23/05/2019

7.425.(23mAIo2019.8.8') Savonarola

Nasceu a 21seTEMbro1452...Ferrara
e morreu a 23mAIo1498...
***
***
23 de Maio de 1498...Após desafiar o papa, Savonarola é executado
"... por ordem do papa Alexandre VI, é executado na forca e em seguida queimado Girolamo Savonarola. Considerado um dos espíritos mais complexos e poderosos do século XV italiano, Savonarola nasceu em Ferrara, em 21 de Setembro de 1452, numa família originária de Pádua. Intelectual muito talentoso devotou-se aos estudos, em especial à filosofia e à medicina.
A sua vida decorreu em grande parte longe da terra natal e muitas das suas peregrinações  permitiram que conhecesse diversas cidades da Itália, a sua acção e a sua energia de monge reformador e intérprete dos motivos contrastantes da cultura do Humanismo e do Renascimento, aconteceu principalmente na Florença de Lourenço o Magnífico e, depois da morte deste, na cidade em que por breve tempo se tornou república.

Em 1475, é acolhido no Convento dos Dominicanos onde a  sua visão teológica e das coisas mundanas se afirmou. Sentindo profundamente a perda de valores trazida pelo ideário do Renascimento começou a escrever os tratados filosóficos baseados em Aristóteles e em São Tomás de Aquino. Em 1481, foi designado pelo seu superior para pregar em Florença. Nesse centro do Renascimento, opôs-se rispidamente à vida pagã e frequentemente contra a imoralidade prevalecente em muitas classes da sociedade, em especial na corte dos Médici. As suas palavras exprimiam o desejo insistente de reforma da sociedade corrupta. Foi tomado ao mesmo tempo por um zelo intenso para com a salvação das almas, e estava pronto a arriscar tudo a fim combater as fraquezas humanas.

Após a derrota dos Médici, em 1494, Savonarola tornou-se o único líder de Florença e organizou uma república definida como "cristã e religiosa". Inimigo do renascimento artístico e cultural, estimulou a destruição de livros e obras-de-arte. Proibiu o jogo, a bebida, as festas e elevou a sodomia, até então punida com multa, a crime capital, punível com a pena de morte.

A sua ortodoxia religiosa não era apoiada pelo papa Alexandre VI, que chegou a emitir várias censuras contra Savonarola. O fanático líder florentino simplesmente ignorou-as e continuou o seu trabalho de limpeza moral, cujo ápice ocorreu em 1497, com a organização da famosa Fogueira das Vaidades: emissários do ditador recolheram por toda a cidade todos os objectos que pudessem caracterizar alguma forma de frouxidão moral, como espelhos, tabuleiros de jogos, cartas, vestidos luxuosos, livros sobre temas pagãos, cosméticos, perfumes, quadros mostrando figuras nuas e objectos semelhantes. De tudo isso resultou uma enorme pilha, incendiada em praça pública no centro de Florença.

A sua missão de intolerante reformador civil e religioso encontrou uma crescente hostilidade que se precipitou em tragédia quando Savonarola conspira para depor o papa Alexandre VI que imediatamente lançou o interdito contra Florença.
Os desmandos de Savonarola foram tantos que em 4 de Maio de 1497 explode a revolta popular, comandada por bandos de jovens. Numa atitude de provocação aberta, o povo reabriu tabernas e promoveu o jogo em locais públicos. A família Médici foi reconduzida ao poder enquanto Savonarola, preso e excomungado pelo papa, acabou sendo executado e queimado na Piazza della Signoria, junto com os seus colaboradores Domenico da Pescia e Silvestro Maruffi.

Era o dia  23 de Maio de 1498. As suas cinzas foram dispersas no rio Arno. A figura de Savonarola foi retratada pelo insigne pintor Fra Bartolomeo e durante longo tempo exerceu um estranho fascínio. Cogita-se que Leonardo da Vinci teria retratado Savonarola na sua famosa obra A Última Ceia no rosto de Judas Iscariotes.
Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)
Enforcamento e incineração do corpo de Savonarola na Piazza della Signoria (Anónimo, 1498, Museu Nacional de São Marcos)
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/23-de-maio-de-1498-apos-desafiar-o-papa.html?spref=fb&fbclid=IwAR3lCM0gbXE6mYDuKfcn6_wWIo_alkIEdKtNmFhVAdJ9ns2ZC72Dyvm2Fb0
***

22/05/2019

7.247.(22mAIo2019.7.7') Expo 98...Oceano Atlântico...

***
Ver Oceanário
https://uniralcobaca.blogspot.com/2019/05/806620maio201999-aquario-vasco-da.html
***
Oceano Atlântico
 https://uniralcobaca.blogspot.com/2014/09/874121set20141221-algas-de-sao-martinho.html
***
EXPO 98
22mAIo1998...Inauguração da Expo 98...Os oceanos...21 anos depois continuamos sem rentabilizar para Portugal o nosso imenso Atlântico e as suas riquezas. A nossa costa fica nos areais...PS.PSD.CDS anunciaram mas não executaram! UEuropeia fez abater metade da frota pesqueira...Importamos 70% do peixe!!
*
Fui lá 2 x com gosto!
*

22 de Maio de 1998: Inauguração da Expo 98

A Exposição Mundial de Lisboa de 1998 decorreu na zona oriental da cidade, junto ao rio Tejo, entre 22 de maio de 1998 e 30 de setembro de 1998.
A última exposição do século XX, como foi publicitada, assinalou o 500.º aniversário da descoberta do Caminho Marítimo para a Índia e, através disso, pretendeu debater as perspetivas do futuro da Humanidade, integrando os vários aspetos éticos e tecnológicos. «Os Oceanos, Um Património para o Futuro», foi o tema, ao mesmo tempo português, universal e urgente. Símbolo da comunicação entre os povos e da interdependência destes com o meio natural, o Oceano é visto como um património físico e cultural a valorizar, ao mesmo tempo que está estreitamente ligado à reflexão sobre o equilíbrio do planeta que vamos legar às gerações futuras. As problemáticas propostas - o Conhecimento dos Mares e dos Recursos dos Oceanos, o Equilíbrio do Planeta, os Oceanos como fonte de inspiração e de lazer - foram interpretadas pelos vários pavilhões temáticos.

O Pavilhão dos Oceanos (Oceanário), concebido pelo arquiteto americano Peter Chermayeff, foi provavelmente o pavilhão mais ambicioso, em que a coabitação de diferentes sistemas ecológicos marinhos só foi possível graças às tecnologias mais avançadas.
O Pavilhão de Portugal, projeto da autoria do arquiteto Siza Vieira, pretendeu realçar a ligação do homem com o mar em todas as épocas, a partir de personagens e referências portuguesas, alternando-as com as de outros povos e culturas.
O Pavilhão do Conhecimento dos Mares, organizado como um navio, foi concebido pelo arquiteto Carrilho da Graça e o projeto de interiores foi dos arquitetos Nuno Mateus e José Mateus. Este Pavilhão pretendeu analisar a evolução da relação do Homem com o Oceano, combinando várias técnicas expositivas: o didatismo, o humor e o espetáculo.

O Pavilhão da Realidade Virtual propôs uma visita às ruínas de uma fantástica cidade subaquática habitada, há milhares de anos, por criaturas de uma civilização desconhecida, Oceânia, através de uma completa imersão num mundo virtual. Este pavilhão patrocinado pela Portugal/Telecom é um projeto que pretende ficar integrado nas diversões da zona do Oceanário.

