Eu até acho que se deve ter em conta todas as profissões. O que estava bem devia continuar e devia ser, naturalmente, melhorado...
Quanto aos aposentados de Alcobaça, a Vereadora enviou pelo correio as medalhas...
Nas câmaras CDU é no início do ano em Outubro que se realizam iniciativas de recepção aos professores e educadores e...
A Notícia do que aconteceu no concelho vizinho das Caldas, pela jornalista Joana Fialho...
http://www.gazetacaldas.com/Desenvol.asp?NID=29246
Professores e educadores homenageados numa cerimónia com muito amor
Mais uma vez, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha homenageou os professores do 1º ciclo do ensino básico e os educadores de infância. A cerimónia teve este ano o Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha como palco, numa festa realizada ao final da tarde da passada sexta-feira, dia 5, onde marcaram presença largas dezenas de docentes dos três agrupamentos de escolas do concelho.
À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, o destaque voltou a ser dado aos professores e educadores que se aposentaram no último ano. Foi o caso de um total de oito professores do 1º ciclo e uma educadora de infância, que viram o seu percurso profissional reconhecido pela autarquia e pelos seus pares.
Da parte de Tinta Ferreira, vereador da Educação na autarquia caldense, ficou a promessa de que “mesmo que venhamos a ter um ano em que não haja aposentações, este evento vai continuar”. Uma prova de que “todo o executivo camarário sente a importância dos professores na comunidade caldense”, isto num concelho onde, diz o vereador, cerca de 4% da população activa é composta por docentes.
Destacando o facto de que cerca de 20% do orçamento global da autarquia reverte para a Educação, Tinta Ferreira diz que este “é um barco difícil de gerir, mas que tem sido levado a bom porto”. Prova disso são os centros escolares recentemente inaugurados em Nossa Senhora do Pópulo, Santa Catarina, Santo Onofre e Salir de Matos e um quase finalizado em Alvorninha. O que o executivo se propõe para o restante mandato é requalificar as escolas que não foram encerradas e carecem de obras, “assim haja orçamento e nos sejam atribuídas verbas”, ressalva o vereador.
Ciente de que os últimos tempos não têm sido fáceis no que diz respeito à Educação, Tinta Ferreira não deixou de elogiar o trabalho dos professores nas escolas caldenses. “Se os bons resultados forem um patamar de aferição, então estamos de parabéns”, garantiu.
Aos professores que se mantêm no activo o responsável deixou um apelo “para que continuem empenhados e dedicados”. Aos que se despediram recentemente da profissão, votos de que continuem a comparecer a esta festa que é também a oportunidade de reencontrar antigos colegas.
Na cerimónia da passada sexta-feira foi António Saloio, director do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, a falar em nome dos responsáveis pelos agrupamentos caldenses. Também ele salientou os tempos conturbados que têm agitado a Educação em Portugal, referindo que é neste cenário que ganha cada vez mais importância o reforço da ligação entre as escolas, as juntas de Freguesia e a autarquia. Uma ligação que “tem que ser efectiva” e que, no concelho das Caldas da Rainha, “tem dado os seus frutos”.
Uma opinião partilhada pelo representante da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo que marcou presença na cerimónia de homenagem, porque entende que “o trabalho conjunto entre as diferentes instituições é muito importante para que o resultado nos alunos seja o mais frutífero possível”.
Humor de Tosta Mista marcou a homenagem
É costume que a homenagem aos professores seja antecedida por um momento cultural ou de animação. Desta feita, foi Tosta Mista, o Malabarista, a arrancar sinceras gargalhadas de uma classe profissional que estava em dia de festa.
(...) E a plateia não conteve as gargalhadas quando o telefone de um vereador tocou e Tosta Mista não se coibiu de o atender, pedindo uma salva de palmas para quem, mais uma vez, interrompia o seu espectáculo. E aproveitou o telefonema para pedir um aumento de 20% no orçamento para a Cultura.
Já depois de anunciado o fim da sua apresentação, Tosta Mista voltou ao palco, para mais uma vez brincar com os professores, distribuindo flores e abraços e, com a maior das descontracções, fingir que também ele era um professor já aposentado, com direito a ramo de flores e medalha.
Depois do espectáculo e da homenagem, a festa dos professores prosseguiu com um jantar no restaurante “A Lareira”.
(...)