08/05/2009

abaixo-assinado dos comerciantes e a posição do Presidente da Concelhia PS


notícia da rádio cister (www.cister.fm)
Rui Alexandre contradita completamente o vereador do PS Daniel Adrião.

Alcobacenses querem trânsito a circular pelo Rossio
Vários alcobacenses já assinaram um abaixo-assinado que contesta o corte do trânsito no Rossio de Alcobaça.
A petição já recolheu mais de cem assinaturas e começou por ser subscrita por comerciantes da Praça Afonso Henriques, contando, nomeadamente, com o apoio da concelhia do PS de Alcobaça.
O presidente Comissão Política Concelhia do PS, Rui Alexandre, considera que os comerciantes «têm razão em contestar o corte do trânsito no atravessamento da Praça 25 de Abril».
Os promotores do abaixo-assinado afirmam que «desde o início das obras de requalificação», da zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça se sentem «lesados com os cortes do trânsito», e desde que se retomou a circulação, que a PSP «não tem agido em conformidade com as regras de trânsito ditadas pela sinalização colocada à entrada da praça 25 de Abril, não dando, sequer, «tempo para se efectuarem as cargas e descargas». Segundo os queixosos, a PSP já chegou a multar fornecedores e comerciantes, situação que classificam de «caça à multa».
Os comerciantes sentem-se, ainda, injustiçados quando «se realizam eventos no Mosteiro», e cujos participantes são autorizados a estacionarem junto ao monumento visto que, segundo estes, a PSP «raramente se vê e, das poucas vezes que passa, não actua».
A Câmara Municipal de Alcobaça deliberou permitir o atravessamento de norte para sul da Praça 25 de Abril e inverter o sentido do trânsito no acesso às farmácias, medidas que poderão entrar em vigor ainda este mês de Maio.
e do região de cister de 7.5.2009
Comerciantes do centro histórico contestam opções de trânsito
Um grupo de comerciantes do centro histórico de Alcobaça mostraram, esta semana, grande descontentamento com as alterações ao trânsito aprovadas pela Câmara.
Através de uma carta enviada a todos os partidos políticos, à Câmara e à Junta de Alcobaça, os comerciantes alertam para o “desagrado total” com que encaram a “circulação de trânsito” junto ao Mosteiro, nomeadamente o que diz respeito ao estacionamento.No documento, a PSP é acusada de não dar tempo para serem efectuadas as cargas e descargas, “sendo que muitos fornecedores” e os próprios lojistas já foram “multados nesta situação”. “Já para não falarmos nos clientes que muitas vezes não vêm a esta zona com medo das multas”, completam os comerciantes, que acusam alguns agentes policiais de “caça à multa” e de bloqueio de trânsito “para ninguém escapar impune”. A alternativa apresentada passa pela retirada da placa da entrada na Praça 25 de Abril, junto aos Correios, onde se “restringe o trânsito a moradores e cargas e descargas e apenas colocar uma placa que restrinja a velocidade a 30 km/hora”.
Os comerciantes consideram que “não há comércio” que sobreviva sem bolsas de estacionamento e solicitam aos partidos uma solução conjunta para que a zona histórica “ganhe vida novamente”.
António Caroça, comandante da PSP em Alcobaça, nega a existência de uma política de “caça à multa”, o que justifica com o “decréscimo acentuado de autuações” na área adstrita à polícia. “O que há é pessoas que não respeitam as leis”, lamenta aquele responsável.