12/05/2014

8.008.(12maio2014.8.8') Barreiras Arquitectónicas...Alguns exemplos

***
2019
Elogiei o programa de acessibilidades na Benedita.
Caso único no concelho.
É facto que o dinheiro das eólicas é reivindicação da CDU...
***
3abril2018
 Finalmente???? Acessibilidades ao Mosteiro d' ALCOBAÇA que vos abRRaça..."Os contratos foram assinados durante uma visita da governante ao Mosteiro da Batalha e incluem a criação de percursos acessíveis e materiais de comunicação inclusiva no Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo (Tomar), Palácio Nacional de Mafra e Basílica, Mosteiro de Alcobaça e Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra)."
***
28mar2018
Presidente da Câmara de Alcobaça
ri-se numa cena de aprovação de acessibilidades a 1 museu...
Não tem mexido 1 palha para resolver os problemas das acessibilidades no nosso concelho!!

Mais uma candidatura aprovada, na área do turismo acessível.
Na presença das senhoras Secretárias de Estado para a Inclusão e do Turismo, foi ontem assinado o contrato entre o município de Mira e o Turismo de Portugal, relativamente ao projeto de adaptação e reconversão do Museu Etnográfico e Posto de Turismo.
A QB Consulting orgulha-se de ter elaborado o projeto de acessibilidade para o MEPT: Acessibilidades exteriores, interiores, sinalética e adaptação do conteúdo museológico para todos.

https://www.facebook.com/qbconsulting/photos/pcb.2020639788254104/2020632331588183/?type=3&theater
*
A Linha de Apoio ao Turismo Acessível vai apoiar 11 projectos, num incentivo de 1,8 milhões de euros, cujos contratos foram assinados esta terça-feira, 27 de Março, pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
“Estamos a capacitar e promover Portugal como um destino acessível para todos. Com a linha de apoio que criámos foram já apoiados, desde 2017, 69 projectos de turismo acessível em todo o país, no valor global de 8,5 milhões de euros de incentivo”, refere Ana Mendes Godinho, citada numa nota informativa do Turismo de Portugal.
Os contratos foram assinados durante uma visita da governante ao Mosteiro da Batalha e incluem a criação de percursos acessíveis e materiais de comunicação inclusiva no Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo (Tomar), Palácio Nacional de Mafra e Basílica, Mosteiro de Alcobaça e Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra).
Além destes projectos, vão também ser alvo de melhoria as acessibilidades ao Castelo de São Jorge e ao Cinema S. Jorge, em Lisboa, bem como ao Campo Arqueológico de Oliveira do Hospital e ao Museu Etnográfico e Posto de Turismo de Mira e, criada informação turística mais acessível no município de Ourém.
Na Tapada de Mafra, o projecto prevê ainda um comboio acessível que permita a visita ao recinto, enquanto os Hotéis Vila Galé pretendem melhorar as acessibilidades em três unidades, nomeadamente em Lisboa, Porto e Vilamoura, e a agência de viagens TourismForAll propõe a aquisição de um autocarro adaptado para a sua actividade.
https://www.publituris.pt/2018/03/27/linha-apoio-ao-turismo-acessivel-incentivo-18-me-11-projectos/
***
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10202154638612831&set=a.10200642266524474.1073741827.1394590498&type=1&theater
Foto e comentário de Jorge H R
"Acabo de dar de frente com este mamarracho. Nada contra o conteúdo publicitário, mas será que não havia um local mais apropriado para colocar este placar?"
***
Rua d' Olivença, junto às piscinas...Obra nova
não foram rampeados os passeios junto da nova passadeira
Foto e comentário do Élio P
OBRAS À PORTUGUESA...EM ALCOBAÇA JUNTO ÀS PISCINAS...
FAZ-SE PASSADEIRA EM PARALELOS E FICA DEGRAU DE ACESSO AO PASSEIO..
***
8jan2014
 Acessibilidades...Acabar com as barreiras arquitectónicas em todo o país...Assinar Petição
Passeios nivelados, peões respeitados!
Também concordo...
Em Alcobaça batalhamos por esta causa com toda a convicção!!!
**
Não esquecer acessibilidades à Câmara e a Clínicas...
**

