do Tinta Fresca respiguei a notícia de que na sexta-feira passada...
Pelos vistos o famoso workshop previsto para Fev passou para "antes do Verão"
A iniciar já no início deste Verão
Ministério da Cultura anuncia 1 milhão de euros de investimento no Mosteiro de Alciobaça
Elísio Summavielle, Paula Fernandes dos Santos e Cecília GilA secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, visitou no dia 3 de Abril o Mosteiro de Alcobaça. Acompanharam a visita da representante do Governo, Elisio Summavielle, presidente do IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico; Cecília Gil, directora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça; Paulo Inácio, presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça e Alcina Gonçalves, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Alcobaça. Segundo Paula Fernandes dos Santos, a visita ao Mosteiro de Alcobaça insere-se num conjunto de visitas de trabalho aos monumentos dependentes do IGESPAR. A secretária de Estado da Cultura recordou que o Mosteiro de Alcobaça está inserido num projecto sobre a rota do património, que foi candidatado ao QREN pelo IGESPAR e que tem por objectivo recuperar o conjunto de monumentos Património da Humanidade. Este projecto visa não só requalificar e melhorar os espaços físicos, mas também criar um percurso, em termos de rota, para os vários espaços, potenciar a capacidade de serem visitados e de se criar um circuito de visitação integrado. Relativamente aos espaços devolutos a requalificar, a governante referiu que a discussão sobre esses espaços tem sido alargada e visa criar condições e informação para encontrar a melhor decisão possível. "Essa decisão tem que ter como pressupostos de base, em primeiro lugar, que o património para se manter precisa de ter uma funcionalidade, porque tudo a que não damos uma função tende a cair, porque não é utilizado. Depois teremos de ter em conta as caracteristicas do monumento em si e encontrar projectos que garantam sustentabilidade para o espaço e tenham condições para funcionar em boas condições, que permita a sua manutenção e uma não degradação posterior, uma vez que se voltarmos ao estado de degradação ele se tornara incompatível com a qualidade do espaço", disse. "
Alcina Gonçalves e Paulo Inácio acompanharam a visita ao MosteiroEssas soluções têm que ser encontradas pelas entidades que são responsáveis pelo monumento, neste caso IGESPAR, e por outro lado com os interesses da sociedade que o envolve. Temos nessa combinação de interesses e de esforços que encontrar a melhor solução possível", acrescentou. Paula Fernandes dos Santos confirmou que "brevemente irá ser promovido um workshop em conjunto pelo IGESPAR e pela Câmara de Alcobaça, no sentido de discutir as várias soluções que têm sido faladas. Irão ser convidadas algumas entidades estrangeiras que irão ser capazes de trazer a sua experiência, no sentido de dar o máximo de informação, para a breve prazo, podermos encontrar uma solução que nos permita trabalhar em cima dela." Relativamente ao hotel de charme, a secretária de Estado da Cultura afirmou apenas que “é uma hipótese, que já acontece em outros países. Não acho que seja uma hipótese chocante, é uma hipótese que tem que ser garantida que seja feito com qualidade. O fundamental é que tudo seja feito dentro de regras muito definidas, que garantam que existe compatibilidade com o monumento.”
O contratenor Luís Peças mostrou os seus dotes vocais à comitivaO projecto da rota do património da humanidade tem um plano de trabalhos que vai começar este ano e que se vai estender ate 2011. Nesse plano irá existir intervenção não só material, recuperando algumas áreas, mas também imaterial, criando um conjunto de informação que permita a divulgação da rota. Esta rota tem também o objectivo de ser um potencial de atracção de turistas nacionais e internacionais, que potencia um segmento do mercado turístico, o turismo cultural. Segundo Elísio Summavielle, no início no Verão de 2009 será investido um milhão de euros na cobertura da antiga biblioteca dos monges e na capela, obras que se prolongarão até 2011. O presidente do IGESPAR manifestou-se confiante na aprovaçao das candidaturas ao QREN na CCDR do Centro, estando mesmo a antecipar já concursos, como é o caso do concurso para a cobertura da biblioteca. Além disso, haverá intervenções pontuais a nível de espaço interpretativo, com leitura dos túmulos, remodelação das instalações sanitárias, iluminação dos circuitos de visita, consolidação das pedras na rua Silvério Raposo que estão em risco de ruir, definição de um de plano integrado de segurança e um programas de animação e valorizaçao do Mosteiro. O workshop está previsto para antes do Verão e Elisio Summavielle sublinha que “a discussão merece ser elevada. Vamos trazer colegas homólogos de Andaluzia e CastillaY Leon e o presidente do Centro Cultural de Belém, Mega Ferreira, entre outros."