Para presidir a cerimónia está confirmada a presença do secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos...
PROGRAMA:
9H45 PARTIDA DE AUTOCARRO PARA SÃO MARTINHO DO PORTO
9H45 PARTIDA DE AUTOCARRO PARA SÃO MARTINHO DO PORTO
10H30 Recepção a Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, na Praça Engenheiro José Frederico Ulrich, junto ao Cais de São Martinho do Porto
10H45 Inauguração da Marginal de São Martinho do Porto e descerrar de uma placa comemorativa
11H00 Intervenções do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações
11H15 Deslocação da Comitiva para a Cidade de Alcobaça
11H45 Recepção a Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, em frente aos Paços do Concelho
12H00 Inauguração do Largo de Confluência dos Rios Alcoa e Baça e descerrar de uma placa comemorativa
12H15 Intervenções do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações Requalificaçao da Marginal de São Martinho do Porto
Jardim junto à Marginal de S. Martinho do Porto
Esta obra representa uma ponte de comunicação entre a vila, a região, o País e o exterior, adaptando-se e servindo de palco às várias actividades. Este projecto de requalifica-ção surge como ligação entre a baía e a vila, sendo que as intervenções realizadas no Século XX resultaram de um esforço de conciliação de uma vocação balnear com uma vivência contemporânea, acabando por transformar a avenida que percorre a concha, a Avenida Marginal, numa barreira entre o tecido urbano e a praia.
A reaproximação à linha de água foi conseguida através da proposta de pedonalização de percursos transversais em direcção à praia, do ordenamento e diminuição de obstáculos nesses percursos, da simplificação de sentidos de trânsito e redução de faixas de rodagem, limitando a circulação automóvel ao essencial, rebaixando e rampeando lancis e notabilizando zonas de atravessamento pedonal.
Assim, do lado do mar, o alargamento do passeio facilita o movimento de pessoas e o desenrolar de todas as actividades relacionadas com o acesso à praia. Foi ainda construída uma via paralela ao passeio marítimo reservada a bicicletas e plantados pinheiros mansos (árvore intimamente ligada a São Martinho do Porto) que proporcionam espaços de sombra aos visitantes/turistas/residentes.
A reaproximação à linha de água foi conseguida através da proposta de pedonalização de percursos transversais em direcção à praia, do ordenamento e diminuição de obstáculos nesses percursos, da simplificação de sentidos de trânsito e redução de faixas de rodagem, limitando a circulação automóvel ao essencial, rebaixando e rampeando lancis e notabilizando zonas de atravessamento pedonal.
Assim, do lado do mar, o alargamento do passeio facilita o movimento de pessoas e o desenrolar de todas as actividades relacionadas com o acesso à praia. Foi ainda construída uma via paralela ao passeio marítimo reservada a bicicletas e plantados pinheiros mansos (árvore intimamente ligada a São Martinho do Porto) que proporcionam espaços de sombra aos visitantes/turistas/residentes.
A Praça Engenheiro José Frederico Ulrich, com forte influência central na vila, uma vez que conflui com a Avenida Marginal, o porto marítimo e a Rua Vasco da Gama, está agora composta com equipamento de recreio para crianças e zona de descanso, convívio e de lazer.
Requalificação da zona de confluência dos rios Alcoa e Baça
A requalificação da zona de confluência dos rios Alcoa e Baça apresenta-se como um novo espaço verde para a cidade de Alcobaça. Situada nas traseiras da Biblioteca Municipal, esta obra pretende recuperar uma zona "desabitada", criando um jardim que, quer pelo seu carácter sensível dentro do tecido urbano, quer pela relação de proximidade com a Biblioteca, deverá ser afecto a esta. Assim, a confluência entre os dois rios demarca-se da restante cidade, estabelecendo assim óptimas condições para uma zona de lazer. O acesso é feito pela Rua da Conceição, pelo passadiço que liga a Biblioteca ao Auditório, e pelo interior do edifício.
Na ponta Norte da intervenção encontra-se uma Central Hidroeléctrica inactiva, onde se pretende conciliar um museu de ciência viva com um espaço de leitura de periódicos, de cafetaria e de apoio à Biblioteca. Existe ainda um pequeno cais na zona de confluência dos rios. Ao nível dos acessos será criado um novo atravessamento do rio Baça, com a recuperação da ponte existente sobre o rio Alcoa.
Na ponta Norte da intervenção encontra-se uma Central Hidroeléctrica inactiva, onde se pretende conciliar um museu de ciência viva com um espaço de leitura de periódicos, de cafetaria e de apoio à Biblioteca. Existe ainda um pequeno cais na zona de confluência dos rios. Ao nível dos acessos será criado um novo atravessamento do rio Baça, com a recuperação da ponte existente sobre o rio Alcoa.