Nasceu a 18mAIo1883
e morreu a 5jul1969
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Transcrição de walter gropius, o expressionismo alemão e a bauhaus
walter gropius, o expressionismo alemão e a bauhaus
Bauhaus
A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas . A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial.
Deutscher Werkbund
A Deutscher Werkbund (em português, "Federação Alemã do Trabalho") foi fundada em 1907, por um grupo de arquitetos, designers e empresários alemães que tinham estado, de alguma maneira, ligados ao Jugendstil, ou "Arte Nova Alemã".
Entre seus principais expoentes encontra-se Peter Behrens, Walter Gropius e Mies Van der Rohe.
O ponto alto do trabalho do Werkbund foi uma exposição de arquitetura realizada em 1927, em Stuttgart, no Weissenhofsiedlung (bairro de Weissenhof, conjunto arquitetônico existente até hoje como museu de arquitetura). Sob a direção de Mies van der Rohe, foram convidados 12 dos mais conhecidos arquitetos da época para realizar, através de projetos de edificações uni ou multifamiliares, novas ideias para a arquitetura e o design.
torre einstein, 1920
Arquitetura futurista
Arquitetura futurista é uma forma de arquitetura do início do século 20 nascida na Itália como parte do futurismo, um movimento artístico fundado pelo poeta Filippo Tommaso Marinetti, que produziu seu primeiro manifesto, o Manifesto Futurista em 1909.
A arquitetura futurista refere-se a dois tipos de arquiteturas muito diferente: é historicamente um estilo e pensamento arquitetônico pertencente ao movimento futurista italiano de 1910, mas de uma forma mais geral, é um projeto arquitetônico do século XIX e do século XX, cuja inspiração lembra elementos da ficção científica ou de naves espaciais, sem formar uma escola ou um pensamento específico.
poltrona "wassily", marcel breuer, 1926
Arquitetura expressionista
O termo "Arquitetura expressionista" inicialmente descrevia as atividades das vanguardas alemã, neerlandesa, austríaca, checa e dinamarquesa desde 1910 até aproximadamente 1924. Subseqüentes redefinições estenderam o termo até 1905 e também ampliaram seu campo de ação para o restante da Europa. Hoje em dia, o conceito ampliou-se de tal modo, que chega a referir-se à arquitetura de qualquer período ou localização que apresente algumas das qualidades do movimento original tais como; distorção, fragmentação ou a comunicação de emoção violenta ou sobrecarga.
O estilo foi caracterizado por uma adoção pré-modernista de novos materiais, inovação formal e volumes extremamente incomuns, algumas vezes inspirados nas formas biomórficas naturais, algumas vezes por uma nova técnica oferecida pela grande produção de tijolos, aço e especialmente vidros.
Desenhos em perspectiva de La Città Nuova de Sant'Elia em 1914.
https://prezi.com/n0_is4gwjc_i/walter-gropius-o-expressionismo-alemao-e-a-bauhaus/Bauhaus
A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas . A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial.
Deutscher Werkbund
A Deutscher Werkbund (em português, "Federação Alemã do Trabalho") foi fundada em 1907, por um grupo de arquitetos, designers e empresários alemães que tinham estado, de alguma maneira, ligados ao Jugendstil, ou "Arte Nova Alemã".
Entre seus principais expoentes encontra-se Peter Behrens, Walter Gropius e Mies Van der Rohe.
O ponto alto do trabalho do Werkbund foi uma exposição de arquitetura realizada em 1927, em Stuttgart, no Weissenhofsiedlung (bairro de Weissenhof, conjunto arquitetônico existente até hoje como museu de arquitetura). Sob a direção de Mies van der Rohe, foram convidados 12 dos mais conhecidos arquitetos da época para realizar, através de projetos de edificações uni ou multifamiliares, novas ideias para a arquitetura e o design.
torre einstein, 1920
Arquitetura futurista
Arquitetura futurista é uma forma de arquitetura do início do século 20 nascida na Itália como parte do futurismo, um movimento artístico fundado pelo poeta Filippo Tommaso Marinetti, que produziu seu primeiro manifesto, o Manifesto Futurista em 1909.
