Agosto de 2005 do Voz de Alcobaça.
Leonor Carvalho escreveu:"O feriado de S. Bernardo é muito recente: aprovado pela Câmara em 1964 e só festejado a partir de 1969.
Não é um feriado de cariz religioso, mas sim um verdadeiro feriado municipal, instituído em Portugal com a 1ª República.
Muitos feriados municipais coincidem com festas religiosas - os das maiores cidades do país coincidem com S. António e S. João - mas nem sequer é esse o caso do de Alcobaça.
Até 1964 o feriado municipal era a 15 de Agosto, mas sem significado religioso: assinalava a data da fundação do Hospital.
***Este feriado surge precisamente para afastar o feriado municipal de um comemoração religiosa, mas, segundo a legislação da época o feriado municipal deveria ser escolhido de entre os dias festivos tradicionais e, como sabe, há um calendário litúrgico em que cada dia corresponde pelo menos a um santo.Por uma questão histórica a figura de S. Bernardo teve uma enorme importância no desenvolvimento de Alcobaça.Assim, tanto quanto percebi do estudo das fontes (e publiquei na Crónica dos Dias do Voz de Alcobaça em Agosto de 2005) o feriado de Alcobaça não é uma festividade de cariz religioso, como o não era o anterior feriado municipal de 15 de Agosto.
Na minha opinião em todos os feriados municipais existem com certeza tempo, espaço e razões para comemorações de vário teor, tantas quantas as sensibilidades que se cruzam no concelho, que é isso que se comemora."
O hospital foi inaugurado a 15 de Agosto de 1890