Até 7 de Junho
Festa da Criança alerta para importância da preservação do ambiente
A Festa da Criança e do Ambiente foi inaugurada no dia 1 de Junho. O evento, dedicado às crianças do concelho, é, na sua edição de 2009, subordinado à temática dos “Contos Infantis”. Outra novidade deste ano é a realização da 6.ª Mostra de Reciclagem, promovida pela Resioeste, onde se alerta para a importância da preservação do meio ambiente, através da informação sobre ecopontos, reciclagem, compostagem, entre outros. A decorrer até ao dia 7 de Junho, no MercoAlcobaça. A Festa da Criança e do Ambiente é uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça, que visa proporcionar a todas as crianças do Concelho, dos 3 aos 12 anos, actividades lúdico/pedagógicas. Um evento que recebe todos os anos cerca de cinco mil crianças do Pré-escolar ao 2.º Ciclo, professores e encarregados de educação, sendo esta a maior festa infantil do Concelho.
Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça classificou esta edição da Festa da Criança e do Ambiente como “a mais bem conseguida” de todas as que a autarquia organizou. O autarca salientou o facto desta edição abordar a importância da preservação do meio ambiente, assim como o trabalho que tem vindo a ser feito pelas escolas, de sensibilização das crianças para este tema. Gonçalves Sapinho considerou que “a melhor forma de fazer sensibilização é através das escolas”, visto que as crianças transmitem a mensagem ao seu agregado familiar.
Sabem como funciona um compostor?
No MercoAlcobaça os participantes poderão encontrar zonas temáticas que farão as maravilhas das crianças, como por exemplo a Lixoteca, onde as crianças poderão jogar e aprender muito mais sobre reciclagem; Cidadómetro – onde adquirem ou treinam, em conjunto, competências de Cidadania Activa e Passiva; 6.ª Mostra de Reciclagem - conta com a participação de artesãos nacionais. Como zonas temáticas existe ainda o parque infantil; a zona de cavalos; a zona de falcões; o circuito de carrinhos de pedal e bicicletas; os insufláveis; as acções de formação sobre compostagem e a zona de Lixoluxopoético, um espectáculo onde o compositor João Ricardo de Barros Oliveira utiliza materiais reciclados para fazer musica.
No dia 7 pelas 18h00, os participantes na actividade ‘Lixoluxopoético’ irão ser os protagonistas do espectáculo de encerramento da Festa da Criança e do Ambiente. Teatro de marionetas; pinta faces; cabeleireiro infantil; actividades desportivas; jogos de labirinto; actividades musicais, com a experimentação de instrumentos; histórias lúdico/pedagógicas, entre outros farão as delicias dos pequenos que visitarem o espaço. De salientar que todos os participantes associaram os seus espaços a um conto infantil, dando assim uma vivacidade diferente ao evento. A entrada na Festa da Criança e do Ambiente é livre. O evento pode ser visitado no seguinte horário: Segunda a sexta, as 9h às 13h e das 14h às 18h30; Sábado e domingo, das14h30 às 19h.
04-06-2009
04-06-2009