29/10/2009

o região de cister traz uma notícia de 1 acordo PSD.PS.CDS para a Junta de Freguesia de Alcobaça

http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=3453
PSD em minoria na Junta cede lugares à oposição
PS e CDS-PP foram os partidos menos votados para a Junta de Alcobaça mas, ainda assim, conseguiram tirar dividendos e negociar com o PSD, entrando para o executivo de Manuela Pombo (PSD) que deixa de fora os independentes e a CDU. O PSD falhou a maioria absoluta nas eleições e acabou com uma desconfortável relação de 4 eleitos, contra 3 dos independentes, 3 da CDU, 2 do PS e 1 do CDS-PP, razão pela qual teve de negociar.
Do lado do PS, o cabeça de lista, Jorge Laureano, explica o apoio ao PSD com a contra-partida da não deslocalização dos campos de ténis e do parque de campismo da cidade e a garantia de que as receitas geradas pelo parque de campismo revertem a favor da Junta. Com 448 votos e dois eleitos, o PS garantiu, com o entendimento pós-eleitoral, um elemento no executivo como vogal.
O CDS-PP, por seu lado, só teve 291 votos para a Assembleia de Freguesia, tendo sido a quinta e última força, mas conseguiu o terceiro lugar do executivo e Luís Querido fica como tesoureiro.
"Quem ganhou deve governar. Isso tem de ser respeitado", disse ao REGIÃO DE CISTER Luís "Panaíta", dos independentes, que promete trabalhar na Assembleia de Freguesia "de forma correcta e transparente"
Tal como os independentes, também a lista de Dina Serrenho, candidata da CDU, não foi chamada à mesa das negociações, mas garante fazer um trabalho "pela positiva" na Assembleia de Freguesia.
Manuela Pombo (PSD) prefere não comentar o entendimento com PS e CDS-PP.
A tomada de posse é hoje às 21 horas, no auditório da Biblioteca.
Ana Ferraz Pereira
no dia 4.11.2009, sobre o mesmo tema, a cister.fm noticia:
2009-11-04 18:37:00
PS pondera retirada de confiança política a Jorge Laureano devido a coligação
O Secretariado da Comissão Política Concelhia (CPC) do PS de Alcobaça vai reunir ainda durante a primeira quinzena de Novembro para analisar o resultado das eleições autárquicas.
Um dos assuntos em análise é a coligação PSD, PS e CDS na Junta de Freguesia de Alcobaça que poderá culminar com a retirada de confiança política ao eleito socialista, Jorge Laureano.
O presidente da comissão política do PS, Rui Alexandre, prefere não se pronunciar sobre o assunto antes de reunir o secretariado mas fontes bem colocadas admitem como muito provável a retirada do apoio da estrutura política a Jorge Laureano que se coligou com o PSD.
Isto porque o PS de Alcobaça subscreveu a moção do secretário-geral do partido, José Sócrates, que rejeita quaisquer coligações com o PSD.
Manuela Pombo manteve-se à frente da presidência da Junta de Freguesia da sede do concelho, embora não tenha conseguido obter a maioria absoluta, depois de ter convidado os eleitos do PS e CDS a formarem um novo executivo e uma Assembleia de Freguesia. Nos seus contactos, Manuela Pombo deixou de fora a CDU e os independentes da lista "Alcobaça Mais", que por escassos 137 votos não conquistaram o poder ao PSD em Alcobaça.