14/12/2018

5.209.(14dez2018.15.15') Yuval Noah Harari

Nasceu a
***
 








 Homo deus
 "Harari é brilhante [...] Sapiens é realmente impressionante, de se ler num fôlego só. De fato, questiona nossas ideias preconcebidas a respeito do universo." (The Guardian) “...uma explosão em forma de livro, tão agradável de ler quanto perturbador.” The Sunday Times “Ilumina as grandes questões da história e do mundo moderno.” Jared Diamond, autor de Armas, germes e aço “Este livro fascinante não pode ser resumido; você simplesmente terá de lê-lo.” Financial Times “Harari sabe escrever [...] de verdade, com gosto, clareza, elegância e um olhar clínico para a metáfora.” The Times Um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie – de primatas insignificantes a senhores do mundo. O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Yuval Noah Harari aborda de forma brilhante estas e muitas outras questões da nossa evolução. Ele repassa a história da humanidade, relacionando com questões do presente. E consegue isso de maneira surpreendente. Doutor em história pela Universidade de Oxford e professor do departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém, seu livro não entrou por acaso nas listas dos mais vendidos de 40 países para os quais foi traduzido. Sapiens impressiona pela quantidade de informação, oferecida em linguagem acessível, atraente e espirituosa. Tanto que, na primeira semana de lançamento nos Estados Unidos, já figurava entre os mais vendidos na lista do The New York Times. Em Sapiens, Harari nos oferece não apenas conhecimento evolutivo, mas também sociológico, antropológico e até mesmo econômico. Ele se baseia nas mais recentes descobertas de diferentes campos como paleontologia, biologia e antropologia. E, especialmente para a edição brasileira, realizou algumas atualizações no final de 2014. Esta edição traz dezenas de imagens, mapas e tabelas que o deixam ainda mais dinâmico.
https://www.amazon.com.br/Sapiens-Uma-Breve-Hist%C3%B3ria-Humanidade/dp/8525432180
***
Nasceu a 24feVER1976...Kiryat Atta
***
Um anti-comunista primário???!!!
***
 «Esta ideia é tão estranha à moderna cultura liberal, que, quando os movimentos ocidentais da New Age se depararam com os ensinamentos budistas, traduziram-nos em termos liberais, virando-os de pernas para o ar. Os cultos da New Age afirmam frequentemente: “A felicidade não depende de condições externas. Depende apenas do que sentimos por dentro. As pessoas deviam deixar de perseguir factores externos, como a riqueza e o estatuto social, e procurar antes os seus sentimentos interiores”. Ou, para ser mais sucinto: “A felicidade vem de dentro”.  Isto é precisamente o que defendem os biólogos, ma quase o oposto do que Buda disse.
O Buda concorda com a biologia moderna e com os movimentos da New Age no que diz respeito ao facto de a felicidade ser independente de condições externas. No entanto, o seu ensinamento mais importante, e muitíssimo mais profundo, foi que a verdadeira felicidade também é independente dos nossos sentimentos subjectivos. Efectivamente, quanto mais significado concedemos aos nossos sentimentos subjectivos, mais desejamos e mais sofremos. A recomendação do Buda foi que parássemos de perseguir factores externos, mas também sentimentos positivos interiores.»

 https://sabine77.wordpress.com/2018/08/15/a-sabedoria-de-yuval-noah-harari/
***
"A reacção mais comum da mente humana a uma conquista não é satisfação, e sim o anseio por mais."
"Os seguidores de toda religião estão convencidos de que somente a sua é a verdadeira."
"Nós não domesticamos o trigo; o trigo nos domesticou."
"O problema crucial não é criar novos empregos. É criar novos empregos nos quais o desempenho dos humanos seja melhor que o dos algoritmos." 
"Dispomos de mais opções do que nunca, porém perdemos a habilidade de realmente prestar atenção no que escolhemos."
"Hoje, muitos de nós já abrimos mão de nossa privacidade e individualidade, registamos cada uma de nossas acções, conduzimos nossa vida on-line e ficamos histéricos se nossa conexão com a rede se interrompe mesmo que por alguns minutos." 
