O roubo de salários e pensões...
As obras em frente ao Mosteiro...
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via tintafresca.net
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Via Cister.fm
A responsabilidade não é apenas de uma única entidade ou de pessoas em concreto, é o resultado da falta de políticas activas e da ausência de uma estratégia consistente na área do turismo para o Concelho de Alcobaça.
Os dados sobre as entradas em 2013 nos monumentos, museus e palácios portugueses comprovam factos surpreendentes e preocupantes. O Mosteiro de Alcobaça é o 8º no Top 10, mas em perda.
O Mosteiro de Alcobaça foi ultrapassado em 2012 e 2013 pelo Convento de Cristo de Tomar em 2.477 e 14.512 visitantes, respectivamente.
Depois da crise financeira de 2008 assistimos a uma quebra de turistas no país tendo-se refletido nas visitas aos monumentos, contudo, em 2013, (o país teve os melhores resultados de sempre na área do turismo) assistiu-se a uma inversão dos dados, tendo os principais monumentos recuperado em número de visitas (+ 4,1%). Tal constatação não se refletiu no Mosteiro de Alcobaça, tendo-se registado uma redução do número de visitantes, tal como vem acontecendo nos últimos anos.
Importa por isso encontrar as causas que levaram esta falta de interesse pelos principais operadores turísticos em relação ao Mosteiro e à cidade de Alcobaça, com a finalidade de encontrar mecanismos que possam estancar esta evidência. É necessário conhecer também o trabalho desenvolvido pela “Rede de Patrimónios da Humanidade” (Alcobaça, Batalha, Tomar) constituída em 2009, quais as verbas investidas? Quais as áreas de intervenção? E quais os resultados?
Perante os dados conhecidos é absolutamente necessário um plano de acção para inverter esta tendência. Os poderes públicos não podem ficar de “braços cruzados” perante esta redução de turistas na cidade de Alcobaça. Os dados de 2013 não ajudam em nada a pretensão de Alcobaça em ter uma unidade hoteleira no Mosteiro.
Assim, julgo, ser importante tomar um conjunto de medidas, entre outras, que possam ajudar a mobilizar esforços para tornar a cidade de Alcobaça mais atrativa e competitiva, neste sentido proponho as seguintes iniciativas, como contributo para a resolução do problema, algumas estiveram na base da nossa candidatura à Câmara:
Criação de uma Agência local para o desenvolvimento turístico e lançamento de uma plataforma web (internet) sob a designação Visitalcobaça. Propõe-se um projecto de base associativa para reunir hotéis, empresas de animação turística, agências de viagem, rent-a-car e outras empresas com actividade relevante na área do turismo e que desenvolva acções a nível nacional e nos principais locais de origem dos turistas que nos visitam, que deve ser estendido aos municípios vizinhos. Só com escala é que se pode ganhar este desafio;
Criação de um passe turístico com direito a um fim-de-semana completo no Concelho, onde se inclui estada, refeições e actividades de carácter cultural;
Regeneração do Mercado Municipal não perdendo a sua função originária, valorizando a produção agrícola local, mas introduzindo uma nova componente vocacionada para turismo, com a criação de infraestruturas para autocarros de turismo, lojas de produtos regionais, posto de atendimento de turismo, restaurante/cafetaria, sanitários.
Definição de um conjunto de actividades (culturais, artísticas, musicais) a levar a efeito ao longo do ano, no Rossio de Alcobaça e na área envolvente ao Mosteiro.
Lançamento de uma aplicação georreferenciada com sítios, percursos, eventos no Concelho (disponível várias línguas: inglês, francês, russo, mandarim, japonês);
Reabilitar o Parque de Campismo de Alcobaça.
Carlos Bonifácio
Vereador eleito nas litas do CDS/PP.
Alcobaça, 10/2/2014.
O Município de Alcobaça vai estar presente na Feira Internacional de Turismo (BTL) no espaço do Turismo do Centro através da OesteCIM (pavilhão 1 – Turismo do Centro). Para além das empresas presentes com stand próprio, também o Município de Alcobaça marcará presença apoiando a divulgação do concelho, de produtos e serviços, numa lógica de partilha de espaços,
onde serão apresentados projetos inovadores e degustação de produtos locais.
O projeto Histórias do Centro também estará representado na BTL (pavilhão 8 – Turismo do Centro).
Vereador CDS (ex-vice-presidente PSD)
CARLOS BONIFÁCIO, POSIÇÃO PÚBLICA SOBRE A SITUAÇÃO DO TURISMO EM ALCOBAÇA
Publicado a 12 de Março de 2014
Tive acesso há pouco dias aos números dos visitantes que pagam entrada no Mosteiro de Alcobaça e confesso que fiquei preocupado. Os números dão que pensar e revelam a necessidade de encontrar respostas no imediato antes que seja tarde demais. Não faço esta análise para encontrar culpados, não é isso que me move, porque o assunto é sério. Levanto esta questão para me colocar do lado da solução.
