e morreu a 3dez1919
***
biografia
Auguste Renoir (1841-1919) foi um
importante pintor francês, considerado um dos maiores mestres da pintura
impressionista. Entre suas obras estão: “Mulher com Sombrinha”, “Rosa e
Azul” e “Retrato de Claude Renoir”.
Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) nasceu em Limoges, França, no dia 25 de fevereiro de 1841. Filho de um alfaiate e uma costureira muda-se com a família para Paris, em 1845, onde permaneceu durante três anos. De volta à Lemoges estudou em um atelier para aprender decoração em porcelana. Com 17 anos começou a trabalhar em uma fábrica, onde pintava artigos religiosos, leques e tecidos.
Em 1862, após juntar algumas economias, muda-se para Paris e se matricula na École des Beaux-Arts de Paris. Inicia um estágio na galeria do pintor suíço Charles Gleyre, onde faz amizade com Alfred Sisley, Monet e Bazille. Em 1863, após abandonar a escola, passa a pintar ao ar livre em Fontainebleau, fase essencial para a pintura impressionista que iria desenvolver.
Em 1864, expõe a tela “A Esmeralda”, no Salão de Paris, e no ano seguinte expõe o “Retrato de Willian Sisley”, pai de seu amigo. Nessa época pintou uma série de retratos. Em 1866, pinta “Hospedaria da Mãe Anthony”, obra que melhor caracteriza essa fase de sua pintura. A obra foi rejeitada para o Salão Oficial de Artes.
Em 1867 pinta “Lise Com a Sombrinha”, considerada sua primeira obra de destaque. Em 1868, pinta “A Jovem Cigana”. Nelas, retrata sua modelo Lise Trèhot. Em 1870, alistou-se na Guerra Franco-Prussiana, mas doente deu baixa em 1871, ano em que pintou “Mulher com Piriquito”.
Após ter algumas obras rejeitadas, Renoir, Monet, Degas e Pizarro, entre outros artistas, organizam, em 1874, uma exposição dos impressionistas, que foi repetida em 76, 77. Em 1878 Renoir expõe, no Salão Oficial, os retratos da atriz Jeane Samary e de Madame Georges Charpentier, que lançou Renoir nos meios sociais, obtendo compradores para seus quadros.
A partir de 1880, August Renoir vai buscar novas inspirações, viaja para a Argélia, visita Madri, onde vê o trabalho de Diego Velásquez, e segue para estudar na Itália. Em 1881 pinta “Rosa e Azul”, que retrata as duas filhas de Cahen d’Anvers, obra que faz parte do Museu de Arte de São Paulo.
Na sua fase madura, denominada pelo pintor de fase iridescente, demonstra preferência por retratos de mulheres e pelo nu. A série “As Grandes Banhistas” (1887) são desse período. Em 1890 casa-se com uma de suas modelos, Aline Charigot, com quem tem três filhos.
Em 1897, acometido de reumatismo, August Renoir passou a ter problemas de mobilidade. Na vira do século, era um artista admirado em toda a Europa. Em 1904 organizou uma grande retrospectiva de sua obra e em 1905 mudou-se para Cagnes-sur-Mer, em busca de um clima mais saudável. Passou a retratar Gabrielle, jovem contratada para servir seus filhos.
Em 1908 terminou a tela "O Julgamento de Paris". A partir de 1910, com o agravamento da doença o pintor era obrigado a pintar sentado e com o pincel amarrado aos dedos. Apesar das limitações, Renoir continuou pintando e passou a esculpir, com a ajuda dos jovens artistas, Richard Gieino e Louis Morel, que trabalhavam seguindo suas instruções. Em 1915, morre sua esposa Aline. Em 1919, suas obras foram expostas no Museu do Louvre.
Auguste Renoir faleceu em Cages-sur Mer, na França, no dia 03 de dezembro de 1919.
https://www.ebiografia.com/auguste_renoir/Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) nasceu em Limoges, França, no dia 25 de fevereiro de 1841. Filho de um alfaiate e uma costureira muda-se com a família para Paris, em 1845, onde permaneceu durante três anos. De volta à Lemoges estudou em um atelier para aprender decoração em porcelana. Com 17 anos começou a trabalhar em uma fábrica, onde pintava artigos religiosos, leques e tecidos.
