11/04/2019

6.503.(10ab2019.21.21') Catarina Lopes

Nasceu a 12mar1995...
***
 a foto de perfil de Catarina Lopes, A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir
 https://www.facebook.com/catarina.lopes.19
***
 Catarina Lopes
 https://www.linkedin.com/in/catarina-lopes
***
1.ª treinadora
duma equipa masculina senior de futebol
*
Natural de Alcobaça, Catarina Lopes começou a praticar futebol na Associação Beneditense de Cultura e Desporto (ABCD) aos seis anos, alinhando, depois, nas equipas de futsal do Ribafria e dos Vidais, antes de voltar aos relvados para jogar pelo A-dos-Francos, em 2011/12, ainda com idade de juvenil.
Numa primeira fase, a defesa envergou a camisola caldense em cinco épocas, durante as quais chegou à seleção portuguesa de sub-19, apontando dois golos nas 15 internacionalizações somadas pela equipa das ‘quinas’ entre 2013 e 2015.
Em 2016/17, sagrou-se campeã nacional e venceu a Taça de Portugal pela formação principal do Sporting, numa temporada que assinalou o regresso dos ‘leões’ ao futebol feminino.
 Catarina Lopes vai treinar equipa de futebol masculina do Beneditense

Depois de Alvalade, Catarina regressou às Caldas da Rainha no início da última época, representando o nono classificado do escalão máximo do futebol feminino português, ao mesmo tempo que colabora com o Beneditense na qualidade de treinadora da equipa masculina de iniciados.
Em paralelo com a carreira desportiva, a técnica encarou como “prioridade” a sua formação académica, tendo concluído a licenciatura em Treino Desportivo na Escola Superior de Desporto de Rio Maior e o mestrado em Educação Física na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa.





De jogadora a treinadora

Catarina Lopes vai agora treinar o Beneditense com o desafio de manter a equipa da Associação de Futebol de Leiria na Divisão de Honra, tendo de recuperar oito pontos nos 15 que ainda faltam disputar.
“Os objetivos são claros: garantir a manutenção e conquistar um lugar na final. Se não acreditasse, não tinha aceitado o convite para assumir o cargo. São dois meses que vão garantir muito trabalho, compromisso e atitude da minha parte, das pessoas que trabalham comigo e dos jogadores”, disse à agência Lusa a até aqui coordenadora do futebol de formação da Associação Beneditense de Cultura e Desporto (ABCD).
A cinco jornadas do fim, o emblema sediado na freguesia alcobacense da Benedita segue na 15.ª e penúltima posição, com 18 pontos, a oito da zona de salvação, e já não vence há nove encontros, que perfazem a pior sequência de sempre dos ‘canarinhos’ naquela prova.
Por outro lado, o Beneditense discutirá com o líder Marinhense uma das meias-finais da Taça da Divisão de Honra, competição na qual a ABCD triunfou por duas vezes nos últimos três anos, em 2015/16 e 2017/18.
Na sequência da derrota consentida no domingo em Figueiró dos Vinhos, por 3-2, o treinador Rui Agostinho colocou o lugar à disposição e Catarina Lopes, de 24 anos, aceitou tornar-se a primeira mulher a orientar um clube no futebol distrital leiriense, comandando uma equipa técnica formada por mais três elementos femininos.
“Não importa o género do treinador, mas a competência. De certa forma, os jogadores já me conhecem. Sou uma cara do clube, faço parte da coordenação e penso que a aceitação como treinadora vai ser positiva, porque temos criado boas relações ao longo do tempo. Mais do que gostarem de mim, quero que me respeitem e estejam comigo nas opções para estas finais que vamos ter”, explicou.
Em declarações à Lusa, o presidente da ABCD defende que a opção por Catarina Lopes, curiosamente filha do líder do clube, era a “solução mais lógica”, tendo em conta o perfil e o trabalho desempenhado nos últimos quatro anos, pelo que não houve espaço para “hesitações”.
Até ver, Luís Lopes recusa integrar a treinadora nas perspetivas de longo prazo do clube, uma vez que Catarina pretende continuar a evoluir na principal liga feminina do país e até já dispôs de “um convite ou dois” de equipas primodivisionárias para ser adjunta a partir da próxima época.
“Se calhar é das primeiras mulheres a assumir uma equipa de homens no futebol sénior. Pode ser bom ou mau, mas é sempre uma mudança. A Catarina não é uma pessoa de barreiras nem tem medo de assumir as situações. Se as coisas não correrem como esperamos e ela pensar noutros caminhos, não lhe vou querer cortar as pernas”, garantiu o dirigente máximo ‘canarinho’, que não atira “a toalha ao chão” na luta pela permanência.
https://lifestyle.sapo.pt/vida-e-carreira/noticias-vida-e-carreira/artigos/quem-e-catarina-lopes-a-mulher-que-vai-treinar-uma-equipa-de-futebol-masculina
*

Catarina Lopes treina seniores do Beneditense


Assumiu ontem o comando técnico

 
 Catarina Lopes assumiu ontem o comando técnico do Beneditense, penúltimo classificado da Divisão de Honra da AF Leiria, tornando-se na primeira mulher a dirigir uma equipa naquele escalão.

A jogadora do A-dos-Francos, campeã nacional e vencedora da Taça de Portugal em 2016/17, pelo Sporting, foi internacional jovem e treina os iniciados do clube do concelho de Alcobaça, que é presidido pelo pai, Luís Lopes. Aos 24 anos, aceitou o convite para assumir a equipa masculina, que está a oito pontos da zona de permanência, mas a técnica acredita na recuperação.
"Faltam cinco jogos. Para não estarmos dependentes das outras equipas, o nosso objetivo é somar 12 pontos. Acredito que é possível e os jogadores vão estar motivados. Queremos atingir a permanência, chegar à final da taça e, se possível, trazer novamente o troféu para casa", refere Catarina Lopes, que espera acrescentar "ambição e um espírito novo" à equipa.
E quanto à reação do plantel? "Tenho boa relação com quase todos eles, sou coordenadora do clube. Se vão aceitar uma mulher ou olhar com outros olhos, não sei, mas espero acima de tudo que confiem em mim e que estejam comigo neste barco. Ser mulher ou ser homem não interessa. O essencial é que haja competência e compromisso", remata.

