09/06/2009

Votei contra a Proposta de PP da Cova d'Onça

da reunião extraordinária d'hoje, o ponto + importante foi:
(GESTÃO URBANÍSTICA) 4.
------ PLANO DE PORMENOR DA QUINTA DA COVA DA ONÇA – VERSÃO FINAL DA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO – APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO-
Vereador Carlos Bonifácio está satisfeito com o trabalho desenvolvido pela equipa técnica da câmara e reconhece que é preciso mais autonomia das Câmaras para poderem planear, apesar dos passos na desburocratização.
Defende que o PP é elástico para os que vierem governar a próxima câmara.
O edifício pode ser o que for necessário, inclusive Centro de Congressos como foi proposto pelo Sr. Adão Lameiras.
O parque subterrâneo poderá 2 ou 3 pisos.
O hotel é uma ruptura com o modelo clássico com uma arquitectura fora do comum.
O parque ambiental e de lazer é uma grande aposta.
Vai haver habitação unifamiliar e construção leve.
As acessibilidades são de grande qualidade com ligação em ponte para a VCI.

Vereador Daniel Adrião votou contra por ter 2 lacunas: retiraram os Paços do Concelho e o Pavilhão de Negócios Multiusos.

Vereadora Alcina Gonçalves vota a favor mas tem de sair por causa do Contrato de Desenvolvimento Social que trará numa das próximas reuniões.

Reconheço que este tema foi bem divulgado e o ter havido uma sessão pública aberta com os munícipes que quiseram, bem demonstra que é preciso algo mais para as pessoas participarem, mesmo em assuntos locais extremamente importantes!!! Muitos comentadores e opinadores passam a culpa para os partidos políticos...No domingo vimos uma grande abstenção sobre questões europeias, mas sobre um espaço central da nossa cidade que promotores, arquitectos, engenheiros, pessoas que vivem a cidade, podiam opinar mas tb aqui não houve suficiente motivação e interesse.

Voto contra porque apesar da excelente proposta dos técnicos da câmara (Arquitectos Hélder Nápoles e Ana Vasconcelos) nós temos de ter a estratégia global e integrada de toda a cidade, nomeadamente, nas decisões fundamentais:
Abadia, Envolvente, decisão sobre Paços do Concelho, clarificação dos projectos Byrne pendentes e o + recente sobre o Mercado Municipal e suas envolventes, Parques de Estacionamento, Quintas da Conceição e Gafa, Mercoalcobaça...
O Presidente Sapinho em Maio ripostou-me dizendo que eu estava esquecido do Plano da Quaternnaire, nas reafirmo que falta uma estratégia global onde todos nos revejamos.

Voto contra porque não há estudos que justifiquem mais mil fogos para habitação. O Sr. Vice-presidente respondeu-me na sessão pública com a imagem da galinha e do ovo. Olhando para o próprio Relatório do PP aponta para um crescimento irrisório da população na cidade e na envolvente (em 2020 prevê 6928 habitantes). Entendemos que a prioridade seria investir no trazer população para viver com qualidade no Centro Histórico, em casas devolutas e noutras que estão em ruína e que poderão ser restauradas com programas do QREN.

Voto contra porque toda esta aposta nova é feita sem ter reunido as parcerias público-privadas para atenuar os custos imensos que teremos em infraestruturas.

Voto contra tb porque grande parte dos custos com a nova ponte sobre o Alcoa, para ligar à VCI e ao loteamento "Nova Alcobaça", inclusive a compra de 3 terrenos, se justificam por uma decisão errada: a construção do Megacentro escolar com imenso trânsito, nas horas de ponta, para o transporte de crianças em tenra idade. Portanto sou contra a afirmação que consta no relatório:" características ideiais para implantação duma escola".

Vereador Hermínio Rodrigues criticou-me por votar contra um PP que abre novas avenidas com 4 faixas e até por não ter referido os 70% de parque verde/lazer.
Acrescenta que todos os custos em infraestruturas são 4M€ incluindo a ponte que será o menor custo.

Reconheci que de facto tinha para referir (na qualidade da proposta dos técnicos) a importância do Jardim e de por si só este parque de lazer poder vir a satisfazer necessidades dos alcobacenses (como referiu 1 munícipe na sessão pública para os seus filhos) e em conjunto com o jardim do Obelisco, poderão por si só ser factor de atracção de turistas à cidade...

Vereador Carlos Bonifácio diz que não esperava os votos contra da oposição e que está convicto do PP ser muito bom exactamente no que criticaram: a elasticidade.
O edifício permite poder ser Centro de Congressos, ou parte ou totalidade da Câmara...