"A internet de todas as coisas poderá em breve criar um fluxo de dados tão imenso e tão rápido que mesmo algoritmos humanos aprimorados não darão conta dele."
"No passado, a censura funcionava bloqueando o fluxo de informação. No século XXI, ela o faz inundando as pessoas de informação irrelevante."
"A espécie humana e a economia global podem muito bem continuar crescendo, mas muito mais indivíduos passam fome e privação."
"Este é o melhor motivo para estudar história: não para poder predizer o futuro, e sim para se libertar do passado e imaginar destinos alternativos."
"Toda cooperação humana em grande escala baseia-se em última análise na nossa crença em ordens imaginadas."
"Garantir que cada indivíduo seja livre para fazer o que desejar inevitavelmente compromete a igualdade."
"À medida que acumulam poder, as burocracias se tornam imunes aos próprios erros. Em vez de mudar sua história para se adequar à realidade, elas são capazes de mudar a realidade para adequá-la a suas histórias." 
"Corporações, dinheiro e nações existem apenas em nossa imaginação. Nós os inventamos para nos servirem; por que chegamos a sacrificar nossas vidas a seu serviço?"
"A felicidade não depende de condições objectivas de riqueza, saúde ou mesmo comunidade. Em vez disso, depende da correlação entre condições objectivas e expectativas subjectivas."
"Se e quando programas de computador atingirem uma inteligência sobre-humana e um poder jamais visto, deveremos valorizar esses programas mais do que valorizamos os humanos? Seria aceitável, por exemplo, que uma inteligência artificial explorasse os humanos e até os matasse para contemplar as necessidades de seus próprios desejos? Se a resposta é negativa, a despeito da inteligência e do poder superiores, por que é ético que humanos explorem e matem porcos?"
"Quando derrubamos os muros da nossa prisão e corremos para a liberdade, estamos na verdade correndo para o pátio de uma prisão maior."
"No passado, a censura funcionava bloqueando o fluxo de informação. No Século XXI, ela o faz inundando as pessoas de informação irrelevante. Não sabemos mais a que prestar atenção e frequentemente passamos o tempo investigando e debatendo questões secundárias. Em tempos antigos ter poder significava ter acesso a dados. Actualmente ter poder significa saber o que ignorar." 
"Se alguém, digamos, quiser entender realmente o que os adeptos de determinada ideologia fazem perto da sua casa, ele não deveria procurar por um conjunto imaculado de valores que todos prezam. Em vez disso, deveria investigar os impasses."
"Os lugares em que as regras estão sendo combatidas e os padrões estão em disputa. É exatamente no ponto em que as ideias oscilam entre dois fundamentos que é possível entendê-los melhor."
"A cultura tende a argumentar que proíbe apenas o que não é natural. Mas, de uma perspectiva biológica, não existe nada que não seja natural. Tudo o que é possível é, por definição, também natural. Um comportamento verdadeiramente não natural, que vá contra as leis da natureza, simplesmente não teria como existir e, portanto, não necessitaria de proibição."
"A era moderna testemunhou a ascensão de uma série de religiões baseadas em leis naturais, como o liberalismo, o comunismo, o capitalismo, o nacionalismo e o nazismo. Esses credos não gostam de ser chamados de religiões e se referem a si mesmos como ideologias. Mas esse é apenas um exercício semântico. Se uma religião é um sistema de normas e valores humanos que se baseia na crença de uma ordem sobre-humana, então o comunismo soviético é uma religião tanto quanto o islamismo."
"Muito do crédito pela derrota do nazismo cabe ao comunismo."
"A única tentativa séria de governar o mundo de uma forma diferente - o comunismo - foi tão pior em praticamente todos os aspectos concebíveis que ninguém tem estômago para tentar de novo."