O Pavilhão da Utopia recriou o mar como espaço da imaginação e da fantasia, região de mitos e de lendas. O espetáculo Oceanos & Utopias utilizou efeitos teatrais de tipo clássico e moderno em ligação com as tecnologias multimédia atuais. Através de 10 quadros os visitantes puderam assistir à eclosão do Big Bang, à formação do Oceano, às grandes conquistas, à Atlântida. Este Pavilhão foi projetado para, depois da EXPO'98, se tornar um centro onde decorrerão grandes espetáculos culturais, recreativos e desportivos, com capacidade máxima para 15 000 espectadores.

Finalmente, o Pavilhão do Futuro, ao pretender modificar a perceção e o comportamento do visitante perante o Oceano, demonstrando que a sua conservação é da nossa responsabilidade comum, encerra o discurso temático da EXPO'98.
O projeto do edifício do pavilhão esteve a cargo de Paula Santos, Rui Ramos e Miguel Guedes e o projeto da exposição foi concebido por Baixa, Atelier de Arquitetura, da responsabilidade de Pedro Ravara, e por Nuno Vidigal.

Estiveram presentes na Exposição cerca de 150 países, distribuídos por duas zonas internacionais. Na Área Internacional Norte ficaram instalados cerca de 60 países, nomeadamente os da União Europeia. Esta área constituirá a nova Feira Internacional de Lisboa, após a Exposição. Na Área Internacional Sul ficaram instalados os restantes países.

Fazendo a contagem decrescente até ao dia 21 de maio, o Festival dos Cem Dias, tendo por sede o Centro Cultural de Belém, concentrou-se na produção artística e cultural do século, através de espetáculos de música, de dança, de teatro e de cinema.

Paralelamente, a atividade editorial da EXPO'98 concentrou-se nas publicações diretamente relacionadas com a Exposição, como os catálogos dos Pavilhões Temáticos, o Guia Oficial e o Guia Juvenil. Promoveu igualmente a edição de outras obras, das quais se salientam a coleção «98 Mares», que constou de 98 livros de autores de vários lugares e épocas, entre os quais alguns inéditos de Sophia de Mello Breyner, José Cardoso Pires, Mia Couto, Mário Cláudio e a coleção «Exposições Universais».
Esta exposição determinou ainda a criação de infraestruturas como a Ponte Vasco da Gama, que liga Loures ao Montijo, e a Estação do Oriente, que passa a funcionar como local de convergência de terminais ferroviários e rodoviários e do metropolitano. O projeto da estação foi da autoria do arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava.
EXPO'98. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. 
wikipedia(Imagens)
Mascote da Expo 98 -Gil
Ficheiro:Parque das Nações - Lisboa (Portugal).jpg

Pormenor da zona norte da EXPO'98, em especial a Torre e a Ponte Vasco da GamaFicheiro:Lisbonne Expo98 02.jpg
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=_GDPEYTtTEw
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/22-de-maio-de-1998-inauguracao-da-expo.html?spref=fb&fbclid=IwAR1FINyw6b7VHsUeAxUa0VhmaX3K8EADwBpQl5bbNGoz4POT739ce9Gyp1M

21/05/2019

6.054.(21mAIo2019.9.9') Albrecht Dürer

Nasceu a 21mAIo1471...Nuremberga
e morreu a 6abril1528...
***

21 de Maio de 1471: Nasce o pintor renascentista Albrecht Dürer

Artista gráfico e humanista alemão, Dürer nasceu em Nuremberga a 21 de Maio de 1471, sendo filho de um ourives de origem húngara. Foi admitido com quinze anos na oficina do pintor e gravador Michael Wolgemut. Viajou durante quatro anos, cumprindo a tradicional viagem de "companheiro" pelos centros artísticos da Alemanha. Pintou o seu primeiro auto retrato em 1493. O primeiro contacto com a arte italiana produziu-se através dos cobres de Mantegna. Durante uma viagem a Itália começou a pintar em aguarela. Iniciou nesta época as ilustrações do Apocalipse, editadas em Nuremberga em 1498. Desenvolveu a técnica da aguarela, usando como tema plantas e animais que reproduzia fielmente, com imensa sensibilidade. Em Adoração dos Reis Magos (1504), demonstra a mestria que entretanto adquiriu da perspectiva e do estudo das proporções do corpo humano. O trabalho Adão e Eva, de 1507, sintetiza o seu ideal de beleza. Mas a Adoração da Santíssima Trindade (1511) fica como a obra-prima mais representativa deste período. De 1512 a 1520 surgem as melhores estampas: O Cavaleiro, A Morte e o Diabo, S. Jerónimo na Sua Cela e Melancolia, em que o mistério das alegorias é servido por uma técnica perfeita. Em 1512 é nomeado pintor de corte de Maximiliano I. Em 1520, depois da morte do imperador, parte para os Países Baixos, tendo visitado muitas das cidades do Norte e conhecido pintores e homens de Letras, entre os quais Erasmo de Roterdão. Nos últimos anos da sua vida, em Nuremberga, trabalhou em tratados teóricos, pois os seus interesses, no espírito humanista do Renascimento, abrangiam muitos campos: a matemática, a geografia, a arquitectura, a geometria e a fortificação. O Tratado das Proporções do Corpo Humano (1528) será muito utilizado pelos pintores dos séculos XVI e XVII. Os melhores retratos pertencem a esta última fase. Na última grande obra, Os Quatro Apóstolos, as personagens encarnam o homem nas suas diversas idades e tendências. Dürer obteve uma síntese entre a linguagem pictural das escolas do Norte e a italiana, integrando assim a Alemanha no movimento do Renascimento. Morreu a 6 de Abril de 1528.
Albrecht Dürer. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.  
wikipedia (Imagens)


Imagem relacionada

 Albrecht Dürer - Auto retrato (1500)


Arquivo: Albrecht-self.jpg

 Albrecht Dürer - Auto retrato (1493)


Arquivo: Durer Adão e Eve.jpg

 Albrecht Dürer  - Adão e Eva
Ficheiro:Dürer - Rhinoceros.jpg



 Albrecht Dürer - Rinoceronte oferecido por D. Manuel I ao Papa Leão X
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/21-de-maio-de-1471-nasce-o-pintor.html?spref=fb&fbclid=IwAR0bM3TfFDXDCZAs8k-sPPfJJ_tVWBoJuqRumFHs65kjmEvDppUFbSU8xEk
***

20/05/2019

8.066.(20mAIo2019.9.9') Aquário Vasco da Gama...Oceanário...

