04/11/2016

3.316.(4noVEMbro2016, 8.8') Ponte pênsil (D.Maria II)...Ponte D. Luís I...Ponte D. Maria Pia - Combóio chega à cidade do Porto

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17 de Fevereiro de 1843: Abertura do trânsito na ponte Ponte Pênsil, no Porto

A ponte Pênsil originalmente chamada de D.Maria II, ligava as margens das cidades do Porto e de Gaia. Começou a ser construída  em Maio de 1841, para homenagear a Rainha D.Maria II, no 7º aniversário da sua coroação. 
A sua construção foi entregue à empresa francesa Claranges Lucotte & Cie, de propriedade do Conde Claranges Lucotte, inserindo-se no plano de construção da futura estrada que ligaria o Porto e Lisboa. O projecto foi da autoria do engenheiro Stanislas Bigot com a colaboração do engenheiro José Vitorino Damásio. Os engenheiros Mellet e Amédée Carruette colaboraram durante a sua construção.
Inaugurada a 17 de Fevereiro de 1843 foi a primeira obra permanente construída em Portugal sobre o Rio Douro. Para a sua travessia eram cobrados 5 reis por cada pessoa a pé, 20 reis por cada cavalo e 40 por um carro com uma junta de bois.  Cada cadeirinha de mãos pagava 60 reis. Os preços duplicavam à noite, passados três quartos de hora do pôr-do-sol, voltando às taxas normais três quartos de hora antes do nascer do sol. Manteve-se em funcionamento durante cerca de 45 anos, até ser substituída pela Ponte Luís I, construída ao seu lado. Foi desmontada em 1887 e actualmente apenas restam os dois pilares e a casa do Guarda Militar, que assegurava o pagamento de portagem para a sua travessia, na margem do Porto.
wikipedia(imagens)

Gravura de Dorey
  
Ficheiro:View of Porto - suspension bridge.gif
Ficheiro:Ponte pênsil do Porto.jpg
Gravura pelo Barão de Forrester

 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/02/17-de-fevereiro-de-1843-abertura-do.html?fbclid=IwAR2SAEagSZ5c4WXrAtWjRd21XXF8-7IHwnMg1M-xeqmd4yIHKJCCuwmSGzI
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Ponte Luís I
 https://www.youtube.com/watch?v=t74zevNJ9ys
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31 de Outubro de 1886: Inauguração da Ponte D. Luís I (Porto)

A Ponte Luís I mais conhecida por Ponte D. Luís, teve o seu arco e tabuleiro superior, inaugurados a 31 de Outubro de 1886, dia do aniversário do rei D. Luís I.
Esta ponte sobre o rio Douro teve a sua construção  iniciada em 1881. A estrutura, suportada por arcos de aço,tem dois tabuleiros rodoviários, o superior com cerca de 390 m e o inferior com cerca de 174 m. Os autores do projecto foram os alunos do engenheiro francês Gustave Eiffel, Artur Maury e Teófilo Seyrig. 
O lançamento dos trabalhos de construção da Ponte Luís I, em 1 de Dezembro de 1881, contou com a presença do rei D. Luís I, da rainha D. Maria Pia, do príncipe D. Carlos, do infante D. Afonso e de diversas autoridades civis e militares do Porto e de Vila Nova de Gaia e decorreu num pavilhão construído no terreiro do mosteiro da Serra do Pilar. 
Pela passagem na ponte de peões, animais e carruagens era devida portagem, estabelecida por portaria, com valores que iam dos 5 réis, para peões, aos 240 réis para carruagens de 4 rodas e carroções.Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local. A construção da ponte pênsil foiiniciada em Maio de 1841 e esteve a cargo da firma francesa Claranges Lucotte e Cª. Ficou concluída no final de1842, foi testada em Janeiro de 1843 e abriu ao público em Fevereiro do mesmo ano.  Acabou por ser desmontadaem 1887 por não oferecer condições de segurança, tendo sido substituída pela Ponte Luís I. Da ponte pênsil,apenas restam os pilares.
Estranho é a ponte ter o seu nome oficial como Luís I, e não Dom Luís I, como é popularmente conhecida. Há boatos de que o rei não esteve presente na inauguração e, por causa do “acto desrespeitoso”, a população do Porto decidiu retirar o ‘Dom’. Claro que isso é apenas uma lenda. Nos próprios jornais que datam o período da construção, sempre foi referida como “Ponte Luiz I”. Outras construções, como a da ponte Maria Pia (Dona Maria Pia) mostram que as construções que levaram nomes da família real não recebiam o seu título como governantes. 
Fontes:Ponte de D. Luís I. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
Wikipedia (imagens)
Memoriasgaienses


