12/01/2010

A saúde foi o 1º tema da intervenção do Presidente da Câmara no período antes da ordem do dia

A partir de 18 de Janeiro teremos 2 Unidades de Saúde Familiares: Alcobaça e Pataias. Será um ganho qualitativo, com horários das 8h às 20h e com consultas de urgência...
Quando me deu a palavra comentei, esta informação, do seguinte modo:
Estamos todos de acordo com a qualidade das respostas nos Centros de Saúde, mas não há melhoras se não houver contratação de novos médicos de família...
É óptimo se acabarem com a vergonha de alguns doentes irem de madrugada para conseguirem uma consulta e acabar com o facto de haver alguns que fazem negócio para darem lugar para consulta.
Para além da importância dos Centros de Saúde é importante que o Presidente não descure a pressão sobre a administração do CHON. O nosso Hospital Bernardino Oliveira não pode perder respostas e valências! Há muitos médicos que estão à beira da reforma. No DR saiu, hoje ou na sexta, a abertura de quadros para médicos para o CHON (Peniche, Caldas e Alcobaça)...
Não podemos esquecer: Mesmo que haja a construção do novo Hospital Oeste Norte, afirmámos, todos, que o Hospital de Alcobaça não pode fechar, como condição de desenvolvimento da cidade de Alcobaça!
........................
entretanto na cister.fm foi postado:
2010-01-18 14:44:00
CDU apela à união partidária na luta por investimentos do Governo
.
A CDU apelou à união política entre os partidos representados nos órgãos municipais de Alcobaça na defesa de projectos que envolvam decisões governamentais.
.
A posição de Rogério Raimundo surge na sequência do encontro de Paulo Inácio com o primeiro-ministro, José Sócrates, no sábado 9 de janeiro, durante uma reunião entre os autarcas de Leiria e o Governo.
.
Em causa, adiantou o vereador da oposição, «estão assuntos como o TGV, o Hospital Oeste Norte, os Mosteiros de Alcobaça e de Cós e as acessibilidades, como o IC9 e o IC2».
.
De acordo com Rogério Raimundo, «tratam-se de assuntos que deveriam ser faladas a uma só voz por parte do município alcobacense» para assim a reivindicação do Município ganhar mais força junto do Governo.
................................
do sítio da câmara
http://www.cm-alcobaca.pt/page.php?ID=10942
respiguei:

USF de Alcobaça e Pataias melhoram qualidade de
serviço de Saúde do Concelho

" -->
-->
Estiveram reunidas a 19 de Janeiro, nos Paços do Concelho de Alcobaça, várias entidades que, em conjunto, têm desenvolvido projectos para dinamizar e melhorar, qualitativamente, o serviço de Saúde do Concelho de Alcobaça.
As mais recentes Unidades de Saúde Familiar - USF de Alcobaça e Pataias, estão em funcionamento desde a última segunda-feira, 18 de Janeiro. Para Paulo Inácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, estas unidades vão permitir “um salto qualitativo para os munícipes, de que este executivo muito se orgulha”. Durante a abertura da conferência de imprensa marcaram presença ainda a presidente e director clínico da ACES Oeste Norte (Centros de Saúde), Dra. Teresa Luciano e Dr. António Romão, bem como os coordenadores das novas Unidades, Dr. José Machado, USF – Pedro e Inês, em Alcobaça, e a Dra. Dina Ruivaco, USF Pinhal de Rei, em Pataias.
Com este sistema, todos os utentes do Concelho de Alcobaça vão poder ter um médico de família, serviço que até então não estava assegurado. A grande novidade para além do alargamento do horário de atendimento, está na informatização dos serviços, que irá possibilitar a marcação de consultas via e-mail. Um projecto que irá tornar o atendimento mais especializado, mais próximo das pessoas e mais humanizado, sendo este o grande avanço destas novas USF no Concelho. Segundo a presidente do ACES, com a USF a cidade de Alcobaça tem assim “um ganho de 60 horas semanais no sistema de saúde”, quando completado com o serviço de urgência do Hospital. Depois de apresentadas as USF aos jornalistas, o executivo realizou uma visita guiadas pelos profissionais às duas instalações.
CARACTERÍSTICAS DAS USF
USF Pedro e InêsLocalização: AlcobaçaCoordenador: Dr. José Machado N.º de utentes: 18 mil Freguesias abrangidas: Alcobaça. Prazeres e São Vicente de Aljubarrota, Maiorga, Vestiaria, Évora de Alcobaça e Bárrio Equipa de trabalho: 10 médicos, 10 enfermeiros e 10 administrativosHorário: De segunda a sexta-feira - 8h00 às 20h00E-mail: usfpedroines@gmail.com
USF Pinhal de ReiLocalização: PataiasCoordenador: Dra. Dina Ruivaco N.º de utentes: 8500 Freguesias abrangidas: Pataias, Alpedriz e MartingançaEquipa de trabalho: 5 médicos, 5enfermeiros e 5 administrativosHorário: De segunda a sexta-feira - 8h00 às 20h00E-mail: usfopinhalrei@gmail.com
..................................................................
da cister.fm

Unidades de Saúde de Alcobaça e Pataias entraram em funcionamento
Já estão em funcionamento as duas novas Unidades de Saúde Familiar do concelho de Alcobaça.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte apresentou as duas novas Unidades de Saúde Familiar (USF) de Alcobaça e Pataias.

Teresa Luciano, presidente do ACES Oeste Norte, referiu que «estas duas USF irão dar resposta a cerca de 27 mil utentes, 19 mil no caso da sede do concelho, e perto de 8 mil em Pataias».

Por seu lado, José Machado, coordenador da USF de Alcobaça, lembrou que «deixaram de haver utentes sem médico de família, que chegaram a ascender aos 1800, e que as consultas têm, agora, a garantia de serem sempre marcadas».

Já Dina Ruivaco, coordenadora da USF de Pataias, referiu, por sua vez, que «todos os dias haverá consultas para os doentes agudos, que acederão ao seu médico de família sem ter de marcar previamente uma consulta».

Estas duas unidades de saúde familiar, apresentadas em conferência de imprensa esta quarta-feira, no salão nobre da Câmara Municipal de Alcobaça, junta-se à da Benedita, a primeira a ser instalada no concelho.