1. A minha intervenção principal de hoje é sobre as questões do desemprego.Temos números impressionantes no nosso concelho. No final de Fevereiro, 2683 desempregados do nosso concelho estão inscritos no Centro de Emprego! + 330 que em Fev de 2009. 25% não recebe qualquer apoio monetário! Muitos não estarão inscritos...Também temos de acrescentar precariedade em 719 alcobacenses estão na economia social (IPSS, Juntas, câmara...) e 465 que estão em estágios e cursos de formação...
Bem sabemos que não é competência da Câmara, mas também sabemos da importância em criar condições para as empresas e instituições.
Não podemos criar empregos com utilidade na Câmara?
Não podemos cooperar com as Juntas e contratar + 1 pessoa para cada Junta de menor dimensão, +2 nas de média e 3 nas maiores?
A Câmara não pode mobilizar empresas?
Todos os empregos que sejam conseguidos, numa situação dramática, como esta são importantes.
Presidente da Câmara, Dr. Paulo Inácio respondeu que é preciso agir e que estão a agir. Mais empresas virão para o concelho. Mesmo o "call-center" embora tenha algum emprego precário é importante acontecer. Vai-nos custar muito mais do que tínhamos previsto, com as infra-estruturas informáticas...
2.Sr. Presidente acho que é uma vergonha o parqueamento de viaturas à volta dos Paços do Concelho. Um nº mínimo de estacionamentos nas traseiras foi sempre o que se admitiu no início do restauro deste jardim. Há que encontrar soluções de estacionamento, mas assim não!
3. Há que saudar 2 embaixadores culturais de Alcobaça.
3.1.Luís Peças esteve a actuar em concertos no Reino Unido, com inteiro sucesso, nos meses de Fevereiro e Março, nomeadamente na Igreja de São Pedro, em Londres e em Oxfordshire.
3.2. A Escritora alcobacense de livros infantis Vanda Furtado Marques é também uma magnífica embaixadora do nosso concelho por todo o País. No fim-de-semana último participou no 10º Salão do Livro e das Culturas que se realizou em Luxemburgo. Na tarde de domingo, dia 21, a escritora e contadora de histórias animou o espaço de animação infantil da Feira Internacional do Luxemburgo, dirigindo-se especialmente às crianças portuguesas que ali vivem. Esteve também numa escola com classe de crianças portuguesas em Steinfort, onde aprendem Português voluntariamente aos Sábados.
4. Tendo em conta um artigo de opinião que li no jornal digital "Tinta Fresca", da autoria do ex-vereador das Caldas da Rainha, Arq. Jorge Mongorrinha, vai haver o centenário da institucionalização do Turismo, em 2011. Como essa frente é decisiva para o nosso concelho será bom que quem tem esse Pelouro que contemple as acções adequadas a estas comemorações.
Presidente registou e lembrou que no próximo ano vai concretizar a Festa de Paixão, para além dos 650 anos da Trasnladação de Inês de castro. Para este evento tem tido várias reuniões de trabalho com o Presidente da Associação de Amigos de Inês de Castro. Todas as câmaras estão com iniciativas para 2011...
5. Afinal quando são agendados os temas que reclamei para Nov. e Dez.???
Presidente indicou todo o dia de 16 Abril para tratar da Educação. Centros Escolares. Carta Educativa. Visitas.
6. Quero saudar desde já a nova prática desta maioria em relação ao Armazém das Artes. Assisti a uma bela conferência de Ruy Nery, no 1º "Combate pela Cultura", (Tb iniciativa extraordinária de saudar) com o anfiteatro completamente cheio. No início houve uma intervenção do Sr. Chefe de Gabinete do Presidente de câmara, Dr. Paulo Costa, correctíssima para a importância daquela Fundação Cultural de Alcobaça.
Também vi, pela 1ª vez, cooperação na divulgação da inauguração da exposição de amanhã.
Nesta estará um núcleo das "Máquinas Falantes" da colecção adquirida pela câmara aos herdeiros de Madeira Neves.
E sobre esta matéria pergunto que planos têm para tão importante espólio?
Presidente diz que estão a trabalhar no concretizar dos Museus que Alcobaça tanto precisa. Entretanto o espólio que a câmara adquiriu deve estar ao dispor de acções culturais como a de amanhã!
7. Quero alertar para o facto de a nível das infraestruturas da "Nov'Alcobaça" estar tudo parado nomeadamente o restauro assumido da conduta de água potável.
Presidente Paulo Inácio informou que a promotora está a ter dificuldades com a empresa que estava a fazer as infraestruturas mas espera que em breve sejam retomadas as obras.
8. Recomendo de novo:
8.1. Falta iluminação pública na Rua de Olivença.
8.2. No passeio da Praça João de Deus houve outra queda de um munícipe. A calçada está escorregadia. É preciso encontrar solução de qualificação numa zona comercial com muito movimento.
Vereador Hermínio Rodrigues diz que estão ambas previstas para breve!
9. Quero saudar a 12ª Escola Aberta da Escola Secundária Dona Inês de Castro que promoveu a ligação escola-meio com muitas actividades diversificadas, exposições, palestras, laboratórios abertos. Foi mais curta devido à realização simultânea da principal obra no nosso concelho, com 10M€ de investimento, que merece ser visitada…
Vereador Hermínio Rodrigues concordou e que na conversa que teve com o Sr. Director Gaspar Vaz se deve esperar que haja a sala modelo pronta.
10. Finalmente, volto a sugerir o que apresentei em mandatos anteriores. A Câmara vai a um aniversário duma Instituição. Acho que deve levar uma lembrança simbólica. Parabéns pelos 90 anos da Banda de Alcobaça!