04/09/2009

Requalificação da Escola 2,3 e Secundária de SMPorto




esta obra foi apresentada em Reunião de Câmara
registe-se: câmara é intermediária, faz o concurso e acompanha a obra, mas quem paga a obra é o Ministério da educação


respiguei do site http://www.tintafresca.net/


Requalificação da escola 2,3 + Secundária de São Martinho
Projecto de requalificação da escola 2,3 + Secundária de São MartinhoO projecto de requalificação da escola 2,3 + Secundária de São Martinho, da autoria do arquitecto Paulo Contente do gabinete de arquitectura Ofinarque, está orçado em 3,6 milhões de euros, sendo que 75% será custeado através do QREN e os restantes 25% através de um protocolo que a autarquia de Alcobaça assinou com o Ministério da Educação.


Além da requalificação de todos os edifícios da actual escola, o projecto prevê a criação de um auditório e de uma biblioteca escolar que poderão ser utilizados pela população de São Martinho.


Segundo o arquitecto responsável, as prioridades do projecto passam pela resolução de problemas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, bem como a criação de conforto dentro das salas de aula e outras, a requalificação dos campos de jogos e espaços ajardinados, a construção de um edifício polivalente, entre outros. Irão ser criadas 28 salas de aulas, sendo três delas laboratórios e uma sala de música adaptada.


Paulo Contente referiu também que junto à entrada da escola irá ser criado um edifício onde funcionarão um auditório com capacidade para 120 pessoas e uma biblioteca escolar, cujo objectivo é “criar valências para servir a escola e a população”, que carecia de infra-estruturas deste género.


Este aspecto do projecto foi também destacado por Gonçalves Sapinho, que referiu que desta forma se tentou colmatar uma falha da vila, permitindo assim maior qualidade de vida aos habitantes.


Segundo o arquitecto responsável pelo projecto, a obra terá uma duração de dois anos, desenrolando-se por fases, visto que irá ser feita a requalificação de um bloco de edifício de cada vez. Esse mesmo bloco será substituído por contentores, que funcionarão como salas de aula e de apoio.


O lançamento do concurso público será na próxima semana, estando o início da obra previsto para o final do mês de Novembro ou início de Dezembro.