Em 1862, após juntar algumas economias, muda-se para Paris e se matricula na École des Beaux-Arts de Paris. Inicia um estágio na galeria do pintor suíço Charles Gleyre, onde faz amizade com Alfred Sisley, Monet e Bazille. Em 1863, após abandonar a escola, passa a pintar ao ar livre em Fontainebleau, fase essencial para a pintura impressionista que iria desenvolver.
Em 1864, expõe a tela “A Esmeralda”, no Salão de Paris, e no ano seguinte expõe o “Retrato de Willian Sisley”, pai de seu amigo. Nessa época pintou uma série de retratos. Em 1866, pinta “Hospedaria da Mãe Anthony”, obra que melhor caracteriza essa fase de sua pintura. A obra foi rejeitada para o Salão Oficial de Artes.
Em 1867 pinta “Lise Com a Sombrinha”, considerada sua primeira obra de destaque. Em 1868, pinta “A Jovem Cigana”. Nelas, retrata sua modelo Lise Trèhot. Em 1870, alistou-se na Guerra Franco-Prussiana, mas doente deu baixa em 1871, ano em que pintou “Mulher com Piriquito”.
Após ter algumas obras rejeitadas, Renoir, Monet, Degas e Pizarro, entre outros artistas, organizam, em 1874, uma exposição dos impressionistas, que foi repetida em 76, 77. Em 1878 Renoir expõe, no Salão Oficial, os retratos da atriz Jeane Samary e de Madame Georges Charpentier, que lançou Renoir nos meios sociais, obtendo compradores para seus quadros.
A partir de 1880, August Renoir vai buscar novas inspirações, viaja para a Argélia, visita Madri, onde vê o trabalho de Diego Velásquez, e segue para estudar na Itália. Em 1881 pinta “Rosa e Azul”, que retrata as duas filhas de Cahen d’Anvers, obra que faz parte do Museu de Arte de São Paulo.
Na sua fase madura, denominada pelo pintor de fase iridescente, demonstra preferência por retratos de mulheres e pelo nu. A série “As Grandes Banhistas” (1887) são desse período. Em 1890 casa-se com uma de suas modelos, Aline Charigot, com quem tem três filhos.
Em 1897, acometido de reumatismo, August Renoir passou a ter problemas de mobilidade. Na vira do século, era um artista admirado em toda a Europa. Em 1904 organizou uma grande retrospectiva de sua obra e em 1905 mudou-se para Cagnes-sur-Mer, em busca de um clima mais saudável. Passou a retratar Gabrielle, jovem contratada para servir seus filhos.
Em 1908 terminou a tela "O Julgamento de Paris". A partir de 1910, com o agravamento da doença o pintor era obrigado a pintar sentado e com o pincel amarrado aos dedos. Apesar das limitações, Renoir continuou pintando e passou a esculpir, com a ajuda dos jovens artistas, Richard Gieino e Louis Morel, que trabalhavam seguindo suas instruções. Em 1915, morre sua esposa Aline. Em 1919, suas obras foram expostas no Museu do Louvre.
Auguste Renoir faleceu em Cages-sur Mer, na França, no dia 03 de dezembro de 1919.
***
"a dor passa, a beleza fica."
*
"Numa manhã um de nós já não tinha preto, e assim nasceu o Impressionismo."
"Porque a Pintura não pode ser Bela? O Mundo já tem coisas desagradáveis demais."
"Por volta de 1883, eu tinha esgotado o Impressionismo e finalmente chegado à conclusão de que não sabia pintar nem desenhar."
http://5arquitetura.blogspot.pt/2009/10/frases-celebres-de-renoir.html
*
" A vida é simplesmente um quarto de hora
formado por momentos esquisitos"
*
***
45' sobre o impressionista Renoir
https://www.youtube.com/watch?v=_Ce7zGIB9z0
***
trailer sobre o filme Renoir
https://www.youtube.com/watch?v=hxvY5HTevAo
***
pinturas
https://www.youtube.com/watch?v=1__UcKsVFM4
***
avante de 23fev2017
http://www.avante.pt/pt/2256/memoria/
25 de Fevereiro de 1841
– Nasce Pierre Auguste Renoir
– Nasce Pierre Auguste Renoir
Nome
destacado do Impressionismo, movimento artístico que revolucionou
profundamente a pintura e abriu portas às novas tendências da arte do
século XX, o pintor francês Auguste Renoir foi dos raros artistas do seu
tempo a ter o reconhecimento da crítica ainda em vida. A sua
popularidade, atribuída à alegria e optimismo que emanam dos quadros com
que retrata a buliçosa vida parisiense dos finais do século XIX, a par
da beleza dos seus nus femininos ao ar livre ou personagens do
quotidiano, não foi no entanto imediata. De origens humildes, Renoir
teve a sorte de crescer perto do Louvre, onde em adolescente começou a
estudar e reproduzir as obras expostas, munido dos saberes adquiridos
como aprendiz de um pintor de porcelanas. Mais tarde foi aluno na Ecole
des Beaux-Arts e no estúdio do pintor suíço Charles Gleyre, onde
conheceu outros jovens artistas que viriam a destacar-se no
Impressionismo, como Monet, Pissarro e Cézanne. É com estes e outros
amigos cansados de verem as suas obras rejeitadas pelos grandes salões
que, em 1874, organiza a primeira exposição impressionista, realizada no
estúdio do famoso fotógrafo Félix Nadar,
em Paris. A nova escola provocou uma verdadeira tempestade pela sua
ruptura com os padrões da época.