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/coluna-distrital/amp/catarina-lopes-treina-seniores-do-beneditense?fbclid=IwAR1IgrfucpAq5TsogCdGVxJmqQsS8ULET1KCe1MHJCwh7BTCxrFcjvcKO1Y
 ***
20mAIo2019
postei: Vivaaaaaa a campeã Catarina Lopes...futebol feminino...SCP...da Benedita d' Alcobaça que vos abRRaça
 A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, em pé e ar livre
 https://www.facebook.com/catarinahlopesoficial/photos/a.1613948665600245/1801739046821205/?type=3&theater
***

10/04/2019

6.690.(10ab2019.9.9') Hubert Reeves

Nasceu a 13jul1932...
***
Um pouco mais de Azul (Li nos dias 13 e 14 de abril2019)
" A dança de Shiva, as coisas bonitas do universo..."
"A...l...Uma nova propriedade emergente"
A evolução cósmica
"Este livro é dedicado a todas as pessoas maravilhadas com o mundo"
pág.8- "Com Darwin descobrimos que os animais não têm sido os mesmos. A superfície da terra muda, as populações mudam.
Os homens apareceram há cerca de 3 milhões de anos; os peixes há cerca de quinhentos milhões de anos.
Nestes momentos, uma novidade apareceu na terra. Existe, afinal, uma história da vida da Terra!
(...)
As galáxias têm juventude, idade madura e velhice."
P9- a evolução biológica leva-nos das bactérias ao aparecimento da inteligência humana!
A via da complexidade termina com o ser humano?"
p10- "O homem nasceu do primata. Que nascerá do homem?"
P15-"o ESPAÇO ESTÁ POVOADA POR ESTRELAS SEMELHANTES AO NOSSO SOL. As estrelas que nos rodeiam estão agrupadas numa galáxia, a nossa, a que chamamos Via Láctea...(GALÁXIA palavra grega ...leite)
(...) MILHARES DE GALÁXIAS COMO A NOSSA SE AGRUPAM EM ENXAMES DE GALÁXIAS, por sua vez agrupadas em superenxames.
Esta estrutura hierárquica dos objectos é uma das características da arquitectura do universo. Encontrá-la-emos ao nível dos átomos e também ao nível dos organismos vivos."
"É graças à luz que podemos observar o mundo. Esta luz não se propaga instantâneamente. Em alguns casos, precisa de muitos milhares de milhões de anos para chegar até nós."
"15 mil milhões de anos é a idade do universo"
"As mais velhas estrelas e os mais velhos átomos têm igualmente cerca de 15 mil milhões de anos"
P17-"Algumas estrelas são cem vezes maiores e cem mil vezes mais brilhantes que o Sol."
"Em asreonomia, mede-se a distância conforme o tempo que a luz leva a percorrer essa distância.
A luz atravessa o Atlântico num centésimo de segundo.
Diz-se que a lua está a 1segundo-luz.
Atinge o Sol em 8minutos-luz.
Diz-se que o Sol está a 8 minutos-luz da Terra.
No céu nocturno não há nenhuma estrela a menos de 3 anos-luz, ou seja 30 biliões de km (3x10.elevado a treze.)
Sírius encontra-se a 8anos-luz.
Vega a 22 anos-luz.
As 3 estrelas da Cintura de Orim (3 Reis Magos) estão a 1.500 anos-luz."
P18-"O céu está, pois, praticamente vazio. As estrelas não têm praticamente nenhuma possibilidade de chocar.
No vasto espeço entre estrelas tudo é escuro e faz muito frio. No interior das estrelas está muito calor."
P19-"O Sol nasceu há cerca de 4 mil e seiscentos milhões de anos. ~O Sol conta hoje cerca de 25 anos galácticos
(cada galáctico é 200 milhões de anos)
P20-"Nebulosa de Andrómeda
Nebulosa de Onon na constelação do mesmo nome.
Nebulosa de Oríon está na nossa galáxia.
Nebulosas são amálgamas de gases."
" Na actualidade os telescópios mostram-nos galáxias aos milhões...
As distâncias médias entre cada uma são de cerca de 1 milhão de anos-luz.(...) As colisões entre galáxias não são raríssimas"
P21-"Os átomos em moléculas, de estrelas em galáxias, de enxames em superenxames, o nosso universo é construído de modo hierárquico. Os seres semelhantes juntam-se para formar novos seres, a um nível superior. Esta hierarquia estende-se do infinitamente pequeno ao infinitamente grande."
"Somos um planeta vulgar, que gira, como os outros planetas, à volta do Sol.
E o nosso glorioso Sol é uma banal estrela situada em qualquer parte, nos subúrbios da Via Láctea."
Hora do Deslumbramento
pág.20: "É como se o universo fosse animado por um pulsão de vida."
p.24-"Os objectos mais distantes visíveis no telescópio são os quasars.
São, de facto galáxias, mas galáxias especiais, O seu núcleo emite uma quantidade fantástica de energia. Tanta como dez mil vezes a emitida pela nossa galáxia.
Alguns quasars (quasi-stars) estão situados a 12.000 milhões de anos-luz.
A sua luz, quando nos atinge, viajou durante 80% da idade do universo.
É a juventude do mundo que a sua luz nos permite ver no fim desta inacreditável viagem.
Nestas condições, tornou-se naturalmente impossível uma fotografia instantânea do universo.
(...)
Estamos como no cimo da "montanha do tempo".
Na nossa visão do mundo, o ponto mais avançado é aquele em que nos encontramos.
A toda a nossa volta, o nosso olhar perde-se no passado.
p25-"Nota-se que o ruido do motor, agudo antes da passagem do carro, se torna grave depois da passagem.
É que no 1.º caso, ele aproxima-se, enquanto no 2.º caso ele afasta-se.
Da mesma maneira, a frequência da luz emitida por um objectomuda segundo o seu movimento em relação a um observador.
Torna-se mais"aguda", comparativamente mais azul, se o objecto se aproxima, torna-se mais "grave", portanto mais vermelha, se le se distancia.
Em termos técnicos, a isso chama-se o efeito Doppler." 
"Edwin Hubble mostrou que quase todas as galáxias se distanciam de nós. As únicas que se aproximam, como Andrómeda, fazem parte da Amálgama Local. A partir de certa distância, todas fogem e, facto único, fogem tanto mais depressa quanto mais distantes se encontram." 
p26-"Apoiando-se na teoria da relatividade de Einstein, os observadores desenvolveram esta imagem numa teoria coerente. Fala-se da teoria da expansão universal, da explosão inicial ou, em americano, do big bang. Actualmente esta teoria recebe a aaprovação da maioria."
P29-"Há 3 métodos diferentes e independentes de medir a idade do universo. Todos dão aproximadamente a mesma idade.
Segundo o movimento das galáxias...
A idade das mais velhas estrelas...
A idade dos mais velhos átomos...
(há cerca de 15 mil milhões de anos)
P34...QUASE TODA
"A matéria atrai matéria. (Newton)
Einstein: "Tudo atrai tudo."
p35...td
p36.td
p37-"905 dos átomos são de hidrogénio
8 ou 9% dos átomos são de hélio
2ou 1% dos outros átomos/elementos
" De onde vêm os elementos químicos?
A maioria nasce no coração das estrelas."
p38-"Um +atomo de hélio para cem átomos de hidrogénio.
9 em 10 átomos de hélio provém do big bang.
Só um décimos foi produzido pelas estrelas."
"Isótopos estáveis, 2 variedades de hidrogénio e 2 variedades de hélio-
h-1, cujo núcleo é composto por 1 só protão
h-2 (hidrogénio pesado ou deutério) tem 1 protão e 1 neutrão - existe na água pesada.Este h-2 é 100.000 vezes mais raro que o h-1" 
p39-he-4...isótopo...núcleo com 2 neutrões
he-3...1 neutrão e 2 protões...10 mil vezes mais raro que he-4
"Há no cosmos, em média, mil milhões de fptões por cada átomo"
p40-A anti-matéria e a matéria juntam-se como 2 irmãs gémeas."
pg54: "A natureza está estruturada como uma linguagem"
pg 137: "existem no universo estranhas coincidências que viabilizam a vida."
p251-1 ano-luz=dez biliões de quilómetros (1x10.elevado a 13.km)
 Idade do Universo=aproximadamente 15 mil milhões de anos (15x10.elevado a 9.)
Idade do Sol= 4 mil e seiscentos milhões de anos (4,6x10.elevado a 9.)
Nº de estrelas numa galáxia=cerca de 100 mil milhões (10 x10.elevado a 11.)
Velocidade da luz= 300 mil km/s (3 x10.elevado a 5.)km/s
***

