***
22mar2017
via região de cister
Cooperfrutas e Frubaça conquistam Prémio Nacional de Agricultura
A Cooperfrutas e a Frubaça, cooperativas sediadas no concelho de Alcobaça, foram as vencedoras ex-aequo do Prémio Nacional de Agricultura 2016 na categoria associações/cooperativas.
A cerimónia de entrega de prémios desta 5.ª edição, teve lugar no Salão Nobre do Hotel Ritz, em Lisboa, e contou com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.
“É um prémio que muito nos orgulha e que reflete o trabalho e a aposta na inovação que tem sido desenvolvida por toda a estrutura da Cooperfrutas ao longo dos últimos anos, onde se incluem os associados, os trabalhadores, clientes e fornecedores e todos os restantes parceiros”, comenta João Pereira da Silva. O responsável da área de gestão e projetos daquela cooperativa destaca que a Cooperfrutas atualmente “é uma cooperativa moderna e inovadora constituída por 98 produtores de fruta, que produzem uma grande diversidade de frutos, como Pera Rocha, maçã nas diversas variedades, ameixa e pêssego e na produção de purés de fruta sem adição de açúcar”.
O Prémio Nacional de Agricultura é uma iniciativa do BPI e do Grupo Cofina, patrocinada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e que conta com o apoio da PwC. O objetivo da iniciativa é promover, incentivar e premiar os casos de sucesso da agricultura nacional, nomeadamente dos setores agricultura e agro-indústria, florestas e pecuária.
http://www.regiaodecister.pt/noticias/cooperfrutas-e-frubaca-conquistam-premio-nacional-de-agricultura***
Via região de cister
http://www.regiaodecister.pt/pt/noticias/cooperfrutas-conquista-premio-do-intermarche
O “Puré de fruta”, nova linha de produtos comercializada pela Cooperfrutas, conquistou o prémio Intermarché Produção Nacional, na categoria de Frutas e Preparados de Fruta.
“Este prémio reconhece que aposta da Cooperfrutas realizada no desenvolvimento desta linha de purés tem sido um bom desafio”, refere João Silva, do Departamento de Gestão e Desenvolvimento da cooperativa de Alcobaça, para quem “esta é uma ótima oportunidade de criar hábitos saudáveis, através do consumo de fruta nacional com qualidades distintivas ‘sem ter trabalho a descascar’”.
Com sabores tradicionais e típicos portugueses como a Maçã de Alcobaça e a Pêra Rocha, os purés de fruta são produzidos com 100% de fruta nacional sem adição de açúcar. Este produto pode ser consumido para acompanhamento de refeições, preparação e confeção de sobremesas e pastelaria, incorporação em produtos como néctares, sumos, gelados ou iogurtes ou para consumo direto.
O prémio do Intermarché vem premiar a combinação da inovação, sustentabilidade e respeito pela produção nacional, e que, na opinião do responsável da Cooperativa de Produtores de Fruta e Produtos Hortícolas de Alcobaça “vem ao encontro dos valores desta Organização de Produtores”. Por outro lado, “permite promover a marca Cooperfrutas, da região de Alcobaça e do Oeste”.
A Cooperfrutas encara este projeto como uma solução estratégica e ambientalmente sustentável, uma vez que pretende “reaproveitar e valorizar a quantidade de maçã e pera não comercializada em fresco através de um plano de valorização de recursos muito bem definido”, esclarece João Silva.