Aquário Vasco da Gama...
de súbito
veio-me à memória a visita a este aquário...
garoto...
impressionou-me muito ver um peixão enorme...
TENHO QUE LÁ VOLTAR...
*

20 de Maio de 1898: Inauguração do Aquário Vasco da Gama

"O projecto do Aquário Vasco da Gama foi concebido no contexto das comemorações do "IV centenário da  descoberta do Caminho Marítimo para a Índia", com o apoio do rei D. Carlos , pioneiro da Oceanografia em Portugal.
Foi inaugurado no dia 20 de Maio de 1898, na presença do soberano. Estavam expostas, além das espécies que passaria a exibir normalmente, as colecções zoológicas reunidas durante as campanhas oceanográficas que o monarca empreendera a bordo do iate real "D. Amélia".
Inicialmente contava apenas com um piso, sendo-lhe acrescentado um segundo por volta de 1916, quando se beneficiou de grandes remodelações.
Com o término das comemorações, o Aquário passou para as mãos do Estado português, que entregou a administração e a exploração à Sociedade Portuguesa de Geografia. Por falta de recursos, até 1901, o Aquário esteve praticamente sem orientação técnica, degradando-se. A partir dessa data, o Governo entregou-o ao Ministério da Marinha, nomeando como director um conceituado jornalista, Armando Silva, que alimentava profundo interesse pelas Ciências Naturais.
Em 1908, a Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais instalou-se no Aquário, com a direcção do professor Almeida Lima. 
Em 1898 na altura da inauguração do Aquário Vasco da Gama, o rei D. Carlos realizou, numa das salas, uma exposição temporária com os espécimes zoológicos por ele recolhidos nas campanhas oceanográficas de 1896-1897. Curiosamente esses mesmos espécimes regressariam anos mais tarde ao Aquário Vasco da Gama, integrando a Colecção Oceanográfica do Rei Dom Carlos I, enriquecendo de tal forma o Museu, que ainda hoje este é essencialmente conhecido pelos espécimes raros associados ao monarca oceanógrafo.Com o passar dos anos o Museu foi reunindo outros espécimes biológicos, num conjunto que hoje se designa genericamente Colecção Aquário Vasco da Gama, e que inclui sobretudo moluscos, peixes marinhos, peixes de água doce, aves aquáticas, tartarugas e mamíferos marinhos."
Fontes: http://ccm.marinha.pt/
Câmara Municipal de Oeiras
wikipedia (imagens)



 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/20-de-maio-de-1898-inauguracao-do.html?spref=fb&fbclid=IwAR0j_eOyctvXNI1kEY6flnmfhsFnFf-51gFezvnPRWB7FKYIPWyePuZvJMw
***
Oceanário...

18/05/2019

9.240.(18mAIo2019.8.8') História do caminho de ferro em Portugal

***
Ainda sou do tempo de embarcar
na Linha do Oeste
na Cela Velha
e ir até à estação do Rossio
***
História do caminho de ferro em Portugal
**
30jan2014

Comboios em Portugal


                      Um pouco da história ferroviária portuguesa:
     Foi no reinado da Rainha Dª Maria II em 1844 que se criou a Companhia das Obras Públicas e o decreto de 1845 que promove a construção do caminho-de-ferro que encarregou o Engenheiro belga Victor Du Pré de estudar o traçado de Lisboa à Fronteira, mas foi com a determinação de Fontes Pereira de Melo que se conseguem os recursos financeiros para o arranque da construção do caminho-de-ferro.
 
 Em 28 de Outubro de 1956 foi inaugurada o troço (Lisboa-Carregado) com distância de 36 km, construído com bitola Europeia de 1,44 m, realmente esta inauguração não correu como o previsto porque a locomotiva de seis rodas denominada de "Portugal" tinha que rebocar 14 carruagens e como a mesma não tinha potencia e estava gasta (tinha vindo da Inglaterra em 2ª mão e tinha trabalhado exaustivamente  na construção da própria via) teve que deixar metade das carruagens a meio do caminho, além de ter sido uma viagem muito demorada com os convidados exaustos e maldizendo o primeiro comboio perante a imprensa  a imagem de Portugal marcada pela negativa..

  Para promover o comércio e a industria em 14 de setembro de 1859 o governo contratou com d. José de Salamanca a construção e exploração do caminho de ferro de Leste e Norte em 1863 efectua-se a primeira ligaçao à fronteira Espanhola via Elvas.  Em março de 1947 inaugurado o Lusitânea-Expresso entre Lisboa e Madrid. Por motivo de incompatibilidade de via entre Portugal e Espanha  foi alterada para bitola ibérica para 1,67 m em 1861 , solução essa que só resolveu a ligação entre Portugal e Espanha visto que no resto da Europa a bitola era de 1,44 m e os comboios ao chegarem à fronteira de Hendeia  tinham que efectuar uma mudança de bogies .  Existiram  ligações com a RENFE nas fronteiras de Valença, Barca de Alva, Vilar Formoso, Marvão-Beirã, Elvas e V.R.sto António Guadiana

    A expansão dos caminhos-de-ferro foi tão rápida quem em 1895 a rede ferroviária já tinha uma extensão de 2344 km, foi no reinado de D. Luís que se construiu mais quilómetros de via, em 1911 existiam mais 3000 Km de via. Na Inst. Técnica nº16 de 20-05-1973 diz que a extensão da rede explorada pela Companhia é de 3 561,830 Km  (2 803,755 Km via larga bitola 1,668 metros e 758,075 Km via estreita bitola de 1,00 metro) não sendo incluídos os Km da Linha Cascais de 25,451Km os do R. Estádio Nacional de 0,752 km que pertencem à sociedade do Estoril e o R. Aljustrel. Portugal tinha linhas que serviam a quase totalidade do país


     Mapa do C.F. sem os projectos aprovados por decretos de 18 de junho 1898 do plano da rêde a norte do Mondego, onde estava incluído a construção dos troços de Braga a Monção, Braga a Guimarães, Viana a Ponte da Barca, Arcos e Lindoso entre outras  que os troços foram aprovados decreto 18.190 de 28 Março 1930 Arcos de Valdevez a Guimarães, de Celorico à linha do Corgo, da Póvoa a Viana do Castelo, etc. 
   Um plano muito ambicioso, alguns troços ainda  iniciaram a sua construção mas nunca chegaram a ser concluídos por exemplo a Linha Vale Lima do Lima em junho de 1923 formularam-se os contactos e em dezembro de 1927 a fábrica Waggem und Maschinenbau Artiengesells Gorlitz começou a fornecer o material mas já com muitas alterações ao pedido inicial,  foram iniciados os trabalhos de terraplanagens construção de pontes mas devido a algumas dificuldades de expropriação de terrenos influências políticas e empresariais foi anulada a concessão e favoreceram a concessão à Auto viação Cura pela estrada, em 1942 o material encomendado foi vendido para Espanha.

   A partir de 1918 o Ramal de Cascais foi subarrendado á Sociedade Estoril e em 1926 foi inaugurada a Tracção Eléctrica, as primeira locomotivas foram construídas pela AEG.

      Em 11/05/1927 a CP iniciou a exploração conjunta dos Caminhos de Ferro do Estado, em 1930 foi publicado o plano geral da rede ferroviária do Continente devido a estas alterações o caminho-de-ferro perdia o estatuto de detentor do monopólio do mercado e com a criação da JAE apareceu a concorrência do automóvel e a partir dos anos 30 as receitas do tráfego ferroviário entraram em regressão.
    Em 1945 foi publicada a lei 2008 sobre a Coordenação dos transportes  e  a 1-01-1947 iniciou a exploração conjunta da rede, mas a partir desta data pouco mais se construiu a nivel ferroviário.
   Mapa C.F com o serviço de camionagem para os troços não explorados pela mesma ou seja não existia uma concorrência directa mas sim um serviço combinado e de interligação.