28 de agosto de 2010


Memórias de Hubert Reeves

Informação recebida da Gradiva sobre um livro acabado de sair:

Já não Terei Tempo - Memórias
Hubert Reeves

O título desta obra, retirado de uma peça coral com letra de Pierre Delanoë e música de Michel Fugain, atesta o entusiasmo com que Hubert Reeves sempre encarou a sua vocação de explorador do espaço: «Mesmo em cem anos, não terei tempo de visitar toda a imensidão dum tão grande Universo.»

Neste livro, Hubert Reeves entrega-se como nunca o tinha feito. Conta-nos como se forjou a sua paixão pelo cosmos, porque cedo sentiu o desejo de partilhar o seu saber, de que modo a filosofia, a religião e a música se uniram indissoluvelmente à sua demanda intelectual, como os encontros com outros grandes espíritos orientaram o seu – a vida ao mesmo tempo exemplar e singular de um investigador de hoje relatada na primeira pessoa, num testemunho ímpar. Todos os leitores de Hubert Reeves o verão neste livro mais próximo ainda, e os novos leitores descobrirão um homem admirável e um cientista de excepção. O livro de um cientista que se lê como um romance. Mas não diziam Harold Bloom e Ian McEwan que a grande literatura está hoje em muitos livros de ciência?

«Ciência Aberta», nº 185, 380 pp., € 18,50
 https://dererummundi.blogspot.com/2010/08/memorias-de-hubert-reeves.html
***
 O Universo de Hubert Reeves e Daniel Casanave
Nenhuma descrição de foto disponível. Hubert Reeves, astrofísico de renome mundial, divulgador de ciência e... um poeta que conquistou inúmeros leitores também em Portugal. E com um talento invulgar para tornar fácil o que é complexo. Este livro não é excepção: nesta banda desenhada, o autor explica o que sabemos hoje sobre a criação do Universo, com ideias claras e simples. Particularmente dirigido aos miúdos e jovens, leva, no entanto, a ciência a todos os leitores. Somam se ainda os deliciosos desenhos de Daniel Casanave, uma maravilha! Proporcione a sua leitura, a sua qualidade, o seu benefício, a filhos, netos e... a si próprio.

«Fora de Colecção», n.º 506, 64 pp., € 11,00
http://www.gradiva.pt/?q=C%2FBOOKSSHOW%2F9527

 https://www.facebook.com/gradiva.publicacoes/photos/a.218037081542569/1896081007071493/?type=3&theater
***
10abr2019
A partir da leitura do livro de entrevistas a escritores do José Rodrigues dos Santos
 https://www.facebook.com/watch/?v=1747383958625555
 Cada programa está disponível para visualização em
http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/conversasdeescritores/

 https://biblioesa2.blogspot.com/2009/12/conversas-de-escritores-rtp.html
*

Hubert Reeves


Episódio 4 de 26 Duração: 55 min
Autor de "Um pouco mais de azul" e cientista da NASA e do CERN, Reeves é descrito como o Carl Sagan europeu. A Conversa de Escritores centrar-se-á na escrita de divulgação de ciência como um género literário e em coisas como o universo, os indícios descobertos pela ciência sobre a existência de Deus e o que sabemos sobre o sentido da nossa própria existência.

