14/11/2018

5.981.(14noVEMbro2018.9.9') Claude Monet

Nasceu  a 14noVEMbro1840...Paris
e morreu a 5DEZ1926...Giverny
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Ir a Giverny...a propriedade onde ele morreu é monumento nacional...
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Postei várias vezes:

https://www.youtube.com/watch?v=Nfx1o-6UgzI
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https://www.youtube.com/watch?v=nCVYEqc_Hw4
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https://www.youtube.com/watch?v=1SQXw42wqBI
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 "Eu quero pintar como um pássaro canta."
 "Todo mundo discute minha arte e finge entender, como se fosse necessário entender, quando é simplesmente necessário amar."
 "Todos os dias eu descubro coisas cada vez mais bonitas. É o suficiente para enlouquecer qualquer um. Eu tenho tal desejo de fazer tudo, minha cabeça está explodindo com isso."
 "Eu fico mais bravo e mais louco por devolver o que sinto."
 https://citacoes.in/autores/claude-monet/
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24noVEMbro2018
 “Todos discutem minha arte e fingem compreender, como se fosse necessário compreendê-la, quando é simplesmente necessário amar.”
 
 O grande mestre do impressionismo, já consagrado, construiu seu ateliê em Giverny, onde mandou cavar um lago, que encheu de inúmeras variedades de ninfeias, plantas aquáticas de cores variadas. Sobre o lago, construiu a famosa ponte japonesa. Esse jardim encantador inspirou telas enormes a que se dedicou nas últimas três décadas da sua vida.
A filmagem foi realizada no verão de 1915 quando Monet tinha 74 anos de idade. No início, o cineasta Sacha Guitry conversa com o artista, vestido todo de branco. A seguir, temos uma imagem panorâmica do jardim com a ponte japonesa, o salgueiro-chorão e o espelho d’água com as ninféias. Vemos, então, Monet em ação. Segurando sua paleta de cores e alguns pincéis, pinta uma grande tela ao lado da lagoa de ninféias.
No fim da vida, o artista respondeu uma carta sobre o movimento impressionista a Evan Chateris (1926), afirmando de forma modesta: “meu único mérito foi o de ter pintado diretamente da natureza com o objetivo de exprimir minhas impressões diante dos efeitos mais fugidios”.
 Veja aqui Claude Monet em filme raro, pintando em seu famoso jardim em Giverny.
 https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=NV56CdRDYT0
 
Monet viveu em Giverny de 1883 até sua morte em 1926 e muitas de suas obras retratam cenas sua propriedade, cheia de plantas, flores coloridas, lago, jardins e a charmosa ponte em estilo japonês, sem falar nas Ninfeias, inspiração para muitas de suas obras (que estão no Musée L’Orangerie em Paris). Hoje, a propriedade abriga a Fundação Monet e a casa onde o artista morou, atualmente é um museu dedicado a ele.
O local fica aberto à visitação de 29 de março a 1 de novembro, durante os meses em que o jardim está mais florido e belo. E funciona todos os dias das 9:30h as 18h (última entrada as 17:30h). 70, rue Claude Monet – 27620 Giverny
 
 https://www.revistapazes.com/filme-raro-mostra-claude-monet-pintando-as-ninfeias-em-giverny/?fbclid=IwAR3uRQ3dcIYdeOAlFNWvHYfDWzHTImU7EFh0PIZv8Ldebg8Hjy7MVJ9fDfE
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Análise da obra:" Impressão, nascer do sol", de Claude Monet

