este artigo de opinião do meu mano saiu no último Região de Cister
MARKETING EM TURQUEL
Alguém afirmava: “ O único local onde o sucesso vem antes do trabalho é no Dicionário” e é bem verdade.
O Dr. Pedro Dionísio, Director do Mestrado de Marketing Desportivo do INDEG/ISCTE, autor do livro “Casos de Sucesso de Marketing Desportivo” escrevia há dias no Diário de Notícias (DN) e cito: “No meio dos Grandes como o Benfica, o Porto e Sporting, aparece um pequeno clube de hóquei da 2ª Divisão - o Turquel, no Concelho de Alcobaça. Turquel é uma Vila com oito mil habitantes, onde mais de 160 praticam a modalidade e onde a assistência média aos jogos é de 1400 pessoas – mais do que qualquer clube português em modalidades de pavilhão!
Existe, de facto, uma forte sinergia entre o hóquei e a população e, para isso, contribuem um conjunto de acções tais como: a proveniência dos jogadores (são todos da região); o facto de os atletas seniores estarem envolvidos no treino dos mais jovens; aposta na comunicação – anunciam-se os jogos em outdoors em colaboração com uma empresa local; a comunicação por SMS, feita pelos jogadores aos adeptos, a mobilizar para os jogos; e sobretudo, o desenvolvimento de uma forte relação emocional que leva os jogadores a agradecerem aos adeptos, no início da partida, com uma faixa dizendo: ”Obrigado a todos…são grandes” ou outdoors com frases como “Vamos encher o pavilhão! Traz os mesmos amigos + 1”. Esta postura contrasta com vedetismos ou alheamentos que se observam em outras paragens.
As pequenas organizações, como o Turquel, podem também ter uma orientação de marketing, para potenciar resultados, mesmo com recursos muito limitados”.
Quando vi este texto no DN já tinha lido o livro e o meu primeiro pensamento foi imediatamente para o Dr. Guerra, um visionário, um homem á frente do seu tempo.
Senti um orgulho enorme em pertencer ao Concelho de Alcobaça! É assim que se engrandece Alcobaça, é com exemplos destes que podemos e devemos catapultar Alcobaça como um Concelho de Topo. Assim a economia do Concelho mexe, cresce, desenvolve-se, como todos ambicionamos.
Quem tem a ideia que a Cultura e o Desporto não servem também para desenvolver a economia, não pode estar mais enganado e ultrapassado. Para além de incrementar o corpo e a mente, movimentam pessoas e geram receitas e proveitos.
Há poucos dias no almoço de confraternização dos antigos alunos do Dr. Cabrita, Colégio Alcobacense e Externato Alcobacense, um grande amigo meu e adepto do Turquel, confidenciava-me: “Não cobramos bilhetes. Á entrada cada um dá o que quer ou o que pode. Essa medida provocou um aumento das receitas. Agora clubes maiores como o Barcelos estão a seguir essa atitude”.
Também os ordenados não são muito elevados, não se entram em loucuras, nem podiam, porque essa factura aparece sempre mais tarde para ser cobrada. É muito importante a acção da Direcção e dos técnicos, para além da gestão financeira e desportiva, na orientação dos esforços de todos no sentido de fomentar o trabalho em equipa e orientado para a obtenção de resultados, leia-se vitórias. Foi assim que na época passada não subiram de Divisão por um triz.
Fiquei esclarecido, com uma boa gestão conseguem desenvolver o seu Clube, a sua Terra e as suas Gentes.
Parabéns H.C.T.