    A atribuição de subvenções de exploração por força das obrigações de serviço público a partir de 1968 com o prof. Marcelo Caetano com nova legislação de contrato de trabalho desestabilizam financeiramente a empresa, em 1973 com o decreto lei 80|73 de 2 de março coloca a CP em condições paritárias com as demais empresas de transportes. Com o 25 de abril de 1974 o caminho de ferro deixou de estar na linha de prioridades. A 16 de Abril de 1975 decreto lei 205-B/75 a CP foi nacionalizada e por decreto lei 109/77 transformada em empresa Pública.

  Com a entrada na Comunidade Europeia foi imposta a  directiva comunitária 440/91 que separou a empresa CP em várias partes a UVIR a transportadora passageiros, UTML transportadora de mercadorias, a REFER o Gestor da Infraestrutura , EMEF reparadora do material circulante, etc. Com esta modificação a actividade foi aberta a novos operadores em muitas actividades e criaram-se unidades de negócios dentro da própria CP-UVIR que a meu ver não foi para melhorar o C..F. porque cada empresa ou unidade de negócio elaborou horários individualmente e as ligações entre comboios não melhoraram e com estas falhas perdemos muitos passageiros existia uma necessidade de melhorar, em 2000  ouve alguns avanços em  sistemas de segurança (convel, Rádio Sol, electrificação de mais algumas linhas) mas só no eixo Guimarães-Braga-Lisboa-Faro restantes trajectos pouco ou quase nenhum investimento tiveram e em 1988 o conselho de ministros aprova o Plano de Modernização dos C.F e foram suspensos os comboios da L.Sabor;  L. .Dão entre Santa Comba e Viseu, e Senada Vouga, L. Douro entre Pocinho e Barca de Alva,R. Famalicão entre famalicão e Póvoa Varzim. Em 1989 Suspenso o tráfego , de l: Guimarães de Guimarães a Fafe, R. Montijo, em 1990 desactivação entre Amarante e Arco de Baúlhe e de Valença a Monção, em  2009 além do fim da algumas linhas ao centro (R. Lousã; R. Cantanhede, L.Leste de  Abrantes- Elvas; R.Marvão de Torres das Vargens- Marvão Beirão )  e no sul  l. Vendas Novas de Setil a vendas Novas e de Beja a Funcheira), a norte R. Leixões e as vias estreitas  (L.Tâmega de Livração-Amarante; L.Corgo de Régua-Vila Real e L. Tua de  Tua - Cachão) que consideradas como as mais belas do C.F. e que eram muito visitadas por turistas.
      Com a construção  rápida e em excesso de vias rodoviárias  rápidas sem custos para o utilizador e com uma frota automóvel das melhores da Europa está mais que provado que sem a modernização das vias ferroviárias que na altura estavam eram, e ainda são, muito deficitárias tanto a nível de via como de material, continua a haver um decréscimo de passageiros na utilização do C.F., existe uma certa urgência em fazer o que se está a fazer um vários países como por exemplo no país vizinho Espanha. Em Portugal é necessário a reactivação das linhas encerradas com a máxima urgência mas com a devida modernização de via, material. ligações entre comboios, os comboios servem ou deviam servir para transportar passageiros e mercadorias em grandes quantidades por vários motivos, sendo o mais prioritário a redução do tráfego rodoviário, emissão de CO2, as vias de circulação e em algumas cidades é quase impossível circular muitas das pessoas que utilizam o automóvel quando chegam ao trabalho já não tem capacidade de concentração e não conseguem ter um bom rendimento, vão trabalhar desmotivados. se existisse um bom sistema de transportes públicos interligados que servissem as populações provavelmente haveria um melhor rendimento e satisfação da população.  Deixariam as vias rodoviárias em automóvel individual  para a exclusivamente para a utilização de vias sem acesso a transporte públicos, para emergências e para alguns políticos  e grandes empresários que as promoveram andarem com as suas máquinas topo de gama pagas pelos contribuintes ou pela empresa, maior parte destes não pagam ou estão isentos mas  deveriam acabar com estas mordomias, viajarem nos seus automóveis e pagarem como as outras pessoas pagam para lá circularem, com o custo das portagens, da gasolina, da manutenção, reparação, impostos, etc., provavelmente até estes senhores utilizariam os transportes públicos, mas desculpem a expressão vivemos na republica de bananas, quem manda pode e tem o que quer e o povo que pague (bem feita não votassem neles, nunca mais aprendem, ou como diz o outro "quanto mais me bates mais gosto de ti").
     Quantos Portugueses esperam por um serviço público eficiente, haja vontade política,  agora com as restrições da Troica não vejo grandes melhorias ou pelo contrário vejo um futuro negro para o C.F. provavelmente mais fechos linhas e privatização de outras (as mais rentáveis) mas não se iludem que as privatizações pouco ou nada vão melhorar e se melhorarem vão existir muitas contrapartidas de compensações que não existem actualmente para a CP, ou seja quem ganhar a concessão é para ter lucro seja com passageiros ou com compensações, os juros da dívida acumulada vão ser perdoados  pagos por quem já os deviam ter pago o estado (impostos) e se existe dívidas de quem são as culpas para meu ver foi má politica e gestores que foram nomeados pelo governo com ordens especificas para destruir a CP  para poder ser privatizada,.
 https://caminhosdeferroportugal.blogspot.com/
*
Linha do Douro
 O CAMINHO DE FERRO IMPOSSÍVEL - HISTÓRIA DA LINHA DO DOURO O comboio, permitiu combater o isolamento do Douro superior e vencer mais rapidamente a praga da filoxera que então se propagava pelas vinhas do Douro. Um excelente documentário da RTP 2, filmado na beleza do douro património da humanidade e que nos conta a história da Linha do Douro e sua extensão em Espanha até Salamanca. Revelam-se aqui as terríveis dificuldades encontradas para levar a obra a termo e o retrato do Portugal do séc. XIX. Na parte final, é apresentado um grupo de entusiastas desta linha, que lutam pela sua reabertura.
Áudio: Português Fontes: Rtp 2 - YouTube
* José Rui Lira
 
 https://www.youtube.com/watch?v=L_WRJmFQ3CI
 A Linha do Douro é uma linha de caminho-de-ferro em Portugal, de bitola ibérica, que liga Ermesinde ao Pocinho, numa extensão de cerca de 160 Km. Na sua extensão máxima, terminava na fronteira com Espanha junto a Barca de Alva, totalizando cerca de 200 km. Começou a ser construída em 1875[1], e foi concluída em 9 de Dezembro de 1887, com a inauguração do troço até Barca de Alva.[2] No mesmo dia, foi inaugurada a linha desde esta estação até à rede espanhola, em La Fuente de San Esteban.[3] A ligação internacional foi encerrada em 1 de Janeiro de 1985, e o troço entre Pocinho e Barca D’Alva fechou em 18 de Outubro de 1988.[1]
 https://ruilyra.blogspot.com/2017/10/o-caminho-de-ferro-impossivel-historia.html
**
dos primórdios aos nossos dias (CFerro em td o mundo)
 https://historiaschistoria.blogspot.com/2016/10/o-caminho-de-ferro.html
**
 
Publicado a 27/03/2017

Após a inauguração dos caminhos de ferro em Portugal, retratada na aquartela do pintor António Joaquim Santa Bárbara (1838 a 1864), com a chegada do Comboio Real ao Carregado no dia 28 de outubro de 1856, o vídeo faz uma viagem ao longo dos 160 anos de existência deste meio de transporte no nosso país mostrando a evolução (e regressão) da rede ferroviária nacional. Para cada ano, as linhas abertas ao tráfego estão indicadas a vermelho e as encerradas a amarelo. Nomes dos Chefes de Estado e de Governo em exercício no dia 28 de setembro de cada ano. Os dados demográficos foram recolhidos no portal do Instituto Nacional de Estatística (INE). Um agradecimento especial ao Ricardo Tavares pelo excelente arranjo musical. Podíamos a ver os dados no inicio do século XX em Pordata no setor de transportes em Portugal e no sub-setor de Ferroviário "http://www.pordata.pt/Subtema/Portuga...".
 https://www.youtube.com/watch?v=JaJajFX1YPY
***
18mAIo2011...150 anos dos caminhos de ferro
 https://www.youtube.com/watch?v=6DuyIOxxT3E
***

18 de Maio de 1890: Inauguração da Estação Central do Rossio, em Lisboa.

