17/01/2019

8.782.(17jan2019.9.9') Crápulas...Gangster

***
mafiosos
 https://www.youtube.com/watch?v=SpgyvP9j5rQ
 mafiosas
https://www.youtube.com/watch?v=nTaihEc1PQQ
***
Capone...
 https://www.youtube.com/watch?v=BKh3YMEkHHU
*
Os intocáveis
 https://www.youtube.com/watch?v=u3AUxnzuNKs&list=PLDBfiNn3GykfSAmL1AkMGON-gyBOJw38F
*

17 de Janeiro de 1899: Nasce Al Capone, gângster norte americano

Gângster norte-americano, Alphonsus Gabriel Capone, que ficou conhecido por Al Capone, nasceu a 17 de Janeiro de 1899 em Brooklyn, Nova Iorque, no seio de uma família de imigrantes italianos que havia chegado aos Estados Unidos da América em 1894, e faleceu a 25 de Janeiro de 1947, na Florida. Também ficou conhecido por Scarface devido a uma cicatriz que tinha na cara.

Al Capone teve uma infância problemática e pertenceu a dois gangs de rua. Aos 14 anos foi expulso da escola por ter agredido um professor.


Depois trabalhou para o gângster Frankie Yale, que em 1919 o enviou para Chicago, onde, dois anos mais tarde, Capone se tornou no braço-direito de John Torrio. Este era o mentor de Yale e acabou por se retirar dos negócios depois de ter sido vítima de uma tentativa de assassinato por parte de membros de um grupo rival de gângsters.



Capone passou então a liderar os negócios da organização criminosa que rapidamente se expandiu, estendendo a sua actividade a outras cidades norte-americanas. O crescimento do gang deu-se, sobretudo, entre 1925 e 1930 em actividades como apostas ilegais, casas de jogos, clubes nocturnos, casas de prostituição, destilarias e cervejarias.




O primeiro assassinato atribuído a Capone ocorreu em 1923, quando terá abatido a tiro um homem que andava a incomodar um amigo seu.



A 28 de Fevereiro de 1929 ocorreu, a mando de Capone, o mais sangrento incidente entre bandos rivais. Determinado a eliminar o gângster Bugs Moran, enviou um grupo de homens mascarados de polícias para preparar uma cilada. Acabaram por ser abatidos seis homens de bandos rivais, mas Moran escapou por ter chegado atrasado. O caso ficou conhecido por Massacre de São Valentim.



Para tentar disfarçar a faceta de criminosos, Al Capone fazia donativos para escolas, dava boas gorjetas e convivia com jornalistas. Tentou ainda, através de uma reunião com os principais líderes de gangs de Chicago, chegar a um acordo para diminuir os índices de violência da cidade. Mas as tréguas só duraram dois meses,



Apesar de ser uma pessoa extremamente violenta e de estar associado a crimes de sangue, Capone foi condenado a onze anos de prisão, em 1931, por fuga aos impostos. O combate a Capone foi liderado pelo polícia Elliot Ness, que comandava um grupo a quem chamaram "Os Intocáveis".



Oito anos mais tarde, a pena foi revista e o gângster deixou a prisão devido ao seu debilitado estado de saúde, já que sofria de sífilis e de distúrbios mentais. Ainda apresentou algumas melhorias a partir de 1942, altura em que começou a ser tratado com penicilina, mas o seu estado mental estava irremediavelmente afectado.



A vida de Al Capone inspirou diversos realizadores de cinema e actores como Robert de Niro, Ben Gazzara, Rod Steiger e William Forsythe representaram o gângster. Capone foi também personagem no álbum Tintim na América, tendo sido a única vez em que apareceu uma personagem real num álbum do herói criado por Hergé.


Al Capone. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. 
wikipedia (Imagem)



Resultado de imagem para al capone

Al Capone
Arquivo: AlCaponemugshotCPD.jpg
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/01/17-de-janeiro-de-1899-nasce-al-capone_17.html?fbclid=IwAR25GOA5yGtKf3i9Q6hZ_LQNQ_wMSLbdEn4_uLCA3y4yrGLjZB2YbGyHEEE
***

16 de Janeiro de 1920: Entra em vigor nos Estados Unidos a Lei Seca

A chamada Lei Seca entra em vigor no dia 16 de Janeiro de 1920 por força da Emenda nº 18, ela estabelecia a proibição da produção, venda, transporte, importação e exportação de bebidas alcoólicas. Pouco depois inclusive a venda em bares e restaurantes foi banida. 

