sugestão da mary truck:
"Antes de mais acho que tem de se colocar mais caixotes dos lixos, se reparar temos de andar sempre vários metros para encontrar um caixote do lixo,isto em várias cidades.
Por exemplo, eu não consigo entender como é que quando chove os sistemas de rega estão a funcionar e no máximo.
E muitas vezes a Iluminação pública também está ligada durante o dia.
Não sei até que ponto se pode "combinar" com a EDP para rever os horários pois no Verão fica "escuro" mais tarde".De certeza que há zonas da cidade onde se podiam colocar sensores de movimento e ai as luzes só funcionam quando realmente é preciso.
Se reparar grande parte dos estrangeiros quando os entrevistamos e perguntamos o que os fascina em Portugal eles respondem logo: "O SOL, A LUZ E A COMIDA!" e é verdade, temos muitas horas de luz por dia e não as sabemos aproveitar.Porque não fazer todos os meses um dia sem carros?Para incentivar as pessoas podia-se recompensar com um bilhete de cinema por exemplo. se incentivarmos as populações, mesmo em termos fiscais,os resultados serão melhores.
O caso das lâmpadas economizadoras, fazer uma campanha para que as pessoas apresentam a factura em como as compraram e autarquia reembolsa.
E porque não entregar as lâmpadas "normais" e que já não funcionam para os alunos das escolas do concelho fazerem esculturas para a sensibilizar as pessoas para este tema.
Sensibilizações na praia, normalmente resultam bem.
E a partilha de transporte com o vizinho (carpooling, não gosto de usar termos estrangeiros, defendo a nossa língua), pode ser fácil e é uma forma de aproximar as pessoas, basta que tenham horários compatíveis, trabalharem na mesma zona ou na mesma empresa.Existem já exemplos em Portugal, de partilha do veículo. Definir metas e objectivos, mas com prazos!Motivar e dar o exemplo.
Beijinhos e bom fim de semana"