27/11/2009

+1 bela história da Vanda Marques...para a sua afilhada em Moçambique!!!

"Fiz esta história, para a Fátima a minha afilhada que vive na comunidade de
Momola em Moçambique."



Fátima, a menina cor de chocolate
Há muito, muito, pouco tempo,numa aldeia em África vivia uma mãe e uma menina numa aldeia,
onde o chão era de terra, não havia televisão, casas de banho, computadores, nem lojas de brinquedos.
Por outro lado, havia muito, muito calor, animais selvagens, poças de água para brincar e muita terra para fazer bolinhos.
Nesta aldeia as mães e as filhas gostavam muito de estar juntas e conversar.
-Mãe, mãe porque é que nós somos castanhos?
-Ora, Fátima, tu já viste cor mais bonita que o castanho?
-O castanho é a cor dos quadradinhos de chocolate e da terra que nos dá alimento.
-Sim, Mãe, mas eu gostava de ser branca.O branco é a cor da neve e das pombas da paz. Tu já viste que coisa mais maravilhosa?
- Ó meu amor, a cor da nossa pele não é o mais importante, o que é mesmo mesmo, mesmo importante é o nosso interior.
- Ah! sim, os pulmões, a barriga de dentro e o coração?
- Não, minha querida, o nosso interior, é a nossa capacidade de fazer coisas boas e ajudar os outros, mesmo quando
por vezes estamos tristes ou zangados.
- Já estou a perceber, eu às vezes fico zangada contigo, porque me mandas ir buscar àgua ao poço… mas depois olho
para ti e estás tão cansada, que agarro nos meus pés descalços e lá vou eu.
- Isso mesmo, minha filha!!!
Mãe e filha continuaram a conversar e só foram para casa quando o sol já estava a esconder-se por entre as montanhas.
Naquela aldeia, nenhuma filha se ia deitar sem uma boa conversa e uma história de encantar.
Digo-vos, muito a sério, naquela aldeia havia paz e harmonia…

ordem trabalhos da 5ª reunião de câmara 3.Dez.10h.mandato 2009.2013

reunião extraordinária do executivo municipal, a realizar no próximo dia
03 de Dezembro de 2009, pelas 10,00 horas, no Salão Nobre dos Paços do
Concelho, com a seguinte ordem de trabalhos: -
1.
------ ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA VINTE E TRÊS
DE NOVEMBRO DE DOIS MIL E NOVE -
(FINANÇAS LOCAIS) 2.
------ DOCUMENTOS PREVISIONAIS – ANO DE DOIS MIL E DEZ –
APRESENTAÇÃO -
(SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS) 3.
------ SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE
ALCOBAÇA – DOCUMENTOS PREVISIONAIS – ANO DE DOIS MIL E DEZ –
APRESENTAÇÃO -

Uma alcobacense no Luxemburgo...Hoje inaugura a exposição "Por uma vida melhor"!!!

Apetece ir ao Luxemburgo, dar 1 belo abRRaço aos Amigos do 25 de Abril!!!...
recebi via Elsa Trindade
"Como faço parte da direcção da Associação Amigos do 25 de Abril aqui no Luxemburgo, envio-lhe as últimas actividades organizadas por esta associação ou a que esta se associa:

- 21 de Novembro - projecção do filme "Aquele querido mês de Agosto" do realizador português Miguel Gomes

- 22 de Novembro - homenagem aos voluntários das Brigadas internacionais que partiram do Luxemburgo para combater pela república em Espanha

- 23 de Novembro - Conferência sobre os exilados republicanos espanhóis numa Europa em guerra

- 27 de Novembro - inauguração da exposição "Por uma vida melhor" - exposição fotográfica de um dos antigos fotógrafos do Jornal Humanité, Gérald Bloncourt

- 2 de Dezembro - conferência "Será que os portugueses são invisíveis ?" - com o sociólogo Albano Cordeiro e Aline Schiltz, especialistas das questões da emigração portuguesa

- 16 de Dezembro - projecção do documentário "Drôle de mai - les années de boue" de José Vieira, sobre a vida dos emigrantes portugueses em Paris tendo como pano de fundo os acontecimentos de Maio de 68.

Junto os "flyers" que estamos actualmente a distribuir para fazer publicidade a estes eventos junto da comunidade portuguesa aqui e também junto do público em geral.

Cordiais saudações,
ELSA TRINDADE

1 fax para a câmara...Obras e pessoal auxiliar para o centro escolar de Prazeres Aljubarrota

A educação não tem prioridade em Alcobaça no que diz respeito ao pessoal auxiliar...
Não temos quadro suficiente e não temos quem possa substituir trabalhadores que estejam de baixa ou que faltem por outra razão...

