ASSEMBLEIA MUNICIPAL ALCOBAÇA 19Jun2009
.0. Período antes da ordem do dia. Comerciantes em luta…
Nós temos ao longo deste tempo todo defendido propostas que eram decisivas para que houvesse habitantes, edifícios restaurados, vida e animação na cidade.
Recentemente é de saudar a nova iniciativa da NUCCA e dos Ranchos Folclóricos que fizeram um belo fim-de-semana com o mercado do séc. XIX,
Não podemos ignorar a questão central: termos um volume imenso devoluto no Mosteiro (bem sabemos que a culpa é dos governos PS/PSD/CDS) e na sua envolvente. As Ruas D. Pedro V e a R. Silvério Raposo são uma vergonha. (Seria bom que o Presidente da Câmara informasse do processo que a empresa Salvador & Maia colocou contra o município!) Mas as outras Ruas da envolvente ao Mosteiro estão completamente desqualificadas e há imensos prédios em ruína.
Achamos que a Câmara deve dialogar com os comerciantes da Cidade de Alcobaça e procurar novas práticas para atrair clientes especialmente nas épocas de Verão, Natal e Páscoa.
Há 12 anos que sofrem obras e promessas que não resultaram. Estão desesperados e querem melhores respostas no trânsito e no estacionamento. Pelos vistos a Junta PSD também concorda com eles. Temos acompanhado a luta e o luto deles. Estamos solidários com a sua luta!
A Câmara já experimentou o novo sentido de trânsito e os comerciantes estão pior.
Assim achamos que a Câmara tem que retomar o diálogo e procurar soluções com quem vive e trabalha na zona central da cidade de Alcobaça!
Pel’ Os Eleitos da CDU,
Isabel Granada
No período do público, quase às 2 h da madrugada...
Fernando Carvalho faz uma intervenção impressionante:
- Há + de 40 carros estacionados ao domingo em frente ao Mosteiro...Porque não pode ser todos os dias???
- Destruíram o comércio de Alcobaça!
- Temos menos de metade das vendas!
- Antes das obras tínhamos as Praças Afonso Henriques e o Rossio cheias de gente! Agora a minha mulher tem medo de atravessá-las à noite, porque não há luz no Rossio.
- Antes das obras prometeram-nos bolsas de estacionamento. Onde estão elas?
- Metade do projecto foi alterado em relação ao anunciado.
- As tarifas dos parquímetros da R. Duarte Pacheco são de um preço exorbitante e das mais caras do país!
- Vocês da Câmara e de algumas pessoas doutros partidos são os culpados de eu daqui a 6 meses fechar a minha loja!!!
Comerciante Joaquim Matias também interveio:
- Sou o comerciante mais antigo de Alcobaça e acabei por me inscrever porque as placas não são as mesmas. Até podem ser mas foram pintadas com outros dizeres.
- Estou todos os dias, mais o padeiro a cometer irregularidades devido ao novo horário de permissão para as cargas e descargas.
- É fácil ver as receitas dos comerciantes como prova de que estão na ruína!