18/03/2015

7.293.(18mar2015.7.7') A conquista do espaço. Feitos da Austronáutica

1957...soviéticos lançam o SPUTNIK...
a guerra fria...
paranóias...
***
1959
Lançamento da nAVE Lunik II, da URSS, a 1.ª a pousar na lua
***
avante 21dez2017
escrito pelo Gustavo Carneiro

Sputnik 2, Laika e a superioridade do socialismo
Fez por estes dias 60 anos que a cadela Laika, a bordo do Sputnik 2, se tornou no primeiro ser terrestre a orbitar o planeta. Este extraordinário feito seguiu-se a outro, igualmente alcançado pela União Soviética: o lançamento do primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik 1. Estava-se nos últimos meses de 1957.

Os meses e anos que se seguiram foram marcados por uma impressionante sucessão de realizações no campo da exploração espacial por parte da União Soviética: em Maio de 1958 é colocado em órbita o primeiro laboratório de investigação espacial, o Sputnik 3; no ano seguinte, a sonda Luna 2 atinge a superfície da Lua e a sua sucessora, a Luna 3, obtém imagens do lado obscuro da Lua, invisível a partir da Terra; em 1960 é criado o primeiro centro de treino de cosmonautas.

A 12 de Abril de 1961, exactamente dois meses após a missão Venera 1 ter aberto o caminho para Vénus, Iuri Gagárine (cidadão soviético de origem camponesa) torna-se no primeiro homem no espaço: durante 108 minutos, a nave Vostok 1, com o major de 27 anos lá dentro, circunda a Terra, regressando em segurança. Em 1963, Valentina Tereshkova é a primeira mulher cosmonauta e dois anos depois Alexei Leonov protagoniza o primeiro passeio em espaço aberto, de 12 minutos.

Soviéticos foram ainda os primeiros aparelhos a aterrar suavemente na Lua, Vénus e Marte, as primeiras transmissões televisivas da superfície lunar e as pioneiras explorações do seu solo e ainda a primeira estação espacial. Estes e outros feitos permitiram aos soviéticos, e através deles a toda a Humanidade, ampliar o conhecimento em áreas tão diversas quanto a meteorologia, a óptica, a astronomia, a química, a medicina e as telecomunicações.

Na exploração do Cosmos, a União Soviética, sendo pioneira, não esteve sozinha. Também os Estados Unidos protagonizaram façanhas de extraordinária dimensão e importância. A chegada do Homem à Lua é, de entre elas, a mais simbólica.



Impressionante salto em frente

Poucos feitos atestam de forma tão expressiva o impressionante e acelerado desenvolvimento científico e tecnológico alcançado pelo socialismo na União Soviética do que a exploração espacial. Se a ela se somar os avanços alcançados noutros sectores – energia, aeronáutica, informática, agricultura, entre muitos outros –, o feito assume dimensões de epopeia.

Apenas 12 anos antes do lançamento do Sputnik e da viagem da cadela Laika, a União Soviética encontrava-se arrasada pela invasão nazi-fascista e pelo esforço de guerra, que lhe custara mais de 20 milhões de vidas e a destruição de grande parte da sua capacidade produtiva: se em 1940 a produção industrial soviética representava 45 por cento da norte-americana, quando a guerra terminou ela caíra para 20 por cento. Como já sucedera antes, o povo soviético, dirigido pelo seu Partido Comunista, reergueu o país com as suas próprias forças, alcançando em 1950 os níveis de produção industrial de dez anos antes.

O impetuoso desenvolvimento da ciência e da técnica na União Soviética, que tanto contribuiu para o progresso social e cultural do seu povo, deve-se à política seguida desde o primeiro dia pelo poder proletário: a alfabetização de todo o povo, a formação de milhares de cientistas e engenheiros de origem operária e camponesa, a criação de institutos e laboratórios bem equipados, o financiamento público da investigação e a definição de planos do Estado para o desenvolvimento científico e tecnológico foram medidas decisivas para os avanços alcançados e para a construção da nova sociedade. 
 http://www.avante.pt/pt/2299/argumentos/148036/
***

20Jul1969: Neil Armstrong torna-se o primeiro homem a pisar a Lua

No dia 20 de Julho de 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong, torna-se o primeiro homem a pisar a lua. Naquele dia, após descer do módulo lunar Eagle (águia), ele pronuncia estas palavras:“Este é um pequeno passo para o homem, mas um  salto gigantesco para a humanidade". 
  