Vigente durante treze anos, a emenda tornou-se um enorme fracasso legislativo. Em vez de acabar com os problemas sociais atribuídos à bebida, a Lei Seca só os estimulou. A medida desmoralizou as autoridades e tornou-se um incentivo à corrupção. Cidades como Chicago e Nova Iorque viram a criminalidade explodir, enquanto a máfia enriquecia com o contrabando de álcool. 

Em todo o país, movimentos contra o consumo de bebidas estavam a surgir desde o século XIX. A campanha ganhou escala nacional resultando na aprovação da 18ª Emenda.  Meses depois  aprovou-se o Acto de Proibição Nacional, também designado Acto de Volstead, uma homenagem a Andrew Volstead, deputado que liderou a iniciativa. Era considerada "intoxicante" qualquer bebida que tivesse mais de 0,5% de álcool (as cervejas mais fracas têm cerca de 2%). 

Qual a razão para esta poderosa nação ter dado tanta importância aos malefícios da bebida? A resposta parece residir no protestantismo,  predominante nos EUA, e que fez emergir a ideia do "Destino Manifesto": os americanos seriam o povo eleito por Deus para guiar o mundo. 

Para manter a nação no caminho certo, a sobriedade deveria ser estabelecida por decreto. A eclosão da Primeira Guerra Mundial colocou, no entanto, o argumento decisivo na boca dos inimigos do álcool. Segundo eles, cereais, malte e açúcar, alimentos básicos, não poderiam ser desperdiçados no fabrico de bebidas alcóolicas em tempos de guerra. Cerveja e vinho seriam, além disso, produtos típicos da  inimiga Alemanha , o seu consumo, portanto, um acto pouco patriótico. 

Apesar de ter o apoio de muitos sectores da sociedade, a Lei Seca foi ignorada por milhões de norte-americanos. Muitos iam para o Canadá e voltavam com camiões cheios de bebida. Outros faziam no quintal o próprio uísque. Havia ainda quem se passasse por padre ou médico para obter litros de vinho sacramental ou de destilados medicinais. 

Rapidamente esta procura de álcool começou a ser atendida de forma organizada. Eram os gangsters da máfia italiana ou da máfia irlandesa. Antes da Lei Seca, estes mafiosos viviam do jogo e da prostituição. Passaram então a dominar também os milionários negócios com bebidas, corrompendo polícias, elegendo políticos e matando os seus concorrentes. 

Em Nova Iorque, o principal mafioso era o siciliano Joseph Bonanno, apontado como o inspirador de O Padrinho, baseado no livro de Mario Puzo e que se tornou um clássico do cinema. Já Dean O'Banion inundava o norte de Chicago com cerveja e uísque vindos do Canadá, enquanto Johnny Torrio contratava polícias para proteger os seus interesses no sul da cidade. 

Mas nenhum 
 gangster  foi tão lendário quanto Alphonse Capone. Filho de napolitanos, nasceu em 1899, em Nova Iorque. Conheceu Johnny Torrio aos 14 anos e, com a Lei Seca, passou a auxiliá-lo no contrabando de bebidas em Chicago. 

Quando o rival O'Banion resolveu enfrentá-los, foi morto por Al Capone. Em 1925, Torrio  aposentou-se, deixando Chicago inteira para "Al" Capone, que expandiu o seu ‘império’ para cidades como Saint Louis e Detroit. 

Em 1931, graças às investigações conduzidas pelo agente fiscal Eliot Ness, líder dos "Intocáveis", grupo de agentes que combatia a máfia, Capone passou cinco anos na prisão de Alcatraz, na Califórnia.
Opera Mundi 
wikipedia(Imagens)
Ficheiro:Prohibition agents destroying barrels of alcohol (United States, prohibition era) 2.jpg
Agentes do governo no acto de confiscar  bebidas clandestinas (Chicago, 1921)
Ficheiro:The Drunkard's Progress - Color.jpg
The Drunkard's Progress: Uma litografia de Nathaniel Currier apoiando o Movimento de Temperança. 
Janeiro de 1846
 
Prescrição para uso medicinal de bebida alcoólica

 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/01/16-de-janeiro-de-1920-entra-em-vigor_16.html?fbclid=IwAR16HwjLlZIllCanOZX3SpXmTcRnmbHx4meEByHEN5nThz2Q9w1-gdWwbio
***