***Análise da Obra:" O Almoço dos Remadores", de Pierre - Auguste Renoir
A obra O Almoço dos Remadores, no original Le
déjeuner des canotiers, apresenta um animado grupo que almoça no
terraço do Restaurante Fournaise, em Chatou, nas margens do Sena, a oeste de
Paris.
O Fournaise era uma das mais populares opções de lazer da Paris moderna. A
partir da década de 1860, com o surgimento das linhas de comboio, várias áreas
rurais próximas de Paris passaram a ser frequentadas pela burguesia da cidade.
Pierre - Auguste Renoir ia com frequência ao
restaurante. Muitos dos protagonistas da pintura são amigos do pintor. A
rapariga com o cão é a sua futura esposa, Aline Charigot. Atrás dela,
apoiado na balaustrada, está o filho do proprietário do restaurante, Alphonse
Fournaise. Ao seu lado, está a irmã, Alphonsine. Do lado aposto, também vestido
de barqueiro, está Gustave Caillebotte, pintor impressionista. A actriz Ellen
André com um chapéu com uma flor espetada, ergue o copo até a boca.O barão
Raoul Barbier, com chapéu-coco puxado para
trás, conversa com a jovem filha do proprietário. Charles Ephrussi, historiador de arte amador, coleccionador e editor da Gazette des Beaux-Arts , aparece com um chapéu alto ao fundo.
O quadro apresenta uma composição complexa, pois cada elemento é cuidadosamente
posicionado. O artista captou de forma eficiente o ambiente descontraído de uma
cena de lazer, priorizando uma atmosfera geral em vez de aspectos mais íntimos
do encontro. Embora a cena aparente ser bastante informal, a composição foi
pensada com muito cuidado. Em toda a tela são vistas cabeças em ângulos
diversos, com barcos no Sena e a ponte ferroviária de Chatou ao fundo. Todas
estas informações harmonizam-se com as linhas da balaustrada e do toldo,
que se estendem até às personagens mais afastadas e árvores mais distantes.
Renoir começou
a estudar o tema em
1880 e concluiu a tela no ano seguinte, no seu atelier – ocasionalmente,
as
personagens da pintura visitavam-no, para servirem de modelo. Esta obra
integrou a Sétima Exposição Impressionista (1882) e foi adquirida pelo
galerista
Durand-Ruel. Renoir apresenta em O Almoço dos Remadores os tons límpidos e luminosos do
impressionismo. O verde das folhagens e o vermelho do toldo são tons
complementares, e conferem harmonia à obra. As roupas claras das
personagens destacam-nos do fundo, reflectindo a luz que invade pela
abertura da varanda.
wikipedia (Imagens)
Detalhe da obra
A actriz Ellen André
No filme O Fabuloso Destino de Amélie, de
Jean-Pierre Jeunet, uma das personagens da história, Raymond Dufayel –
chamado também de homem de vidro, por possuir uma doença rara que torna
os seus ossos muito frágeis – é apaixonado por esta obra o que o leva a
realizar reproduções da mesma, à média de uma cópia por ano, durante as
últimas duas décadas.
**
O Baile no Moulin de la Galette
A obra Bal du Moulin de la Galette é uma das mais célebres de Pierre-Auguste Renoir, realizada em 1876, e uma das obras de arte mais emblemáticas do Museu D'Orsay em
Paris.O quadro que tinha sido exposto na terceira exposição dos
Impressionistas, em 1877, mostra-nos, de uma forma alegre e muito
colorida, a multidão que se dirigia, em busca de diversão, ao baile dos
domingos do conhecido Moulin de la Galette. O Moulin de la Gallete foi um moinho que se transformou em clube nocturno, situado em Montmartre, onde várias gerações de artistas se encontravam. Ele foi retratado ao longo do século XIX e XX por dezenas de pintores.