O esforço norte-americano de enviar astronautas à lua teve origem num apelo do presidente John Kennedy feito numa sessão especial conjunta do congresso, em 25 de Maio de 1961. "Acredito que esta nação pode comprometer-se em atingir este objectivo antes que esta década termine, em colocar um homem na lua e fazê-lo retornar à Terra", disse o presidente na ocasião. 

Na época, Os Estados Unidos ainda estavam atrás da União Soviética em conquistas espaciais. A corajosa proposta de Kennedy foi bem recebida pela opinião pública norte americana. Em 1966, após cinco anos de trabalho feito por uma equipa internacional de engenheiros e cientistas, a NASA dirigiu a primeira missão Apolo não tripulada, testando a integridade estrutural do veículo de lançamento proposto combinado com a nave espacial. Em 27 de Janeiro de 1967, uma tragédia abateu-se no centro espacial de Cabo Canaveral, quando o fogo se instalou na cabine da Apolo ainda na plataforma de lançamento. Três astronautas morreram no acidente. 

A despeito do contratempo, a NASA prosseguiu e, em Outubro de 1968, a missão Apolo 7, a primeira tripulada, orbitou a Terra e testou com sucesso muitos dos sofisticados sistemas necessários para concretizar uma viagem à lua. Em Dezembro do mesmo ano, a Apolo 8 levou três astronautas ao lado oculto da lua, trazendo-os de volta. Em Março de 1969, a Apolo 9 testou o módulo lunar pela primeira vez em órbita terrestre. Em Maio, finalmente, os três astronautas da Apolo 10 fizeram o primeiro voo orbital em torno da lua num ensaio geral para a missão de desembarque lunar programada para Julho. 

No dia 16 de Julho, a Apolo 11 parte do Centro Espacial Kennedy com os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin Jr.e Michael Collins a bordo. Armstrong, um piloto de provas civil de 38 anos, era o comandante da missão. Depois de percorrer 385 mil quilómetros em 76 horas, a Apolo 11 entrou em órbita lunar no dia 19 de Julho. No dia seguinte, o modulo lunar Eagle, tripulado por Armstrong e Aldrin, separou-se do módulo de comando, onde Collins permaneceu. Duas horas mais tarde, o Eagle começou a sua descida à superfície lunar.  
Cinco horas após a programação oficial, Armstrong abriu a escotilha do módulo lunar. À medida que descia a escada do módulo lunar, uma câmara de televisão acoplada ao aparelho registava as suas acções e transmitia o sinal à Terra, onde centenas de milhões de olhos colados às televisões o acompanhavam com enorme excitação. Entretanto Armstrong pronuncia a sua famosa frase, que mais tarde sustentou ter sido levemente alterada. 

"Buzz" Aldrin juntou-se a ele posteriormente e juntos tiraram fotos do terreno, colocaram uma bandeira dos Estados Unidos, fizeram algumas experiências científicas simples e falaram com o presidente Nixon via Houston. Entretanto ambos os astronautas regressaram ao módulo lunar e a escotilha foi fechada. Os dois dormiram naquela noite na superfície da Lua. Já no dia 21 a Eagle começou a levantar voo lentamente para se acoplar novamente ao módulo de comando. Entre os vários itens deixados na superfície da lua havia uma placa que dizia: "Aqui, homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez o solo da lua – Julho de 1969 d. C.. Viemos em paz em nome de toda a humanidade." 
 