"Como outras religiões, o comunismo também tem seus escritos sagrados e seus livros proféticos, como O Capital, de Marx, que previu que a história logo terminaria com a inevitável vitória do proletariado. O comunismo tinha seus feriados e festividades, como o Primeiro de Maio e o aniversário da Revolução de Outubro. Tinha teólogos adeptos da dialética marxista, e cada unidade do exército soviético tinha um capelão, chamado de comissário, que monitorava a devoção de soldados e oficiais. O comunismo teve mártires, guerras santas e heresias como o trotskismo. O comunismo soviético foi uma religião fanática e missionária. Um comunista devoto não podia ser cristão nem budista, e se esperava que difundisse o evangelho de Marx e Lenin mesmo que isso lhe custasse a própria vida."
"Já a maioria das pessoas hoje consegue viver de acordo com o ideal capitalista-consumista. A nova ética promete o paraíso sob a condição que os ricos continuem gananciosos e dediquem seu tempo a ganhar mais dinheiro, e as massas deem rédea solta a seus desejos de paixões – e comprem cada vez mais. Essa é a primeira religião na história cujos seguidores realmente fazem o que se espera que façam. Mas como temos certeza de que, em troca, teremos o paraíso? Nós vimos na televisão." 
 «Ao mesmo tempo, as pessoas deixarão de se reformar aos 65 anos, não abrindo então caminho às novas gerações com as suas ideias inovadoras e as suas aspirações. O físico Max Planck disse uma vez que a ciência avança funeral a funeral. Com isso quis dizer que as novas teorias só destronam as velhas quando desaparece a geração que as criou. Isto não se aplica apenas à ciência. Basta pensar no seu próprio local de trabalho. Quer seja um professor, um jornalista, um engenheiro ou um jogador de futebol imagine o que seria ter um chefe com 120 anos, com ideias do tempo da Rainha Vitória à somar à perspectiva de o ter como chefe nas próximas décadas?»
 Yuval Noah Harari
  Prof. Yuval Noah Harari (1976) é um historiador, filósofo e autor do best-seller "Sapiens".
https://www.pensador.com/autor/yuval_noah_harari/
***
Yuval Noah Harari é um professor de História israelense e autor do best-seller internacional Sapiens: Uma breve história da humanidade. Harari ganhou duas vezes o Prêmio Polonsky por Criatividade e Originalidade, em 2009 e 2012. Em 2011 ele ganhou o prêmio Moncado de História militar para a sociedade pelos artigos de destaque na História militar. Em 2012 ele foi eleito para academia Jovem Israelita de Ciências. Em 2015, Sapiens foi selecionado por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para seu Clube do livro oline. Mark convidou seus seguidores a ler o que ele descreve como "uma grande narrativa sobre a História da civilização humana". Harari vive com seu marido em moshav Mesilat, próximo a Jerusalem.
 "Você nunca poderia convencer um macaco a lhe dar uma banana prometendo-lhe bananas ilimitadas após a morte no céu dos macacos."
  • "Como você faz com que as pessoas acreditem em uma ordem imaginária, como o cristianismo, a democracia ou o capitalismo? Primeiro, você nunca admite que a ordem é imaginária."
  • "A consistência é o playground de mentes maçantes."
  • "Uma das poucas leis de ferro da história é que os luxos tendem a se tornar necessidades e a gerar novas obrigações."
  • "Esta é a essência da Revolução Agrícola: a capacidade de manter mais pessoas vivas em uma pior situação."
  • "A história é algo que poucas pessoas têm feito enquanto todos os outros estavam arando campos e carregando baldes de água."
  • "A evolução fez do Homo Sapiens, como os outros mamíferos sociais, uma criatura xenófoba. Sapiens instintivamente divide a humanidade em duas partes, "nós" e "eles"."
  • No domesticamos el trigo. Nos domesticó.
  • "Nunca se puede convencer a un mono para que le dé el plátano por la promicidad de bananos ilimitados después de la muerte en el cielo del mono".
  • "¿Cómo puede ayudar a la gente a creer en un presupuesto imaginado como cristianismo, democracia o capitalismo? En primer lugar, usted admite que el pedido se ha imaginado".
  • "Uno de la historia de los aviones de los aviones es que los países ricos tienden a convertirse en necesidades y se dan nuevas nuevas nuevas".
 https://12min.com/br/authors/yuval-noah-harari
***
Sugestão do Felisberto Matos