A arquitetura futurista refere-se a dois tipos de arquiteturas muito diferente: é historicamente um estilo e pensamento arquitetônico pertencente ao movimento futurista italiano de 1910, mas de uma forma mais geral, é um projeto arquitetônico do século XIX e do século XX, cuja inspiração lembra elementos da ficção científica ou de naves espaciais, sem formar uma escola ou um pensamento específico.
poltrona "wassily", marcel breuer, 1926
Arquitetura expressionista
O termo "Arquitetura expressionista" inicialmente descrevia as atividades das vanguardas alemã, neerlandesa, austríaca, checa e dinamarquesa desde 1910 até aproximadamente 1924. Subseqüentes redefinições estenderam o termo até 1905 e também ampliaram seu campo de ação para o restante da Europa. Hoje em dia, o conceito ampliou-se de tal modo, que chega a referir-se à arquitetura de qualquer período ou localização que apresente algumas das qualidades do movimento original tais como; distorção, fragmentação ou a comunicação de emoção violenta ou sobrecarga.
O estilo foi caracterizado por uma adoção pré-modernista de novos materiais, inovação formal e volumes extremamente incomuns, algumas vezes inspirados nas formas biomórficas naturais, algumas vezes por uma nova técnica oferecida pela grande produção de tijolos, aço e especialmente vidros.
Desenhos em perspectiva de La Città Nuova de Sant'Elia em 1914.
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Biografia e vida de Walter Gropius
(Berlim, 1883 - Boston, 1969), arquiteto alemão, fundador e diretor da
Bauhaus 1919-1928, uma figura chave no século XX renovação
arquitetônica.confi veintitrsaos Tena, quando a primeira ordem de
arquitetura: a construção de um conjunto de casas.Aos vinte anos, deu a
arquitetura contemporânea de suas obras mais importantes: a criação
Fagus.
Walter Gropius
O jovem Walter Gropius, do feijão burguês inteligente Berlny estudou em
Munique.Ele trabalhou na primeira dessas cidades, 1907-1910, Peter
Behrens, o primeiro arquiteto contratado por uma grande empresa
industrial responsável artístico: sta é uma circunstância a ser
considerada fundamental para a orientação ideológica lógica de Gropius,
que sempre colocou o problema da edificação do nosso tempo em relação ao
sistema industrial, com produção em massa.Chegando mesmo ao ponto de
considerar o edifício como um produto direto da indústria e fundada em
1943, juntamente com Konrad Waschsmann, uma empresa de construção
pré-fabricada.
A fábrica Fagus de arquitetura
revolucionária em 1911, deu-lhe uma reputação que ele confirmou em
Bolonha em 1914, quando o edifício para o escritório do palácio
exposição Werkbund de concepção estrutural arrojada, estética yt
técnica.A guerra interrompeu sua empresa construtora, declarou à
frente.Mas durante esses anos, era maduro em sua consciência mínima de
que tinha um dever muito elevado humanos para o desempenho: a
arquitetura de feijão desempenhar um papel no pós-guerra, o problema
social criado com todo gravidade, e essa mistura de feijão problema
social com a estética.
fábrica Fagus
O serviço desta ideia, que se afasta do movimento expressionista e é
dedicada ao ensino.Em 1919, a melhoria de uma iniciativa anterior de
Henri Van de Velde
, Gropius fundou a escola chamada Bauhaus em Weimar, que trata
especificamente vinculados a sua celebridade est.É melhor os artistas
aprenderam alemão, russo, holandês, eslavos e os princípios artísticos,
teóricos e técnicos, a escola se tornou um centro de vida e de trabalho
comum.