Projecto do arquitecto José Luís Monteiro, riscado entre 1886 e 1887. Alia a utilização de novos materiais - o ferro - a uma linguagem arquitectónica revivalista que se insere no romantismo tardio português. Edifício neomanuelino que se impõe pela decoração da fachada onde se salientam os pináculos, a balaustrada, as janelas coroadas poresferas armilares e a pequena torre do relógio. No corpo central, definido por dois contrafortes, abre-se uma portada em forma de duplo arco em ferradura que imita a entrada dos túneis da gare. Ao centro, encontra-se uma estátua do rei D. Sebastião. Este edifício encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público.

Originalmente, o complexo incluía o edifício da estação com a cobertura metálica, um prédio anexo que albergava o hotel, o Túnel do Rossio, e as rampas de acesso ao Largo do Carmo. A nave da gare, de grandes dimensões, é coberta por um alpendre de ferro e vidro e tem 130 m de comprimento e 21 m de altura, tendo nove vias em 1989.

O complexo da estação compreende-se por vários níveis, vencendo, através de pisos intermédios, o grande desnível entre a altura das vias férreas e a cota do Rossio e dos Restauradores. Este tipo de estação é raro em Portugal, sendo o Rossio o principal exemplo no país.

Começou a ser planeada e construída na década de 1880, tendo sido inaugurada no dia 18 de Maio de 1890, embora só tenha  iniciado a atividade  no dia 11 de Junho de 1891. 
Fontes: Câmara Municipal de Lisboa
wikipedia (imagens)

EstacaoRossioLisboa.JPG


Resultado de imagem para estação do rossio

Estação em construção no século XIX (1886)

https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/18-de-maio-de-1890-inauguracao-da.html?spref=fb&fbclid=IwAR3qtFGWz86HDltLDJ4n1VsUdCZu-80iE2KAjrzUu-qltwwOwUw0igkqiG8
***

9.265.(18mAIo2019.9.9') Gustav Mahler

Nasceu a 7.7.1860...Kalischt...Boémia - Império Austro-Húngaro - actualmente República Checa
e morreu a 18mAIo1911...Viena
***
postei vários anos:
 https://www.youtube.com/watch?v=E9D1svZ9Y0s
***
"Uma sinfonia deve ser como o mundo.
Precisa conter tudo."
"A sinfonia é o mundo, deve abraçar tudo."
 „O homem vive com muita dor“
"Tradição não é o culto das cinzas, mas a preservação do fogo."
 "Se um compositor pudesse dizer o que tinha a dizer em palavras, não se incomodaria em tentar dizê-lo em música."
 
 "Para mim, eu sei que, desde que eu possa resumir minha experiência em palavras, eu certamente não farei nenhuma música sobre isso."
 "Há um mês que sou um vegetariano radical. O efeito moral desse modo de vida, com sua punição voluntária do corpo, fazendo com que as necessidades materiais de alguém diminuam, é enorme. Você pode julgar por si mesmo como estou totalmente convencido disso, quando lhe digo que não espero menos que a regeneração da humanidade. Tudo o que posso lhe dizer é: deixe-se converter a um modo natural de viver, mas em que você coma comida adequada (pão de compostagem, pão integral, pedra moída) e logo verá os frutos de seus esforços ”.
 https://citacoes.in/autores/gustav-mahler/

***

18 de Maio de 1911: Morre o compositor austríaco Gustav Mahler

Foi um maestro e  compositor austríaco. Mahler é visto como um dos maiores compositores, lembrado por ligar a música do século XIX ao período moderno, e pelas suas grandes sinfonias e ciclo de canções sinfónicas, como, por exemplo, Das Lied von der Erde (A Canção da Terra). É considerado também um exímio orquestrador, por usar combinações de instrumentos e timbres que pudessem expressar as suas intenções de forma extremamente criativa, original e profunda. As suas obras (principalmente as sinfonias) são geralmente extensas e com orquestração variada e numerosa. Mahler procura romper os limites da tonalidade, posto que em muitas de suas obras há longos trechos que parecem não estar em tom algum. Outra característica marcante das obras de Mahler é um certo carácter sombrio, algumas vezes ligado ao funesto.
Fontes:Infobiografias.com
Wikipédia(imagens)
Gustav Mahler
 

Death in Venice-Gustav Mahler- Adagietto (from Symphony N°5)

https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=BUV3Ueobr88
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/18-de-maio-de-1911-morre-o-compositor.html?spref=fb&fbclid=IwAR38jaUtZwdlHd5_no4Gv5_I15v7FX5hKWCO7JK5mEy_k6bD3cIs3IN07bI
*

07 de Julho de 1860: Nasce o compositor austríaco Gustav Mahler

https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/07/07-de-julho-de-1860-nasce-o-compositor.html?spref=fb&fbclid=IwAR3ugZz8QGFcidzQRRZhCYARsVpsahKz6448lF0QUnZbntAZ3dJCavFlnK8

***

16/05/2019

6.026.(16mAIo2019.9.9') Charles Perrault

***
Nasceu a 12jan1628...Paris
e morreu a 16mAIo1703...Paris
***

16 de Maio de 1703: Morre o escritor francês Charles Perrault, criador de contos infantis

Escritor francês, nasceu a 12 de janeiro de 1628, juntamente com um irmão gémeo, François, em Paris. Oriundo de uma família burguesa abastada, dá início aos seus estudos em 1637, no colégio de Beauvais, que viria a concluir aos quinze anos, tendo demonstrado um certo talento para as línguas mortas. Em 1643 ingressa no curso de Direito e, em 1651, com apenas vinte e três anos, consegue o seu diploma, tornando-se pois advogado. Dois anos mais tarde termina o seu primeiro livro, Les Murs de Troie ou L'Origine du Burlesque (1653).
Em 1654, Perrault torna-se funcionário junto do seu irmão mais velho Pierre, cobrador geral do reino e, depois de ter publicado uma série de odes dedicadas ao rei, torna-se assistente de Colbert, o famoso conselheiro de Luís XIV. Em 1665 passou a ser superintendente das obras públicas do reino e, dois anos mais tarde, ordena a construção do Observatório Real, de acordo com as plantas do seu irmão Claude.
No ano de 1671 é eleito para a Academia Francesa e no dia da sua inauguração permitiu ao público presenciar a cerimónia, privilégio continuado ainda nos nossos dias. No ano seguinte, não só é nomeado chanceler da Academia, como contrai matrimónio com Marie Guichon. Em 1673 vê nascer a sua primeira criança, uma filha, e torna-se bibliotecário da mesma Academia.
Em 1678, após dar à luz o seu quarto filho, Marie Perrault morre. O escritor, desgostoso, cede, em 1680, o seu cargo de superintendente ao filho de Colbert. Publicou a sua obra mais famosa em 1697, Contes de ma Mère l'Oye, ou Histoires du Temps Passé, uma coletânea de contos de encantar, que incluíam "A Bela Adormecida", "O Gato das Botas" e "A Gata Borralheira", e que passaria a ser conhecida apenas como Contos de Perrault.
Perdeu o seu filho mais novo na guerra em 1700. Faleceu na noite de 15 para 16 de maio de 1703, na sua residência em Paris.
Charles Perrault. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. 
wikipedia (imagens)
https://www.youtube.com/watch?v=uuXAfAskSwc
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/16-de-maio-de-1703-morre-o-escritor.html?spref=fb&fbclid=IwAR37liBXQuhcQvBjvGnoHIKV84IcJXKp7WsAhfBCbRZxpDC8A7-3UellUlI
***

