02/10/2018

3.139.(2ouTUbro2018.10.10') El Greco

***
Nasceu a 1ouTUbro1541
e morreu a 7abril1614
***

01 de Outubro de 1541: Data provável do nascimento de Domenicos Theotocopuli, El Greco

Tendo nascido em Creta (1541), então possessão da República de Veneza, e por isso cidadão veneziano, começou a sua instrução em Cândia, com João Gripiotis. Mais tarde, entre 1560 e 1566 instalou-se em Veneza, tendo provavelmente trabalhado no atelier de Ticiano, cuja técnica o influenciou. Em 1570 estava em Roma, vivendo no palácio do cardeal Alessandro Farnese. Foi admitido na Academia de São Lucas em 1572 com o nome de «Dominico Greco», como pintor em papel, tendo-se manifestado abertamente contra o Juízo Final de Miguel Ângelo, pintado na Capela Sistina. Tal posição valeu-lhe a antipatia do meio artístico de Roma, o que o terá levado a partir para Espanha, com a provável intenção de trabalhar nas obras do Escorial, mas passando primeiro por Veneza, segundo parece. Depois de uma curta estadia em Madrid a partir da Primavera de 1577, instalou-se em Toledo em 1578 onde viveu até à data da sua morte, com D. Jerónima de Las Cuevas, com quem nunca casou, mas de quem teve um filho que legitimou, parecendo que não poderia casar, já que a mencionou em vários documentos, assim como no seu testamento.
A vida de El Greco foi passada em Toledo, vivendo das encomendas das igrejas e mosteiros da cidade e da província, e dando-se com humanistas conhecidos, estudiosos e clérigos. É sabido que o pintor era dono de uma cultura humanista muito vasta, tendo a sua biblioteca livros de autores Gregos e Latinos, assim como obras em Italiano e espanhol - as Vidas de Plutarco, poesia de Petrarca, Orlando Furioso de Ariosto, tratados de arquitectura de vários autores, incluindo Palladio, e actas do Concílio de Trento.
A primeira encomenda que o pintor teve, logo que chegou a Toledo, foi um conjunto de pinturas para o altar-mor e dois altares laterais na igreja conventual de São Domingos o Velho existente na cidade. O próprio desenho dos altares foi feito por El Greco, no estilo do arquitecto veneziano Palladio. O quadro realizado para o altar-mor, a «Assunção da Virgem» marca um novo período na vida do artista. A influência de Miguel Ângelo faz-se sentir no desenho das figuras humanas, sendo a técnica - sobretudo o uso liberal da cor branca para salientar as figuras e os pormenores - claramente veneziana; mas a intensidade das cores e a manipulação dos contrastes é de El Greco.
A tendência do pintor para alongar a figura humana, aprendida em Miguel Ângelo, mas também em Tintoretto e Paolo Veronese, e em pintores maneiristas vai caracterizar toda a sua pintura.
A relação de El Greco com a corte de Filipe II foi muito breve e mal sucedida. Pintou dois quadros, a "Alegoria da Santa Liga" ("O Sonho de Filipe II" de 1578-79) e o "Martírio de S.Maurício" (1580-82). A última obra foi rejeitada pelo próprio rei, que encomendou outra para substituir a do pintor de Toledo.
Aquela que é considerada a sua obra prima é pintada após este fracasso, no relacionamento com a corte espanhola. "O Enterro do Conde de Orgaz" (1586-88, Igreja de São Tomé, Toledo) apresenta uma visão sobrenatural da Glória (o Céu) por cima de um impressionante conjunto de retratos que demonstram todos os aspectos da arte deste génio criador. El Greco distingue claramente o Céu e a Terra. Na parte de cima, o Céu é representado por nuvens de forma quase abstracta, e os santos são altos e com expressão fantasmagórica. Na parte de baixo, a escala e a proporção das figuras é normal. De acordo com a lenda, Santo Agostinho e Santo Estêvão aparecem miraculosamente para colocar o conde de Orgaz no túmulo, como prémio pela sua generosidade para com a Igreja. O jovem representado ao lado do corpo do conde é o filho do pintor, Jorge Manuel. Os homens, vestidos contemporaneamente, que estão presentes no funeral são membros proeminentes da sociedade toledana do século XVI. A técnica de apresentação da composição é integralmente maneirista, já que toda a acção se desenrola no primeiro plano.
De 1590 até à sua morte o número de obras pintadas é extraordinário. Sendo que algumas das suas encomendas mais importantes se realizam nos últimos 15 anos da sua vida. O que caracteriza este período da vida de El Greco é o alongamento extremo dos corpos das figuras pintadas, como na "Adoração dos Pastores" (Museu do Prado, Madrid) pintado entre 1612 e 1614, na "Visão de São João" ou na "Imaculada Conceição" pintada de 1607 a 1613 (Museu de Santa Cruz, Toledo).
Nas três paisagens que pintou, o pintor demonstrou a sua tendência mais característica de dramatizar mais do que descrever, e no seu único quadro que tem a mitologia por assunto, o "Laokoon" de 1610-14, mostrou ter pouco respeito pela tradição clássica.
Os seus retratos, se são menos numerosos do que as suas obras de carácter religioso, não deixam de ter a mesma qualidade. Tendo pintado personagens da Igreja, como "Frei Felix Hortensio Paravicino (1609) e o "Cardeal Don Fernando Niño de Guevara" (1600), assim como personalidades da sociedade de Toledo, como "Jeronimo de Cevallos" (1605-1610), ou o célebre "O Cavaleiro com a mão no peito" (Museu do Prado) de 1577 a 1584, e outros, todos são característicos dos meios simples com que o artista criou caracterizações memoráveis, que o colocam numa posição proeminente enquanto retratista, ao lado de Ticiano e de Rembrandt.
El Greco não deixou escola. Após a sua morte (07 de abril de 1614), alguns artistas, incluindo o seu filho, realizaram cópias dos seus trabalhos, mas de muito pouca qualidade. A sua arte era demasiado pessoal para poder sobreviver, até porque o novo estilo Barroco começava a impor-se com Caravaggio e Carracci.
Fontes:

