31/10/2009

Intervenção da Isabel Granada na Assembleia Municipal após termos tomado posse


Eu, como Vereador e ela, Abílio Filipe e João Raimundo como membros da AM.
"A Assembleia Municipal é formada por cidadãos escolhidos por eleição directa e pelos presidentes das juntas de freguesia. Gostaríamos nesta cerimónia de tomada de posse, de chamar a atenção que nestas eleições autárquicas, dos inscritos, apenas 60% votaram: 29.824. 13 mil votaram no PSD, 6.960 votaram PS, 3.900 votaram CDU, 1.900 votaram CDS e 1.250 votaram BE. O que queremos com apresentação destes nºs? É lembrar a maioria PSD quer no executivo Camarário quer na A.M. de que a população do Concelho de Alcobaça não se resume ao universo dos 13 mil, mas a toda a população que reside e trabalha neste concelho. Nós consideramos que é para todos, que devemos trabalhar com competência e honestidade.
A CDU, desde há muito que tem vindo a demonstrar que tal objectivo só se alcança através do estudo atento das situações concretas, e duma participação activa. Devemos fazer das reuniões e da sua preparação, não um palavroso palco de tricas partidárias, mas um centro de debates elucidativos e de decisões frutuosas.
Como se sabe, compete à assembleia municipal acompanhar e fiscalizar a actividade da câmara e tomar posição sobre os assuntos de interesse para a autarquia. A lei abre assim campo a que a par com as 5 sessões ordinárias anuais, possamos em sessões extraordinárias temáticas, discutir e pronunciarmo-nos acerca de questões estreitamente ligadas ao desenvolvimento do concelho e ao bem-estar dos seus habitantes: Segurança, Urbanismo, Habitação social, Saúde dentre tantas outras temáticas.
A proximidade entre os órgãos, os seus membros e os eleitores constitui condição e instrumento imprescindíveis para o revigorar da vida democrática no nosso concelho de Alcobaça.
Por isso defendemos reuniões descentralizadas, em que possam constar da agenda um ou mais pontos ligados à freguesia onde tenham lugar.
Defendemos também que a A.M. permita aos seus munícipes intervir no período antes da ordem do dia e não no fim como tem vindo a acontecer.
Destacamos a criação de comissões específicas e acompanhamentos efectivos pelos representantes da A.M. no nosso Hospital, na CPCJ, na Segurança, na Fundação Maria e Oliveira entre outras.
Não podemos hoje esquecer uma questão básica:
O espaço próprio, específico deste Órgão onde os munícipes e os eleitos da AM possam consultar documentação e onde possam, por exemplo, reunir as comissões referidas…
Podem fazer conta para terminar: os eleitos da CDU na CM, na AM, bem como nas Assembleias de Freguesia, tudo farão para trabalhar pela positiva, com Todos e para Todos, nas causas e nos projectos que os Alcobacenses necessitam, porque foi para isso que fomos eleitos. "
Pel’ Os Eleitos da CDU,
Isabel Granada