Ficheiro:Luis I bridge under construction (1881).jpg
Construção da Ponte Luís I
Ficheiro:Luis I bridge under construction (02) (1881-1886).gif
A Ponte em construção
Ficheiro:Porto. Ponte D. Luís. Tabuleiro central em construção.jpg

Ponte em construção, foto de Emílio Biel 
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/10/31-de-outubro-de-1886-inauguracao-da.html?fbclid=IwAR0BwDkTmIrEtFKjyNS0luvr-Vbhln5uPYJyBpacwBHi9CJsZM1ffK4aqYY
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Inaugurada a 4noVEMbro1877
https://www.youtube.com/watch?v=L5ZH6v-R2d0
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14ab2016 - JN

Novo tabuleiro para a ponte Maria Pia


http://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/interior/novo-tabuleiro-para-a-ponte-maria-pia-5125063.html
Miguel Lopes de Sousa foi o vencedor do concurso de ideias para reabilitar a ponte Maria Pia, no Porto, organizado pelo Instituto Superior de Engenharia, ISEP. O autor propõe um novo tabuleiro inferior suspenso por cabos de aço.
A iniciativa contou com o apoio das Câmaras Municipais do Porto e de Gaia. Miguel Lopes de Sousa, arquiteto e aluno do ISEP, está na expetativa do seu projeto, designado por RIM, ser levado à prática.

Leia mais: Novo tabuleiro para a ponte Maria Pia http://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/interior/novo-tabuleiro-para-a-ponte-maria-pia-5125063.html#ixzz4P2B8QsyH 
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http://www.trainlogistic.com/pt/Estrutura/ObrasArte/Norte/pt_dmaria.htm
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via Biblioteca Municipal de Alcobaça:
https://www.facebook.com/BibliotecaMunicipaldeAlcobaca/photos/a.444379262309624.1073741825.150448905035996/1150050748409135/?type=3&theater
Hoje é Dia 4 de Novembro. Não é dia de nada no calendário mas, faz hoje anos a ponte ferroviária Maria Pia, na cidade do Porto

A Ponte, unindo as duas margens do rio Douro, foi solenemente inaugurada a 4 de Novembro de 1877. O nome que lhe foi atribuído constituiu uma homenagem a D. Maria Pia de Sabóia, esposa do rei D. Luís I. 

Foi projetada pelo Eng.º Théophile Seyrig e construída pela empresa de Gustave Eiffel.

O estado de degradação atingido pela centenária ponte e a existência de uma única via impossibilitando a passagem simultânea de duas composições, obrigou à sua descativação, sendo substituída pela ponte de São João, inaugurada a 24 de Junho de 1991.

Na BMA sugerimos hoje, algumas obras relacionadas
(Livros no átrio em destaque e sujeitos à requisição habitual)

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04 de Novembro de 1877: Inauguração da Ponte D. Maria Pia

Ponte ferroviária metálica construída sobre o Rio Douro, em 1876,  projectada pelo Eng.º Théophile Seyrig e edificada, entre 1876  e1877, pela empresa Eiffel Constructions Métalliques.  Durante mais de um século, ligou a cidade do Porto ao Sul do País. Em 1991 o trânsito ferroviário passou para a Ponte de S. João, construída a muito pouca distância. A Ponte de D. Maria Pia é hoje monumento nacional. A Ponte de D. Maria Pia, construída nos finais do século XIX, permitiu concluir a ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa que, na altura, terminava na estação das Devesas em Vila Nova de Gaia. Foi inaugurada em 1877. De facto, a revolução dos transportes em Portugal tornava urgente a ligação direta entre as duas principais cidades, assumindo a cidade do Porto a posição de nó de um conjunto de linhas importantes. As transformações operadas pela introdução deste meio de transporte na cidade são evidenciadas pela construção de novas estruturas ferroviárias (pontes, túneis, estações) e pelo reordenamento do tecido urbano em função da localização das estações .Em Maio de 1875 foi aberto um concurso público internacional para a seleção da empresa construtora. Das quatro soluções, apresentadas pelas companhias francesas Eiffel et Ce, Fiver Liles e Batignolles e pela inglesa Medd, Wrightson & Co, foi seleccionada a proposta dos engenheiros Gustave Eiffel e Théophile Seyrig, considerada a mais económica e elegante. De facto, o projecto de Eiffel, prevendo a construção de um tabuleiro horizontal ao nível da cota mais alta das margens, apoiado num enorme arco parabólico, revela uma especial atenção aos valores paisagísticos do vale do Douro, procurando os pontos de inserção mais favoráveis num local em que as margens mais se aproximam. Para além de concretizar um problema tecnicamente difícil que era a implantação de uma ponte numa escarpa acentuada, esta estrutura representa um sucesso do ponto de vista formal. O tabuleiro, com 354 metros de comprimento e 4,5 metros de largura, fica a 61 metros do nível das águas, assentando em seis pilares que apoiam sobre um arco com 160 metros de vão e 42,60 metros de flecha, formado por duas curvas parabólicas que no alto têm uma separação de dez metros. Apoia sobre rolos de fricção, o que possibilita a sua dilatação no sentido longitudinal e o torna independente dos movimentos do arco. A construção foi adjudicada em 5 de Janeiro 1876 e o contrato previa um prazo de construção de dezoito meses. O Inverno atrasou as obras que se fixaram em 22 meses, terminando em 30 de Outubro de 1877. No dia da conclusão foi realizada uma experiência de resistência tendo circulado dois comboios pela ponte.

