19/11/2009

Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros...

recebi via GIRP
Reunir esforços para promover a Indústria Extractiva
Troca de impressões e reunião de esforços conjuntos através da Assimagra – Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores - são as conclusões da sessão de esclarecimento promovida pelo Município de Alcobaça, na passada sexta-feira, 13 de Novembro, no âmbito da Revisão do POPNSAC - Plano de Ordenamento do Parque Nacional das Serras de Aire e Candeeiros.
A adesão dos empresários do ramo da exploração da pedra foi significativa e, após apresentação técnica da parte do Município, foram discutidos em conjunto, alguns pontos decisivos para o avanço de um plano estratégico conciso.
Para o Presidente da Autarquia, Paulo Inácio, todos os envolvidos nesta causa têm de entender esta problemática como uma problemática fundamental para o crescimento e projecção do sector, propondo a apresentação de um documento único às entidades responsáveis no “sentido de assegurar a construção de um plano unificador”.
Para Miguel Goulão, vice-presidente da Assimagra, esta foi uma iniciativa de louvar, lembrando que este plano pode “representar uma oportunidade única e há que encará-lo como tal, uma vez que Alcobaça e o país têm de contribuir para um pacto económico emergente”.
Miguel Goulão salientou ainda o peso do sector da construção no desenvolvimento económico do país, lembrando que move cerca de 30% da economia nacional. O vice-presidente alertou os presentes e a autarquia para a necessidade de uma definição clara daquilo que se pretende para o futuro, alegando ser crucial um estudo mais pormenorizado da “inserção do sector no PDM de Alcobaça”.
Ficou acordado a preparação, quer da parte da autarquia quer da parte da Assimagra, de um parecer técnico que será posteriormente entregue ao ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Recorde-se que a área que limita o POPNSAC no Concelho de Alcobaça abrange as freguesias de São Vicente e Prazeres de Aljubarrota, Évora de Alcobaça, Turquel e Benedita (11% de área do Concelho no PNSAC).
A sessão decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.