A responsabilidade não é apenas de uma única entidade ou de pessoas em concreto, é o resultado da falta de políticas activas e da ausência de uma estratégia consistente na área do turismo para o Concelho de Alcobaça.
Os dados sobre as entradas em 2013 nos monumentos, museus e palácios portugueses comprovam factos surpreendentes e preocupantes. O Mosteiro de Alcobaça é o 8º no Top 10, mas em perda.
O Mosteiro de Alcobaça foi ultrapassado em 2012 e 2013 pelo Convento de Cristo de Tomar em 2.477 e 14.512 visitantes, respectivamente.
Depois da crise financeira de 2008 assistimos a uma quebra de turistas no país tendo-se refletido nas visitas aos monumentos, contudo, em 2013, (o país teve os melhores resultados de sempre na área do turismo) assistiu-se a uma inversão dos dados, tendo os principais monumentos recuperado em número de visitas (+ 4,1%). Tal constatação não se refletiu no Mosteiro de Alcobaça, tendo-se registado uma redução do número de visitantes, tal como vem acontecendo nos últimos anos.
Importa por isso encontrar as causas que levaram esta falta de interesse pelos principais operadores turísticos em relação ao Mosteiro e à cidade de Alcobaça, com a finalidade de encontrar mecanismos que possam estancar esta evidência. É necessário conhecer também o trabalho desenvolvido pela “Rede de Patrimónios da Humanidade” (Alcobaça, Batalha, Tomar) constituída em 2009, quais as verbas investidas? Quais as áreas de intervenção? E quais os resultados?
Perante os dados conhecidos é absolutamente necessário um plano de acção para inverter esta tendência. Os poderes públicos não podem ficar de “braços cruzados” perante esta redução de turistas na cidade de Alcobaça. Os dados de 2013 não ajudam em nada a pretensão de Alcobaça em ter uma unidade hoteleira no Mosteiro.
Assim, julgo, ser importante tomar um conjunto de medidas, entre outras, que possam ajudar a mobilizar esforços para tornar a cidade de Alcobaça mais atrativa e competitiva, neste sentido proponho as seguintes iniciativas, como contributo para a resolução do problema, algumas estiveram na base da nossa candidatura à Câmara:
Criação de uma Agência local para o desenvolvimento turístico e lançamento de uma plataforma web (internet) sob a designação Visitalcobaça. Propõe-se um projecto de base associativa para reunir hotéis, empresas de animação turística, agências de viagem, rent-a-car e outras empresas com actividade relevante na área do turismo e que desenvolva acções a nível nacional e nos principais locais de origem dos turistas que nos visitam, que deve ser estendido aos municípios vizinhos. Só com escala é que se pode ganhar este desafio;
Criação de um passe turístico com direito a um fim-de-semana completo no Concelho, onde se inclui estada, refeições e actividades de carácter cultural;
Regeneração do Mercado Municipal não perdendo a sua função originária, valorizando a produção agrícola local, mas introduzindo uma nova componente vocacionada para turismo, com a criação de infraestruturas para autocarros de turismo, lojas de produtos regionais, posto de atendimento de turismo, restaurante/cafetaria, sanitários.
Definição de um conjunto de actividades (culturais, artísticas, musicais) a levar a efeito ao longo do ano, no Rossio de Alcobaça e na área envolvente ao Mosteiro.
Lançamento de uma aplicação georreferenciada com sítios, percursos, eventos no Concelho (disponível várias línguas: inglês, francês, russo, mandarim, japonês);
Reabilitar o Parque de Campismo de Alcobaça.
Carlos Bonifácio
Vereador eleito nas litas do CDS/PP.
Alcobaça, 10/2/2014.
via cister.fm
BTL 2014, PARTICIPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA E DAS HISTÓRIAS DO CENTRO
Publicado a 13 de Março de 2014
O Município de Alcobaça vai estar presente na Feira Internacional de Turismo (BTL) no espaço do Turismo do Centro através da OesteCIM (pavilhão 1 – Turismo do Centro). Para além das empresas presentes com stand próprio, também o Município de Alcobaça marcará presença apoiando a divulgação do concelho, de produtos e serviços, numa lógica de partilha de espaços,
onde serão apresentados projetos inovadores e degustação de produtos locais.
O projeto Histórias do Centro também estará representado na BTL (pavilhão 8 – Turismo do Centro).
.Cister Fm