Nasceu a 1ouTUbro1541
e morreu a 7abril1614
***
01 de Outubro de 1541: Data provável do nascimento de Domenicos Theotocopuli, El Greco
Tendo nascido em Creta (1541),
então possessão da República de Veneza, e por isso cidadão veneziano, começou a
sua instrução em Cândia, com João Gripiotis. Mais tarde, entre 1560 e 1566
instalou-se em Veneza, tendo provavelmente trabalhado no atelier de Ticiano,
cuja técnica o influenciou. Em 1570 estava em Roma, vivendo no palácio do
cardeal Alessandro Farnese. Foi admitido na Academia de São Lucas em 1572 com o
nome de «Dominico Greco», como pintor em papel, tendo-se manifestado abertamente
contra o Juízo Final de Miguel Ângelo, pintado na Capela Sistina. Tal posição
valeu-lhe a antipatia do meio artístico de Roma, o que o terá levado a partir
para Espanha, com a provável intenção de trabalhar nas obras do Escorial, mas
passando primeiro por Veneza, segundo parece. Depois de uma curta estadia em
Madrid a partir da Primavera de 1577, instalou-se em Toledo em 1578 onde viveu
até à data da sua morte, com D. Jerónima de Las Cuevas, com quem nunca casou,
mas de quem teve um filho que legitimou, parecendo que não poderia casar, já que
a mencionou em vários documentos, assim como no seu testamento.
A vida de El Greco foi passada em Toledo,
vivendo das encomendas das igrejas e mosteiros da cidade e da província, e
dando-se com humanistas conhecidos, estudiosos e clérigos. É sabido que o pintor
era dono de uma cultura humanista muito vasta, tendo a sua biblioteca livros de
autores Gregos e Latinos, assim como obras em Italiano e espanhol - as
Vidas de Plutarco, poesia de Petrarca, Orlando Furioso de Ariosto,
tratados de arquitectura de vários autores, incluindo Palladio, e actas do
Concílio de Trento.
A primeira encomenda que o pintor teve, logo
que chegou a Toledo, foi um conjunto de pinturas para o altar-mor e dois altares
laterais na igreja conventual de São Domingos o Velho existente na cidade. O
próprio desenho dos altares foi feito por El Greco, no estilo do arquitecto
veneziano Palladio. O quadro realizado para o altar-mor, a «Assunção da Virgem»
marca um novo período na vida do artista. A influência de Miguel Ângelo faz-se
sentir no desenho das figuras humanas, sendo a técnica - sobretudo o uso liberal
da cor branca para salientar as figuras e os pormenores - claramente veneziana;
mas a intensidade das cores e a manipulação dos contrastes é de El Greco.
A tendência do pintor para alongar a figura
humana, aprendida em Miguel Ângelo, mas também em Tintoretto e Paolo Veronese, e
em pintores maneiristas vai caracterizar toda a sua pintura.
A relação de El Greco com a corte de Filipe II
foi muito breve e mal sucedida. Pintou dois quadros, a "Alegoria da Santa Liga"
("O Sonho de Filipe II" de 1578-79) e o "Martírio de S.Maurício" (1580-82). A
última obra foi rejeitada pelo próprio rei, que encomendou outra para substituir
a do pintor de Toledo.
Aquela que é considerada a sua obra prima é
pintada após este fracasso, no relacionamento com a corte espanhola. "O Enterro
do Conde de Orgaz" (1586-88, Igreja de São Tomé, Toledo) apresenta uma visão
sobrenatural da Glória (o Céu) por cima de um impressionante conjunto de
retratos que demonstram todos os aspectos da arte deste génio criador. El Greco
distingue claramente o Céu e a Terra. Na parte de cima, o Céu é representado por
nuvens de forma quase abstracta, e os santos são altos e com expressão
fantasmagórica. Na parte de baixo, a escala e a proporção das figuras é normal.
De acordo com a lenda, Santo Agostinho e Santo Estêvão aparecem miraculosamente
para colocar o conde de Orgaz no túmulo, como prémio pela sua generosidade para
com a Igreja. O jovem representado ao lado do corpo do conde é o filho do
pintor, Jorge Manuel. Os homens, vestidos contemporaneamente, que estão
presentes no funeral são membros proeminentes da sociedade toledana do século
XVI. A técnica de apresentação da composição é integralmente maneirista, já que
toda a acção se desenrola no primeiro plano.
De 1590 até à sua morte o número de obras
pintadas é extraordinário. Sendo que algumas das suas encomendas mais
importantes se realizam nos últimos 15 anos da sua vida. O que caracteriza este
período da vida de El Greco é o alongamento extremo dos corpos das figuras
pintadas, como na "Adoração dos Pastores" (Museu do Prado, Madrid) pintado entre
1612 e 1614, na "Visão de São João" ou na "Imaculada Conceição" pintada de 1607
a 1613 (Museu de Santa Cruz, Toledo).
Nas três paisagens que pintou, o pintor
demonstrou a sua tendência mais característica de dramatizar mais do que
descrever, e no seu único quadro que tem a mitologia por assunto, o "Laokoon" de
1610-14, mostrou ter pouco respeito pela tradição clássica.