Hubert Reeves nasceu no Canadá, vive em França e é considerado o Carl Sagan da Europa. Trabalhou na NASA e depois no CERN, e notabilizou-se com uma vasta obra a explicar o universo e a vida, destacando-se Patience dans l"azur. Outras obras deste autor são L"heure de s"enivrer e Chroniques des atomes et des galaxies.


 https://www.rtp.pt/programa/tv/p25324/e4
Livros dele:
A Agonia da Terra
"Nuvens negras se acumulam em todos os planos: o aquecimento global, a poluição, a erosão da biodiversidade.
Vemos que a humanidade está ameaçada a relativamente curto prazo e que, se não age rapidamente...existem problemas muito graves...para preservar o nosso planeta."
*
Um pouco mais de Azul
" A dança de Shiva, as coisas bonitas do universo..."
"A...l...Uma nova propriedade emergente"
**
"As desigualdades de Bell mostram que o indeterminismo quântico é real e não um mero resultado do nosso desconhecimento de algumas leis da natureza.
Bell estabeleceu que nenhuma teoria física das variáveis ocultas locais poderá alguma vez reproduzir as previsões da mecânica quântica.
Isto quer dizer que, se a mecânica quântica está correcta, o universo não é localmente determinista."
JRS- O indeterminismo não faz sentido, 1xque, em última instância, implicaria que as micropartículas possuem vontade própria, se voltam para a direita ou para esquerda porque lhes apetece e não em obediência estrita das leis da física. Isso não pode ser, insisto, argumentando que me parece existir aqui um equívoco semântico. A matéria tem comportamentos deterministas embora sejam indetermináveis...
JRS conta o problema de aritmética do CAÇADOR DE LEÕES (nasceu em Moçambique)
3 amigos bebem várias cervejas num bar
a conta veio e era 30€
cada um pagou 10€
mereceu um desconto
patrão disse para descontar 5€
empregado meteu ao bolso 2€
e deu 1€ a cada cliente
ONDE ESTÁ O EURO QUE FALTA?
**
"O universo vem da explosão do Big Bang...Enormes quantidades de átomos a circular completamente desorganizados e o aparecimento progressivo no universo de organismos de organização.
O que me interessa: a história das estrelas, como é que nascem, vivem e morrem, como o sistema solar se formou.
...determinados tipos de partículas que se associam e formam os átomos que por sua vez se associam e formam as moléculas...
Vivemos num universo que se tornou localmente mais complexo, onde surgiram entidades cada vez mais organizadas, de que nós, seres humanos, somos as mais desenvolvidas...
Obviamente o cérebro humano é qualquer coisa de complexidade extraordinária.
É isto que me interessa, é esse fenómeno de observação, esta observação de estrutura progressiva.
O facto de, por exemplo, sermos capazes de realizar talvez a proeza extraordinária que jamais foi realizada no universo, que é simplesmente fecharmos os olhos e dizer: "Eu existo!"
A consciência e os actos de consciência pressupõem uma quantidade extraordinária de partículas no nosso corpo.
Temos cerca de 100 mil milhões de partículas elementares, quarks e electrões, que no início estavam dispersos no universo e que hoje estão organizadas e nas quais as estrelas, as galáxias e os planestas estão envolvidos neste pequeno planeta banal que gira em torno duma estrela vulgar com milhares de galáxias e de sermos capazes de levantar questões.
O facto de sermos capazes de nos interrogar implica um nível de organização, uma história de organização que envolve toda a ciência, a química, a física, a astronomia, etc."
"Se se alterar 2% à constante de Newton ou à constante do electromagnetismo, teremos universos onde não existem sequer átomos, teremos universos estéreis.
As condições de fertilidade, isto é, aquelas condições em que pode haver estruturas organizadas e que permitiram a vida e a nossa existência surgem-nos como completamente admiráveis."
"Estamos num mundo de contradições.
Há coisas belas que fazem sentido e há coisas horríveis. Há horrores na natureza humana que para mim, não fazem sentido."
"A linguagem humana surgiu há 5 ou 6 mil anos no Iraque ou no Irão..."
"O que se descobriu foi que a natureza faz a mesma coisa, que todo o nosso universo se  construiu a partir de partículas elementares que se associam e formaram partículass mais complexas, os átomos, que se tornaram moléculas..."
" O problema do ambiente...aqui a questão não se fala em milhões de anos mas sim em décadas..."
"A realidade é muito mais emocionante do que os livros de ficção científica"
"Deus uma personagem misteriosa, um pouco obscura.
Eu penso fazer-lhe perguntas se me encontrar com ele."
***
VER OS 2 LIVROS DE BANDA DESENHADA DA GRADIVA
com Reeves

