14/08/2009

Como o jornal digital "Tinta Fresca" viu a reunião de Câmara de 6.8.2009

Câmara de Alcobaça prepara novo ano escolar

A actual situação da educação no concelho, as actividades de Verão promovidas pela autarquia para o concelho foram os principais temas da reunião da Câmara de Alcobaça de 6 de Agosto, onde estiveram presentes o vice-presidente Carlos Bonifácio e os vereadores Hermínio Rodrigues, Alcina Gonçalves e Rogério Raimundo.

O presidente Gonçalves Sapinho e os vereadores José Vinagre e Daniel Adrião, estiveram ausentes por motivo de férias.

A educação no concelho de Alcobaça Alcina Gonçalves efectuou na reunião de Câmara um pequeno balanço da actividade que os serviços de Educação têm vindo a desenvolver nos últimos dias, de forma a preparar e organizar o próximo ano lectivo. A vereadora da Educação revelou que o Governo já retirou o apoio às IPSS para a organização de ATL’s que passaram a ser da responsabilidade dos municípios e como tal a autarquia necessitou de reunir com as IPSS e acertar o novo valor para os custos das refeições do 1º ciclo.
Alcina Gonçalves adiantou também que “a Educação vai ser o pelouro que mais trabalho vai dar no futuro”, na Câmara Municipal. A vereadora enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia em relação à Educação, só possível com “muita dedicação”, por parte dos responsáveis pela área.

Por sua vez, Rogério Raimundo admitiu que a autarquia tem conseguido fazer “um bom trabalho” com poucos funcionários, mas que existe a necessidade de haver “uma estrutura maior” para dar maior resposta às necessidades e apontou como exemplo a “falta de planeamento” da autarquia no que diz respeito à “construção, manutenção e restauro de jardins e de escolas do 1º ciclo.”
Alcina Gonçalves referiu que “podíamos ter feito muito mais, mas temos feito um trabalho extraordinário, com uma equipa pequena, séria e com muita vontade de trabalhar”, não concordando assim que a autarquia necessite de uma grande estrutura para a Educação, pois isso só trará “problemas burocráticos”. A vereadora acrescentou ainda que “a Educação não passa só por ter boas infra-estruturas é preciso resolver os problemas gerais das escolas”, que passam pelas actividades extracurriculares, transporte dos alunos, serviço de refeições, entre outros.

Carlos Bonifácio, por sua vez, manifestou-se incrédulo por Rogério Raimundo vir criticar uma das áreas de “sucesso” da autarquia como é a Educação. O vice-presidente lembrou que “de um parque escolar totalmente degradado” o concelho passou a ter um “parque escolar recuperado”, tendo implementado “o enriquecimento curricular e as refeições nas escolas”, pelo que considera que é uma área onde a “autarquia está de cara lavada e levantada.” Actividades de Verão no concelho A autarquia desenvolveu para o mês de Agosto no concelho de Alcobaça, um variado leque de actividades de ocupação de tempos livre e animação, como os campos de férias para jovens carenciados, que este ano acontecem na Sertã; as actividades de desporto sénior; o programa de animação de São Martinho do Porto; a colocação de uma Tenda Sheik, junto ao mosteiro, com o objectivo de dar a conhecer melhor aquelas tradições; o concerto de 30 de Agosto, com o projecto “Amália Hoje”; a Feira Medieval de Aljubarrota, que continua a crescer ano após ano e a Feira de São Bernardo, este ano com um programa mais curto, mas onde se destacam os espectáculos e as provas desportivas. Alcina Gonçalves realçou que, apesar da crise e de ser uma época de contenção, o município tentou realizar actividades para as várias faixas etárias da população do concelho, embora admita que este ano os programas sejam mais comedidos em relação aos anteriores, sendo disso exemplo o facto de na cidade só se realizar uma grande actividade, o concerto “Amália”, a 30 de Agosto. Relativamente à Feira de São Bernardo, Carlos Bonifácio realçou que além das actividades desportivas e da programação de animação cultural, o pavilhão da Câmara Municipal vai, mais uma vez, receber um espaço com dimensões idênticas às do ano passado, com a exposição das obras emblemáticas do concelho, como o projecto de reabilitação da zona envolvente do mercado municipal, parque de campismo e campos de ténis; a mostra do estudo prévio do projecto para requalificação da Rua D. Pedro V; os projectos da ALE, da Unidade de Saúde Familiar, do parque da Fonte da Senhora da Benedita, bem como os projectos dos centros escolares do concelho e de requalificação da Praia de Paredes da Vitória e da Praia da Légua, entre outros. O Executivo camarário aprovou por unanimidade o acordo de colaboração com os vários agrupamentos de escola de Alcobaça, Benedita, Pataias e São Martinho do Porto, para o programa de actividades de enriquecimento curricular a desenvolver nas escolas de ensino básico, bem como o protocolo com a Banda de Alcobaça no sentido da continuação do protocolo dos anos anteriores, que permite assim aos alunos das escolas primárias terem aulas de música.
13-08-2009