Nasceu a 11jun1864...Munique
e morreu a 8seTEMbro1949...Garmisch
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“A voz humana é o instrumento mais bonito, mas é o mais difícil.”
“Posso não ser um compositor de primeira classe. Mas sou um compositor de segunda classe de primeira.”
“Tenha em mente que você não está fazendo música para o seu próprio prazer, mas para o prazer do seu público.”
https://www.frasesfamosas.com.br/frases-de/richard-strauss/
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"Quando somos jovens, imagina-se que um libreto só é interessante se contém cenas violentas e
assassinatos terríveis. Depois começa-se a compreender que também nos pequenos acontecimentos da vida quotidiana há coisas que merecem ser notadas e exaltadas com intenso lirismo. É preciso aprender a descobrir quanto existe de profundo nos fatos e nas coisas que parecem humildes. Debaixo de um manto de púrpura muitas vezes vive uma mesquinha criatura; sob a roupa desalinhada de um pequeno burguês dos nossos dias palpita às vezes um coração de herói. Temos que nos curar da mania do heroísmo cenográfico, e especialmente renunciar aos venenos, aos punhais e aos incestos."
https://www.pensador.com/autor/richard_strauss/
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The best
https://www.youtube.com/watch?v=o6cEwwt5hgI
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Salomé
https://www.youtube.com/watch?v=ildwhas43sY
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09 de Dezembro de 1905: A Ópera de Strauss, "Salomé", escandaliza o público na sua estreia em Dresden
No
dia 9 de Dezembro de 1905 estreava em Dresden, na Alemanha, a ópera
"Salomé", de Richard Strauss. Baseada num drama de Oscar Wilde, a peça
desencadeou protestos por causa do erotismo da encenação.
Apesar
do frio de Inverno que fazia nas ruas de Dresden em Dezembro de 1905, o
público que compareceu à ópera da cidade deve ter sentido até calor,
com tudo o que viu e ouviu assim que as cortinas se abriram para a
encenação da nova peça de Richard Strauss.
O
cenário mostrava um palácio real oriental dos tempos de Jesus Cristo.
João Baptista, um dos personagens, era prisioneiro do rei Herodes num
lúgubre cárcere subterrâneo. Salomé, filha adoptiva de Herodes,
apaixona-se por João, mas sendo por ele bruscamente repelida.
No
meio da peça de um acto único de 90 minutos, o público assiste à cena
decisiva: Herodes força a sua filha adoptiva – pela qual ele sente uma
enorme atracção – a dançar para ele, prometendo, em troca, satisfazer
todas as suas vontades. Salomé dança então a "dança dos sete véus" e, ao
deixar cair o último dos véus, provoca em Herodes um entusiasmo sem
precedentes. O poderoso rei pergunta então a ela qual das suas vontades
deve ser satisfeita: "O que queres, Salomé?" – "Quero a cabeça de João
Baptista", responde ela.
Até
Herodes se sentiu chocado com o desejo de Salomé. Ele temia mandar
matar um homem santo e insistiu para que a filha adoptiva mencionasse
outro desejo. Salomé, no entanto, não desistiu: "Eu exijo a cabeça de
João Baptista".
No
final, o rei acabou por ceder e o público de Dresden presenciou uma das
cenas mais horrendas já representadas numa ópera até então: Salomé
trava com a cabeça decepada do seu amado um longo, louco e desesperado
"diálogo". Ela troça de João Baptista morto. Ao mesmo tempo, implora
pelo seu olhar, a sua atenção e termina beijando os lábios
ensanguentados daquele que veio preparar a vinda de Cristo. Repugnado,
Herodes ordena que matem também Salomé.
O
público, entusiasmado, aplaudiu freneticamente o espectáculo, fazendo
com que os cantores e actores voltassem 36 vezes ao palco. Escândalo,
decadência e perversão eram exactamente os temas cultuados naquele fin de siècle, capaz de agradar a uma plateia que dá valor a encenações de vanguarda.
Freud
acabara de publicar em Viena as suas teorias sobre a sexualidade como
impulso propulsor do comportamento humano. Ao mesmo tempo, escritores
como Arthur Schnitzler e Oscar Wilde – cuja peçaSalomé inspirou
Strauss ao compor a sua ópera – tornaram-se famosos ou mal-afamados em
parte devido à conotação livre ou até libertina dos seus textos.
Os
críticos conservadores ficaram horrorizados com o espectáculo e até
mesmo alguns artistas da Ópera de Dresden recusaram inicialmente a Salomé de
Strauss. A soprano Marie Wittich recusou o papel, alegando ser uma
"mulher honrada". Não apenas a abordagem franca da sexualidade chocava o
público da época. Em termos musicais, Strauss tinha-se afastado
bastante do convencional.
Para
ressaltar as emoções e os acontecimentos, o compositor desrespeitou as
regras da harmonia, fazendo com que a ópera fosse cantada em diversas
tonalidades ao mesmo tempo. Isso entusiasmou Gustav Mahler, que na época
trabalhava na Ópera da Corte de Viena: "Uma obra forte e genial, que
definitivamente está entre as mais significativas que a nossa época
criou".
Mahler tentou conseguir os direitos para que Salomé estreasse
em Viena, mas teve que desistir, diante do veto da censura. O Imperador
Guilherme II só a permitiu na Prússia depois de assegurar-se de que, no
final sombrio da peça, despontaria no horizonte do cenário a estrela de
Belém, como sinal de que a babel dos pecados não ficaria com a última
palavra.
Fontes: DW
wikipedia (imagens)
Cartaz da ópera de 1910 de Max Tilke
Salomé , cartaz de 1910 de Ludwig Hohlwein
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