havia começado a 4 de Outubro de 1957, com o satélite Sputnik 1. Poucas semanas mais tarde, a cadela Laica foi enviada ao espaço. Os Estados Unidos reagiram em 1958, com o envio da sonda Explorer 1 e a criação da Nasa.

Três semanas depois do feito histórico de Gagarine, os EUA enviaram o astronauta Alan Shepard como primeiro norte-americano ao espaço, só que num voo balístico e que durou apenas 15 minutos.



Em Maio de 1961, o então presidente John Kennedy prometeu que, até ao final da década, um norte-americano pisaria solo lunar. O passo seguinte foi de John Glenn, a 20 de Fevereiro de 1962, com três voltas em torno da Terra.

Enquanto isso, os técnicos e engenheiros soviéticos continuavam a impressionar o mundo com uma série de recordes. Em 1963, Valentina Tereshkova foi a primeira mulher no espaço sideral; dois anos depois, o cosmonauta Alexei Leonov foi o primeiro a flutuar durante dez minutos fora da sua cápsula; e, no ano seguinte, o módulo Luna 9 pousou na Lua.



Só muito mais tarde, a comunidade internacional ficaria a saber que o programa espacial soviético custou muito mais vidas do que se supunha. Foi o caso, por exemplo, do cosmonauta Alexander Komarov, que morreu em 1967 porque o paraquedas da Soyuz 1 não abriu na aterragem.



Também os Estados Unidos tiveram vítimas a lamentar. Em 1967, Virgil Grissom, Edward White e Roger Chaffee morreram num incêndio durante os testes de pré-lançamento a bordo do módulo de comando da primeira nave do projecto Apollo.

Para Gagarine, a morte de Komarov significou a perda do estatuto de cosmonauta activo, pois a União Soviética não queria arriscar a perda de mais um herói. Depois de retornar à Terra, foi recebido por Nikita Khrushchev  e homenageado por todo o país. A sua segunda viagem ao espaço estava programada para 1968, mas ele já não participou.

Durante um voo de treino em 27 de Março de 1968, Gagarine e um companheiro sofreram um acidente fatal. Somente no aniversário de 50 anos do histórico voo de Yuri Gagarine, em 2011, o Kremlin tornou públicos documentos sobre a misteriosa morte do cosmonauta. O acidente teria sido causado por uma manobra brusca, dizem investigadores russos.

Em 1969, o norte-americano Neil Armstrong seria o primeiro ser humano a pisar a Lua.
Fontes:DW
wikipedia (imagens)
Imagem relacionadaGherman TitovNikita Khrushchev e Gagarin na Praça Vermelha em 20 de Novembro de 1961
 https://www.youtube.com/watch?v=RKs6ikmrLgg
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/04/12-de-abril-de-1961-o-cosmonauta.html?spref=fb&fbclid=IwAR0YRXf_YzrAie1ilxytVDcBHZCrJY4J0fWQuN42sMCpVHhAYrP1I9iLkm8
*

Yuri Gagarin: primeiro ser humano a orbitar a Terra






A 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarine é o primeiro ser humano a orbitar a Terra, a bordo de uma nave Vostok.
Transcrevemos o comunicado emitido pela TASS nesse dia:
«Em 12 de abril, foi colocado, numa órbita em volta da Terra, o primeiro navio-cósmico-sputnik Vostok [Oriente] – com um homem a bordo.
O piloto cosmonauta da nave cósmica é um cidadão da U.R.S.S., o piloto major Gagarine Iuri Alexeievitch.
A partida do foguetão cósmico com vários pisos decorreu normalmente, e, depois do desenvolvimento da primeira velocidade cósmica e da separação do último piso do foguetão-mãe, o navio-cósmico-sputnik começou o seu voo livre em órbita em redor da Terra.
De acordo com dados preliminares, o período de rotação do sputnik “Oriente” em volta da Terra é de 89,1 minutos. O afastamento mínimo da superfície da Terra (perigeu) é de 175 Kms e o afastamento máximo (apogeu) de 302 Kms. O ângulo de inclinação no plano do equador é de 65 graus e 4 minutos.
O peso do sputnik “Oriente”, com o piloto, é de 4725 quilos, sem o último piso do foguetão-mãe.
Estabeleceu-se uma ligação rádio nos dois sentidos, mantendo-se esta ligação com o cosmonauta Gagarine. As frequências dos emissores de ondas curtas são 9,019 megaciclos e de 20,006 megaciclos, e na banda das ondas ultracurtas, 143,625 megaciclos.
A observação do estado físico do cosmonauta fez-se com a ajuda do sistema radiotelemétrico e do sistema de televisão.
O piloto Gagarine suportou, satisfatoriamente, o período de passagem do sputnik “Oriente” sobre a órbita e, atualmente, sente-se bem. Os sistemas que garantem as condições necessárias vitais na cabine do sputnik “Oriente” funcionam normalmente.
O voo da nave sputnik “Oriente” com o piloto cosmonauta Gagarine prossegue na órbita».
Fonte: Diário de Lisboa n.º 13768, de 12-04-1961, 41.º ano de publicação, pp. 1 e 11
 https://www.leme.pt/magazine/efemerides/0412/yuri-gagarin.html?fbclid=IwAR0iu4_f-5XOn6Qt6MftsDk2oYZu5of2ZNy3PlTwBzipyyfEFyt_CbQmV1k

12ab1961...Yuri Gagarin torna-se o 1.º homem no espaço...cosmonauta soviético)... morreu num caça a jacto...Foi o 1.º homem a entrar em órbita à volta da terra...
http://www.abrilabril.pt/internacional/iuri-gagarin-o-homem-no-espaco?from=onesignal
*
https://www.facebook.com/teleSUR/photos/a.10150565130246179.376197.186321186178/10151939924981179/?type=3&theater
***

1959
Lançamento da nAVE Lunik II, da URSS, a 1.ª a pousar na lua
***
1957...soviéticos lançam o SPUTNIK...
a guerra fria...
paranóias...
***
Leia mais: http://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/2010/03/17/5390242/