Um exemplo que recebi Via Lúcia Duarte
Para:
de:
C M Alcobaça e Agrupa/ D. Pedro I
APNEPA – Associação de Pais
Att.:
Data
Vereador Hermínio e
Directora Ilda e Raquel
26 de Novembro de 2009
fax:
Total de páginas
2
aSSUNTO :
URGENTE
Com os nossos melhores cumprimentos.
Bom Dia, Exmº Senhor Vereador Hermínio Rodrigues,
Aguardei até hoje, uma promessa que me fez na 3ª feira (24/11/2009) que iria pôr por escrito o que me disse ao telefone! E Prometeu-me que ía mandar pôr as grades como deve ser!!!!!
As crianças continuam a escapulir-se lá para trás!!! Auxiliar existe só uma para 62 crianças! E Ontem uma coordenadora (AE´s de Inglês) qualquer deu nas orelhas à auxiliar porque estava farta de ligar para a escola e que ninguém atende!!!! Tenham vergonha!! Como é que uma pessoa consegue? Respondem a esta pergunta? E alem disso os telemóveis são pessoais! Não é o Estado que paga são as pessoas para uso pessoal, não venham dar nas orelhas as pessoas porque não atendem o telemóvel!!! Isto está a chegar ao limite!!!
Já Agora exponho MAIS UMA VEZ para o AGRUPAMENTO D. Pedro I e CAMARA MUNICIPAL DE ALCOÇABA
A seguinte situação:
CRIANÇAS SE AVENTURAREM PARA AS TRASEIRAS DA ESCOLA!!!
Algumas crianças incluindo a minha filha confessam que há crianças que vão para as traseiras da escola, porque a bola fugiu para lá, ou porque cresceram cogumelos e são TÃO GIROS!!! Alerto para esta situação!!!
UMA AUXILIAR NÃO PODE NEM CONSEGUE OLHAR POR 62 CRIANÇAS!!!!!
A AUXILIAR LINA se encontra em atestado há 15 dias ou mais! Será que não há NINGUÉM que possa ir dar um auxilio à nossa SUPER AUXILIAR EDUARDA???? Caramba tanta gente sem fazer nada, tanta gente no desemprego!!! Numa escola onde as crianças têm que se deslocar as casas de banho sozinhas e onde qualquer pessoa bem ou mal intencionada pode entrar nas ditas casas de banho.....qualquer pessoa pode entrar no recinto, nas instalações da escola...
Caramba, ninguém vê nada!! Ninguém quer saber?
Ontem, com o dia de CHUVA, para ir à casa de banho. É giro, vamos à chuva…. E amanhã se estiver doente? Fixe fica-se em casa, é fácil!!!
Hoje fui à escola (não fui levar a minha filha porque está doente, ONTEM ANDOU À CHUVA!!!!) informar que minha filha está doente. Mais uma vez mães/pais revoltados que querem SEGURANÇA. Não se admite só haver uma auxiliar na escola!!!! Um assunto que espero que seja URGENTEMENTE resolvido!
Sras do Agrupamento, provavelmente se a escola tivesses as condições de segurança e comodidade seria suficiente as ditas duas auxiliares, mas como NÃO tem, tem que haver solução para este assunto! O telefone, ninguém atende? Pois ninguém atende, porque será? Ou se atende o telefone ou se deixa as crianças ao Deus dará!!! Qual é a melhor escolha? Deixa tocar!
A Presidente
Susana Rodrigues
A Equipa
APNEPA
Fax enviado para Câmara, Junta de freguesia, Agrupamento, com conhecimento da DREL, Ministério da Educação

25/11/2009

O Clube de Astronomia da Esc. Sec. D. INês de Castro...no Castelo de Alcobaça.28nov.sábado 20h


"Observação Astronómica" - Descobre o teu Universo.
Esta acção é integrada na comemoração do Ano Internacional de Astronomia,

das 20h00 à meia-noite, no Castelo de Alcobaça.

Alcobaça é 1 dos 4 maiores devedores na RESIOESTE.notícia do Público.