Impression, soleil levant, em português, Impressão, nascer do sol, é a mais célebre e importante obra de Claude Monet. É um óleo sobre tela, datado de 1872 (mas provavelmente realizado em 1873), que representa o nascer da manhã no porto de Havre, com uma névoa cerrada sobre o estaleiro e os barcos e as chaminés ao fundo da composição. O título da obra acaba por denominar o grupo dos pintores impressionistas.O termo impressionismo surgiu quando foi feita uma crítica  a esta tela pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e os seus colegas adoptaram a designação  de Impressionistas.
Em Impressão, nascer do sol, Monet interessa-se pela luz e os seus efeitos na natureza, pinta as coisas como as vê, e não como as imagina ou pressente, e privilegia a rapidez e espontaneidade do traço, em detrimento da precisão do contorno. As cores complementares – tonalidades de azul e laranja, são privilegiadas por Monet. Para os impressionistas, as cores  influenciam-se  mutuamente, e tons complementares dispostos lado a lado têm um maior realceAs pinceladas não apresentam contornos definidos, as formas são mais sugeridas do que representadas. Em “Impressão – Nascer do Sol”, as pinceladas são rápidas, pois a luz muda depressa e  a referência visual  perde-se. Os impressionistas, como Monet, evitam pintar de memória. Apesar  da névoa encontramos representados, elementos do porto, como guindastes e navios. Os reflexos mostram o movimento das águas, que estão crispadas. A composição de “Impressão – Nascer do Sol”, plana e bidimensional, é influenciada pela arte japonesa. A obra encontra-se no Museu Marmottan-Monet em Paris ,depois de ter sido roubada em 1985 e recuperada em 1990.
abstracaocoletiva.com.br
wikipedia (Imagens)
Impressão, nascer do sol - Claude Monet
Ficheiro:Claude Monet, Impression, soleil levant, 1872.jpg
Ficheiro:Claude Monet 1899 Nadar.jpg
Claude Monet
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/07/analise-da-obra-impressao-nascer-do-sol.html?spref=fb&fbclid=IwAR09oySrnIcjVR6pXf86yslO32GMVEmO6uXtPfhoSy1IHCvvsffIqwz3sq0
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14 de Novembro de 1840: Nasce o pintor francês Claude Monet
Pintor impressionista francês, nascido a 14 de novembro de 1840, em Paris, Claude Monet veio a tornar-se o líder do movimento impressionista. Em 1859 iniciava os seus estudos de arte, embora passando a maior parte do tempo no café juntamente com outros artistas e intelectuais. As novas descobertas no domínio da ótica apaixonaram Monet e os seus amigos e conduziram-nos para o ar livre, onde procuravam captar a luz e a atmosfera nos seus aspetos mais fugidios: o tremeluzir da água, um movimento das folhas, a passagem de uma nuvem.

Uma estadia em Londres na companhia de Pissarro e Sisley pode ter determinado definitivamente o percurso do Impressionismo. A luz difusa londrina exerceu uma grande fascinação sobre os três. Na primavera de 1874 fizeram uma exposição coletiva. Entre os participantes contavam-se Paul Cézanne, Auguste Renoir, Edgar Degas, Sisley e Pissarro. Nesta época, o grupo passou a ser conhecido pelo termo "impressionista", utilizado com uma conotação depreciativa numa crítica a uma paisagem de Monet, Impressão: Sol Nascente.

Depois de inúmeras dificuldades, em 1886 Monet pôde ver o seu trabalho recompensado financeiramente. Na década de 90, a Catedral de Ruão foi o modelo para uma série de quadros em que a mesma imagem era reconstituída, variando a atmosfera, a luz, a sombra, a estação do ano. Em 1892 instalou-se em Giverny, criando um jardim que serviu de inspiração a muitas das suas telas e aos famosos Nenúfares. Das viagens a Inglaterra e a Itália nos princípios do século resultaram as séries sobre o Tamisa e os canais e as catedrais de Veneza.Monet morreu a 5 de dezembro de 1926 em Giverny, na propriedade mais tarde considerada monumento nacional. De uma certa maneira, foi o mais fiel à estética impressionista, procurando captar em toda a sua obra o perpétuo movimento da luz na natureza. Isto correspondia à utilização de pequenas manchas separadas, que no conjunto restituíam toda a luminosidade do instante. Justapunha as cores tal como saiam do tubo, e o seu gesto tornou-se cada vez mais livre e fluido, de tal modo que as últimas telas foram consideradas por muitos críticos como meros esboços.

Claude Monet. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. 

