15noVEMbro2016
e se pretende o oposto
• “limpeza do rio” – escavadoras no leito do rio? remoção completa de toda a vegetação? olhar para o rio como um cano onde passa água? todas as “limpezas de rio” a que assisti em mais de 30 anos de Alcobaça têm sido assim
• “que a terra que for retirada [do regadio da Cela] fique logo no local para o alargamento das margens do rio” – realmente um estreitamento das margens. Quanto menos margens, mais enchentes.
• “[o custo] nunca será de milhões de euros” – com transporte elétrico? duvido.
Um percurso pedonal e de bicicleta é uma excelente ideia. Transporte elétrico à custa de estreitamento do rio e remoção de arvoredo… lá se iria a “paisagem rural” que era o seu atrativo.
• “limpeza do rio” – escavadoras no leito do rio? remoção completa de toda a vegetação? olhar para o rio como um cano onde passa água? todas as “limpezas de rio” a que assisti em mais de 30 anos de Alcobaça têm sido assim
• “que a terra que for retirada [do regadio da Cela] fique logo no local para o alargamento das margens do rio” – realmente um estreitamento das margens. Quanto menos margens, mais enchentes.
• “[o custo] nunca será de milhões de euros” – com transporte elétrico? duvido.
Um percurso pedonal e de bicicleta é uma excelente ideia. Transporte elétrico à custa de estreitamento do rio e remoção de arvoredo… lá se iria a “paisagem rural” que era o seu atrativo.
Isso evitará enormes custos ambientais e financeiros, mas mesmo assim não explica grande coisa. Mesmo a travessia dos campos do Valado e Bárrio tem muito que se lhe diga. E de “limpezas” de rio à base de retroescavadora estou saturado. Ainda agora houve uma no rio Baça, removeram TUDO: árvores, plantas, etc., ficou um canal em cimento onde passa a água. Depois de passar 30 e tal anos a lamentar o abandono da Fervença, desconfio que ainda vou desejar que nunca se tivessem lembrado dela… espero estar enganado.
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11noVEMbro2016
excerto da reunião de câmara
Intervim sobre +1 para o FESTIVAL DE ANÚNCIOS de paulo inácio:
Sobre o Anúncio de autocarro eléctrico a ligar Nazaré/Alcobaça à beira Alcoa
acho que é Rio Alcoa (Baça é afluente):
1.º que tudo...Alcobaça. Nazaré tem de concretizar o binário dinâmico em todas as suas potencialidades. Uma reunião inter-câmaras deve acontecer regularmente, pelas questões que nos une: o Rio Alcoa, os outros Rios, o oceano, as praias, a agricultura comum, o turismo e tantas outras frentes...
Acho que o Presidente da Câmara errou ao anunciar, sem 1.º discutir o projecto aqui, em reunião de câmara, com a informação técnica disponivel.
Acho que devia haver um concurso de ideias. Deviam contactar sábios ambientais. Há quem tenha estudado o Rio Alcoa da nascente à foz em Mestrados e Doutoramentos.
Não podemos esquecer que é, em Portugal, o Rio que nasce mais perto da foz.
Lembro que Postos de Observação de Aves é 1 atracção turística per si.
Fernando José do Bárrio, tem fotografado: mergulhões, narcejas galeirões comuns, Corvos marinhos, Garças Reais e brancas pequenas, Patos reais, Galinhas e Frangos de água...Desconhecia que existia esta biodiversidade...Mas estas são espécies visíveis...Mas a beira-rio é 1 infinidade de espécies...
O leito de cheia é decisivo para a renovação dos solos agrícolas. Questiono, desde já, a elevação da margem do rio entre a Fervença e o Valado...
Fiquei + descansado quando ouvi que vai haver aproveitamento das estradas já existentes no campo da Cela e do Bárrio...Não esquecer Bárrio!!! E a parte da Nazaré...
Eu estive em Cahors/Toulouse e vi soluções de beira canal...O transporte no rio...A ecovia...
Gostaria de ter acesso ao que foi distribuído aos jornalistas na conferência...
P. Câmara respondeu que vai trazer a uma próxima reunião de câmara
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17noVEMbro2016
Alcoa:
http://www.oalcoa.com/alcobaca-e-nazare-unidos-por-percurso-junto-ao-rio-alcoa/
Os municípios de Alcobaça e Nazaré anunciaram na quarta-feira, dia 9 de novembro, no auditório da empresa de cerâmica SPAL, um novo projeto conjunto que irá reforçar ainda mais a ligação entre as duas autarquias. Depois das obras de requalificação e alcatroamento da estrada que liga o Casal da Areia a Pataias que atravessa os dois concelhos, segue-se o Projeto de Mobilidade Suave do Alcoa. Trata-se de um plano de criação de um percurso inovador, multimodal (pedonal, ciclovia e autocarro elétrico), de cerca de 12 quilómetros, ao longo do rio Alcoa, elemento de ligação natural entre ambos os concelhos.
O projeto já está a ser desenvolvido por técnicos das respetivas câmaras municipais, com o acompanhamento do Ministério do Ambiente pelo que, segundo o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, “irá respeitar todos os requisitos em termos de sustentabilidade ambiental”.
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9nov2016
tintafresca
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região de cister
http://www.regiaodecister.pt/noticias/trajeto-pelo-rio-alcoa-quer-ligar-alcobaca-e-nazare
As margens do Rio Alcoa poderão ligar, a partir de 2018, Alcobaça e Nazaré através da criação de um novo trajeto, que inclui um passeio pedonal, uma faixa de rodagem para um autocarro elétrico e uma ciclovia. É pelo menos essa a intenção dos presidentes das Câmaras de Alcobaça e Nazaré, que esta quarta-feira apresentaram, simbolicamente, no auditório da SPAL, o “Projeto de Mobilidade Suave do Alcoa”.
