05/07/2018

6.372.(5jul2018.10.22') Walter Gropius

***
Nasceu a 18mAIo1883
e morreu a 5jul1969
***

Transcrição de walter gropius, o expressionismo alemão e a bauhaus

walter gropius, o expressionismo alemão e a bauhaus
Bauhaus

A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.

A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas . A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial.
Deutscher Werkbund


A Deutscher Werkbund (em português, "Federação Alemã do Trabalho") foi fundada em 1907, por um grupo de arquitetos, designers e empresários alemães que tinham estado, de alguma maneira, ligados ao Jugendstil, ou "Arte Nova Alemã".

Entre seus principais expoentes encontra-se Peter Behrens, Walter Gropius e Mies Van der Rohe.

O ponto alto do trabalho do Werkbund foi uma exposição de arquitetura realizada em 1927, em Stuttgart, no Weissenhofsiedlung (bairro de Weissenhof, conjunto arquitetônico existente até hoje como museu de arquitetura). Sob a direção de Mies van der Rohe, foram convidados 12 dos mais conhecidos arquitetos da época para realizar, através de projetos de edificações uni ou multifamiliares, novas ideias para a arquitetura e o design.
torre einstein, 1920
Arquitetura futurista


Arquitetura futurista é uma forma de arquitetura do início do século 20 nascida na Itália como parte do futurismo, um movimento artístico fundado pelo poeta Filippo Tommaso Marinetti, que produziu seu primeiro manifesto, o Manifesto Futurista em 1909.

A arquitetura futurista refere-se a dois tipos de arquiteturas muito diferente: é historicamente um estilo e pensamento arquitetônico pertencente ao movimento futurista italiano de 1910, mas de uma forma mais geral, é um projeto arquitetônico do século XIX e do século XX, cuja inspiração lembra elementos da ficção científica ou de naves espaciais, sem formar uma escola ou um pensamento específico.
poltrona "wassily", marcel breuer, 1926
Arquitetura expressionista

O termo "Arquitetura expressionista" inicialmente descrevia as atividades das vanguardas alemã, neerlandesa, austríaca, checa e dinamarquesa desde 1910 até aproximadamente 1924. Subseqüentes redefinições estenderam o termo até 1905 e também ampliaram seu campo de ação para o restante da Europa. Hoje em dia, o conceito ampliou-se de tal modo, que chega a referir-se à arquitetura de qualquer período ou localização que apresente algumas das qualidades do movimento original tais como; distorção, fragmentação ou a comunicação de emoção violenta ou sobrecarga.

O estilo foi caracterizado por uma adoção pré-modernista de novos materiais, inovação formal e volumes extremamente incomuns, algumas vezes inspirados nas formas biomórficas naturais, algumas vezes por uma nova técnica oferecida pela grande produção de tijolos, aço e especialmente vidros.
Desenhos em perspectiva de La Città Nuova de Sant'Elia em 1914.
 https://prezi.com/n0_is4gwjc_i/walter-gropius-o-expressionismo-alemao-e-a-bauhaus/
***

 Biografia e vida de Walter Gropius


(Berlim, 1883 - Boston, 1969), arquiteto alemão, fundador e diretor da Bauhaus 1919-1928, uma figura chave no século XX renovação arquitetônica.confi veintitrsaos Tena, quando a primeira ordem de arquitetura: a construção de um conjunto de casas.Aos vinte anos, deu a arquitetura contemporânea de suas obras mais importantes: a criação Fagus.

Walter Gropius
O jovem Walter Gropius, do feijão burguês inteligente Berlny estudou em Munique.Ele trabalhou na primeira dessas cidades, 1907-1910, Peter Behrens, o primeiro arquiteto contratado por uma grande empresa industrial responsável artístico: sta é uma circunstância a ser considerada fundamental para a orientação ideológica lógica de Gropius, que sempre colocou o problema da edificação do nosso tempo em relação ao sistema industrial, com produção em massa.Chegando mesmo ao ponto de considerar o edifício como um produto direto da indústria e fundada em 1943, juntamente com Konrad Waschsmann, uma empresa de construção pré-fabricada.
A fábrica Fagus de arquitetura revolucionária em 1911, deu-lhe uma reputação que ele confirmou em Bolonha em 1914, quando o edifício para o escritório do palácio exposição Werkbund de concepção estrutural arrojada, estética yt técnica.A guerra interrompeu sua empresa construtora, declarou à frente.Mas durante esses anos, era maduro em sua consciência mínima de que tinha um dever muito elevado humanos para o desempenho: a arquitetura de feijão desempenhar um papel no pós-guerra, o problema social criado com todo gravidade, e essa mistura de feijão problema social com a estética.