Alguns
amigos do pintor aparecem retratados nesta obra. O par que esta a
dançar à esquerda é composto por Margot (a sua modelo preferida) e pelo
pintor cubano Solares, e as jovens ao centro são as irmãs Estelle e
Jeanne ( esta última também modelo do pintor).
Destaca-se
nesta obra a despreocupação e o desprendimento com que a multidão
desfruta do ambiente jovial proporcionado pelo baile ao ar livre, como
um momento de evasão dos problemas do dia a dia. A jovem que surge
sentada em primeiro plano tem uma expressão risonha e adopta uma
postura descontraída e de uma grande naturalidade.O seu vestido todo às
riscas revela-se exagerado e atrevido, conferindo uma nota de
modernidade à moda da época representada na tela. A pincelada dinâmica e
difusa, utilizada pelo artista esbate os rostos dos personagens.O
movimento transmitido pelos gestos dos personagens é potenciado pelos
efeitos de luz e de cor. A luz é tratada com grande mestria ao incidir
sobre as figuras da cena e, inclusive, sobre o terreno onde tem lugar o
baile, em forma de brilhos refulgentes.
A
obra foi adquirida por Gustave Caillebotte que a deixou ao estado
francês, juntamente com toda a sua colecção. Porém, Renoir fez uma
pequena cópia desta obra, que se tornou numa das telas mais caras alguma
vez vendidas.
Fontes: www.musee-orsay.fr
artesteves.blogspot.pt
wikipedia (Imagens)
Pierre-Auguste Renoir, Bal du Moulin de la Galette
Le Moulin de La Galette - Vincent Van Gogh
Le Moulin de La Galette - Vincent Van Gogh
https://www.youtube.com/watch?v=ESkPIHmhm84https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/06/o-baile-no-moulin-de-la-galette.html?fbclid=IwAR0xiHw1irar6KYzzOoGoRfUb3m-DrCg1mk_ooxKmJs0-DrsKxX1RiHjflQ
**
Análise da obra: "Os Guarda-chuvas", de Pierre - Auguste Renoir
Os
Guarda-chuvas (francês: Les Parapluies) é uma pintura a óleo sobre tela do pintor impressionista francês Pierre-Auguste Renoir realizada durante a década de 1880. É
propriedade da National Gallery em Londres, e faz parte do legado de Hugh Lane, coleccionador de arte e
director de galerias irlandês. No
entanto, é exibida, alternadamente, em Londres e na Galeria Hugh Lane em Dublin.
Em Maio de 2013, regressou a Dublin por um período de seis anos.
Esta
composição é uma obra
do chamado período “áspero” de Renoir, quando ele se encontrava na
travessia do
estilo impressionista para um novo, mas ainda cheio de dúvidas. A
pintura mostra o
vai e vem de pessoas, debaixo dos seus guarda-chuvas, num dia chuvoso na
cidade, onde predominam os tons azuis, cinzentos e castanhos. O pintor
iluminou-os com cores brilhantes. Ao contrário das suas obras
impressionistas,
Renoir trabalha as formas com precisão, como podemos ver no aro, que a
criança
segura, nos guarda-chuvas e na chapeleira, que a jovem costureira segura
no
braço. Os guarda-chuvas encontram-se nas mais variadas posições e
direcções, o
que confere ao quadro uma grande variação de formas. O azul aplicado na
parte
direita da tela é cobalto, enquanto o da esquerda trata-se de
azul-marinho, o que demonstra que o quadro foi trabalhado em períodos
diferentes.
Destacam-se como personagens principais da
composição as duas crianças, com os seus chapéus pomposos, e a costureira que
transporta uma chapeleira. Apesar do dia acinzentado, as figuras parecem
alegres, uma característica constante na obra do pintor.
Há uma certa dicotomia na composição da tela. Na
parte direita, uma senhora burguesa, elegantemente vestida, volta o olhar para as
suas crianças, cuja pintura lembra o estilo impressionista. Por sua vez, a costureira
com a chapeleira, à esquerda da tela, possui traços nítidos, com a sua silhueta
bem delineada. A costureira é representada pela amante de Renoir, e frequentemente
modelo nas suas obras, Suzanne
Valadon, que segura na saia para não a sujar na rua lamacenta, transporta um
cesto de chapéus vazio, apresenta-se sem gabardina ou guarda-chuva.