Ide Gropius na Bauhaus seu projecto de "teatro total" e escreveu todas as suas obras mais importantes, e Bauhausbauten Internationale Architektur em Dessau.A
escola, que passou de feijão Weimar para Dessau, ocuparam o prédio mais
bonito projetado por Gropius, mas o tom revolucionário de sua obra foi
tão óbvia e tão oposto ao nacionalismo de Hitler, de ordenar a sua ste
encerramento em 1933.
Gropius, já em 1928, o
feijão teve de deixar os Estados Unidos, mas, novamente, feijão exercer a
sua profissão em Berlim, teve que sair novamente, após o fechamento da
Bauhaus, e desta vez para.Fiquei 1934-1937 na Inglaterra, onde muitos
edifícios ser construída, de todas marcha para os Estados Unidos, onde a
arquitectura desempenhe ctedra na Universidade de Harvard.
Em 1954 foi ordenado sacerdote em São Paulo
está em primeiro lugar "Grande Prémio de Arquitectura" e em 1956 em
Londres, a Medalha de Ouro de Arquitetura.Mas estas honras oficiais não
foram suficientes para apagar da face do ideal europeu, desprovido de
vaidade, o traço de melancolia produzida pelo exílio.Sua vida foi uma
constante, é generosa doação do mesmo.
A última
amostra de sua obra arquitetônica foi a construção do campus de Bagdá
(1960), a embaixada dos EUA em Atenas (1961), o Pan Am de construção,
Grand Central City Building em Nova York (1963) e John Kennedy, em
Boston construção (1964), entre outros.Também inclui nenhuma das suas
publicações: Reconstruindo Nossa Comunidades (1946), Arquitectura e Design na Era da Ciência (1952) e Espaço Total de Arquitectura (1955)
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05 de Julho de 1969: Morre o arquitecto alemão Walter Gropius
Arquitecto
alemão nascido a
18 de Maio
de 1883, em
Berlim. Estudou arquitectura em Munique e
Berlim. Antes da
Primeira Guerra Mundial
fez alguns projectos
de edifícios e,
a convite de
entidades oficiais da
cidade de Weimar,
abriu a escola
Bauhaus em 1919.
Através desta escola
veiculou as suas
ideias sobre design.
A teoria mais
significativa era a
de que qualquer
projecto de design
deveria ser estudado
tendo em vista
a funcionalidade do
objecto (que tanto
poderia ser um
edifício como uma
peça de roupa),
as suas necessidades,
e levando em
consideração todas as
técnicas modernas e
todos os materiais
de construção. Para
obter esse resultado,
o primeiro passo
seria o de
colocar de lado
todas as formas
pré-estabelecidas e estilos já existentes. Convidou os melhores artistas e arquitectos da
época para integrarem
o corpo docente
da escola. Entre
eles encontravam-se Paul Klee, Lyonel Feininger, Wassily Kandinsky,
László Moholy-Nagy, Marcel Breuer e Josef
Albers. Gropius deixou
a escola em
1928. Exilou-se em
Inglaterra e depois
nos Estados Unidos
aquando da ascensão
do regime nazi,
que dissolvera a
Bauhaus em 1933.
Tornou-se professor da
Universidade de Harvard, introduzindo o espírito Bauhaus no ensino da arquitectura, o que veio a
marcar as novas
gerações de arquitectos
e designers americanos. A par do
ensino, envolveu-se em
projectos de parceria
com Marcel Breuer
e formou uma
associação de arquitectos em 1946, continuando a trabalhar activamente até 1969, o
ano da sua
morte.
Walter
Gropius.
In Infopédia [Em
linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
Wikipedia
Wikipedia
Walter
Gropius em 1920
Fábrica Fagus em Alfeld (Alemanha) - projectada pelo
arquitecto Eduard Werner, com fachadas desenhadas por Walter Gropius e Adolf Meyer.
O prédio
da Bauhaus em Dessau projectado por Walter Gropius
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/07/05-de-julho-de-1969-morre-o-arquitecto.html
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