15/05/2019

6.018.(15mAIo2019.7.7') A nossa zona antes de haver Portugal

***
A nossa zona antes de haver Portugal
Belatha...15mAIo756...Emirado de Córdova
***

15 de Maio de 756: Surge o Emirado de Córdova

Um emirado fundado em Córdova em 15 de Maio de 756 faz de uma região do que é a actual Península Ibérica, o primeiro Estado muçulmano independente. Até àquela data, todos os muçulmanos estavam submetidos à autoridade directa do califa de Bagdad.

Pouco após a morte do profeta Maomé em 632, os seus sucessores, os califas da dinastia dos Omíadas, estabeleceram a sua capital em Damasco, Síria.

Entretanto, uma dissidência nascida na Pérsia conduz, em 750, ao massacre do califa reinante e de toda a sua família. Uma nova dinastia de califas, os Abássidas, chegam ao poder. Ela fixar-se-ia mais tarde em Bagdad.

Um omíada, no entanto, sobreviveu ao massacre. Tratava-se de um neto do califa Hicham, denominado Abd er Rahman el Dachil ou Abd al Rahman al Daklil. Após longas peripécias no norte da África, Abd er Rahman el Dachil desembarca na Península Ibérica.

A Península  havia sido conquistada meio século antes por um chefe berbere de nome Tárique que prestava obediência aos califas omíadas. O pequeno exército  vencera a dinastia real, de linhagem dos visigodos.
 
Como lembrança desses acontecimentos, os omíadas mantiveram na península numerosos fieis entre o exército de ocupação muçulmana, constituído por soldados de origem iemenita ou berbere.

Abd er Rahman el Dachil junta todas essas tropas sob seu comando e, graças a cúmplices, toma o poder na capital, Córdova, onde se faz nomear como Emir d’al Andaluz.

Abd er Rahman I dotaria a região de uma administração exemplar. Iria também unir o Islão andaluz e aliviar as tensões entre os muçulmanos de origem árabe daqueles de origem berbere, vindos da África do norte.

Não chegaria a submeter as regiões de montanha do norte da Espanha que permaneceram cristãs mas conseguiu repelir as ofensivas de Carlos Magno e de seu lendário sobrinho Rolando.

Em 778, Carlos Magno foi vítima de uma deslealdade que lhe custaria boa parte do exército. O governador de Saragoça – um muçulmano dissidente – chamara-o para ajudar no combate ao emir de Córdova, prometendo um levantamento de muçulmanos em apoio aos francos. Ao chegar às portas da cidade, entretanto, o seu exército foi derrotado, e Carlos Magno seguiu então para o norte, onde os saxões se revoltavam. No percurso, ao atravessar o desfiladeiro de Roncesvalles, a retaguarda dos francos foi dizimada por uma força basca. Nesta batalha, a 15 de Agosto de 778, Rolando morreu.

As crónicas da época guardam silêncio sobre esse acontecimento pouco glorioso, mais tarde transformado em episódio heroico. Na versão do imaginário popular, Carlos Magno teria conquistado todo o norte da Espanha, com excepção de Saragoça, defendida por um único adversário, o desonesto Marcílio. Rolando foi retratado como sobrinho de Carlos Magno, que ainda não era imperador em 778. Os bascos, por sua vez, foram substituídos na lenda por cem mil sarracenos sedentos de sangue cristão, obrigados a retroceder até ao mar pelo terrível exército de Carlos Magno.  Assim, a Canção de Rolando termina com uma glorificação do exército franco.

A incursão armada de Carlos Magno em Espanha, no ano de 778, ainda que fracassada, deu frutos inesperados ao longo dos tempos. Um deles foi que o episódio serviu para ambientar os feitos do lendário conde Rolando, sobrinho do rei dos Francos, que, cavaleiro fiel, lutou até ao fim contra uma turba de sarracenos na batalha de Roncesvalles, motivo para a Canção de Rolando, texto fundador do romance de cavalaria medieval.


Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)
 
Território do Emirado de Córdova (verde)
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/15-de-maio-de-756-surge-o-emirado-de.html?spref=fb&fbclid=IwAR35voocWZw-nl331neCXEpr16F_62v13gygFmAMNOdJhnBQejeBKzm-SYU
***

14/05/2019

8.063.(14mAIo2019.11.11') Paraguai

14mAIo1811
Independência
***
embaixada do Paraguai em Portugal


Vínculos históricos
Os vínculos entre o Paraguai e Portugal remontam para as origens da nossa história, no livro intitulado – «O Paraguai da conquista», o historiador paraguaio Dr. Efraín Cardozo afirma que – “A história do Paraguai começa com Aleixo Garcia, português nascido no Alentejo, que embarcou na expedição liderada pelo espanhol João Díaz de Solís” (a expedição tinha como objectivo encontrar uma passagem para o Oceano Pacífico ao Sul a partir da América do Sul) que em 1524 descobriu o Paraguai por via terrestre.  
Um outro vestígio da presença e legado português no Paraguai, é o altar da Igreja de San Buenaventura (na localidade de Yaguarón), cuja obra, é atribuída ao construtor português João de Souza Cavada, igreja que foi construída no período entre 1640 – 1775.
Relações políticas e diplomáticas
  • Em 1846, por intermédio da declaração de sua majestade a Rainha Maria II, Portugal reconhece a Independencia do Paraguai como um Estado livre e soberano. Um facto histórico que edifica as relações políticas entre os nossos países, é o reconhecimento por parte de Portugal da independência do Paraguai como uma nação livre e soberana;
  • Em fevereiro de 1846, é nomeado Encarregado de Negócios e Cônsul Geral de Portugal não residente no Paraguai, o Conselheiro Leonardo de Sousa Leite e Azevedo, Barão de Sousa, com residência em Buenos Aires até finais de 1854, como representante da Legação e Consulado Geral no Estados do Rio da Prata;
  • Entre 1865 e 1918, numerosos documentos e cartas atestam a relação entre os dois países, entre os quais destacamos a troca de cartas dos Presidentes do Paraguai dirigidas aos reis portugueses durante esse período;
  • Em novembro de 1878 assinam – se em Assunção o Tratado de Amizade-Comércio e Navegação bem como a Convenção Consular entre ambos os países. Intensificando assim as relações bilaterais entre o Paraguai e Portugal.
O relacionamento entre os dois países aumentou com a celebração de vários acordos nos domínios do Comércio, Turismo, Segurança-Defesa e Educação. Importa ressaltar, o apoio mútuo que tem existido entre Paraguai e Portugal a nível político nos organismos e fóruns internacionais.
Sobre a Embaixada
Em maio de 1997, instala-se a Embaixada do Paraguai em Lisboa, como Representação oficial do país perante a República Portuguesa, dando início assim a uma nova fase nas relações entre a República do Paraguai e Portugal.
Foram designados também Cônsules honorários em Lisboa e Porto.
Ao longo destes anos, a Embaixada do Paraguai desenvolveu suas actividades principalmente nas áreas da cooperação, economia, cultura e turismo.
A Embaixada conta com uma Secção Consular, que tem vindo a trabalhar activamente na emissão de documentos e apoio aos cidadãos paraguaios residentes em Portugal, bem como na prestação de serviços de reconhecimento de documentos comerciais.
*