"Caros Amigos, 

Acabei de ler e assinar a petição: «Passeios nivelados, peões respeitados!» no endereço http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT71946 

Pessoalmente concordo com esta petição e cumpro com o dever de a fazer chegar ao maior número de pessoas, que certamente saberão avaliar da sua pertinência e actualidade. 

Agradeço que subscrevam a petição e que ajudem na sua divulgação através de um email para os vossos contactos. 

Obrigado.
Simone M. R.
**
O texto da petição:

Exmos senhores(as), 

A equipa Lisboa (In)acessível, um grupo ativo de cidadãos interessado na melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade em Lisboa, nomeadamente das pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, vem por este meio apresentar-lhes uma petição de extrema urgência e máxima importância na segurança, conforto e livre circulação de todos os peões nesta cidade, pretendendo obter os dois seguintes objetivos: 

1. Que todas as passagens de peões de superfície, vulgo passadeiras, sejam niveladas com as vias circundantes, ou seja, que não existam desníveis entre as vias pedonais e as vias rodoviárias. Assim, a altura dos lancis deve ser rebaixada ao nível da via rodoviária, para formar um caminho mais funcional e seguro, livre de obstáculos. Defendemos ainda que os 2 cm (0,02 m), permitidos por lei, se constituem como um perigo real e constante, propício a quedas por parte de qualquer cidadão, com a agravante de impedir a circulação autónoma das pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas. Os trabalhos de reabilitação realizados recentemente pela C.M.L na Avenida Duque de Ávila são um bom exemplo de execução desta medida. 

2. Que todas as passagens de peões tenham os limites assinalados no piso por alteração da textura ou pintura com cor contrastante (sinalização táctil), imprescindível para os cidadãos cegos ou com baixa visão, inclusive idosos. 

A existência de inúmeros casos de incumprimento destas medidas é originada pela desconformidade com as normas técnicas de acessibilidade definidas pelo Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de Agosto aprovado em Assembleia da República, que determina o regime da acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público, via pública – como passeios e outros percursos pedonais pavimentados e passagens de peões - e edifícios habitacionais, e ainda pela falta de mecanismos fiscalizadores, com uma real eficácia sancionatória. 

Acessibilidade significa “facilidade de acesso”, ou seja, a capacidade do meio edificado proporcionar a todas as pessoas uma igual oportunidade de uso, de uma forma direta, imediata, permanente e o mais autónoma possível. A Acessibilidade é um critério objetivo de qualidade, uma vez que facilita a vida a todos os cidadãos, independentemente da sua idade ou capacidades, e não beneficia apenas as pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, isto é, aquelas que de uma forma permanente ou temporária tenham uma deficiência motora ou visual, os idosos, as grávidas, alguém que tenha partido um membro ou tenha sido operado, quem empurra carrinhos de bebés ou transporta malas pesadas, etc. 

A experiência demonstra que passeios e passadeiras acessíveis são mais seguros, confortáveis e funcionais para todos os peões, sem exceção. Na verdade os problemas que afetam os peões em geral afetam de uma forma mais gravosa as pessoas com mobilidade condicionada, que regra geral são mais vulneráveis. É o caso, antes de mais, dos atropelamentos e das quedas. 