 No 22º episódio de "Ciência no sofá”, o espaço de divulgação de livros de divulgação científica do RÓMULO - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, o Professor Carlos Fiolhais, apresenta-nos dois livros "O banco do tempo que passa : meditações cósmicas" de Hubert Reeves e "Hubert Reeves Explica a Biodiversidade" de Daniel Casanave. Ambos editados pela Gradiva, em 2018.
 https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=jAziK7IG4D4
***
 „O homem é a espécie mais insana. Ele adora um Deus invisível e destrói uma natureza visível. Não sabendo que esta natureza que ele está destruindo é esse Deus que ele está adorando."
 „No entanto, devemos apresentar todas as interpretações possíveis para cada observação, para que as teorias concorrentes possam ser formuladas e defendidas. Na ciência, como em outros lugares, a inércia intelectual, as modas do momento, o peso das instituições e o autoritarismo devem sempre ser temidos. As heresias desempenham um papel essencial ao manter nossa mente argumentativa e alerta”.
 „Estes são os limites do método científico e da própria lógica, na medida em que devem confiar na linguagem. Nossas palavras são construídas sobre os objectos da nossa experiência. Eles adquiriram sua eficácia adaptando-se às ocorrências de nosso mundo quotidiano. Mas quando nos aproximamos de realidades de outra escala, essas palavras podem se tornar obstáculos ”.
 „Durante vários milhares de anos, a Terra foi totalmente povoada por pequenos animais microscópicos, invisíveis a olho nu. Vivem em várias nas águas estagnadas. São bons à nossa escala. À escala atómica, são estruturas gigantescas; o número de átomos em cada um deles contém milhares de biliões de carbono, azoto, oxigénio, hidrogénio, gerados em estrelas agora mortas. Estas são as vultuosas estruturas que são mais importantes que as constituintes. Adquiriram uma propriedade que não existe no mundo dos nucleões e dos átomos: podem morrer. A sua existência não é automaticamente assegurada pelo conjunto das forças físicas que ligam. Para o calor, têm que trocar incessantemente com o exterior do mundo. Os átomos e os fotogramas que entram e saem das suas membranas têm por fim um estado de desequilíbrio com o meio ambiente. Quando essa situação terminar, regressará o estado de equilíbrio. E estarão mortas…
 https://citacoes.in/autores/hubert-reeves/
***
15feVER2015...público

Hubert Reeves: “Não acredito que os seres humanos possam exterminar a vida”


Publicou Um Pouco mais de Azul há mais de 30 anos, o livro que o lançou numa carreira com mais de uma dezena de títulos de divulgação científica. Tem também uma carreira científica notável. Cosmólogo, nascido no Canadá, fez de França a sua casa depois de se ter sido escolhido para director do Centro Nacional da Investigação Científica.

 https://www.publico.pt/2014/02/15/ciencia/entrevista/nao-acredito-que-os-seres-humanos-possam-exterminar-a-vida-1623748
*** 

02/04/2019

9.122.(2ab2019.9.9') Agnès Varda

Nasceu a 30maio1928...Bruxelas
e morreu a 29mar2019
***
  cineasta francesa Agnès Varda faleceu esta madrugada, aos 90 anos, informaram os familiares. A realizadora era considerada a pioneira do movimento "Nouvelle Vague".
 Morreu a cineasta francesa Agnès Varda

"A realizadora e artista Agnès Varda faleceu em casa na noite de quinta-feira, 29 de março de 2019, na sequência de um cancro", afirmou a família num comunicado enviado à agência noticiosa France-Presse.
Multipremiada ao longo de uma carreira iniciada em 1954 com “La Pointe-Courte”, Varda nasceu em Bruxelas no dia 30 de maio de 1928, filha de pai grego e mãe francesa, mudando-se para Paris para estudar fotografia, segundo a biografia da France Culture.
Habitualmente classificada como a “avó” do movimento cinematográfico Nouvelle Vague, Varda destacou-se, poucos anos depois da sua estreia, com “Cléo de 5 à 7” (“Duas Horas na Vida de uma Mulher”, no título português).
Em 1985, venceu o Leão de Ouro em Veneza por “Sem Eira Nem Beira”, cinco anos antes da morte do seu marido – e também realizador – Jacques Demy.
O biográfico "As Praias de Agnès" vence o César de Melhor Documentário em 2009, oito anos depois de ser distinguida com um prémio honorário na cerimónia do melhor cinema francês.
Em 2014 recebeu o Leopardo de Honra do Festival de Locarno e no ano seguinte foi a primeira mulher a receber a Palma de Ouro de Carreira do Festival de Cinema de Cannes.
Em 2018, a Academia de Hollywood atribuiu-lhe um Óscar honorário, no mesmo ano em que foi nomeada pela primeira vez para aquelas distinções norte-americanas, com “Olhares Lugares”, documentário feito com o fotógrafo francês JR, parceiro de colaborações recentes.
Agnès Varda esteve várias vezes em Portugal, algumas das quais para mostrar e falar de cinema. Em 2016 foi distinguida pela Universidade Lusófona do Porto com um doutoramento ‘honoris causa’ e foi-lhe dedicado um ciclo no Rivoli - Teatro Municipal.
Na altura, Agnès Varda recordou a vez em que visitou Portugal na década de 1950, enquanto fotógrafa, tendo atravessado a fronteira olhando para “uma paisagem desértica” que a fez sentir-se numa superfície lunar.
É dela uma fotografia icónica captada em 1956, de uma mulher vestida de preto, a caminhar descalça numa rua na Póvoa de Varzim, junto a uma parede com um cartaz rasgado de Sophia Loren.
"Portugal é um país do cinema para mim", disse a realizadora, recordando nessa cerimónia no Porto os convites de José Marques Vieira para participar no festival de cinema da Figueira da Foz, as interações com o produtor Paulo Branco e o realizador Manoel de Oliveira, e o cinema de João Mário Grilo, Pedro Costa e João César Monteiro.
Em 2009, a Cinemateca Portuguesa dedicou-lhe uma retrospetiva e teve duas instalações-vídeo na Capela da Casa de Serralves, no Porto.
Nesse ano, então com 81 anos, Agnès Varda afirmou, num encontro com a imprensa portuguesa, que lhe interessava fazer pequenos filmes com a sua visão do mundo e que estivessem em diálogo com as artes plásticas.
Apesar do seu cinema ter uma marca documental, um carácter social e feminista, generoso e terno, a realizadora garantiu que o seu maior combate no cinema era "fazer sempre algo de novo", sem perder o traço experimental, e transmitir emoções.
 [Notícia atualizada às 11h37]
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/morreu-a-cineasta-francesa-agnes-varda
***
29mar2019
 Retour sur cinq scènes cultes de la cinéaste Agnès Varda, décédée dans la nuit de jeudi 28 à vendredi 29 mars, depuis son tout premier long-métrage "La Pointe courte" (1956) à son dernier documentaire "Visages Villages", réalisé avec le photographe JR (2017). Pour vous abonner à la chaîne YouTube de "L’Obs" : https://www.youtube.com/c/lobs Retrouver toute l’actualité, les reportages, les enquêtes, les opinions et les débats de "L’Obs" sur notre site : https://www.nouvelobs.com/ "L’Obs" est aussi sur Facebook: https://www.facebook.com/lenouvelobse... sur Twitter: https://twitter.com/lobs et sur Instagram: https://www.instagram.com/lobs/
 https://www.youtube.com/watch?v=-Sry7gqx_OA
2018
 Vídeo ensaio sobre a cineasta Agnés Varda, uma das precursoras da Nouvelle Vague francesa, e uma das mais importantes cineastas em atividade. Ela recentemente concorreu ao Oscar 2018 por seu filme Visages, Villages (Faces Places), e ganhou o Oscar Honorário pelo conjunto da obra.
 https://www.youtube.com/watch?v=jtZDVFSwItw
2017
 Publicado a 14/02/2017
Ils ont 55 ans d’écart, ils se chamaillent sans cesse, et ont souvent des allures de vieux couple : Stupéfiant ! a rencontré Agnès Varda, icône de la Nouvelle Vague, et JR, le roi du collage photographique. Les deux artistes ont uni leur talent pour un film documentaire encore secret. Ils nous racontent ce projet épique, et nous parlent de notre époque tourmentée. «Stupéfiant !», le magazine culturel présenté par Léa Salamé. Mercredi à 22.40 sur France 2 http://france2.fr/stupefiant  https://www.youtube.com/watch?v=4KGrovz7p2Q
1971
 Abonnez-vous http://bit.ly/Inastars 25 août 1971 Agnès VARDA revient à la Pointe courte, à Sète, où elle a tourné son premier film en 1954. Elle évoque la Nouvelle Vague, dont son film "La pointe courte" a été précurseur. Elle parle de son itinéraire dans le cinéma et est abordée par des gens du quartier qui la reconnaissent. Images d'archive INA Institut National de l'Audiovisuel
 https://www.youtube.com/watch?v=mj8T2qE59M0
***
 A cineasta francesa da Nouvelle vague Agnès Varda morreu nesta madrugada, aos 90 anos. Ela foi a primeira mulher a receber uma Palma de Ouro Honorária em Cannes por seu trabalho.
 https://www.youtube.com/watch?v=ymAuSaCkcfU
***

