respiguei da informação da CMNazaré:
"Nazaré assina protocolos para medidas de combate à crise e exclusão social
A Câmara Municipal da Nazaré celebrou, no passado dia 17 de Abril, dois protocolos com o Instituto de Emprego e Formação Profissional no âmbito da Iniciativa para o Investimento e Emprego 2009, destinada a minimizar os efeitos da crise e a relançar a economia nacional.
O protocolo visa promover a candidatura e integração de candidatos em situação de desemprego, através de duas medidas: Contratos Emprego Inserção e Contratos Emprego Inserção +; e Estágios Qualificação Emprego.
No âmbito deste acordo, o Município da Nazaré compromete-se a recrutar desempregados para actividades e ocupações socialmente úteis na comunidade ou para estágios profissionais. O IEFP, por seu turno, assegurará os encargos financeiros das medidas. Os contratos a celebrar vigorarão por um ano.
Na mesma ocasião, realizada em cerimónia presidida pelo Ministro do Trabalho e da Solidariedade, o Município da Nazaré participou na assinatura do protocolo de compromisso do Contrato Local de Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto da Segurança Social, a Câmara Municipal de Alcobaça e o Centro Social de Valado dos Frades.
Nos termos do documento, as entidades comprometem-se a elaborar um plano de acção para a implementação do Contrato Local de Desenvolvimento Social na área geográfica dos concelhos de Alcobaça e da Nazaré, com o objectivo de promover a inclusão social dos cidadãos e o combate à pobreza através da Rede Social.
O Centro Social de Valado dos Frades assumirá a coordenação local do projecto, que tem um horizonte temporal de três anos e um montante máximo de financiamento de 720 mil euros, assegurado pelo Instituto de Segurança Social.
Nazaré, 20 de Abril de 2009
O Gabinete de Imprensa e Comunicação"