El Greco. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
wikipedia (Imagens)

www.arqnet.PT
Ficheiro:El greco.JPG
Auto retrato - El Greco
Ficheiro:Entierro del Conde de Orgaz.jpg
Análise da obra O Enterro do Conde Orgaz - El Greco
 
Vista de Toledo - El Grecohttps://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/10/01-de-outubro-de-1541-data-provavel-do.html
***
Obras:
 El Greco ("El Griego", 1541-1614) fue un pintor, escultor y arquitecto de origen griego que trabajó principalmente en España. Sus obras, junto con las de Goya, Picasso, Dalí y Velázquez constituyen el epítome de la pintura española de todos los tiempos.
 Music: Vangelis - El Greco (Movement VIII)
https://www.youtube.com/watch?v=dhj93Qq1fVM&feature=youtu.be
***

Análise da obra: "O Enterro do Conde Orgaz" de "El Greco"

O enterro do Conde Orgaz (1586-1588) é a obra mais destacada de DoménikosTheotokópoulos, conhecido como El Greco.
O Senhor Orgaz  (Gonzalo Ruiz de Toledo) viveu no século XIV (faleceu em 1323) e era uma figura proeminente da cidade de Toledo, reconhecido pela sua generosidade, religiosidade e pelas suas inúmeras obras de caridade. Ele transformou uma mesquita em igreja católica, com os seus recursos e doou-a à paróquia de Santo Tomé. Aquando da sua morte, criou-se a lenda de que Santo Agostinho e Santo Estevão estiveram presentes no seu enterro e conduziram-no pessoalmente ao descanso final. Para perpetuar o facto, passados 200 anos, o pároco de Santo Tomé encomendou a El Greco uma obra como registo desse importante facto.
O quadro é dividido em duas metades, a inferior, representa a parte terrestre com o corpo do Conde a ser sepultado por Santo Agostinho e Santo Estevão, observados por um conjunto de nobres. El Greco representou-se a si mesmo e ao seu filho em primeiro plano. A metade superior,  mostra-nos o céu onde no topo está Jesus Cristo, à esquerda a Virgem Maria e à direita vários santos, entre eles S. João e Santo Tomás. Estão, ainda, representadas figuras do antigo testamento como Moisés, David e Noé. Como elo de ligação entre as duas partes, está a alma do morto representada por uma criança levada para o céu por um anjo.
Nesta obra, El Greco emprega dois estilos diferentes. Na metade inferior da obra, ele pintou imagens mais naturalistas e esculturais, juntamente com retratos de importantes personalidades da cidade de Toledo. Na metade superior da pintura, El Greco adoptou o maneirismo, usando cores extravagantes, disposições espaciais incomuns e formas distorcidas para sugerir uma dimensão divina, enquanto a alma do conde sobe aos céus. Entre as personalidades famosas de Toledo da época, está o próprio  El Greco. Ele é o sétimo da esquerda para a direita, com a mão levantada à altura do colarinho. O filho do artista também se encontra na tela. Ao lado de Santo Estevão, à esquerda do quadro, Jorge Manuel (filho do pintor) gesticula em direcção ao enterro, agindo como uma ligação entre o mundo real do espectador e o mundo imaginário da obra. Um lenço no seu bolso exibe a assinatura de El Greco e o ano 1578: data de nascimento do menino.
O quadro encontra-se no seu local original, a igreja de Santo Tomé de Toledo.
Fontes:noticias.universia.com.br
wikipedia (Imagens)
Arquivo: El Greco - O Enterro do Conde de Orgaz.JPG
O Enterro do Conde Orgaz
File:El Greco - The Burial of the Count of Orgazdetal1.jpg
Detalhe da parte inferior da obra
Ficheiro:El Greco - Count Orgasz detail.jpg
Pormenor com o Senhor de Orgaz
Ficheiro:El Greco - The Burial of the Count of Orgazdetal7.jpg
Pormenor da parte superior da obra
 *

Pinceladas de Arte - El Greco - O Enterro Do Conde De Orgaz

 https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=LOVVg4F1QGc
*
 Trecho do filme "El Greco" quando alguns cidadãos de Toledo vislumbram por primeira vez a obra - "O Enterro do Conde de Orgaz".
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=ouh-mBeQgZo
*
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/06/analise-da-obra-o-enterro-do-conde.html
***