11/05/2009

Há 5 anos...suiniculturas...Paulo Campos


Será que vou ter informação da reunião da TREVOESTE de 24.4.2009???
Paulo Campos em 2001 andava por aqui a prometer a ETAR para os suinicultores... Agora veio inaugurar 2 obras...
d108. ETAR dos Louções/Turquel. TRESAL. Muitas dívidas da Câmara de Alcobaça.
Domingo, 08.Fevereiro.2004

Algo está podre no reino de Portugal...
Os que estiveram na Assembleia Municipal da Fonte Santa ouviram, o Dr. Paulo Campos, que tudo começaria a andar rápido, em 2001, para resolver os problemas ambientais provenientes da indústria suinícola responsável, dizem os especialistas, por cerca de 80% da poluição das nossas bacias hidrográficas. Onde é que está a concretização do assinado em 2001, na chamada 1ª fase?
Vejo a convocatória para uma Assembleia Intermunicipal para se criar uma nova empresa para tratar do tratamento dos efluentes das suiniculturas do Oeste. Então no contrato da 1ª fase não acometia à “Águas do Oeste”, por si só, resolver este problema? Foi este governo de direita PSD/PP que fez com que os municípios de Oeste tenham que entrar em mais esta despesa? O contrato de 2001 não vale de nada?
Ao ler melhor a informação entregue, na própria reunião de câmara, sobre o aumento de capital social da “Águas do Oeste” registo: Alcobaça tem de pagar, neste ano, pelo menos, 1, 5 milhões de euros, cerca de 300 mil contos à “Águas do Oeste” mais os tratamentos dos metros cúbicos de todo o 2004, nas nossas ex- ETAR’s!!! E não fica tudo pago do capital social, que se estende até final de 2005...
Os 400 suinicultores, produtores de cerca de 200 mil suínos (70% do Oeste), filiados na TRESAL, na altura andavam aliciados para soluções, espanholas, milagrosas a custo zero. Agora fala-se em 30% do apoio do governo para os custos da obra e do funcionamento? Como é que os suinicultores, agora, podem suportar 10% das verbas anunciadas e com a descapitalização actual?
Afinal quais são as contrapartidas para Turquel? A cena, tão bonita, registada há dias: Presidente da Junta, Presidente da Câmara e Vereadora (tão inimigos que nós éramos...) teve um feliz desenlace???
Agora, leio e ouço noticias de que vai haver grupos de trabalho para apresentarem soluções até Fevº 2004!!!
Até ouço e leio, e não quero acreditar, que não fui convidado para assistir a nova assinatura de compromissos, na última 5ª fª de Janº p.p., quando estive, momentos antes, com alguns elementos deste Executivo e nada me disseram. Pelos visto com a presença, não do Secretário de estado do Ambiente mas do seu Chefe de Gabinete. Ainda hoje não tive acesso ao texto destes novos princípios...
A maioria PSD está completamente especializada em ETAR’s. Sapinho foi a Curitiba, a Macau e a Paris. Hermínio foi a Barcelona, à Holanda e a Zurique(?). Recentemente, Bonifácio ficou apto a falar das soluções escandinavas.
Quando se quer adiar uma obra arranja-se um novo estudo ou um novo projecto ou uma comissão ou uma nova empresa...Quanto é que Alcobaça vai acrescentar?
Quem tem ganho com isto tudo? Quem faz estudos e quem faz visitas!!!
Parafraseando: algo está podre no reino ... de Portugal!!!
Rogério Raimundo
Vereador da C.M. Alcobaça
DECLARAÇÃO n.º 108
Entregue na reunião de câmara no dia 6 de Fevereiro de 2004