e morrer a 14dez1993
***
Tavares Belo ficou ligado a Maria de Lourdes Resende
nomeadamente com a nossa QUEM PASSA POR ALCOBAÇA
https://www.youtube.com/watch?v=TenwesdEvNU
ou Simone de Oliveira para quem escreveu letras de músicas.
Via
http://www.algarveprimeiro.com/d/tavares-belo/533-31
Trata-se de Armando Alberto Tavares Belo, um homem natural de Faro e nascido em 1911.
Faleceu com 82 anos em Cascais e deixou uma obra notável ao longo do seu percurso.
Armando Tavares Belo ficou conhecido e imortalizado como maestro e compositor português.
De salientar que foi um autodidacta que se notabilizou especialmente na área da música ligeira, tendo composto músicas para artistas como Corina Freire, Beatriz Costa, Laura Alves e Max, entre outros, compondo ainda obras de cariz erudito (nomeadamente dois concertos para piano e orquestra).
Do seu vasto currículo como maestro regista-se que Armando Tavares Belo dirigiu a orquestra no 1º Festival RTP da Canção, em 1964, e que criou uma orquestra de jazz, Swing, com êxito nos anos 40 e 50.
Compôs ainda as bandas sonoras dos filmes Rosa de Alfama e Duas Causas, ambos de Henrique Campos.
Armando Tavares Belo é pois um dos mais aclamados maestros compositores da música portuguesa dos anos quarenta e cinquenta. Foi considerado como autodidacta porque nunca tirou nenhum curso de música, limitando-se a estudar piano com uma professora que, mais tarde, se casaria com o seu irmão.
ArmandoTavares Belo foi assim um músico "de ouvido", com uma capacidade especial para chegar ao piano e reproduzir as melodias que ia ouvindo. Estudou, com a sua cunhada Branca, dos cinco aos nove anos e, aos 17 anos, era já contratado para actuar no Clube Montanha, em Lisboa.
Em 1933 ingressou na Orquestra Portugal e, cinco anos mais tarde, com Álvaro Silva, fundou a Orquestra Toseli, que dirigiu até ser, em 1946, convidado pelo maestro Belo Marques para o substituir na direcção da Orquestra de Variedades da Emissora Nacional.
Autor de música para revistas e cinema, o seu nome também ficou ligado a Maria de Lourdes Resende ou Simone de Oliveira para quem escreveu letras de músicas.
Armando Tavares Belo merece do grande público um conjunto de aplausos.
(Actualização:21.09.11)
***Via
http://www.macua.org/biografias/tavaresbelo.html
Um dos mais aclamados maestros compositores da música portuguesa dos anos quarenta e cinquenta, Armando Tavares Belo nunca tirou nenhum curso de música, limitando-se a estudar piano com uma professora que, mais tarde, se casaria com o seu irmão.
Natural de Faro, onde nasceu em 1911, Tavares Belo foi assim um músico "de ouvido", com faro especial para chegar ao piano e reproduzir as melodias que ia ouvindo. Estudou, com a sua cunhada Branca, dos cinco aos nove anos e, aos 17 anos, era já contratado para actuar no Clube Montanha, em Lisboa. Ingressou em 1933 na Orquestra Portugal e, em 1938, fundava com Álvaro Silva a Orquestra Toseli, que dirigiu até ser, em 1946, convidado pelo maestro Belo Marques para o substituir na direcção da Orquestra de Variedades da Emissora Nacional.
Autor de música para revistas e cinema, escreveu para Maria de Lourdes Resende ou Simone de Oliveira. Faleceu em 1993.
***
Via
https://www.youtube.com/watch?v=lb7B7A3oCI0&list=RDlb7B7A3oCI0#t=4
Armando Tavares Belo (1911-1993), composer and conductor
José Carlos Picoto, piano
***
Via face do José Eduardo Oliveira

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10202313894603343&set=a.1029365188983.3914.1670949754&type=1&theater