Os seus retratos, se são menos numerosos do que
as suas obras de carácter religioso, não deixam de ter a mesma qualidade. Tendo
pintado personagens da Igreja, como "Frei Felix Hortensio Paravicino (1609) e o
"Cardeal Don Fernando Niño de Guevara" (1600), assim como personalidades da
sociedade de Toledo, como "Jeronimo de Cevallos" (1605-1610), ou o célebre "O
Cavaleiro com a mão no peito" (Museu do Prado) de 1577 a 1584, e outros, todos
são característicos dos meios simples com que o artista criou caracterizações
memoráveis, que o colocam numa posição proeminente enquanto retratista, ao lado
de Ticiano e de Rembrandt.
El Greco não deixou escola. Após a sua morte
(07 de abril de 1614), alguns artistas, incluindo o seu filho, realizaram cópias
dos seus trabalhos, mas de muito pouca qualidade. A sua arte era demasiado
pessoal para poder sobreviver, até porque o novo estilo Barroco começava a
impor-se com Caravaggio e Carracci.
Fontes:
El Greco. In Infopédia [Em linha].
Porto: Porto Editora, 2003-2013.
wikipedia
(Imagens)
www.arqnet.PT
Auto retrato - El
Greco
Análise da obra O Enterro do Conde Orgaz - El
Greco
***
Obras:
El Greco ("El Griego", 1541-1614) fue un pintor, escultor y arquitecto de origen griego que trabajó principalmente en España. Sus obras, junto con las de Goya, Picasso, Dalí y Velázquez constituyen el epítome de la pintura española de todos los tiempos.
Music: Vangelis - El Greco (Movement VIII)
https://www.youtube.com/watch?v=dhj93Qq1fVM&feature=youtu.be
***
Análise da obra: "O Enterro do Conde Orgaz" de "El Greco"
O enterro do Conde Orgaz (1586-1588) é a obra mais destacada de DoménikosTheotokópoulos, conhecido como El Greco.
O Senhor Orgaz (Gonzalo Ruiz de
Toledo) viveu no século XIV (faleceu em 1323) e era uma figura proeminente da
cidade de Toledo, reconhecido pela sua generosidade, religiosidade e pelas suas
inúmeras obras de caridade. Ele transformou uma mesquita em igreja católica,
com os seus recursos e doou-a à paróquia de Santo Tomé. Aquando da sua morte,
criou-se a lenda de que Santo Agostinho e Santo Estevão estiveram presentes no
seu enterro e conduziram-no pessoalmente ao descanso final. Para
perpetuar o facto, passados 200 anos, o pároco de Santo Tomé encomendou a El Greco uma obra como registo desse importante facto.
O quadro é dividido em duas metades,
a inferior, representa a parte terrestre com o corpo do Conde a ser sepultado
por Santo Agostinho e Santo Estevão, observados por um conjunto de
nobres. El Greco representou-se a si mesmo e ao
seu filho em primeiro plano. A metade superior, mostra-nos o céu
onde no topo está Jesus Cristo, à esquerda a Virgem Maria e à direita vários
santos, entre eles S. João e Santo Tomás. Estão, ainda, representadas figuras
do antigo testamento como Moisés, David e Noé. Como elo de ligação entre as
duas partes, está a alma do morto representada por uma criança levada para o
céu por um anjo.
Nesta obra, El Greco emprega dois estilos diferentes. Na
metade inferior da obra, ele pintou imagens mais naturalistas e esculturais,
juntamente com retratos de importantes personalidades da cidade de Toledo. Na
metade superior da pintura, El Greco adoptou
o maneirismo, usando cores extravagantes, disposições espaciais incomuns e
formas distorcidas para sugerir uma dimensão divina, enquanto a alma do conde
sobe aos céus. Entre as personalidades famosas de Toledo da época, está o
próprio El Greco. Ele é o sétimo da esquerda para a direita, com a
mão levantada à altura do colarinho. O filho do artista também se encontra na
tela. Ao lado de Santo Estevão, à esquerda do quadro, Jorge Manuel (filho do
pintor) gesticula em direcção ao enterro, agindo como uma ligação entre o mundo
real do espectador e o mundo imaginário da obra. Um lenço no seu bolso exibe a
assinatura de El Greco e o ano 1578: data de nascimento do menino.
O quadro encontra-se no seu local original, a igreja de Santo Tomé de
Toledo.
Fontes:noticias.universia.com.br
wikipedia (Imagens)
O Enterro do Conde Orgaz
Detalhe da parte inferior da obra
Pormenor com o Senhor de Orgaz
Pormenor da parte superior da obra
*Pinceladas de Arte - El Greco - O Enterro Do Conde De Orgaz
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=LOVVg4F1QGc*
Trecho do filme "El Greco" quando alguns cidadãos de Toledo vislumbram por primeira vez a obra - "O Enterro do Conde de Orgaz".
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=ouh-mBeQgZo
*
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/06/analise-da-obra-o-enterro-do-conde.html
***