16/10/2009

jornal das caldas refere a criação em breve duma Univ Oeste Norte com sede administrativa em Alcobaça e polos na Benedita e em Pataias...

e na cister.fm

Universidade Popular no Oeste-Norte
Grupos estrangeiros privados manifestaram interesse na criação de uma Universidade Popular no Oeste Norte.

O conceito desta universidade foi inicialmente desenvolvido pelo alcobacense Acácio Catarino, nos anos 80, tendo, nos últimos dez anos, sido Paulo Bernardino responsável por dar um novo impulso à ideia.

Paulo Bernardino garante que «existem duas instituições espanholas interessadas numa parceria privada com vista à instalação de pólos universitários em vários concelhos do Oeste».

Segundo o projecto, a sede social da Universidade seria na Lourinhã e a administrativa em Alcobaça, localidades que teriam pólos, tal como Caldas da Rainha e Nazaré. No caso de Alcobaça os pólos ficariam em Pataias e na Benedita.

Os promotores da Universidade Popular Oeste Norte (UPON) afirmam que têm vários projectos, que irão dinamizar a região a vários níveis.
A criação de novos órgãos de comunicação social, em diversos formatos, e a realização de estudos, alguns deles "já elaborados", para a revitalização de infraestruturas, como por exemplo a Linha Ferroviária do Oeste, são algumas das apostas deste projecto

...................
e tb oesteonline em 27.out2009
(Paulo Bernardino não pára...)

Francisco Gomes // Edição de 27-10-2009LourinhãComunidade Regional do Oeste instala-se
Vai ser instalada na Lourinhã a sede social da Comunidade Regional do Oeste, com delegação em Óbidos e sede administrativa na Benedita.Trata-se de uma delegação do Instituto da Democracia Portuguesa (IDP), com autonomia de decisão em todos os assuntos cuja escala de realização seja a da própria região.Paulo Bernardino aceitou assumir a direcção deste projecto, que tem vários objectivos, nomeadamente pugnar pela modernização do caminho de ferro do Oeste, o associativismo dos produtores agrícolas, o fomento do Triângulo Místico e Triângulo Turístico: Tomar [Fátima], Batalha, Alcobaça, Cós, o empreendedorismo industrial do Oeste, as redes de solidariedade e proximidade, a formação para a cidadania na sociedade civil e a fundação da Universidade Popular da Comunidade Regional do Oeste, que depende da assinatura do protocolo até finais do mês de Novembro.De Janeiro a Junho de 2010 será organizado um master na delegação da Comunidade Regional do Oeste, em parceria com a Universidade Popular do Oeste, sobre “Pensamento Económico e Filosófico de Bernard Lonergan”, versando o papel da Economia na existência humana.

Movimento quer pólo universitário em São Martinho

O Movimento São Martinho para Caldas rejeita ficar à margem da instalação de uma Universidade Oeste Norte, que teria sede administrativa em Alcobaça e sede social na Lourinhã, na Casa do Oeste, e pólos na Lourinhã, Caldas da Rainha, Benedita, Pataias e Nazaré, a desenvolver pela Comunidade Regional do Oeste, do IDP.“Os responsáveis por este projecto parecem desconhecer ou querer ignorar o papel importantíssimo que São Martinho do Porto teve no plano educacional e cultural na região, desde o final do século XIX”, contesta o movimento.“Em São Martinho do Porto, continua a existir o edifício do colégio José Bento da Silva, em muito bom estado de conservação, por onde passaram importantes personalidades deste País, e que oferece excelentes condições para um pólo universitário. Não respeitando o testamento do doador, é hoje ocupado pela Junta de Freguesia”, aponta o movimento.
.........
Universidade Oeste Norte (UON)
Outubro 14th, 2009 ·
Está em fase embrionária o desenvolvimento da ideia de constituição da Universidade Oeste Norte, que teria sede administrativa em Alcobaça e sede social na Lourinhã, na Casa do Oeste, e pólos na Lourinhã, Caldas da Rainha, Benedita, Pataias e Nazaré.A ideia poderá ter a envolvência da Igreja.
http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2009/10/14/universidade-oeste-norte/