25/01/2009

Viva os 30 anos da Quiterense.Valado St.Quitéria

Reportagem pessoal sobre + 1 evento importante, sem a presença da comunicação social. Desta vez, com representação da Câmara Municipal (Carlos Bonifácio fez uma boa intervenção), mas não trouxe uma lembrança, um sim a um projecto da colectividade...
A Quiterense tem o Pó de Palco com uma especialidade de teatro de revista. Estão em ensaios e a 8/9 de Maio vão estrear essa nova revista. Este grupo tem saído em cada ano para mais de 20 espectáculos de intercâmbio ou de simples cooperação com outras colectividades. O Daniel Guilherme um dos grandes artistas acumula as funções de Presidente da AG da Quiterense, com a de Presidente da Direcção da NUCCA, Nova União das Colectividades do Concelho de Alcobaça. Um dos grandes voluntários dirigentes no movimento associativo.
Esta associação dum extremo do concelho circula pelo concelho a sua alegria e a sua qualidade e merecia pelo menos apoio especial por ter mais actuações do que outros Grupos de Teatro.
A NUCCA defende que por saída/actuação houvesse um pequeno prémio...
O almoço estava bem organizado e a sala está muito mais confortável, faltando-lhe o pavimentar o chão que está em cimento.
A cooperação com os pequenos empresários estava bem no ar quentinho da ecco lareiras...
Relevo a parceria de Escolas de Música da Quiterense, com a Casa da Cultura de SMPorto e com a Associação das Fragosas, presente na tarde cultural. Relevo o talento de 2 jovens professores.
O Presidente Jorge interveio a salientar os projectos de futuro. Compra de propriedade vizinha e estender as valeências para os idosos e jovens. Centro de Convívio.
Destaco um projecto muito curioso que deve ser seguido: 2 aposentadas fazem visitas a idosos, fazem-lhe companhia, vão com eles ao médico...Voluntariado Social!!! Em cooperação com a IPSS e a Misericórdia de Alfeizerão.
O Presidente deu lembrança ao sócio que perfez 20 anos de quotas e convidou todos os voluntários do tetaro, da música, das escalas do pão-com-chouriço a almoçarem gratuitamente.
Uma outra boa prática que quero relevar, desta colectividade, é o convite que esta associação faz para além dos autarcas, a Presidentes doutras associações da freguesia, aos Bombeiros de SMPorto, à paróquia...