fábrica Fagus
O serviço desta ideia, que se afasta do movimento expressionista e é dedicada ao ensino.Em 1919, a melhoria de uma iniciativa anterior de Henri Van de Velde , Gropius fundou a escola chamada Bauhaus em Weimar, que trata especificamente vinculados a sua celebridade est.É melhor os artistas aprenderam alemão, russo, holandês, eslavos e os princípios artísticos, teóricos e técnicos, a escola se tornou um centro de vida e de trabalho comum.
Ide Gropius na Bauhaus seu projecto de "teatro total" e escreveu todas as suas obras mais importantes, e Bauhausbauten Internationale Architektur em Dessau.A escola, que passou de feijão Weimar para Dessau, ocuparam o prédio mais bonito projetado por Gropius, mas o tom revolucionário de sua obra foi tão óbvia e tão oposto ao nacionalismo de Hitler, de ordenar a sua ste encerramento em 1933.
Gropius, já em 1928, o feijão teve de deixar os Estados Unidos, mas, novamente, feijão exercer a sua profissão em Berlim, teve que sair novamente, após o fechamento da Bauhaus, e desta vez para.Fiquei 1934-1937 na Inglaterra, onde muitos edifícios ser construída, de todas marcha para os Estados Unidos, onde a arquitectura desempenhe ctedra na Universidade de Harvard.
Em 1954 foi ordenado sacerdote em São Paulo está em primeiro lugar "Grande Prémio de Arquitectura" e em 1956 em Londres, a Medalha de Ouro de Arquitetura.Mas estas honras oficiais não foram suficientes para apagar da face do ideal europeu, desprovido de vaidade, o traço de melancolia produzida pelo exílio.Sua vida foi uma constante, é generosa doação do mesmo.
A última amostra de sua obra arquitetônica foi a construção do campus de Bagdá (1960), a embaixada dos EUA em Atenas (1961), o Pan Am de construção, Grand Central City Building em Nova York (1963) e John Kennedy, em Boston construção (1964), entre outros.Também inclui nenhuma das suas publicações: Reconstruindo Nossa Comunidades (1946), Arquitectura e Design na Era da Ciência (1952) e Espaço Total de Arquitectura (1955)
 http://pt.infobiografias.com/biografia/20563/Walter--Gropius.html
***

05 de Julho de 1969: Morre o arquitecto alemão Walter Gropius

Arquitecto alemão nascido a 18 de Maio de 1883, em Berlim. Estudou arquitectura em Munique e Berlim. Antes da Primeira Guerra Mundial fez alguns projectos de edifícios e, a convite de entidades oficiais da cidade de Weimar, abriu a escola Bauhaus em 1919. Através desta escola veiculou as suas ideias sobre design. A teoria mais significativa era a de que qualquer projecto de design deveria ser estudado tendo em vista a funcionalidade do objecto (que tanto poderia ser um edifício como uma peça de roupa), as suas necessidades, e levando em consideração todas as técnicas modernas e todos os materiais de construção. Para obter esse resultado, o primeiro passo seria o de colocar de lado todas as formas pré-estabelecidas e estilos já existentes. Convidou os melhores artistas e arquitectos da época para integrarem o corpo docente da escola. Entre eles encontravam-se Paul Klee, Lyonel Feininger, Wassily Kandinsky, László Moholy-Nagy, Marcel Breuer e Josef Albers. Gropius deixou a escola em 1928. Exilou-se em Inglaterra e depois nos Estados Unidos aquando da ascensão do regime nazi, que dissolvera a Bauhaus em 1933. Tornou-se professor da Universidade de Harvard, introduzindo o espírito Bauhaus no ensino da arquitectura, o que veio a marcar as novas gerações de arquitectos e designers americanos. A par do ensino, envolveu-se em projectos de parceria com Marcel Breuer e formou uma associação de arquitectos em 1946, continuando a trabalhar activamente até 1969, o ano da sua morte.
Walter Gropius. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
Wikipedia
Ficheiro:WalterGropius-1919.jpg
Walter Gropius em 1920
Ficheiro:Fagus-Werke-03.jpg

Fábrica Fagus  em Alfeld (Alemanha) -   projectada pelo arquitecto Eduard Werner, com fachadas desenhadas por Walter Gropius e Adolf Meyer


Ficheiro:Bauhaus.JPG
O prédio da Bauhaus em Dessau projectado por Walter Gropius
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/07/05-de-julho-de-1969-morre-o-arquitecto.html
***