Turismo


O Paraguai convida-o a descubrir o seu potencial turístico através do seu património histórico, da cultura, da paisagem natural e a viver experiências únicas em companhia do povo paraguaio.
O nosso país tem uma paisagem natural única, caracterizada pelas suas florestas verdes e densas, quedas de água, lagoas, cachoeiras, parques e reservas naturais, com uma grande variedade de fauna e flora.
Além disso, pode conhecer a cultura através dos costumes, das tradições, a gastronomia, o artesanato, a música, a dança, entre outros. É por isso que o convidamos a conhecer o nosso país “Viva o autêntico, Paraguai você tem que sentir”.
https://www.youtube.com/watch?v=uWV5_KWnxxU
 https://www.youtube.com/watch?v=ZFMihpIYPD8
*
 http://embaixadadoparaguai.pt/pt-pt/paraguai-portugal/
***
Os índios guaranis habitavam o país, que hoje conhecemos como Paraguai, quando, em 1515, Juan Díaz de Solís descobriu aquela região, seguido, em 1525, pelo português Diego Garcia. Um ano depois, a serviço da Espanha, o navegante italiano Sebastián Gaboto explorou, em parte, os principais cursos de água daquele país. Aventureiros espanhóis vieram, em 1537, para tentar encontrar ouro e construíram um forte chamado Nuestra Señora de la Asunción, local que viria a ser Assunção - a atual capital do Paraguai. O Paraguai colonial e a Argentina foram governados conjuntamente até 1620.
Os jesuítas estabeleceram, no final do século XVI, um grande número de missões. As missões eram habitadas por índios convertidos pelos missionários, que formavam pequenas comunidades independentes econômica e politicamente.

Seguindo o exemplo da Argentina, o Paraguai proclamou sua independência no dia 14 de maio de 1811, ratificada pelo congresso dois anos mais tarde. A partir daí, o país conheceu uma série de regimes.
Em 1865, Francisco Solano López entrou em guerra com Brasil, Argentina e Uruguai. Foi a Guerra do Paraguai (durou até 1870), que teve conseqüências trágicas: provocou a ruína do país, dizimou a população masculina, reduziu a extensão territorial e originou a ocupação do exército brasileiro até 1876.
A partir de 1912, alternaram-se períodos de estabilidade política e revoltas. A região do Chaco (na fronteira com a Bolívia) gerou uma série de conflitos motivados pela existência de petróleo. Assim, em 1928, começou a guerra do Chaco, seguida da invasão da região pela Bolívia. Depois do armistício, em 1935, o Paraguai recebeu três quartos da região disputada, pelo tratado de 1938.
Desde 1940, o país viveu uma alternância entre os liberais (colorados) e os conservadores (azuis) através de regimes ditatoriais e juntas militares. Alfredo Stroessner (apoiado pelo partido colorado) foi o militar que mais tempo ficou no poder (1954-1988).
Nos anos 70 e começo dos 80, o Paraguai viveu um período marcado pela crise econômica e pelo aumento do desemprego. O general Stroessner foi retirado do poder através de um golpe militar, em 1989, liderado pelo general Andrés Rodríguez. Seu governo orientou sua política para várias reformas econômicas (privatizações) e políticas (democratização e ratificação da nova constituição, em 1992).
Em maio de 1993, foi eleito, democraticamente e com a maioria dos votos, o primeiro presidente do Paraguai, seu nome era Juan Carlos Wasmosy.

 https://www.infoescola.com/paraguai/historia-do-paraguai/
***

Paraguai, república da América do Sul, que limita-se ao norte e noroeste com a Bolívia, a leste com o Brasil e ao sul e sudoeste com a Argentina. A superfície é de 406.750 km2. Assunção é a capital.

Território

O rio Paraguai divide o país em duas regiões: a oeste, o Chaco ou Paraguai Ocidental, parte de uma planície aluvial que se estende até a Bolívia, Argentina e Brasil; a leste, o Paraguai Oriental formado pela porção sul do planalto do Paraná, uma bacia onde nascem numerosos afluentes dos rios Paraguai e Paraná que, junto com o Pilcomayo, são os principais do país. O clima é subtropical.

População e Governo

A população, etnicamente, é muito homogênea: a grande maioria é mestiça, descendente dos índios guaranis. Grupos minoritários são constituídos pelos guaranis puros, os descendentes de espanhóis e pequenas colônias de imigrantes dentre as quais destacam-se os menonitas. Segundo dados de 2016, a população é de 6.725.000 habitantes.
As cidades mais importantes são: Assunção, a capital, com 607.700 habitantes (1990); Encarnación, com 58.261 habitantes (1992); Concepción, com 35.276 habitantes (1992); e Coronel Oviedo, com 71.216 habitantes (1995).
O espanhol e o guarani são as línguas oficiais. A maioria dos paraguaios é católica. A religião católica é a oficial, embora seja reconhecida a liberdade de cultos.
A Constituição de 1992 outorga amplos poderes ao presidente da República, que somente pode exercer o cargo durante um período. Está assistido por um Conselho de Ministros e assessorado por um Conselho de Estado.
Bandeira do Paraguai
Bandeira do Paraguai.

Economia

A economia baseia-se na agricultura. Em 2016, o produto interno bruto (PIB) chegou a 27,44 bilhões de dólares, com uma renda per capita de 4.080,20 dólares. Os produtos principais são mandioca, semente de algodão, cana-de-açúcar, milho, soja, batata e frutas.
A criação de gado é a principal ocupação agropecuária; conta com gado bovino, equino, ovino e suíno. A exploração florestal também é importante. Além de madeira, produz taninos e óleos aromáticos. A produção industrial está limitada à transformação de produtos agrícolas e florestais e a bens de consumo básico.
O liberal sistema de importações transforma o Paraguai em um paraíso dos consumidores, que atrai muitos turistas mas também contrabandistas. A unidade monetária é o guarani.