Com a morte da realizadora francesa Agnès Varda, na quinta-feira aos 90 anos, desapareceu também "uma forma de fazer cinema e um entendimento do cinema de que ela foi pioneira", afirmou à Lusa o investigador António Preto.

 Com Agnès Varda morreu "uma forma de fazer cinema"
 representativa dessa nova maneira de olhar para a possibilidade de filmar e para o mundo através da câmara. Era uma realizadora profundamente curiosa, profundamente inquieta e profundamente generosa. Os filmes traduzem todas as dimensões da sua pessoa, que se confunde com a obra", disse o diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
António Preto, que escreveu em 2016 o discurso laudatório da atribuição do doutoramento 'honoris causa' a Agnès Varda pela Universidade Lusófona do Porto, sublinhou que a morte da cineasta é "uma perda enorme para o cinema europeu e para o cinema de autor".
"Nunca se isentou, nunca separou os diferentes discursos que foi produzindo sobre o mundo contemporâneo", afirmou.
No mundo do cinema multiplicam-se as declarações de pesar e admiração pela obra de Agnès Varda.
O festival de Cinema de Cannes, que lhe atribuiu o prémio de carreira em 2015, fala numa "tristeza imensa" pela perda de uma figura que se apropriou do cinema com "infinita inventividade". "O lugar que ela ocupou é insubstituível", lê-se na rede social Twitter.
A revista Cahiers du Cinema - que lhe dedicou um número especial em 2018 por ocasião dos 90 anos -, a Cinemateca Francesa, que recuperou uma lição de cinema de Varda em janeiro passado, o festival DocLisboa, que programou filmes de Varda, também recorreram às redes sociais para lamentar a morte da cineasta.
A realizadora francesa Agnès Varda morreu na sua casa na noite de quinta-feira, na sequência de um cancro, anunciou a família em comunicado.
Multipremiada ao longo de uma carreira iniciada em 1954 com "La Pointe-Courte", Varda nasceu em Bruxelas no dia 30 de maio de 1928, filha de pai grego e mãe francesa, mudando-se para Paris para estudar fotografia, segundo a biografia da France Culture.
Habitualmente classificada como a "avó" do movimento cinematográfico Nouvelle Vague, Varda destacou-se, poucos anos depois da sua estreia, com "Cléo de 5 à 7" ("Duas Horas na Vida de uma Mulher", no título português).
Entre os seus filmes mais conhecidos e premiados estão "Sem Eira Nem Beira", "As Praias de Agnès", "Duas horas na vida de uma mulher", "A felicidade", "Os respigadores e a respigadora" e "As praias de Agnès".
Recebeu os mais importantes prémios de cinema, entre os quais o Leopardo de Honra do Festival de Locarno, a Palma de Ouro de Carreira do Festival de Cannes e o Óscar honorário.
Em 2009, a Cinemateca Portuguesa dedicou-lhe uma retrospetiva e teve duas instalações-vídeo na Capela da Casa de Serralves, no Porto.
Nesse ano, então com 81 anos, Agnès Varda afirmou, num encontro com a imprensa portuguesa, que lhe interessava fazer pequenos filmes com a sua visão do mundo e que estivessem em diálogo com as artes plásticas.
Apesar do seu cinema ter uma marca documental, um carácter social e feminista, generoso e terno, a realizadora garantiu que o seu maior combate no cinema era "fazer sempre algo de novo", sem perder o traço experimental, e transmitir emoções.
https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1225611/com-agnes-varda-morreu-uma-forma-de-fazer-cinema
***