. Fontes: Opera Mundi
  wikipedia (imagens)
Neil ArmstrongMichael Collins e Edwin Aldrin
Buzz Aldrin em continência à bandeira  norte americana
 https://www.youtube.com/watch?v=abfwdBSRCB4
*
http://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2015/07/20-de-julho-de-1969-neil-armstrong.html
***
Há quem ponha em causa a ida do Homem à lua em 20jul1969...
https://www.youtube.com/watch?v=giw1YMnKYmo
Publicado a 10/08/2013
A FRAUDE DO SÉCULO

Será que o homem foi à lua? Milhões de pessoas em todo o planeta presenciaram o acontecimento do século, a "chegada do homem a Lua"!

Esse assunto vem em boa hora, para raciocinarmos a respeito de tantas movimentações e rumores de acontecimentos em nosso Sistema Solar!

De acordo com a versão oficial, em horário mundial UTC, às 13 horas e 32 minutos de 16 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins partiram na ponta do foguete Saturno V, de Cabo Canaveral na Flórida, Estados Unidos, tripulando a nave Apollo 11, composta pelo Módulo de Comando Columbia e pelo Módulo Lunar Eagle, na presença de centenas de milhares de pessoas que, pelas estradas e campos ao redor do Centro Espacial Kennedy, assistiam ao lançamento do foguete.

A Missão Apollo 11, foi a quinta missão tripulada do Programa da NASA e teria sido a primeira a pousar na Lua. Após quatro dias de expedição, sob o olhar de milhões de telespectadores em todo o mundo, o Módulo Lunar teria tocado a superfície lunar e Neil Armstrong teria sido o primeiro homem a pisar na Lua em 20 de julho de 1969 dizendo a célebre frase "Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade".

Tempos depois começaria uma polêmica que alteraria este acontecimento mundial. Acusava-se a NASA de fraude!. As fotografias tiradas pela missão Apollo, os passeios lunares e alguns acidentes técnicos anteriores à primeira missão com êxito continham "anomalias" que haviam sido descobertas por fotógrafos experientes e investigadores.

A opinião desses especialistas se apoia sobre uma fraude total, ou seja, jamais o homem esteve na lua e fomos enganados a uma escala nunca vista pela humanidade. Foi uma propaganda para demonstrar seu poderio à frente a Ex-União Soviética na época da "Guerra Fria"!

Vale lembrar, que nunca mais tentaram tal feito. Raciocino eu, que se isso tivesse acontecido de verdade, a maioria das potências mundiais já teriam suas bandeiras apregoadas lá!

*Filme original do pouso na lua está perdido...
***
20jun2016
Bruno Januário:
Amigo Rogério, a guerra fria acabou à muito tempo  
Desde 1969 que lá está montado pelos astronautas da Apollo 11 uma retrorefletor que permite enviar um feixe de laser que permite média a distância exacta entre a terra e a lua. Este dispositivo não 
só serviu para isso mas para que todos soubessem que o Homem tinha chegado à lua! 
Desde esse ano em todo o mundo podem fazer esse teste... até os Russos o fizeram e fazem! 
A ida à lua pelo Homem não foi só um marco dos EUA, foi um marco da humanidade, na missão estavam presentes pessoas de todo o mundo! Até Russos! 
Podemos questionar o que fizeram mais na lua e que está classificado, mas que eles estiveram lá pelo próprio pé em 1969 estiveram!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10207696637547477&set=p.10207696637547477&type=3&theater
***
20jun2016
Pedro Roldão acha ridículo este vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=ZXx1PjgJ3gY
***
23mar1965
NASA lança GEMINI III - o 1º voo espacial dos EUA tripulado por 2 austronautas
Gus Grissom e John Young
***
mas os americanos dizem  foram lá 6 vezes:
http://www.manualdomundo.com.br/2013/05/quantas-vezes-o-homem-pisou-na-lua/
O Homem já pisou na Lua seis vezes, todas em missões dos EUA.
Foi em 20 julho de 1969 que fizemos a primeira alunissagem (sim, chama-se “alunissagem”!). Os astronautas que colocaram os pés em solo lunar foram Neil Armstrong e Edwin Eugene “Buzz” Aldrin Jr.
Depois disso, mais dez pessoas, em cinco missões, chegaram ao nosso satélite natural, de acordo com a NASA.
Missões e astronautas que desceram na Lua:
  1. Julho de 1969 – Missão Apollo 11 – Neil Armstrong e Edwin Eugene “Buzz” Aldrin Jr.
  2. Novembro de 1969 – Missão Apollo 12 – Charles “Pete” Conrad e Alan Bean
  3. Fevereiro de 1971 – Missão Apollo 14 – Alan Shepard e Edgar Mitchel
  4. Julho de 1971 – Missão Apollo 15 – David Randolph Scott e James Irwin
  5. Abril de 1972 – Missão Apollo 16 – John Watts Young e Charles Duke
  6. Dezembro de 1972 – Missão Apollo 17 – Eugene Cernan e Harrison Schimitt
***
Via Vitor Dias:

