19/05/2009

a vizinha Nazaré...

INFORMAÇÃO DE IMPRENSA
1.Concurso para complexo turístico “Nazaré XXI” com um concorrente
Realizou-se esta manhã o acto público de abertura das propostas presentes ao concurso público para alienação de 49% do capital social da Sociedade Nazaré XXI, que será responsável pela construção de um complexo turístico que contemplará, entre outras infra-estruturas, a marina atlântica, um campo de golfe e unidades hoteleiras.
Após verificação dos documentos, o júri deliberou, por unanimidade, admitir o único concorrente a concurso, constituído pelo Consórcio Lena Engenharia e Construções SA, Lena SGPS, SA e Lena Hotéis e Turismo SGS, SA, considerando terem sido cumpridas as normas relativas à organização e ao modo de apresentação da proposta.
De seguida, a candidatura será alvo de análise técnica para averiguação da conformidade com os requisitos do caderno de encargos.
Este acto insere-se na 2ª fase do concurso público internacional lançado pela autarquia nazarena com o objectivo de encontrar um parceiro para a constituição da empresa “Nazaré XXI”, após a introdução de algumas alterações ao programa de procedimentos inicial, mais adequadas à actual conjuntura económica e financeira.
Esta parceria público-privada vai começar por elaborar os estudos, planos e projectos necessários ao desenvolvimento de cada um dos componentes do Complexo Turístico Nazaré XXI, a que se seguirá a construção dos diversos equipamentos.

2.Secretário de Estado do Desporto na Nazaré para apresentar Centro de Alto Rendimento

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, vai presidir à cerimónia de apresentação do Centro de Alto Rendimento de Surf da Nazaré, que se realizará no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré no próximo sábado, 23 de Maio.
A sessão, que terá início pelas 14.30 horas, contará ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso, e do presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Guilherme Bastos.
O Centro de Alto Rendimento da Nazaré, a construir na Praia do Norte, local de eleição dos amantes dos desportos de ondas, foi projectado para receber estágios da selecção nacional de surf e bodyboard, e eventos e/ou estágios internacionais de outras modalidades.A infra-estrutura, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Nazaré e a Federação Portuguesa de Surf, implicará um investimento de aproximadamente 700 mil euros, co-financiado em 70% por fundos comunitários, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional. O restante montante será assegurado pela autarquia (em 25%) e pelo Instituto do Desporto de Portugal (5%).
Devido à sensibilidade ambiental da área de implantação do Centro de Alto Rendimento, houve a preocupação de adaptar o equipamento ao local, nomeadamente ao nível da escolha dos materiais de construção a usar.
De acordo com o projecto, o Centro terá três áreas distintas: uma zona residencial, uma área polivalente e uma área comum/social. A zona residencial, com capacidade para 30 pessoas, será composta por sete quartos, duas instalações sanitárias, área técnica e área para arrumações.
Nazaré, 19 de Maio de 2009
O Gabinete de Imprensa e Comunicação