04/11/2009

O antes da Ordem do Dia da reunião de hoje: a 1ª do mandato 2009.2013

O Presidente da Câmara Paulo Inácio fez uma pequena intervenção, com palavras de circunstância, na abertura dos trabalhos, até porque já fez a sua, no acto de tomada de posse.
Informou que não tem melhores condições de espaço para a oposição, do que o gabinete onde funcionou nos últimos mandatos. O que conseguiu foi atribuir de imediato um computador por força política.
Todos falaram com o mesmo tom de cordialidade, de votos de bom mandato, de cooperação, de frontalidade e de abertura para a resolução dos problemas do nosso concelho.
Hermínio Rodrigues espera que tudo corra tão bem que a oposição não vai existir. Jorge Agostinho lembrou que vai entrar no 5º mandato como vereador.
(2 a tempo inteiro...provavelmente na oposição serei o recordista...)

Eu também subscrevi o que foi dito mas destoei porque fiz as intervenções e entreguei os 1ºs documentos.
Aqui fica a 1ª declaração do mandato:


DECLARAÇÃO Nº 1
Mandato 2009.2013
APRESENTADA na 1ª Reunião de Câmara, de 3.Nov.2009.


Sr. Presidente da Câmara,
Srª Vereadora e Senhores Vereadores,
Fui eleito Vereador pela 4ª vez, em 11 de Outubro de 2009, com 4558 votos dos alcobacenses (para considerar e a não esquecer) e 15,3% de votação.
Tomámos posse na noite de 30 de Outubro e aí não tive tempo de antena, daí que aqui, nesta 1ª reunião do órgão, no mandato de 2009 a 2013, faça uma 1ª declaração de princípios e práticas.
1. Quero saudar todos com consideração e respeito. Vencedores e vencidos. Quero desejar um bom mandato a todos. Naturalmente e especialmente a quem vai liderar, ao Sr. Presidente, aos vereadores da maioria e à Sr.ª Vereadora, mas também aos eleitos pelo PS.
2. Devo dizer que é motivo de orgulho saber que a votação alcançada pela CDU, em Alcobaça, tem sido recorde nacional desde 1997 e desta vez obteve o bronze, quando comparamos os resultados legislativos com os autárquicos. É uma clara prova de confiança na CDU e na minha pessoa e no meu trabalho ao longo de 3 mandatos!
3. Exercerei as minhas funções de vereador com a lealdade e a frontalidade que me caracterizam e cujas provas estão nestes 3 mandatos cumpridos, de serviço público, na oposição, proponente, atenta e construtiva. Não esperem de mim outra prática que não seja, intervir consequentemente aqui, em 1º lugar, e depois sim, na praça pública, naturalmente e livremente.
4. Estarei sempre na busca dos consensos e na mobilização para a resolução dos problemas e para servir os interesses dos alcobacenses que naturalmente aspiram a uma vida melhor.
5. Contem comigo com propostas concretas, sérias e convictas, mas também com vontade de ouvir, de ler e perceber, com objectividade e bom senso as vossas.
6. Esperem de mim, a interpretação do que a CDU apresentou ao eleitorado, nomeadamente os 7 Ovos de Colombo da governação e as 29 linhas programáticas, onde relevo, desde já, a promoção dos debates que gerem consenso e o delinear duma estratégia onde todos nos possamos rever.
7. Tendo em conta as práticas do PSD e do PS, agora reassumidas, acho que é altura de avançarmos um pouco, de darmos um pequeno passo, significativo, desde já, desde o início do mandato. A minha oposição proponente, atenta e construtiva deve ter condições de poder realizar mais e melhor. Daí que apresente para exemplificar 1 1ª proposta, 1 1º louvor, 1 1º requerimento de informação e 1 1º agendamento.
Rogério Raimundo
Vereador da C. M. Alcobaça