Wikipedia (Imagens)

File:Claude Monet 1899 Nadar crop.jpg
Claude Monet em 1899 por Felix Nadar
File:Pierre August Renoir, Claude Monet Reading.jpg
Monet a Ler - Pierre Auguste Renoir
File:Sargent MonetPainting.jpg
Monet  a pintar  no bosque - John Singer Sargent
File:Claude Monet, Impression, soleil levant, 1872.jpg
Impressão, Nascer do Sol - análise da obra
Análise da obra:" Impressão, nascer do sol", de Claude Monet.
Impression, soleil levant, em português, Impressão, nascer do sol, é a mais célebre e importante obra de Claude Monet. É um óleo sobre tela, datado de 1872 (mas provavelmente realizado em 1873), que representa o nascer da manhã no porto de Havre, com uma névoa cerrada sobre o estaleiro e os barcos e as chaminés ao fundo da composição. O título da obra acaba por denominar o grupo dos pintores impressionistas.O termo impressionismo surgiu quando foi feita uma crítica a esta tela pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e os seus colegas adoptaram a designação de Impressionistas.
Em Impressão, nascer do sol, Monet interessa-se pela luz e os seus efeitos na natureza, pinta as coisas como as vê, e não como as imagina ou pressente, e privilegia a rapidez e espontaneidade do traço, em detrimento da precisão do contorno. As cores complementares – tonalidades de azul e laranja, são privilegiadas por Monet. Para os impressionistas, as cores influenciam-se mutuamente, e tons complementares dispostos lado a lado têm um maior realce. As pinceladas não apresentam contornos definidos, as formas são mais sugeridas do que representadas. Em “Impressão – Nascer do Sol”, as pinceladas são rápidas, pois a luz muda depressa e a referência visual perde-se. Os impressionistas, como Monet, evitam pintar de memória. Apesar da névoa encontramos representados, elementos do porto, como guindastes e navios. Os reflexos mostram o movimento das águas, que estão crispadas. A composição de “Impressão – Nascer do Sol”, plana e bidimensional, é influenciada pela arte japonesa. A obra encontra-se no Museu Marmottan-Monet em Paris ,depois de ter sido roubada em 1985 e recuperada em 1990.
Fontes: http://www.marmottan.fr/
abstracaocoletiva.com.br
wikipedia (Imagens)

 https://www.youtube.com/watch?time_continue=47&v=FPlW1H9m4dc
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https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/11/14-de-novembro-de-1840-nasce-o-pintor.html?fbclid=IwAR1HF3zo8WcMtdKVWolgYvP3KYPwfbrTOFINWl-bb7NhbSZ32X1XdMm8wXE
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morreu a 5dez1926
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/12/05-de-dezembro-de-1926-morre-o-pintor.html?fbclid=IwAR3eOJLaKeNN56PH8GMVdLxlr5o9ZNIlUEuJ9IoXCUxx1ea6N5x6LGnsqWs
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IMPRESSIONISMO

15 de Abril de 1874: Primeira Exposição do movimento Impressionista

Cerca de 30 artistas que não foram aceites pelo júri do Salão Oficial de Paris decidem expor eles mesmos, em 15 de Abril de 1874, as suas obras no atelier do fotógrafo Félix Tournachon, mais conhecido pelo apelido de Nadar. A exposição, organizada pela “Sociedade Anónima de Pintores, Escultores e Gravadores”, era composta por Pissarro, Monet, Sisley, Degas, Renoir, Cezanne, Guillaumin e Berthe Morisot. Alguns dias depois, o crítico Louis Leroy numa resenha sobre a exposição, falou de “impressionistas” com referência ao título de um quadro de Claude Monet: "Impression soleil levant" .
Anteriormente em 1863, Edouard Manet pinta a mais famosa tela da sua obra. Seria exposta nesse mesmo ano no Salão dos Recusados e incomodaria os críticos pela nudez de uma mulher almoçando na relva na companhia de dois homens vestidos. Nesta obra, "Le Déjeuner sur l’herbe", Manet rompe com as técnicas académicas para utilizar com originalidade as características do que viria a ser o impressionismo. 
O estilo impressionista de pintura era caracterizado principalmente pela concentração na impressão geral produzida por uma cena ou objecto e pelo uso de cores primárias sem misturá-las e pequenas pinceladas para simular um real reflexo da luz. Além disso, as sombras deixam de ser foscas, desaparecem os contrastes claro-escuro. Os seus temas eram paisagens, bailes, cenas da vida quotidiana, retratos e auto-retratos, regatas, paisagens marinhas e fluviais, cenas urbanas. 