notícia do Público de 24.11.2009
Municípios do Oeste recusam pagar tratamento de lixos
O que fazer quando o preço de um serviço aumenta subitamente de 30,30 euros para 38,46?
Foi esta a dúvida dos 14 municípios que fazem parte da Resioeste quando esta empresa, em 2006, aumentou a factura pela recolha e tratamento dos seus resíduos. Os referidos concelhos recusaram-se a pagar, por discordarem da tarifa.
Segundo o PÚBLICO apurou, em Agosto deste ano a dívida daquelas autarquias já ascendia a 10,1 milhões de euros. Os quatro maiores devedores - Torres Vedras, Caldas da Rainha, Nazaré e Alcobaça - eram responsáveis por 6,6 milhões de euros. A maioria dos restantes deviam montantes inferiores a 500 mil euros.
Damas Antunes, administrador da Resioeste, diz que "contabilisticamente não há problema nenhum" porque os juros de mora que vai cobrar aos municípios faltosos são superiores aos juros dos empréstimos que a Resioeste teve de contrair para manter-se a funcionar.
E quanto à questão do aumento das tarifas de recolha e tratamento de resíduos, foi uma decisão "externa à gestão da Resioeste e foi imposta por via legal", explica aquele responsável, descartando qualquer problema com a produtividade da empresa.
O preço cobrado - que foi sujeito à apreciação da entidade reguladora e aprovado pelo ministro do Ambiente - tem a ver com o súbito aumento dos custos de transporte desde que, em 2006, a Resioeste foi obrigada a desviar para o aterro de Palmela (Amarsul) grande parte dos lixos recolhidos nos municípios do Oeste. Isto porque o aterro sanitário do Oeste, localizado no Vilar (Cadaval), está limitado a 140 mil toneladas de resíduos por ano. Como a região produz mais 40 mil toneladas do que o limite máximo, as restantes têm de ser transportadas e tratadas noutro local.
"Só no transporte e tratamento desses resíduos pagamos mais 7 euros por tonelada", frisa Damas Antunes, lamentando a incompreensão dos municípios que recusaram pagar.
O autarca de Torres Vedras Carlos Miguel diz que "não pagará um euro" enquanto a empresa intermunicipal não aceitar uma tarifa média intermédia entre o preço praticado pela Resioeste e a Valorlis, com qual se espera uma fusão. E considera a tarifa fixada "muito acima da capacidade financeira dos municípios, sendo praticamente o dobro da tarifa cobrada pela Valorsul".
Damas Antunes, por seu turno, diz que Torres Vedras é uma das câmaras que já têm um acordo de pagamento e que tem vindo a saldar a sua dívida em prestações trimestrais.
O mesmo não acontece com as Caldas da Rainha, cujo presidente, Fernando Costa, rejeita a existência de uma dívida de 1 milhão de euros. "O valor da dívida corrente é de 100 mil euros e a restante dívida da câmara encontra-se em contencioso, tal como a dos restantes municípios accionistas da Resioeste, devido a divergências que vêm de há alguns anos, em virtude dos excessivos tarifários praticados pela empresa", disse. Já a autarquia de Óbidos "resiste a que os seus munícipes paguem mais e com isso aumentem o custo de vida".

estacionamento em frente à ala sul é uma balda total!!!


era para colocar este assunto na reunião de câmara...

Não estava a senhora Vereadora com o pelouro do Trânsito...

Tem de ficar para a próxima...

Pagamos nas ruas adjacentes e ali, em frente à Ala Sul, sem regulamento, nem postura, à borla...

A experiência está feita...

Os comerciantes têm o problema resolvido das vendas???


Mário Bernardes postou, como base na notícia da cister.fm
no seu blogue


terça-feira, 24 de Novembro de 2009

Mau Demais Para Ser Verdade
Estacionamento autorizado volta à Praça do Mosteiro

A Câmara Municipal de Alcobaça decidiu abrir a parte sul da Praça 25 de Abril, junto ao Mosteiro de Santa Maria, ao estacionamento de veículos ligeiros.Esta medida, que contraria o espirito da requalificação urbana da envolvente ao Mosteiro, dá resposta aos sucessivos pedidos dos comerciantes do Rossio. O executivo camarário admite mesmo vir a colocar parquímetros no local.O presidente da Câmara, Paulo Inácio, justifica a medida com a necessidade de apoiar o tecido empresarial do centro histórico.«No actual cenário económico que a sociedade e os comerciantes atravessam, é positivo permitir que os clientes do Rossio possam estacionar mais perto das lojas e serviços», afirmou.Por outro lado, adianta, com a chegada do Inverno, é também uma medida «útil às pessoas não terem de caminhar centenas de metros para chegar a um estabelecimento comercial» na zona nobre da cidade.Sobre o facto da zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça ter sido requalificada com o objectivo de retirar o trânsito e estacionamento da Praça 25 de Abril, da frente do Mosteiro, o autarca afirma que esta medida, «ainda em fase de teste, não desvirtua esse conceito, por se tratar apenas de estacionamento e não de retirar os actuais condicionamentos para o atravessamento do Rossio, por parte dos veículos motorizados que não tenham autorização para o efeito».In Rádio Cister- -Confesso que quando li a notícia nem queria acreditar. Então gastam-se milhões na requalificação de uma praça com o grande objectivo de devolver o espaço às pessoas e mais tarde volta-se a poluír com carros?! É o espírito da requalificação a ser completamente desfeito por uma infeliz medida que volta a prejudicar a bonita imagem da nossa principal praça.Mais uma da nossa política pequenina e retrógrada...Politicamente incorrecto! Esteticamente errado! Socialmente prejudicial! Naturalmente infeliz!!!