História

Os aborígenes do Paraguai eram indígenas conhecidos como guaranis, devido a sua língua comum. Sua população era muito numerosa quando o explorador português Aleixo Garcia visitou o país, por volta de 1525.
Em 1537, os conquistadores espanhóis que buscavam ouro fundaram Nossa Senhora da Assunção. O Paraguai colonial e o território da Argentina foram governados conjuntamente até 1620, quando se converteram em dependências do vice-reinado do Peru.
No início de 1609, os jesuítas estabeleceram as missões jesuíticas, conhecidas como “reduções”. Gozando de uma autonomia quase completa, converteram-se no poder mais sólido da época colonial. Em 1767 foram expulsos, depois de incitarem uma rebelião contra a transferência do território a Portugal.
Em 1776, a Espanha criou o vice-reinado do Rio da Prata e o Paraguai foi decaindo até ser considerado insignificante no inicio do século XIX.
O Paraguai proclamou a sua independência em 1811. José Gaspar Rodríguez de Francia se autoproclamou ditador e governou até 1840, mantendo o país isolado e a coberto das guerras civis que assolavam os países vizinhos.
Em 1844, o seu sobrinho, Carlos Antonio López, converteu-se em presidente e ditador. Sua política de desenvolvimento autônomo transformou o país mediterrâneo num dos mais desenvolvidos da época, o que foi conseguido enviando os melhores estudantes a cursar carreiras técnicas na Europa. Como consequência, o Paraguai foi o primeiro país sul-americano a construir uma estrada de ferro sem recorrer aos engenheiros ingleses, e a economia era tão próspera que a nação guarani não tinha dívidas. Com a sua morte, em 1962, López foi sucedido por seu filho Francisco Solano López.
Em 1865, quando procurava defender a neutralidade do Uruguai, ameaçada pelo Brasil e a Argentina, provocou a Guerra da Tríplice Aliança que devastou o Paraguai. Quando o conflito terminou com a morte de López em 1870, a economia estava destruída.
O Paraguai esteve ocupado por tropas brasileiras até 1876. Em 1878, foi estabelecida a fronteira com a Argentina, com perdas territoriais consideráveis. A história do Paraguai depois da guerra caracterizou-se pela alternância de períodos de estabilidade política com outros de instabilidade e rebeliões sociais.
A fronteira com a Bolívia, que nunca tinha sido formalmente demarcada, foi o palco da Guerra do Chaco, quando a área foi invadida pela Bolívia em 1929. No acordo final, em 1938, foi concedida ao Paraguai a maior parte da área em disputa.
Em 1940, o general Higinio Moríñigo se autoproclamou presidente e governou como ditador até que foi derrubado por um golpe de estado em 1948. Em 1949, Federico Chávez, dirigente de uma facção do Partido Colorado, com o apoio do Exército, foi eleito presidente, impondo uma ditadura. Em 1954, seu governo foi derrubado por uma junta formada por membros do Exército e a polícia.
Em 1954, os eleitores reconheceram como presidente o general Alfredo Stroessner, comandante-chefe do Exército e dirigente máximo do Partido Colorado. Stroessner modificou a Constituição em 1967 para que a sua reeleição fosse legal. Exerceu um regime ditatorial até que foi derrubado por um golpe militar em fevereiro de 1989. O líder do golpe, o general Andrés Rodríguez, venceu as eleições presidenciais. Nas eleições de 1993, Juan Carlos Wasmosy, do Partido Colorado, obteve a presidência.
Coube aos dois governos promover a integração do país ao Mercosul, tratado de integração que está mudando as relações econômicas regionais. Wasmosy sofreu uma tentativa de golpe de estado liderada pelo comandante do Exército, general Lino Oviedo. Superado o incidente com a intervenção dos governos vizinhos, Oviedo se candidatou à sucessão de Wasmosy, mas ao ser condenado pela justiça e preso por sua participação no golpe, não pôde participar das eleições de maio de 1998.
Em seu lugar concorreu seu companheiro de chapa, Raúl Cubas, que ganhou por ampla margem. Apenas assumiu o governo em agosto desse ano, Cubas assinou um decreto que punha em liberdade o general Oviedo. Posteriormente, a Corte Suprema de Justiça considerou inválido o decreto presidencial, e ordenou a volta do general à prisão. Como a ordem judicial não foi cumprida, o Congresso decidiu, em dezembro de 1998, denunciar o comportamento do presidente Cubas ao Mercosul, por violação da constituição. Uma cláusula do tratado constitutivo estabelece que o membro que não mantenha o sistema democrático será expulso automaticamente.
Em 2012, o país vivenciou um processo de impeachment, com a deposição do presidente Fernando Lugo. O vice-presidente Federico Franco do PLRA (Partido Liberal Radical Autentico), que havia rompido com Lugo, assumiu o cargo. Fernando Lugo chegou ao poder em 2008, com 41% dos votos, interrompendo a hegemonia do Partido Colorado, que durava já havia seis décadas e foi sustentáculo da ditadura do general Alfredo Stroessner (1954-1989).
Conhecido como “bispo dos pobres” por sua formação religiosa e pelo engajamento em movimentos sociais, Lugo conseguiu chegar ao poder com uma ampla aliança política de direita e esquerda, pela Aliança Patriótica para a Mudança (APC, sigla em espanhol), que se rompeu durante o seu mandato.
A queda de Fernando Lugo foi considerada por muitas pessoas um golpe branco (expressão que se refere a uma conspiração ou trama que tem por objetivo mudar a lideran­ça política ou a ordem vigente por meios legais, parcial ou integralmente), isto é, um golpe político da oposição para retirar o presidente com formação política socialista, em uma manobra dos partidos Colorado e PLRA.
O presidente foi acusado com base no Artigo 225 da Constituição, que “prevê o julgamento político do presidente por mau desempenho de suas funções”; o Congresso justificou o impeachment pela crescente insegurança no país, pela morte, em 2012, de 17 pessoas durante um confronto armado entre policiais e camponeses em Curuguaty, pelo apoio dado a um motim de jovens socialistas em um complexo das Forças Armadas, por não ter atuado de forma decisiva no combate ao pequeno grupo armado EPP (Exército do Povo Paraguaio, grupo guerrilheiro que se declara marxista e leninista, acusado de ligações com as Farc, de envolvimento com o narcotráfico, sequestros, assassinatos e assaltos) e pela assinatura do Protocolo de Ushuaia II – que prevê a interferência da Una­sul em assuntos do país.
Com o impeachment “relâmpago” de Fernando Lugo, o Paraguai foi suspenso do Mercosul, por decisão de Brasil, Argentina e Uruguai, sob a alegação de que se feriu a democracia no país. Aproveitando a suspensão do Paraguai, que colocava empecilho à entrada da Venezuela no bloco, por meio do Congresso que não aprovava a presença dos venezuelanos, foi aprovada a inclusão da Venezuela como membro pleno (com poder de veto) no bloco.
No ano de 2013, Horacio Cartes (empresário considerado um dos homens mais ricos do país) foi eleito, democraticamente, presidente do Paraguai. Sob o novo governo, o Congresso paraguaio acabou aprovando a inclusão da Venezuela no bloco e, em 2014, o presidente Cartes aceitou o retorno do país ao Mercosul, atendendo aos pedidos dos integrantes do bloco. Os avanços econômicos do país continuaram com Cartes, por meio do estabelecimento da Parceria Público-Privada para o setor de infraestrutura e da Lei de Responsabilidade Fiscal, que fixou a meta de déficit fiscal em 1,5% do PIB. Uma das obras de infraestrutura é a construção da Ponte Solidariedade, que seria a segunda ponte a ligar Brasil e Paraguai, pois a única ponte é a da Amizade.

Veja também:

 https://www.coladaweb.com/geografia/paises/paraguai
***
Guerra do Paraguai
*
 https://www.youtube.com/watch?v=GGSd3aAzhW8
***