04/05/2009

8.355.(24mai2009.7.7') Ranchos e Grupos Folclóricos

Gostei de ver todos os ranchos folclóricos presentes no encontro concelhio.
+1 Bela ideia da NUCCA!!!
Foi na Associação do Casal Pinheiro.
Impressiona a diversidade de trajes, cantatas, etnografias e dançares.
Somos 1 concelho riquíssimo.
Vão circular pelo país a representar Alcobaça.
O do Vimeiro vai a França sem qualquer apoio da Câmara.
O das Rosas do Casal Pinheiro, areeiro e Fragosas vai a Cáceres, tb sem apoio camarário que até há 4 anos havia e devia ter aumentado em vez de acabar!
***
(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 6.
------ RANCHO DAS ROSAS DO CASAL PINHEIRO – PEDIDO DE APOIO –
24 Maio é o Encontro concelhio de Folclore. 1500€ de apoio para este rancho que vai organizar este ano..
Uma bela iniciativa da NUCCA disse a Vereadora.
Subscrevi!!
***
6ab2009
Evaristo Machado falou em nome dos 12 dirigentes de Ranchos Folclóricos presentes na reunião de câmara de 6.4.2009, reclamando a continuação do que funcionava há vários anos, depois de se realizar o encontro concelhio do folclore: 2 viagens gratuitas por ano, acertadas pelos ranchos com a Srª Vereadora Alcina Gonçalves.
Vice-presidente Carlos Bonifácio, começa por dizer que não houve tirar de nada e que prefere em vez de um acordo de palavra que esteja vertido no regulamento. O que alterámos no Regulamento foi para melhor: baixámos o custo para todas as colectividades e passámos de 2 para 3 as viagens de autocarro gratuitas para as Juntas de Freguesia.
Vereadora Alcina Gonçalves diz que devíamos vender os autocarros. Veio para a Câmara em 1998 e vai sair com problemas com os autocarros.
É bom que se clarifique. Na reunião de câmara eu defendi que houvesse diálogo com as colectividades, agrupamentos e Juntas para apurar do que devia conter o regulamento dos autocarros. Sugeri outras alterações. Não aceitaram. Aprovei o que constava de alteração porque era positivo que todas as colectividades pagassem metade do que pagavam quando utilizam os autocarros da câmara. A vereadora disse, então, que deixava de assumir as 2 viagens gratuitas para os ranchos folclóricos. Então e agora reafirmo: A Câmara pode requisitar para si quando bem entender os autocarros. A Câmara pode sempre decidir o apoio financeiro aos Ranchos ou às bandas ou orquestras ou aos grupos de teatro ou aos clubes desportivos, quando decide os critérios de incentivo anual.
Fui e sou a favor da continuação do que é uma boa prática. Vale mais que um texto de 1 regulamento, mas tb concordo que deve passar para o regulamento o que está provado.
Assim como tenho defendido que foi um erro parar o apoio às saídas dos ranchos folclóricos a França. Há 3 anos atribuía-se 1000€ o que era pouco para tantos custos.
Carlos Bonifácio disse que vamos ver se há alguma forma de amenizar. Não vos prometo nada.
Daniel Adrião diz que os dirigentes pecam por só agora virem aqui. Se eu soubesse nunca teria votado a favor.
Vice-presidente diz que Daniel Adrião fez o papel de carpideira e que esqueceu que o governo onde trabalha retirou 12% do financiamento das câmaras.
Evaristo Machado e outros dirigentes explicaram que não podiam vir noutra altura. Receberam o novo regulamento há dias. Reuniram, tentaram reunir com a vereadora, não houve marcação de reunião e daí que aqui estão.
Contraditei tb o Daniel Adrião. A Vereadora disse na reunião de câmara que iria acabar com esta prática e só eu a contrariei com a mesma argumentação de há pouco.
Carlos Ferreira disse que há 6 meses que espera resposta da câmara. Que ficou admirado com as afirmações de que um acordo de cavalheiros não vale nada!
Lurdes Dias comentou que foi a 1ª vez que veio a uma reunião de câmara e que ficou triste porque não notou que houvesse compreensão pelo voluntariado que se pratica nas colectividades.
Vice-presidente encerrou este assunto repetindo que vamos estudar a situação.