A importância e urgência na aplicação destas duas medidas revindicadas é reforçada pelo teor de dois projetos vencedores do Orçamento Participativo, respetivamente, o projecto “Lisboa Acessível” (2012), que solicita a eliminação de todas as barreiras à acessibilidade no eixo Entrecampos – Marquês de Pombal, incluindo [entre outras medidas] a adaptação das passadeiras, com a respetiva eliminação do ressalto e colocação de pavimento táctil e, o projecto “Mobilidade para Todos em Benfica” (2013), que almeja melhorar a mobilidade e a acessibilidade para todos os cidadãos na Freguesia de Benfica, através do rebaixamento dos passeios no acesso às passadeiras. Até ao momento nenhum destes projetos foi aplicado. 

Outro reforço substancial é a recente aprovação por parte da Vereação da C.M.L, do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa, e da constituição de uma equipa com a missão de coordenar, dinamizar e apoiar a execução deste plano, que vincula a C.M.L. e os seus responsáveis a tornar Lisboa uma Cidade Acessível a Todos, até ao final de 2017. 

A equipa Lisboa (In)acessível apela assim à participação massiva dos portugueses, dos lisboetas, e da sociedade civil em geral para a subscrição desta petição, a favor de uma cidade mais acessível para todos. Apela ainda a que outras câmaras municipais e/ou juntas de freguesia portuguesas apliquem as medidas reivindicadas nesta petição, caso ocorram semelhantes incumprimentos. 

Esta equipa compromete-se ainda a promover o debate sobre a petição em questão, e a levar as suas assinaturas à Assembleia da República, para a discussão com os diferentes grupos parlamentares. 
***
8ouTUbro2010
***
Barreiras Arquitectónicas na Abadia...
+1 assunto para conversar com o Director Interino do Mosteiro...
respiguei de http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=4164
Mosteiro de Alcobaça melhora condições de acessibilidade

Dentro de duas semanas, passear e conhecer o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça será mais fácil para quem tem dificuldades locomotoras. O monumento vai passar a dispor de rampas de acesso, em pedra, que permitem acesso ao piso térreo, possibilitando a visita às salas dos Monges e do Capítulo, Refeitório, Cozinha, Claustro de D. Dinis e Igreja.

Quem se desloca em cadeiras de rodas entrará no Mosteiro através de uma porta lateral existente na Praça Adonso Henriques que acede à Sala dos Monges. Os interessados devem solicitar este serviço na recepção do monumento ou por marcação prévia. As obras de colocação das rampas de acesso estão praticamente concluídas, faltando apenas introduzir guardas laterais de apoio. Jorge Pereira de Sampaio, director interino do Mosteiro de Santa Maria, disse ao REGIÃO DE CISTER que, “no espaço de um ano”, será possível aceder ao monumento pela porta junto à Sacristia. “Os trabalhos de requalificação da zona envolvente à Capela do Desterro vão decorrer ao abrigo do Qren (Quadro de Referência Estratégico Nacional)”, avançou Jorge Pereira de Sampaio.

***
aGOSTO2010
Basílio Martins foi 1 dos que deu cabeçada nesta estrutura...



















O passeio da direita, quando nos deslocamos para poente, termina assim e há 1 desnível de quase 1 metro...
***
julho2009
Mobilidade Sustentável
sugestão via Graça Mateus:
Promover a Mobilidade Sustentável
Programa Gulbenkian Ambiente
http://www.gulbenkian.pt/index.php?section=65&artId=1958
Estão abertas as candidaturas ao concurso ⤽Promover a MobilidadeSustentável⤝ de 27 de Julho a 30 de Setembro de 2009 (até às 17h30).
Este concurso tem como objectivo incentivar novas políticas públicas, a nível municipal, intermunicipal, ou em áreas metropolitanas,e contribuir para uma melhor acessibilidade dos cidadãos aos seus locaisde habitação, trabalho e lazer em condições de equidade e segurança Pretende-se com este concurso que a mobilidade sustentável se traduza num maior respeito pelo ambiente, no aumento da coesão social assente nos valores de inclusão, acolhimento e hospitalidade das comunidades onde ela é desenhada, implementada e defendida.

Regulamento Concurso 2009
***
Desde Agosto 2009...

***