O novo percurso, que terá uma extensão aproximada de 12 quilómetros e que demorará cerca de 12 minutos a ser percorrido pelo autocarro elétrico, passará pelas freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Bárrio, Valado dos Frades Famalicão e Nazaré. O projeto, que já tem o apoio do Ministério do Ambiente e da Associação Portuguesa do Ambiente e que poderá ser alvo de fundos comunitários, será estudado e preparado durante o próximo ano, prevendo-se a sua execução um ano depois.
Trata-se de um "percurso lúdico, histórico e didáctico, dando acesso a uma das melhores paisagens do País", afiançou o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, classificando o projeto como “estratégico, estruturante e vital para Alcobaça e Nazaré“.
Para o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, este "não é só um projeto turístico, nem ambiental, é também um projeto de mobilidade e de melhoria das populações, que poderão usufruir de um meio de transporte alternativo agradável, com uma paisagem única, e ambientalmente sustentável"
***1fev2016
A CDU há muito que reivindica a criação de postos de trabalho para os rios Alcoa e Baça:
OS GUARDA-RIOS
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Quem cuida actualmente dos rios e ribeiras de Alcobaça?
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Que projectos há?
Ver workshop de 1999, da Divisão do Ambiente, na ES D.PedroI.
Ver a tese de mestrado do João Pedro Garcia Cordeiro, nesta postagem.
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2009/2013
O projecto da Mata do Vimeiro e o Baça onde está ele?
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A conduta de água potável de Chaqueda ao Mosteiro...Na zona da Nova Alcobaça há uma polémica sobre se destruiu parte importante (aquando da construção do "Pingo Doce"), quando os promotores tinham de a recuperar...
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O sonho do PCâmara Paulo Inácio em 2009...Parque Verde é o único que está em curso, à beira VCI entre as rotundas "Rotary" e "São Bernardo"
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Projecto da Levadinha está inacabado
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Estado falta tratar os fontanários, Jardim do Obelisco, levada pelo Claustro do Cardeal...Concuta de Água Potável
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a beira-rio propriedade do estado...Ex-serração...Tem esboço-projecto de praça, estacionamento, rampa de acesso (Arq. Souto Moura - Hotel no Rachadouro)
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O passeio pedonal junto ao Challet da Rino foi 1 desastre em Junho de 2014...ruiu parte a tem sinais perigosos...A outra margem além da ex-Raimundo e Maia tem 1 mar de ruínas
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a ex-crisal teve 1 projecto com parque estacionamento subterrâneo, com lojas, frente de 10 m de passeio à beira rio e mt apartamento
tb havia 1 parceria com a Fundação Vida Nova para a beira rio até à ponte da Rua da Svena
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Beira-rio junto ao ex-mercado da segunda-feira teve projecto de intervenção do Arq. Byrne
agHora há 1 esboço de mudança dos campos de ténis para lá...
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23jun2016
Via Alcoa
Rombos no canal do rio Alcoa geram preocupação
O canal por onde passa o rio Alcoa, em Chiqueda, e que atravessa o caminho que dá acesso à propriedade de Fernando Moleiro, do Moinho do Canal, carece de uma intervenção urgente.
Dois rombos de grandes dimensões dentro do rio estão a desviar o curso de água, pondo não só em risco a fauna daquele lugar, mas originando também um problema de segurança para todos aqueles que por ali passam e visitam o local, frequentemente utilizado como passagem de pessoas e crianças de várias escolas que vão ao Moinho do Canal aprender como antigamente se fazia a farinha.
“Uma situação que já dura há quase um ano, mas que agora piorou”, contou Fernando Moleiro a’O ALCOA.
Dois rombos de grandes dimensões dentro do rio estão a desviar o curso de água, pondo não só em risco a fauna daquele lugar, mas originando também um problema de segurança para todos aqueles que por ali passam e visitam o local, frequentemente utilizado como passagem de pessoas e crianças de várias escolas que vão ao Moinho do Canal aprender como antigamente se fazia a farinha.
“Uma situação que já dura há quase um ano, mas que agora piorou”, contou Fernando Moleiro a’O ALCOA.
João Pedro Garcia Cordeiro...1 trabalho de Mestrado sobre o ALCOA
1fev2016
Estou a ler
comentários meus a vermelho
esta brilhante dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura
fev2015
FCTUCoimbra
orientação do Prof. Dr. Carlos Moura Martins
Voltar ao rio para (re) discobrir a porta de Alcobaça para o mar
que me chegou via o munícipe atento:
J.Alves:
do Resumo:
...
O trabalho apresenta uma proposta...
Na planície aluvial propõe-se uma ciclovia, associada a circuitos alternativos., que introduza e potencie a visita, a travessia e usufruto deste território.
de acordo...só que as câmaras e agricultores impedem este princípio com a proibição de circulação, do trânsito proibido...
No vale de transição entre a zona urbana da cidade de Alcobaça e início dos campos agrícolas - a"garganta" - surge o programa do Parque Verde. O desenho do parque serve-se da riqueza natural do vale e das estruturas fabris da antiga COFTA, explorando novos percursos e definindo/resgatando novos espaços.
...
propõe-se redesenhar a porta da cidade, dignificando a principal estrada de ligação ao mar.
*
pág.21
...
É importante voltar a olhar para o rio Alcoa, elemento fulcral na história desta região, para melhor compreendermos o território, sabê-lo explorar e construir as premissas do futuro.
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pág.21
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É importante voltar a olhar para o rio Alcoa, elemento fulcral na história desta região, para melhor compreendermos o território, sabê-lo explorar e construir as premissas do futuro.