Biblioteca de Moçambique já está a funcionar
Respiguei da cister.fm
A Biblioteca da Ilha de Moçambique, equipada por Alcobaça, já entrou em funcionamento.
A inauguração aconteceu esta segunda-feira, um dia depois da viagem de regresso do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.
Um atraso na chegada dos contentores à Ilha, que transportavam todo o equipamento da nova Biblioteca, fez adiar a cerimónia de inauguração mas Paulo Inácio afirmou, à partida, que era «um orgulho para o município de Alcobaça ter equipado a biblioteca da Ilha de Moçambique».
Alcobaça foi representada, na cerimónia, por José Costa e Sousa, Delegado da Organização Não Governamental (ONG) "Moçambique Desenvolvimento Global" (MDG) em Portugal para Assuntos Autárquicos, numa cerimónia a que presidiram Alfredo Matata, presidente da Câmara local, e por Maria Wilson, presidente da Assembleia Municipal.
O projecto do equipamento da Biblioteca foi iniciado pelo anterior executivo de Alcobaça, tendo Paulo Inácio afirmado que teve a «honra» de concluir a iniciativa surgida depois da geminação entre ambas as localidades.
O autarca sublinhou, ainda, a importância que o próprio governo português atribuiu a esta iniciativa de Alcobaça, uma vez que o gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates, enviou uma "referência" onde se congratula com a inauguração da biblioteca na Ilha de Moçambique.
Por seu lado, Alfredo Matata, presidente da Câmara do município moçambicano, agradeceu o difícil esforço realizado «de um continente para o outro», esperando que a biblioteca traga um impacto positivo da formação das «pessoas interessadas e nos estudantes».