23/04/2009

a escritora alcobacense Vanda Furtado Marques no dia mundial do Livro




"As nossas crianças precisam de referências, de memórias, de exemplos, de virtudes.
Podemos descobrir tudo isto na nossa História de Portugal (Reis, Rainhas, Santos, figuras lendárias e a coragem povo anónimo)…
Vamos seguir o exemplo dos povos das culturas clássicas, que liam às crianças os seus grandes poetas, as epopeias dos seus heróis, como forma de lhes dar uma formação intelectual, cívica e responsável.

Por isso vou continuando na minha missão:


Contar episódios da nossa História de Portugal com uma linguagem simples, encantada e carinhosa, de forma a levar as crianças a descobrir a riqueza da nossa cultura.
Levar as crianças a Descobrir Valores que cada vez mais se vão desvanecendo na nossa sociedade.
No "O Amor de Pedro e Inês" abordei a importância do amor incondicional;
No "O Milagre de Isabel e Dinis" a partilha e a gratidão; e Nos restantes livros da colecção outros valores vão imergindo.
Abordar a História do Ponto de Vista Feminino ao demonstrar que as Rainhas tiveram um papel fulcral na nossa História e que juntamente com um grande Rei existiu sempre uma grande Rainha.
Permitir que as crianças vejam o Lado Humano dos Reis e Rainhas e que isso lhe possibilite descobrir que as decisões e os actos por eles realizados também lhes criaram indecisões, dúvidas, ódio e sacrifícios e transformações. No fundo através destas histórias as crianças poderão rever-se a si e aos outros.
Levar as crianças, e respectivas famílias, a Visitarem os nossos Monumentos e Locais Históricos descobrindo-os e vendo-os sob uma nova perspectiva, já influenciada pelos pontos anteriores. Isto é, sabendo que todas as pedras que os constituem, foram testemunhas das histórias e vidas reais de seres humanos, que através das suas acções os levaram a ser importantes para aquilo que somos hoje como povo e como pessoas.
Oferecer às crianças Encantamento e Magia, pois é muito mais fácil cativar as crianças para o Mundo da História através da linguagem dos contos de fadas."

Ver mais em: http://www.vandafurtadomarques.blogspot.com/