« C'est un cadeau le bonheur »
Écoutez l'éloge de la joie de vivre par Agnès Varda.
"é um presente a felicidade"
Ouça o elogio da alegria de viver por Agnes Varda.
https://www.facebook.com/Loopsider/videos/vb.424922021243063/2085360728216382/?type=2&theater
***

01/04/2019

8.884.(1baril2019.8.8') Dia das mentiras

***
Hoje é 1 de Abril, Dia das Mentiras. Mas porquê? A brincadeira terá surgido em França, no século XVI, quando o rei gaulês resolveu adoptar o calendário gregoriano.
É que, no começo do século XVI, o Ano Novo era festejado a 25 de Março, data que marcava também a chegada da Primavera. Os festejos duravam uma semana e terminavam a 1 de Abril.
Mas, em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro.
Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Mas algumas pessoas passaram a ridicularizá-los, a enviar-lhes presentes esquisitos ou a convidá-los para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools’ Day, “Dia dos Tolos (de abril)”; na Itália e na França ele é chamado, rescpetivamente, pesce d’aprile e poisson d’avril, literalmente “peixe de abril”.
Em Portugal, no Dia das Mentiras, é costume as pessoas pregarem partidas umas às outras e contarem mentiras. Os jornais, nomeadamente o Sul Informação, também mantêm a tradição de publicar notícias fantasiosas…em que alguns acreditam.

 https://www.sulinformacao.pt/2015/04/hoje-e-1-de-abril-dia-das-mentiras-e-a-culpa-e-dos-franceses/?fbclid=IwAR3jt5qI2afDF36M4ddjR2D9HXDMv6QgEboxn2WfmwYVDn2nPSSS_-4UWDE
***

segunda-feira, 1 de abril de 2019

A história do dia da mentiras

Há muitas explicações para o primeiro dia de abril se ter celebrizado como o Dia das Mentiras, mas a mais consensual coloca em França a origem da data, também conhecida como o Dia dos Bobos.
Reza a história que, até 1564, o Ano Novo era festejado a 25 de março, era o dia do início das festas de primavera, que culminavam com a troca de presentes a 1 de abril, até que o rei Carlos IX trocou a voltas ao ano quando adotou o calendário gregoriano obdecendo a uma exigência manifestada no Concílio de Trento de 1563.
Como não há mudança sem resistência. Alguns franceses ridicularizaram o ato real com brincadeiras, presentes estranhos e convites para falsas festividades. Desde então, o dia 1 abril é sinónimo de partidas e mentiras inofensivas a colegas, familiares e amigos, data também aproveitada pelos órgãos de comunicação social para veicular falsas notícias de cariz humorístico ou improváveis.
Há historiadores, porém, que ligam o ‘Dia dos Bobos’ de abril a antigos festivais como o Hilária, que era celebrado em Roma no final de março e que incluía pessoas que compareciam disfarçadas com máscaras e outras vestimentas. Há também especulações de que o ‘Dia dos Bobos’ de abril esteve vinculado ao equinócio de primavera - momento em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração – ou o primeiro dia da primavera no hemisfério norte, quando a Mãe Natureza engana as pessoas com um clima mutante e imprevisível.
Mentiras que fizeram história Entre as mais famosas mentiras, resistiram à passagem do tempo a peça da BBC de 1957 sobre uma árvore que produzia esparguete, na Suíça, ou a do "Daily Mail", em 1981, a informar os leitores que um atleta japonês pensava que tinha de correr 26 dias e não 26 milhas para participar na maratona de Londres.
Em 1998, a Burger King anunciou a oferta de um hambúrguer especial para canhotos, estimando-se que a cadeira de restaurantes "fast food" terá poupado milhões de dólares em publicidade com a partida.
Por cá, o anúncio de autocarros de três pisos, Bin Laden no Algarve e o Centro Cultural de Belém a afundar foram algumas das mentiras publicadas nos jornais que gostam de manter a tradição de 1 de abril. Mas há chacotas que afinal se revelaram realidade, como foi o tema recorrente da criação do Metro do Porto, que deixou de ser ficção no século XXI e que só não avançou mais rápido e mais longe porque o país entrou em bancarrota.
Fontes: Expresso
wikipedia (imagens)
 
Carlos IX de França
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/04/a-historia-do-dia-da-mentiras.html?spref=fb&fbclid=IwAR1MUPhRbvCtnqPr7mLMKNxB6ZskQu8uc2N1ttOgRNLtt-QEPtUsxYM52cs
***

29/03/2019

7.728.(29mar2019.8.8') Carl Orff

Nasceu a 10jul1895
e morreu a 29mar1982
***
Várias vezes rELEVEI
Carmina Burana
 https://www.youtube.com/watch?v=QEllLECo4OM&list=RDQEllLECo4OM#t=2
***
 Carl Orff photo
 „Desde o início dos tempos, as crianças não gostaram de estudar. Eles prefeririam jogar, e se você tem os interesses deles no coração, você os deixará aprender enquanto eles jogam; eles vão descobrir que o que eles dominam é brincadeira de criança ”.
 "Muitas vezes me perguntam por que quase sempre escolho material antigo, contos de fadas e lendas para meus trabalhos de teatro. Eu não os vejo como velhos, mas como materiais válidos. O elemento tempo desaparece e somente o poder espiritual permanece. Todo o meu interesse está na expressão das realidades espirituais."
 "A música elementar nunca é apenas música. Está ligada ao movimento, à dança e à fala, e por isso é uma forma de música na qual é preciso participar, na qual não se está envolvido como um busto de ouvinte, como um co-intérprete."
"Experimentar primeiro, depois intelectualizar."
„Experience first, then intellectualize.“

Referência: https://citacoes.in/autores/carl-orff/
https://citacoes.in/autores/carl-orff/
***

9 de Março de 1982: Morre o compositor Carl Orff, autor da cantata cénica, Carmina Burana

