21/07/2009

Água em Alta e custos efluentes. Águas do Oeste. Problemas gravíssimos não resolvidos!!!

Perguntei ontem na reunião de câmara pelas grandes questões que separam a CDU do PS e do PSD...
1. Votámos contra pelo valor irrisório que a Águas do oeste pagou pelas ETAR's que tínhamos! Votámos contra por causa dos custos do tratamento de cada metro cúbico. Os efluentes domésticos passaram a custar a Alcobaça o triplo (agora é + de 0,5€) do que nos custava nos Serviços Municipalizados (33$00 por metro cúbico).
Não há ainda uma separação da rede pluvial da rede de esgotos, pelo que pagaríamos o tratamento da água da chuva

Presidente diz que ainda não está resolvido e que ainda está em sufoco. O administrador (Engº Pedro Serra) da "Águas de Portugal" ficou de falar com ele.
Vereador José Vinagre diz que desde 2008 estamos a pagar metade do que estava facturado porque metemos caudalímetros para provar que eles estavam a facturar a mais...

2. Votámos contra o abstecimento em Alta naquelas condições contratadas:
- mínimo de consumo igual à totalidade da receita recebida no ano anterior em que foi assinado o contrato.
- o não haver estudo da riqueza que temos em água no nosso concelho.
Quando começa o fornecimento em Alta que estava previsto para 2005?
Já dirimiram esse mínimo que arruinou dezenas de Serviços/Câmaras pelo País fora?

Presidente respondeu que hoje repetia a assinatura. Que é estratégico o que assinou. Que é em 2009 é que está previsto o fornecimento. Que vai tentar passar o efeito dos custos para 2011, tendo em conta a mudança das circunstâncias, nomeadamente a crise... Também desenvolveu a questão do atravessamento de condutas para abastecer o concelho da Nazaré...

Vereador Hermínio Rodrigues diz que não quiseram correr o risco de transportar água em tanques como noutras câmaras já o fizeram!

Vereador José Vinagre diz que o IRAR não vai admitir abastecimento via água subterrânea. Que os SM vão gastar muito menos dinheiro em bombeamento, porque será em queda livre, a partir do depósito de Turquel que abastecerão, Turquel, Benedita, Vimeiro e Évora.

3. Onde estão as contas de 2008 da Águas do Oeste?
Presidente diz que ainda não estão consolidadas!
José Vinagre diz que já foram aprovadas...

4. Perguntei porque não é cumprido o acordo inicial de que os administradores representantes dos municípios rodariam?...José Custódio (Lourinhã) e Fernando Costa (Caldas) mantém-se desde o início!
Presidente não respondeu a esta questão!