Os munícipes de Alcobaça organizam-se e lutam. Nós, na CDU, somos a favor das Comissões de Moradores e da sua importância no desenvolvimento da cidadania.
Tive acesso à luta dos comerciantes de Alcobaça que fizeram um abaixo-assinado e que reuniram com a maioria PSD/Sapinho.
Naturalmente vou questionar o que se passou e que decisões resultaram desse diálogo?
Como é evidente vamos reunir com a Associação e com o grupo que lidera a luta dos comerciantes.
Na reunião de câmara de 17.6 fui informado de que não há cedência nenhuma após a referida reunião. O que estão a ponderar é eventualmente trocar do sentido na Frei Ant. Brandão.
Eu ainda defendi, embora discorde da solução, que se experimentasse durante 1 mês o que a Junta PSD, a Associação de Comerciantes e os abaixo-assinados propõem: estacionamento com taxa elevada na zona da ala sul.
Não concordaram comigo.
Na minha intervenção defendi: a continuação do diálogo aberto; o procurar de soluções de incentivo para a compra no centro histórico (época de Verão, Natal e Páscoa), recolhendo apoios de fundos europeus; programar mais animação cultural, desportiva e recreativa; + soluções de estacionamento perto...
Voltei a lembrar que a obra idealizada há 8 anos não está acabada e questões importantes não estão resolvidas:
- a porosidade que Arq. Byrne defendia não foi concretizada por culpa do governo que ainda não deu vida ao ex-Lar residencial; a Rua Zagalo está por resolver; R.D.PedroV está uma vergonha com aqueles barracões velhos e originou um processo (que ainda não me deram a ler) da empresa Salvador&Maia contra a câmara no valor de 4M€ e com o Dr. José Miguel Júdice como advogado; todo o centro histórico está com edifícios em ruínas que deviam ser restaurados para ter habitantes (nomeadamente jovens) que dêem vida à cidade.
Desde a construção da Rotunda da Fervença que um grupo de trabalhadores da Crisal/Atlantis tem lutado em defesa do acesso directo à rotunda para quem vem da Vestiaria. Fizeram abixo-assinado, que subscrevi, vieram a reuniões públicas e reuniram com a maioria PSD/Sapinho.
Que avanços houve? Quando há resposta concreta?
Como é natural iremos reunir com os representantes deste movimento.
Na reunião de 17.6 Presidente Sapinho informou-me que vai haver desenvolvimentos.