*
http://www.theguardian.com/world/2015/mar/18/russia-soviet-first-space-walk-alexei-leonov?CMP=share_btn_fb
Há 50 anos
Alexei Leonov
***
Via
http://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/2010/03/17/5390242/

17 Março 2010, 16:40

Aleksei Leonov foi o primeiro homem a sair da nave espacial para o Espaço

Aleksei Leonov foi o primeiro homem a sair da nave espacial para o Espaço

No dia 18 de março de 1965, a nave espacial soviética “Voskhod-2” entrou em órbita circunterrestre. O sinal de chamada da neve era “Diamantes” . Uma hora e meio depois um dos  membros da tripulação,  Aleksei Leonov,  saiu da nave para o espaço, tornando-se o primeiro terrestre a realizar esta proeza. O “passeio” durou mais de 12 minutos.


-A Terra está cercada por um invólucro cinza-claro. - fala Aleksei Leonov das suas impressões.  - Não é muito bonito, mas quando a gente olha para a Terra do lado do Sol, ela parece uma bola da árvore de Natal de cor esmeralda. É interessante que o mar Negro é realmente o mar mais escuro, enquanto que o Báltico é cinzento e o mar das Caraíbas é azul-esmeralda. Tudo depende da superfície do fundo e da profundidade.
              Durante esta saída para o espaço cósmico Leonov deu provas de uma coragem excepcional, especialmentequando o escafandro começou a aumentar de volume e não lhe permitiu retornar para a nave. Conseguiu entrar na eclusa somente depois de abaixar a pressão excessiva do escafandro.
              Mas as situações extraordinárias não acabaram aí. Pouco antes do pouso o sistema automático de orientação da cosmonave “Voskhod – 2” deixou de funcionar. O outro cosmonauta, Pavel Beliaiev, conseguiu orientar a nave com a ajuda do sistema de comando manual e ligou o motor de frenagem. Em resulto disso, a “Voskhod-2” pousou fora do local previsto inicialmente e os cosmonautas tiveram que passaram duas noites na floresta siberiana, nas condições de frio intenso. Somente no terceiro dia um grupo de socorristas conseguiu abrir caminhoao local do seu pouso. Eles tiveram que derrubar árvores a fim de abrir uma clareira em que o helicóptero pudesse pousar.
              Antes do vôo a tripulação da “Voskhod-2” ensaiou cerca de três mil possíveis situações de emergência. No entanto, o projetista – chefe das cosmonaves Serguei Korolev disse-lhe no momento de despedida: “Não podemos sugerir nada. Vai voando, depois conta tudo”. 
Serguei Korolev nos disse então: “Se você conhece três mil situações de emergência, no vôo vai surgir a situação número três mil e um. Mas se já conhece três mil, vai dominar mais uma”. - prossegue Alekssei Leonov-Mas houve mais situações de emergência. Entre nós já havia os que desconfiavam das tecnologias espaciais, pois não esperávamos que o número de situações extraordinárias fosse tão grande. Mas acabámos por resolver todos os problemas.  
              A saída do cosmonauta soviético Aleksei Leonov para o espaço cósmico aberto foi uma festa para todo o país e um evento de enorme envergadura . Dez anos depois, Aleksei Leonov partiu de novo para o Espaço. E novamente se deu um evento de envergadura planetária – o acoplamento da nave soviética “Soyuz” e da nave americana “Apollo”.
Leia mais: http://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/2010/03/17/5390242/