Renoir coloca justapostas, no primeiro plano,
duas figuras femininas de classes diferentes: uma burguesa e uma operária. A
costureira não usa chapéu e, apesar da sua condição humilde, tem o porte altivo
de uma grande dama, indiferente aos galanteios do homem a seu lado, que lhe
oferece guarida debaixo do seu guarda-chuva. Os olhos da jovem dirigem-se para
o espectador.
No meio da aglomeração, uma figura levanta mais
alto o seu guarda-chuva, tentando abrir caminho sem bater nos outros. Pela
posição dos guarda-chuvas é possível notar que as pessoas caminham em
diferentes direcções.
wikipedia (imagens)


**
25 de Fevereiro de 1841: Nasce o pintor francês Pierre - Auguste Renoir
Pintor francês, Renoir nasceu a 25 de Fevereiro de 1841, em Limoges, e morreu a 3 de Dezembro de 1919, em Cagnes.
Desde o princípio a sua obra foi
influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um
pouco da delicadeza do seu ofício anterior como decorador de porcelana. O seu
principal objectivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra
agradável aos olhos. Apesar da sua técnica ser essencialmente impressionista,
Renoir nunca deixou de dar importância à forma - de facto, teve um período de
rebeldia diante das obras dos seus amigos, no qual se voltou para uma pintura
mais figurativa, evidente na longa série Banhistas. Mais tarde retomaria a
plenitude da cor e recuperaria a sua pincelada enérgica e ligeira, com motivos
que lembram o mestre Ingres, pela sua beleza e sensualidade.
Em 1862 Renoir conseguiu entrar na Escola de Belas-Artes de Paris, desenvolvendo a admiração por Boucher, Fragonard e Watteau. Talvez por isso o público sempre tenha considerado o seu estilo mais "aceitável" do que o dos restantes companheiros impressionistas. Em 1867, o trabalho Lise resulta da análise da luz e da cor, realizada inteiramente ao ar livre, segundo as conceções impressionistas. Tanto se debruçava sobre paisagens campestres como sobre temas citadinos. O Balouçoe Le Moulin de la Galette foram pintados em 1876. Na Normandia continuou os estudos de luz e de água e durante uma viagem pela Itália interessou-se por Rafael e pelos frescos romanos de Pompeia. A procura da espontaneidade impressionista já não o satisfazia e para Les Grandes Baigneuses(1884-87) procura um contorno mais penetrante, inspirando-se num relevo setecentista. Esta obra reconciliou-o com o público e passou a expor frequentemente. Os tons eram quentes, o estilo ganhara vigor. O corpo da mulher tornou-se o centro do seu universo pictural. A partir de 1900 instalou-se no Sul de França.
Em 1862 Renoir conseguiu entrar na Escola de Belas-Artes de Paris, desenvolvendo a admiração por Boucher, Fragonard e Watteau. Talvez por isso o público sempre tenha considerado o seu estilo mais "aceitável" do que o dos restantes companheiros impressionistas. Em 1867, o trabalho Lise resulta da análise da luz e da cor, realizada inteiramente ao ar livre, segundo as conceções impressionistas. Tanto se debruçava sobre paisagens campestres como sobre temas citadinos. O Balouçoe Le Moulin de la Galette foram pintados em 1876. Na Normandia continuou os estudos de luz e de água e durante uma viagem pela Itália interessou-se por Rafael e pelos frescos romanos de Pompeia. A procura da espontaneidade impressionista já não o satisfazia e para Les Grandes Baigneuses(1884-87) procura um contorno mais penetrante, inspirando-se num relevo setecentista. Esta obra reconciliou-o com o público e passou a expor frequentemente. Os tons eram quentes, o estilo ganhara vigor. O corpo da mulher tornou-se o centro do seu universo pictural. A partir de 1900 instalou-se no Sul de França.
Pierre-Auguste Renoir. In Infopédia
[Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
wikipedia
(Imagens)
Pierre Auguste Renoir
c. 1910
Análise da obra: O Baile no Moulin de La Galette - Pierre Auguste Renoir
Análise da obra: O Baile no Moulin de La Galette - Pierre Auguste Renoir
Análise da obra O Almoço dos Remadores de Pierre-Auguste Renoir
Análise da obra: As Meninas Cahen d'Anvers - Rosa e Azul - Pierre -Auguste Renoir
***