13/10/2009

O GIRP acabou de me fazer chegar dados sobre a cerimónia de 8 Out sobre a FCCNSC...


e a cister.fm noticiou:

2009-10-10 21:27:00
Assinada a escritura pública de constituição da Fundação Cisterciense
A escritura pública de constituição da Fundação Cisterciense Colégio Nossa Senhora da Conceição ficou assinada antes das eleições autárquicas.
O presidente da autarquia, Gonçalves Sapinho, afirmou que «se deu um passo muito importante, tendo em vista o ensino superior em Alcobaça», escusando-se, ainda assim, estimar uma data para que o processo ganhe contornos definitivos.
O monumento, património da humanidade, passará a acolher cursos de verão e pós-graduação, ministrados pela Universidade de Coimbra e pela Universidade Católica ou pela Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, entidade que é proprietária da ESAD - Escola Superior de Artes Decorativas - e do IAO - Instituto de Artes e Ofícios.
Fazem também parte da Fundação Cisterciense Colégio Nossa Senhora da Conceição organismos ligados às áreas social e histórica, do cooperativismo e das artes, através de, respectivamente, a Misericórdia de Alcobaça, a Cooperativa Agrícola de Alcobaça e a Academia de Música de Alcobaça e, ainda, o Turismo do Oeste.
Para António Carneiro, «esta aposta na fundação faz sentido que aconteça em Alcobaça, uma vez que a sua história e património constituem uma excelente base para se criar um pólo de estudo e desenvolvimento cultural».
«Alcobaça é uma invulgar mais-valia para o Oeste e para o turismo do Oeste» devido à importância do Mosteiro de Santa Maria, acrescentou, referindo-se ao facto de Alcobaça (tal como a Nazaré) terem passado a integrar este organismo de promoção turística da região oeste.



FUNDAÇÃO CISTERCIENSE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO JÁ TEM ESCRITURA

“Este é um dos dias mais felizes da minha vida” foi a frase de José Gonçalves Sapinho, que encerrou a cerimónia da escritura pública da Fundação Cisterciense Colégio Nossa Senhora da Conceição, que aconteceu a 8 de Outubro, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça. Um projecto que resulta de uma proposta do Presidente da Câmara para a criação da Fundação Cisterciense Colégio Nossa Senhora da Conceição, uma Fundação que prevê fins educativos pedagógicos, científicos e culturais.

A sessão contou com a presença dos 12 Fundadores (ver anexo), e ainda com alguns possíveis patrocinadores do projecto como a SECIL, a Rodoviária do Tejo e o Instituto Nossa Senhora da Encarnação – Externato Cooperativo da Benedita. Para o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça o próximo passo é “o reconhecimento da Fundação por parte do Governo” (ver discurso completo). Para o Reitor da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor Fernando Seabra Santos, este é o resultado de “anos de parceria entre a Universidade de Coimbra e a Autarquia de Alcobaça” da qual resultaram “140 alunos em formação, 200 já diplomados – 125 pós graduados e 75 mestrados”. Para o reitor, “revitalizar a vida de uma cidade que já foi um centro de cultura” torna-se uma das prioridades desta Fundação.

Mais informação em anexo

Sons:

Reitor Universidade de Coimbra
http://dl.getdropbox.com/u/248566/reitor%20Universidade%20de%20Coimbra.mp3
Notária:
http://dl.getdropbox.com/u/248566/som_notária.mp3
Presidente José Gonçalves Sapinho
http://dl.getdropbox.com/u/248566/presidente%201.mp3
http://dl.getdropbox.com/u/248566/presidente%202.mp3
http://dl.getdropbox.com/u/248566/presidente%203.mp3


Os melhores cumprimentos
Gabinete de Comunicação e Relações Públicas
Ana Mafalda Cândido
mafalda.candido@cm-alcobaca.pt gcrp@cm-alcobaca.pt
+351 262 580 843/61