O impressionismo foi um grande movimento artístico, primeiro nas artes plásticas e mais tarde na música (Claude Debussy, Maurice Ravel) que se desenvolveu principalmente em França nas últimas décadas do século XIX e princípios do século XX, mais concentradamente entre 1867 e 1886, por obra de um grupo de artistas que compartilhavam entre si temas, técnicas e exposições. Os principais pintores impressionistas foram Claude Monet, Auguste Renoir, Camille Pissarro, Alfred Sisley, Berthe Morisot, Armand Guillaumin e Frederic Bazille. 

Edgar Degas e Paul Cezanne também pintaram em estilo impressionista durante um tempo no começo dos anos 1870. O já consagrado pintor Edouard Manet, cuja obra dos anos 1860 influenciou bastante Monet e outros do grupo, também se aproximou do impressionismo em 1873. 

Os fundadores do impressionismo estavam animados pela vontade de romper com a arte oficial. A teoria oficial de que as cores deveriam ser colocadas puras na tela ao invés de misturá-las na paleta seria respeitada por poucos deles e apenas por pouco tempo. Na verdade, o impressionismo era mais um estado de espírito do que uma técnica, de modo que artistas de outras áreas também poderiam ser qualificados de impressionistas. Muitos desses pintores ignoravam a regra do contraste simultâneo como estabelecido por Chevreul em 1823. As expressões “independentes” ou “pintores ao ar livre” poderiam ser mais apropriadas que impressionistas para qualificar esses artistas que levavam adiante a tradição herdada de Eugene Delacroix, quem considerava que desenho e cores constituíam um todo. 

A Guerra Franco-Prussiana de 1870 separou esses pioneiros. Bazille foi assassinado em Beaune-la-Rolande; Renoir foi mobilizado; Degas partiu como voluntário; Cézanne retirou-se para Provença; Pissarro, Monet e Sisley  mudaram-se para Londres onde se encontram com Paul Durand-Ruel. Essa estadia em Londres foi um grande passo na evolução do impressionismo, tanto porque estabeleceram contacto com ‘marchands’ quanto descobriram na pintura de Turner a análise da luz que os marcou. 

De volta a Paris, a maioria dos pintores foi trabalhar em Argenteuil (Monet, Renoir), Chatou (Renoir), Marly (Sisley) ou às margens do rio Oise (Pissarro, Guillaumin, Cézanne). Edouard Manet pintou o Sena com Claude Monet quem, sob sua influência, adoptou o trabalho ao ar livre. 

A maior distinção entre eles residia na atracção pela cor e o gosto pela luz. Todavia, Berthe Morisot permaneceu fiel às lições de Manet; Degas mesclou a sua admiração por Ingres e os pintores da Renascença Italiana; Cézanne tentou captar a natureza de Poussin; o próprio Claude Monet, nos quadros “Terrasse au Havre” e “Les Femmes au jardin (1866, Louvre, salões do Jeu de Paume), estava longe de anunciar a sua futura audácia. 

Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)



 File:Claude Monet, Impression, soleil levant.jpg
File:Exposition1874affiche.jpg
Cartaz da primeira exposição dos Impressionistas
File:Atelier Nadar 35BoulevardDesCapucines 1860 Nadar.jpg
Estúdio de Nadar onde se realizou a exposição
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/04/15-de-abril-de-1874-primeira-exposicao.html?spref=fb&fbclid=IwAR2Q7YiIkuIzAxPTSabGGoffuHD5ATukuMgBEotXayx7i-fPnD6Zrubgsow
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