Nesta construção, vigiada pelos engenheiros Pedro Inácio Lopes e Manuel Afonso Espregueira, trabalharam cerca de duzentos operários. A montagem do arco, a operação mais delicada exigiu a presença dos engenheiros franceses Emil Nouguier e Marcel Augevère.

A ponte foi inaugurada em 4 de Novembro, com assistência do rei e da rainha que daria o nome à ponte, esta estrutura manteve-se operacional até 1 de Junho de 1991.Depois desta obra notável, entre 1880 e 1884, Eiffel construiu em França o famoso viaduto de Gabarit, sobre a profunda garganta do Truyère, com 448 metros de vão e 122 metros de altura, seguindo o modelo estabelecido para a Ponte D. Maria Pia.


Ponte de D. Maria Pia. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
paginas.fe.up.pt
repositorio-tematico.up.pt
Palácio Nacional da Ajuda


Ponte D. Maria Pia -Gravura de 1887

Ficheiro:Ponte d maria pia.jpg


Cópia do projecto original da Ponte de D. Maria Pia
 
 D.Maria Pia e D. Luís
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/11/04-de-novembro-de-1877-inauguracao-da.html?fbclid=IwAR3hYWjq8JweTeU3OzSmVoVtX4oZdVSCCJOcc9LoTBdHWWiqaKaSEyH1-2o
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http://www.portopatrimoniomundial.com/ponte-maria-pia.html
Centro Histórico do Porto
"As profundas alterações provocadas pela Revolução Industrial atingiram também a arquitectura. A influência da técnica associada à utilização de novos materiais, nomeadamente, o ferro, o aço e outros, acabaram por impor novas soluções arquitectónicas mais ajustadas às características da civilização industrial. No final do século XIX assistiu-se ao triunfo da arquitectura do ferro.
A estrutura metálica revolucionou este tipo de arte, envolvendo novas e mais belas formas nos monumentos em que foi aplicada, entre os quais as pontes sobre o Douro. O Porto é, na Europa, a cidade que mais cedo utiliza a arquitectura de ferro.


A ponte de D. Maria Pia foi uma obra construída "no limite das possibilidades clássicas da construção metálica ". Disse-o, há mais de cem anos, Eiffel, o notável engenheiro francês que, na viragem do século, deu o nome à celebre torre de Paris. Na sua época a Ponte D. Maria Pia foi uma obra de engenharia que deslumbrou portugueses e estrangeiros.

Gustavo Eiffel realizou sobre o Douro um audacioso e criativo trabalho. A construção da Ponte iniciou-se em Janeiro de 1876, concluindo-se em Outubro de 1877. Ocuparam-se 150 operários e utilizaram-se 1.600.000 quilos de ferro. As dimensões exigidas pela largura do rio e das escarpas envolventes, foi considerado o maior vão construído até essa data, aplicando métodos revolucionários para a época. Testes à segurança foram efectuados como o emprego dos meios existentes e essa segurança foi largamente comprovada pela utilização, durante mais de 100 anos, ao serviço do caminho de ferro.

A inauguração em 4 de Novembro de 1877, foi presidida pelo rei D. Luís I e pela Rainha D. Maria Pia, que lhe deu o nome.

Esta Ponte, exclusiva para a ligação ferroviária Lisboa Porto, proporcionou uma maior cultura para o Porto e as suas gentes. Evoluíram os tempos e em 1991, com o aparecimento da nova Ponte de São João, a de D. Maria Pia, foi desactivada."