28/10/2009

o fundo do mar...a pesca do arrasto...

seguindo a sugestão da Alexandra Azevedo

http://www.greenpeace.org/portugal/videos/o-fundo-da-linha
Simplesmente perturbadora a destruição do fundo dos mar pela pesca de arrasto. Ninguém pode ficar indiferente!

Sigam os conselhos da Greepeace. Eu já fiz a minha parte, para além de estar a reduzir o consumo de peixe e carne, substituindo por deliciosas refeições alternativas, em que estes ingredientes não têm lugar ou então estão em quantidades muito reduzidas funcionando como um condimento.

Um àparte: segundo o Relatório do Estado do Ambiente 2006, apenas a sardinha, o carapau e o polvo tem tido níveis de captura constantes, o que indicia que a sua exploração será sustentável, por isso para quem quiser continuar a consumir peixe há alternativas, não esquecendo que a pesca é uma actividade económica ainda importante no nosso país, mas que de facto requer a atenção de todos, tendo os consumidores um papel de destaque, para que o futuro não fique irremediavelmente comprometido (se é que não estará já!)

Alexandra Azevedo

----- Original Message -----
From: Isolpro
To: Sent: Tuesday, October 27, 2009 2:19 PM
Subject: FW: Divulga o vídeo O Fundo da Linha com Sigourney Weaver

OCEANOS / Portugal
26 de Outubro de 2009

Olá a todos,
A Greenpeace está a divulgar o vídeo O Fundo da Linha para alertar para a destruição causada pela pesca de profundidade em águas internacionais. Este vídeo conta com o apoio de Sigourney Weaver e insta os governos de todo o mundo a adoptar medidas concretas e urgentes para defender a vida marinha que se esconde nas profundezas dos oceanos.
Em Novembro deste ano a Assembleia Geral das Nações Unidas vai voltar a abordar este tema e vai decidir os próximos passos relativamente à implementação da resolução 61/105. Esta resolução pede a tomada de medidas imediatas que administrem os stocks de peixe de maneira sustentável e que protejam os ecossistemas marinhos vulneráveis de práticas de pesca destrutivas.
Desde o dia 16 de Outubro, que a Greenpeace está na estrada para sensibilizar consumidores para as ameaças que os ecossistemas vulneráveis em alto mar enfrentam e pressionar os retalhistas a tomar a liderança e parar de comercializar espécies de peixe de profundidade. Estas grandes empresas têm o dever de garantir aos seus consumidores a sustentabilidade de todo o peixe que vendem e de não encorajar a destruição dos últimos refúgios de vida marinha do planeta.
1- Entra em acção: assina a petição aos supermercados para que ponham fim à comercialização de espécies de peixe de profundidade
Acreditamos que este vídeo é uma boa oportunidade para divulgar as ameaças que os ecossistemas das águas profundas enfrentam. Contamos com o teu apoio: divulga O Fundo da Linha e encoraja os teus contactos a assinar a petição.
2- Envia o vídeo por e-mail aos teus contactos 3- Divulga o vídeo no Twitter 4- Partilha o link no Facebook 5- Coloca o vídeo no teu blogue
Um abraço,
Lanka, Lara, Osvaldo e toda a Greenpeace