Carl Orff foi um compositor alemão, nascido no dia 10 de julho de 1895 e falecido a 29 de março de 1982. Carl Orff recusava-se a falar publicamente sobre o seu passado. Sabe-se que era oriundo de uma família da alta burguesia bávara, muito ativa na vida militar alemã.
Orff estudou na Academia de Música de Munique até 1914. Serviu então nas forças armadas durante a Primeira Guerra Mundial. Posteriormente, atuou nas óperas de Mannheim e Darmstadt, retornando depois a Munique, para continuar os seus estudos musicais. Inicialmente influenciado por Richard Strauss  e Schoenberg, a sua obra é marcada por uma acentuada qualidade dramática, sustentada em estruturas rítmicas e  efeitos emocionais fundamentais. Contudo, a sua maior contribuição  situa-se na área da pedagogia musical, com o Método Orff de ensino musical, baseado na percussão e no canto. Orff criou um centro de educação musical para crianças e leigos em 1925, no qual trabalhou até à data do seu falecimento.
A sua cantata cénica, Carmina Burana, é a sua obra mais famosa.
Carl Orff. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.







https://www.youtube.com/watch?v=EJC-_j3SnXk

https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/03/29-de-marco-de-1982-morre-o-compositor.html?spref=fb&fbclid=IwAR1VbVkQPHqapg1V4_GrQO0SoRkjfuUQfQZtLuSsPKP8omGHtiIG0U9S9NM
***

26/03/2019

9.611.(26mar2019.9.9') Art Nouveau...Viena...

***
Viena
estive lá poucas horas em Viena...
Enquanto esperávamos pela hora do  avião...
Mas impressionou-me tantoo que quero lá voltar...
Em td o lado havia Gustav Klimt...
Depois o i com pinta por baixo, numa loja, como eu tinha sonhado há tantos anos...
 ***

26 de Março de 1898: A Art Nouveau conquista Viena

No dia 26 de Março de 1898, foi inaugurada na capital austríaca a primeira mostra da Secessão de Viena, um grupo formado por novos artistas que se opunham à dominação da Casa do Artista.
No final do século XIX, reinava um clima de inovação nas artes e um novo estilo começou a impor-se na Europa. Ele floresceu de 1890 até à Primeira Guerra Mundial e teve designações diferentes. Em França, foi chamado Art Nouveau; na Alemanha, Jugendstil; na Áustria, Secessão; na Itália, Liberty e, na Inglaterra, Modern Style.
Um dos principais centros de propagação da nova arte foi Viena. Na capital austríaca, 19 artistas  formaram o chamado grupo Secessão de Viena, independente do meio artístico reconhecido pelo Estado.
No dia 26 de Março de 1898, a nova associação de artistas, liderada por Gustav Klimt, Kolo Moser, Joseph Hoffmann e Alfred Roller, lançou a pedra fundamental da sua própria galeria. O edifício branco com um hemisfério em folhas douradas na cúpula lembra um planetário. As exposições da Secessão – como foi baptizada a galeria – tiveram forte repercussão pública e aumentaram rapidamente a fama do grupo.
Nessa época, ainda dominava em Viena o historicismo neobarroco, marcado por quadros pomposos e detalhistas do pintor Hans Markart. Provocativo, o novo estilo Secessão (Art Nouveau) valorizava o decorativo e o ornamental, determinando formas tridimensionais delicadas, sinuosas, onduladas e sempre assimétricas. Foi uma reacção individualista de conteúdo romântico frente às tendências ecléticas e ao classicismo académico.
A pintura do austríaco Gustav Klimt (O Beijo), as ilustrações eróticas do inglês Aubrey Beardsley, as obras dos franceses Émile Gallé e René Lalique, os projectos arquitectónicos do belga Victor Horta, do francês Hector Guimard (que desenhou as saídas do metro de Paris) e a arquitectura do catalão Antonio Gaudí são os exemplos mais típicos desse estilo.
A Art Nouveau – também chamada "estilo 1900" – valorizava a linha curva, inspirada no mundo vegetal (Bélgica, França) ou na geometria (Escócia, Áustria). O propósito comum era acabar com a imitação de estilos do passado, substituindo-os por uma arquitectura florida, que explorava o artesanato, os materiais coloridos e revestimentos exóticos. Foi também uma tentativa de integrar a arte na vida social.
O novo estilo estendeu-se a todos os campos da arte. A música extrapolou lentamente os limites da tonalidade.  Os costureiros libertaram o guarda-roupa feminino do clássico espartilho. Arquitectos desta corrente construíram nas metrópoles europeias estações de metro tão elegantes quanto casas de ópera. O novo estilo invadiu também as fábricas de tecidos, cristais e joias. Em poucos anos, o Jugendstil tornou-se omnipresente, a ponto de ser criticado pela revista Jugend – principal porta-voz do movimento.
Uma das características marcantes da Art Nouveau foi o facto de ter sido um "estilo de artistas", que procurou a unidade e igualdade das artes. Vinculado intrinsecamente à literatura, pintura, escultura, música, às artes decorativas e gráficas, o movimento propagou ideais estéticos inexplorados e, na sua fase final, tentou conciliar a arte com a indústria. A Primeira Guerra Mundial (1914–1918) pôs fim à Art Nouveau, que foi sucedida pela Art Déco, o estilo Bauhaus e o Expressionismo.
Fontes: DW
wikipedia (imagens)
O edifício da Secessão de Viena

File:Secession Vienna June 2006 006.jpg

Ficheiro:Gustav Klimt 016.jpg
O Beijo - Gustav Klimt
File:Alfons Mucha - 1896 - Biscuits Lefèvre-Utile.jpg

Alphonse Mucha - Biscuits Lefèvre-Utile
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/03/26-de-marco-de-1898-art-nouveau.html?spref=fb&fbclid=IwAR09KIv2h5NbG6lii_bJyL61N9v6pkHNQjsmbLGtYJeAqJFJrLYvt0kQvlU
***